Autor Tópico: Tentando entender as diferenças entre os tipos de lente  (Lida 10003 vezes)

PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Online: 22 de Agosto de 2012, 13:16:13
Bom dia rapaziada,

Seguinte, eu tenho uma Canon T2i e uma 18-135 IS e estou estudando os tipos de lente existentes para saber qual seria a mais indicada pra me dar mais possibilidades de fotos, mas meus conhecimentos tecnicos são limitados então me limito a comparar as especificações das lentes.

Na questão de zoom acho que a 18-135mm consegue o alcance que preciso, as deficiências dela ao meu ver são a nitidez na hora de tirar fotos de retrato, desfocar o fundo é dificil com f:3.5, fotografar detalhes em macro quando por exemplo vou tirar foto das minhas guitarras e suas peças em detalhes

Me deparei com algumas duvidas aqui. Quais seriam a diferença entre uma macro e uma Standard & Medium Telephoto?

Tentei achar alguns tópicos que explicassem isso, mas nenhum foi claro o suficiente Até então meu conceito de foto macro é quando voce consegue "encostar" a camera no objeto a ser fotografado, mas li por aqui que na verdade seria a capacidade de magnificação em 1:1, porém esse conceito não ficou muito claro pra mim.

Olhando as especificações das lentes, vi 3 lentes:

-  50mm f:1.4 com distancia minima de foco de 0,45m (essa seria uma standard&medium telephoto)
- Macro 50mm f/2.5 com distancia minima de foco de 0,23m.
- 18-55 ( standard zoom) tambem tem distancia minima de foco de 0,25m.


Duvidas:
1 - A diferenças entre a 50mm f:1.4 e Macro 50mm f:2.5 é somente a distancia que precisa estar do objeto pra focar? Ou seja melhora pra macro?
2 - Se eu tirasse uma foto com 18-55mm com DF de 55mm a 0,25m do objeto, não seria uma macro tambem?
3 - Com a macro  50mm 2.5 eu conseguiria tirar fotos de retrato de pessoas iguais a 50 mm 1.4? Ambas as anteriores conseguiriam tirar fotos de predios, edificios, igrejas, arquitetura em geral e paisagens (vulgo foto de turista), numa boa como eu tiro com a 18-135?

Estou meio confudo aqui, agradeço a ajuda de voces


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2012, 13:46:15
50mm 1.4 não é macro.
Macro é aquela lente que consegue entregar uma magnificação de, no mínimo 1:1. Magnificação é a projeção no sensor do objeto fotografado. 1:1 quer dizer que 1mm de objeto gera um projeção no sensor de 1mm. Ou seja, o mesmo tamanho do objeto no mundo físico ocupará o mesmo espaço no sensor.
P. ex. uma cabeça de uma mosca tem 5mm de diâmetro (tô usando 2 dimensões para facilitar o entendimento). Magnificando a 1:1, ela ocupará 5mm no sensor. Ou seja, fica uma cabeção, dando pra ver até a iridescência dos olhos.
Não existe objetiva MACRO que seja zoom. Vc vai ler um monte de tolice na WEB dizendo que essa ou aquela lente tem funçãoi macro e é zoom. Esqueça. MACRO é prime.
Macro se faz por magnificação, proximidade e foco.
Então, em tese, se vc já tem uma objetiva macro 1:1 não precisa de mais, mas... Se quiser, pode colocar um anel inversor numa lente 18-55mm, p. ex., e conseguir magnificações na casa de 1:3. Ou colocar um TE numa lente qualquer e diminuir a distância mínima de foco. Ou colocar a lente num fole e criar um TE gigante.
Essas aplicações/adaptações criam maiores magnificações por proximidade de foco.
Ou chuta logo o pau da barraca e compra a MP-E 65mm da Canon.
____________
As 50tinhas listadas tem a mesma função. Foto de retratos. A 2.5 é MACRO tb.
Elas fazem sim "fotos de turistas", mas como são primes vc vai sentir dificuldade em se acertar com ela. mas é um exercício bem bacana de se fazer. Para ir se adaptando sugiro que saia um dia para fotar e marque 50mm no tambor de tua 18-135mm e não mexa mais até o fim do dia. Se achar que é muito ruim, refaça o exercício. 50tinha é uma lente "obrigatória" para todo mundo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2012, 14:08:43
50mm 1.4 não é macro.
Macro é aquela lente que consegue entregar uma magnificação de, no mínimo 1:1. Magnificação é a projeção no sensor do objeto fotografado. 1:1 quer dizer que 1mm de objeto gera um projeção no sensor de 1mm. Ou seja, o mesmo tamanho do objeto no mundo físico ocupará o mesmo espaço no sensor.
P. ex. uma cabeça de uma mosca tem 5mm de diâmetro (tô usando 2 dimensões para facilitar o entendimento). Magnificando a 1:1, ela ocupará 5mm no sensor. Ou seja, fica uma cabeção, dando pra ver até a iridescência dos olhos.
Não existe objetiva MACRO que seja zoom. Vc vai ler um monte de tolice na WEB dizendo que essa ou aquela lente tem funçãoi macro e é zoom. Esqueça. MACRO é prime.
Macro se faz por magnificação, proximidade e foco.
Então, em tese, se vc já tem uma objetiva macro 1:1 não precisa de mais, mas... Se quiser, pode colocar um anel inversor numa lente 18-55mm, p. ex., e conseguir magnificações na casa de 1:3. Ou colocar um TE numa lente qualquer e diminuir a distância mínima de foco. Ou colocar a lente num fole e criar um TE gigante.
Essas aplicações/adaptações criam maiores magnificações por proximidade de foco.
Ou chuta logo o pau da barraca e compra a MP-E 65mm da Canon.
____________
As 50tinhas listadas tem a mesma função. Foto de retratos. A 2.5 é MACRO tb.
Elas fazem sim "fotos de turistas", mas como são primes vc vai sentir dificuldade em se acertar com ela. mas é um exercício bem bacana de se fazer. Para ir se adaptando sugiro que saia um dia para fotar e marque 50mm no tambor de tua 18-135mm e não mexa mais até o fim do dia. Se achar que é muito ruim, refaça o exercício. 50tinha é uma lente "obrigatória" para todo mundo.

E ae Mr. Hyde,

Beleza isso que voce falou eu ja li, magnificação de 1:1, o sensor tem 22 mm, aí se voce fotografar um obejto de 2cm (20mm) ele preenche todo o sensor com um objeto pequeno.

O que eu estou tentando entender é como funciona essa magnificação, não seria ela a relação da DF com a distancia que obejeto se encontra da camera? Pois a DF tem relação com o angulo de visão da foto certo? quanto maior o DF, menor o angulo de visão (maior aproximação) e quanto mais perto voce chegar do objeto, maior a aproximação tb, então a magnificação seria a interação do angulo de visão (DF) com a distancia que se tira a foto do objeto.

Agora a grande duvida, usando a lente 18-55mm, com DF de 50mm a uma distancia de 25cm do objeto, não seria praticamente a mesma magnificação que a lente macro de 50mm a uma distancia de 23 cm do objeto? Voce tem o mesmo angulo de visão (50mm contra 50mm) com a praticamente a mesma distancia do objeto (23cm contra 25cm).

Esse raciocinio procede?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2012, 16:18:54
Não... Esqueça o ângulo de visão e DF. Isso não vão influenciar na magnificação. Concentre-se na distância minima de foco. Numa 50tinha f/2.5 vc vai ter 23cm (+/-) com magnificação de 1:2 (razão 0,5x). Numa 50tinha f/1.4 vc terá 45cm (+/-) de distância mínima de foco, mas magnificação de apenas 1:6 (+/-) (razão de 0,15x +/-). Como vê é uma diferença significativa.
Vc pode encontrar magnificações de 1:1 em diferentes distâncias focais e diferentes distâncias mínimas de foco. 180mm, 100mm, 50mm, 65mm (isso na Canon, em outros sistemas não conheço direito).

Já a 18-55mm te dá distância mínima em 25cm (+/-) com magnificação de 1:3 (+/-), mas isso em 18mm. Se vc alterar para 50mm (+/-) a distância e magnificação mudam tb. E mudam para pior. Em tese, quanto maior a DF maior a distância mínima de foco. Nunca fiz uma comparação lente a lente para ver se há alguma exceção a essa regra, mas em tese é por aí.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2012, 16:43:27
Não existe objetiva MACRO que seja zoom. Vc vai ler um monte de tolice na WEB dizendo que essa ou aquela lente tem funçãoi macro e é zoom. Esqueça. MACRO é prime.

Lamento, mas o que está escrito acima também é uma tolice.

Há, sim, objetivas MACRO que são zoom.

Exemplo:

Nikon 70-180mm f/4.5-5.6D Micro

http://www.bythom.com/70180macrolens.htm

http://www.photozone.de/Reviews/358-micro-nikkor-af-70-180mm-f45-56-d-ed-photozone-review--lab-test-report

http://www.kenrockwell.com/nikon/70180.htm


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2012, 17:02:37

Lamento, mas o que está escrito acima também é uma tolice.

Há, sim, objetivas MACRO que são zoom.

Exemplo:

Nikon 70-180mm f/4.5-5.6D Micro

http://www.bythom.com/70180macrolens.htm

http://www.photozone.de/Reviews/358-micro-nikkor-af-70-180mm-f45-56-d-ed-photozone-review--lab-test-report

http://www.kenrockwell.com/nikon/70180.htm

 Eu discordo....

 1:1.3... nao é igual a 1:1
 Essa objetiva citada nao é macro.
  :snack:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2012, 17:04:34
Estranho, Hyde. Eu tinha uma Sigma 70-300mm com funçao macro e marcaçoes na lente 1:1, 1:2 e 1:3. Achava o modo macro dela soft, mas a funçao estava lah.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2012, 17:58:24
Não... Esqueça o ângulo de visão e DF. Isso não vão influenciar na magnificação. Concentre-se na distância minima de foco. Numa 50tinha f/2.5 vc vai ter 23cm (+/-) com magnificação de 1:2 (razão 0,5x). Numa 50tinha f/1.4 vc terá 45cm (+/-) de distância mínima de foco, mas magnificação de apenas 1:6 (+/-) (razão de 0,15x +/-). Como vê é uma diferença significativa.
Vc pode encontrar magnificações de 1:1 em diferentes distâncias focais e diferentes distâncias mínimas de foco. 180mm, 100mm, 50mm, 65mm (isso na Canon, em outros sistemas não conheço direito).

Já a 18-55mm te dá distância mínima em 25cm (+/-) com magnificação de 1:3 (+/-), mas isso em 18mm. Se vc alterar para 50mm (+/-) a distância e magnificação mudam tb. E mudam para pior. Em tese, quanto maior a DF maior a distância mínima de foco. Nunca fiz uma comparação lente a lente para ver se há alguma exceção a essa regra, mas em tese é por aí.

Ta, to começando a entender isso. Eu não sei de onde voce tirou esses fatores de magnificação, eu entrei no site da canon e abri o manual de cada uma delas. E achei o seguinte:

- A 18-55mm - Magnificação maxima 0.34x em 55mm

- A minha 18-135mm - magnificação maxima de 0.21x em 135 mm

- A 50mm f2.5 (catalogada como Macro) - chega em 0.50x com f/2.25, apenas quando usa o life size converter EF que chega em 1:1 com f/2.86, mas isso que não entendi, a magnificação muda com a abertura????
http://gdlp01.c-wss.com/gds/5/0300003495/01/ef50f25compactmacro-en.pdf

- A 50mm f1.4 - magnificação maxima de 0.15x

O que seria esse Life Size Converter? Compra separado? Se essa lente 50mm f2.5 da pra tirar fotos macro e retrato normal tb, com boa nitidez não seria ela muito mais versatil do que a 50mm f1.4 que tem magnificação pior que a minha 18-135mm?
E nitidez pra tirar fotos arquitetonicas alguem tem experiencia com ela?
« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 17:59:30 por PEMAMETAL »


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2012, 08:36:51
Lamento, mas o que está escrito acima também é uma tolice.

Há, sim, objetivas MACRO que são zoom.

Exemplo:

Nikon 70-180mm f/4.5-5.6D Micro

http://www.bythom.com/70180macrolens.htm

http://www.photozone.de/Reviews/358-micro-nikkor-af-70-180mm-f45-56-d-ed-photozone-review--lab-test-report

http://www.kenrockwell.com/nikon/70180.htm


Desculpe lhe decepcionar. Você está errado. Por mais que vc goste da sua marca (e isso é normal) e queira do fundo do seu coração que as marcações que ela coloca na lente sejam a expressão da verdade, não é.
Em 180mm essa lente entrega magnificação de 1:1.32 (muito boa magnificação por sinal). Mas em 70mm ela vai entregar 1:3.20. Então ela não é uma MACRO (ou como gosta de dizer a Nikon MICRO) verdadeira. Ela vende a ilusão de conseguir fazer macro/micro e algumas pessoas que não se informam direito compram essa ilusão e passa adiante.
Repito, não existe MACRO (com maiúsculas para diferenciar de macro mentirosa) não-primes.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2012, 08:43:40
Estranho, Hyde. Eu tinha uma Sigma 70-300mm com funçao macro e marcaçoes na lente 1:1, 1:2 e 1:3. Achava o modo macro dela soft, mas a funçao estava lah.

A APO DG Macro?
Reveja essas marcações aí. Ao que me consta ela entrega magnificação máxima de 2:1 (0.5x ) em 0,95m.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2012, 08:50:49
(...)
O que seria esse Life Size Converter? Compra separado? Se essa lente 50mm f2.5 da pra tirar fotos macro e retrato normal tb, com boa nitidez não seria ela muito mais versatil do que a 50mm f1.4 que tem magnificação pior que a minha 18-135mm?
E nitidez pra tirar fotos arquitetonicas alguem tem experiencia com ela?

Sim. Ela é mais versátil. Tem função primordial para retratos e consegue boa magnificação para macro, mas não é MACRO (com maiúsculas) é macro.
A questão da nitidez nem é tão preocupante. A questão é se o ângulo de captura vai lhe atender para suas fotos de arquitetura. Penso que seja muito fechada.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2012, 08:51:05
Essa aqui tb não é macro entao.
Apesar de anunciada como. Se sozinha ela dá 0,5x. E pra dar 1:1 precisa do Live Size Converter

http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/ef_lens_lineup/ef_50mm_f_2_5_compact_macro


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2012, 08:56:37
A APO DG Macro?
Reveja essas marcações aí. Ao que me consta ela entrega magnificação máxima de 2:1 (0.5x ) em 0,95m.

Outra coisa, segundo os manuais que estou vendo aqui,  magnificação de 0,5x seria 1:2 e nao 2:1

Olhe as informaçoes da 100mm f2.8 esse catalogo e veja as magnificacoes possiveis de 1:4, 1:3, 1:2.5 assim por diante até chegar no maximo de 1:1
http://gdlp01.c-wss.com/gds/5/0300003495/01/ef50f25compactmacro-en.pdf


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 23 de Agosto de 2012, 10:00:11
Essa aqui tb não é macro entao.
Apesar de anunciada como. Se sozinha ela dá 0,5x. E pra dar 1:1 precisa do Live Size Converter

http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/ef_lens_lineup/ef_50mm_f_2_5_compact_macro

Exato.
Nem tudo o que os fabricantes dizem corresponde à realidade. Ela é macro com minúsculas...rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova