Respondendo ao Wanderson e ao Milton
Pra não dizer que estou inventando, copiei o texto da mais conceituada enciclopédia digital:
Tirem suas próprias conclusões
Uma câmera de arquivo de imagem RAW contém dados minimamente processados a partir do sensor de imagem de qualquer uma câmera digital , scanner de imagem , ou scanner de filme foto movimento . Arquivos RAW são assim chamados porque eles ainda não são processadas e, portanto, não está pronto para ser impresso ou editado com um editor de gráficos bitmap . Normalmente, a imagem é processada por um conversor prima numa gama- gama interno colorspace ajustes precisos onde podem ser feitas antes da conversão para um formato de ficheiro "positivo" como TIFF ou JPEG para o armazenamento, a impressão, ou manipulação adicional, o qual codifica a frequência imagem em um espaço de cor dependente do dispositivo. Há dezenas, se não centenas de formatos RAW em uso por diferentes modelos de equipamentos digitais (como câmeras e scanners de filme).
Arquivos de imagem RAW são chamados às vezes negativos digitais , que cumpram o mesmo papel que os negativos em filme fotográfico, ou seja, o negativo não é directamente utilizável como uma imagem, mas tem todas as informações necessárias para criar uma imagem. Da mesma forma, o processo de conversão de um ficheiro de imagem em bruto em um formato visível é muitas vezes chamado a desenvolver uma imagem em bruto, por analogia com o desenvolvimento película processo utilizado para converter a película fotográfica para impressões visíveis. A seleção da escolha final de renderização de imagem é parte do processo de balanceamento de branco e gradação de cores .
Como um negativo fotográfico, uma imagem crua digital pode ter uma ampla gama dinâmica ou cor gama do que o formato de imagem eventual final, e preserva a maior parte da informação da imagem captada. O objetivo de formatos de imagem RAW é para salvar, com perda mínima de informação, os dados obtidos a partir do sensor, e as condições que cercam a captura da imagem (a metadados ).
Justificativa
Formatos de imagem em bruto destinam-se a captar tanto quanto possível (isto é, melhor do desempenho do sensor específico) os radiométricas características da cena, isto é, informações físicas sobre a intensidade da luz e da cor da cena.
Mais prima imagem de arquivo de armazenamento de informações formatos detectados de acordo com a geometria do sensor individuais foto-receptoras elementos (por vezes designados por pixels), em vez de pontos na imagem final esperado: sensores com deslocamento elemento hexagonal, por exemplo, a informação de gravação, para cada um dos seus hexagonally -deslocadas células, o que um software de decodificação eventualmente transformam na geometria retangular durante a "digital em desenvolvimento".
Benefícios
Quase todas as câmeras digitais podem processar a imagem do sensor de em um arquivo JPEG usando as configurações de balanço de branco, saturação de cor , contraste e nitidez que, ou são selecionados automaticamente ou entrou pelo fotógrafo antes de tirar a foto. Câmeras que produzem arquivos raw salvar essas configurações no arquivo, mas adiar o processamento. Isso resulta em uma etapa adicional para o fotógrafo, tão crua é normalmente utilizado apenas quando o processamento do computador adicional se destina. No entanto, em bruto tem inúmeras vantagens sobre JPEG, tais como:
Maior qualidade de imagem. Porque todos os cálculos (tais como a aplicação de correção de gama , demosaicing , balanço de branco, brilho , contraste, etc ..) usados para gerar valores de pixels (em formato RGB para a maioria das imagens) são realizadas em uma única etapa com os dados de base, a resultante valores de pixel serão mais precisas e exibem menos posterization .
Ignorando de passos indesejáveis no processamento da câmera, incluindo nitidez e redução de ruído
As imagens JPEG são normalmente guardados usando um formato de compressão lossy (apesar de um JPEG sem perdas de compressão já está disponível). Formatos RAW normalmente usam compressão sem perdas ou compressão com perdas de alta qualidade.
Controle mais preciso. Software de conversão RAW permite aos usuários manipular mais parâmetros (como leveza , equilíbrio de brancos, matiz , saturação, etc ..) e fazê-lo com maior variabilidade. Por exemplo, o ponto de branco pode ser ajustado para qualquer valor, não apenas discretos valores predefinidos, como "luz do dia" ou "incandescente". Além disso, o usuário pode normalmente ver um preview ao ajustar esses parâmetros.
Arquivos Camera Raw tem 12 ou 14 bits de informação de intensidade, não os gama-comprimido de 8 bits armazenados em arquivos JPEG (e geralmente são armazenadas em arquivos processados TIFF); desde que os dados ainda não está processado e preso a um espaço de cor gamut , mais precisão podem estar disponíveis em destaques, sombras e cores saturadas.
O espaço de cor pode ser ajustada para o que for desejado.
Diferentes demosaicing algoritmos podem ser usados, não apenas o codificado para a câmera.
O conteúdo dos arquivos primas incluir mais informações, qualidade e potencialmente maior, do que os resultados convertidos, em que os parâmetros de renderização são fixos, a gama de cores é cortado, e pode haver quantização e compressão artefatos.
As grandes transformações de dados, tais como o aumento da exposição de um resultado dramaticamente foto subexposta, em menos artefactos visíveis quando feito a partir de dados brutos do que quando feito a partir de arquivos de imagem já prestados. Os dados brutos deixar mais espaço para ambas as correções e manipulações artísticas, sem que isso resulte em imagens com defeitos visíveis, como posterization .
Todas as alterações feitas em um arquivo de imagem RAW são não-destrutivo, ou seja, apenas os metadados que controla a renderização é alterada para fazer versões diferentes de saída, deixando os dados originais inalterados.
Em certa medida, raw-formato fotografia elimina a necessidade de utilizar o HDRI técnica, permitindo um controlo muito maior sobre o mapeamento do intervalo de intensidade cena no intervalo de saída tonal, em comparação com o processo de mapeamento automaticamente para JPEG ou outros 8 bits representação.
Desvantagens
Câmera tamanho do arquivo RAW são tipicamente 2-6 vezes maior do que o tamanho do arquivo JPEG. [ 12 ] Embora o uso de formatos primas evita os artefatos de compressão JPEG inerentes, menos imagens podem caber em um determinado cartão de memória . No entanto, os tamanhos grandes e preços baixos de cartões de memória modernos atenuar esta situação.
A maioria dos formatos primas implementar a compressão sem perdas de dados para reduzir o tamanho dos ficheiros sem afectar a qualidade da imagem. Mas alguns outros usam compressão de dados com perdas onde quantização e filtragem é realizada sobre os dados da imagem. [ 13 ] [ 14 ] Diversas câmeras Nikon recentes deixar fotógrafos escolher entre nenhuma compressão, compressão sem perdas ou compressão com perdas para as suas imagens raw.
O formato de imagem RAW padrão (ISO 12234-2, TIFF / EP ) não é amplamente aceita. DNG , o potencial candidato para um novo formato padrão, não foi adotada por muitas empresas principais da câmera. (Veja " Normalização "seção). Vários formatos diferentes primas estão em uso atualmente e novos formatos primas continuam aparecendo, enquanto outros são abandonados. [ 15 ]
Por causa da falta de adoção generalizada de um formato padrão-prima, o software mais especializado pode ser necessário para abrir arquivos raw que para formatos padronizados, como JPEG ou TIFF. Os desenvolvedores de software têm de atualizar freqüentemente seus produtos para suportar os formatos RAW das últimas câmeras mas implementações de código aberto como dcraw torná-lo mais fácil.
O tempo gasto no fluxo de trabalho de imagem é um fator importante na escolha entre os formatos de imagem RAW e pronto para usar. Com o software de edição de fotos moderna o tempo adicional necessário para processar imagens raw foi muito reduzido, mas ainda requer um passo extra no fluxo de trabalho.