Autor Tópico: Superzoom ou não: eis a questão!  (Lida 16067 vezes)

cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2012, 08:46:56
Mas e se o cara gosta de fotos distantes compra uma SZ, e vai num evento, não vejo problema em levar ela, levando em consideração que as pessoas geralmente não querem ter duas cameras... e ai? :ponder:

Nem é questão de querer duas ou mais câmeras. Se eu pudesse teria várias. Tive que escolher uma, levei em consideração a "média de uso" e optei por uma SZ. Como ainda não posso ter outra, uso a SZ em eventos familiares.

Abs
César L. T.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 24 de Agosto de 2012, 08:50:29
Gente, descambou mesmo esse tópico, rs. Tô querendo dividi-lo e fazer um novo com os posts referentes a esse novo tema que estamos discutindo aqui. as pessoas com as dúvidas iniciais acho que nem vão mais voltar aqui, rs.
Alguém sugere um bom título para o novo tópico?


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2012, 09:58:40
Helena o tópico em sí, não acho muito valido, respeito quem tenha dúvidas e recorra aos foruns para ver qual seria a melhor compra, mas na minha opinião a melhor compra de um produto determinando uma faixa de valor, é muito relativa, pois tudo depende do momento do mercado, no nosso país dependemos do dolar, depende também se a camera em questão irá realmente satisfazer a vontade de quem irá comprar...

Acho que não adianta uma pessoa vir aqui e falar, "tenho 4mil pra comprar uma camera qual a melhor", ou "tenho mil pra comprar qual é a melhor", é complicado esse tipo de generalização, pois não temos como definir qual será a melhor camera por faixa de preço, em vista que se tem várias cameras destinada a varias ocasições na mesma faixa de preço...

O que falta um pouco das pessoas, é pesquisar, não quero ofender ninguém, mas as pessoas não pesquisam, tem preguiça de conhecer, estudar, simplesmente se cadastram num forum relacionado ao assunto e fazem essa pergunta...
Porque será que eu nunca criei um tópico assim? Não quero dizer nem enfatizar que sou bonzão, é que eu já participo de foruns a muitos anos, no mínimo a 6, o mais velho acho que é o pedal.com.br.
Mas EU sempre fui de pesquisar e procurar saber pelos sites especializados, quando comecei a me interessar por fotografia a uns 3 meses atras, ou melhor por cameras, foto sempre gostei mas com muito descompromisso com qualquer noção de foto básica, quando comecei a me interessar por maquinas fotograficas, não demorou muito a descobrir o site, snapsort que tem uma avaliação bem duvidosa, porém ele expoem as diferenças entre modelo, para quem não conhece, basta colocar por exemplo: Sony Hx7v VS panasonic LX3...
Ele irá retornar com as caracteristicas de cada uma, tem uma pontuação dizendo ser a "melhor" na avaliação deles, mas eu não levo isso em consideração não...
E também não demorou muito a descobrir o site DPReview onde eles fazem uma analise minuciosa em cima da qualidade de imagem, ruído, latitude... e fazem uma geral também sobre o equipamento, as reviews deles são sempre bem precisas e imparciais... gosto disso...

O máximo que fiz de pedir ajuda neste fórum foi, pedir comentários a alguns usuarios da Panasonic Lumix GF3 que estou pretendendo comprar (assim que a caixa liberar meu bolso, ta osso) e para o nosso querido mestre da viola caipira Luciano Queiroz que me enviou umas fotos para mostrar o desempenho da G12 "na vida" real... Aliás agradeço muito a ele que teve paciencia de tirar as fotos e me enviar...

É um assunto complicado Helena.. mas temos que conviver com isso, pois como eu mesmo digo, alguns tem facilidades para certas coisas que eu não tenho, e vice versa... só resta a nós nos respeitarmos...

O que eu não gosto muito nesses tópicos de "conselhos" sobre qual camera uma determinada pessoa "deve" comprar, é justamente a falta de imparcialidade das pessoas, muitos dizem que tal camera não presta por determinada caracteristica, mas esquece que essa caracteristica não atende a sí próprio, porém pode atender muito bem quem está procurando ajuda.

Por isso que eu disse ao Francisco aqueles comentários, o celular dele N8, eu ADORARIA ter um, mas EU prefiro investir em uma camera mesmo (GF3 já falei?) do que ter um celular com uma camera razoavel (PRA MIM) mas que se atende a necessidade dele, pra mim excelente, pois como já havia dito, se alguém me pedir conselhos de um aparelho celular com camera boa, só tenho uma resposta: N8, porque realmente ta pra nascer um celular com camera melhor... Mas PRA MIM não é melhor que uma camera como a GF3, e o custo é praticamente o mesmo, porque vou me limitar na camera do N8, se o que eu quero é justamente a liberdade fotografica das cameras standalone...? Se for pra continuar limitado eu já tenho meu N95 que tem sensor CMOS, com grande latitude e me atende no quesito "camera limitada" do meu conceito...

Mas isso não quer dizer que eu vou falar pra todo mundo comprar uma GF3 só porque EU ACHO ela excelente, tudo depende do que a pessoa em questão procura...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #18 Online: 24 de Agosto de 2012, 10:03:33
Pois é, mas faz parte... a pessoa vem, pede indicação e a gente dá.  :D


Enfim, quem tiver uma boa sugestão de título para o novo tópico (deixar esse só pras dúvidas sobre que câmera comprar mesmo, inclusive alguma outra pessoa pode aproveitar o mesmo tópico ao invés de abrir outro perguntando "qual câmera comprar na casa dos 800 reais"), vou agradecer, já que minha criatividade é nula.  :D


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #19 Online: 24 de Agosto de 2012, 14:02:23

Por isso que eu disse ao Francisco aqueles comentários, o celular dele N8, eu ADORARIA ter um, mas EU prefiro investir em uma camera mesmo (GF3 já falei?) do que ter um celular com uma camera razoavel (PRA MIM) mas que se atende a necessidade dele, pra mim excelente, pois como já havia dito, se alguém me pedir conselhos de um aparelho celular com camera boa, só tenho uma resposta: N8, porque realmente ta pra nascer um celular com camera melhor... Mas PRA MIM não é melhor que uma camera como a GF3, e o custo é praticamente o mesmo, porque vou me limitar na camera do N8, se o que eu quero é justamente a liberdade fotografica das cameras standalone...? Se for pra continuar limitado eu já tenho meu N95 que tem sensor CMOS, com grande latitude e me atende no quesito "camera limitada" do meu conceito...

Mas isso não quer dizer que eu vou falar pra todo mundo comprar uma GF3 só porque EU ACHO ela excelente, tudo depende do que a pessoa em questão procura...
Acho que você queria falar do 808. Só que não dá para comparar o preço de um celular comprado legalmente (808 custa 1800 à vista) com uma GF3 comprada no mercado negro. É uma comparação injusta.

Lá atrás, na minha primeira resposta, só quis desmistificar a ideia de que a superzoom é a melhor opção entry-level. Isso é o senso comum, todo mundo que vai comprar a primeira câmera digital quer um zoom óptico grande, mesmo que após pouco tempo de uso, descubra que vai usar a câmera sempre em wide ou abaixo dos 100mm (equiv).

Não quis fazer um ataque às SZ, porém eu noto geralmente uma subutilização dessas câmeras para o propósito delas: fotos externas em dias ensolarados. Um uso comum também é retratos em tele com DOF estreito. Porém em termos de bokeh, há opções mais baratas e com um bokeh mais difuso para retratos, como uma câmera de filme ou uma mirrorless (uma E-PL1 baratinha, por exemplo) com lente clara (20mm f/1.7 da Pana, por exemplo).

Desculpem-me os zoomólatras, não quis ofender a toda uma classe de entusiastas dessas câmeras, mas é sempre bom alguém oferecer um contraponto a essas sugestões de câmeras.

IMPARCIALIDADE NÃO EXISTE... nem aqui no fórum, nem nos julgamentos do STF
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2012, 14:43:05


Lá atrás, na minha primeira resposta, só quis desmistificar a ideia de que a superzoom é a melhor opção entry-level. Isso é o senso comum, todo mundo que vai comprar a primeira câmera digital quer um zoom óptico grande, mesmo que após pouco tempo de uso, descubra que vai usar a câmera sempre em wide ou abaixo dos 100mm (equiv).



superzoom é a melhor opção pra quem  quer bastante range e não quer gastar muito e nem carregar o peso de uma reflex com super tele + grande angular (e acredite, essas pessoas EXISTEM!!!) Assim como uma compacta premium é a melhor opção pra quem quer boa qualidade de imagem, controles manuais e não faz questão de muito zoom e pode desembolar uma boa graninha, assim como as compactas comuns são a melhor opção pra quem quer gastar menos e às vezes, nem se interessa por controles manuais... quer ter só uma camerazinha fácil de carregar.
A melhor opção para cada um, é aquela que lhe atende. de sony à Leica, de Fuji a canon. superzoom, compacta de bolso, até tekpix! Afinal, há quem goste dela, né... rsrs. Se não houvesse, ela não estaria mais aí. Por isso aqui fazemos questão de perguntar qual o objetivo da pessoa com relação à câmera, e qto ela pretende gastar, para assim, tentarmos indicar a câmera mais adequada pra ela.  :ok:
« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, 14:51:12 por Helena Bsb »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2012, 14:51:26
superzoom é a melhor opção pra quem  quer bastante range e não quer gastar muito e nem carregar o peso de uma reflex com super tele + grande angular (e acredite, essas pessoas EXISTEM!!!) Assim como uma compacta premium é a melhor opção pra quem quer boa qualidade de imagem, controles manuais e não faz questão de muito zoom e pode desembolar uma boa graninha, assim como as compactas comuns são a melhor opção pra quem quer gastar menos e às vezes, nem se interessa por controles manuais... quer ter só uma camerazinha fácil de carregar.
A melhor opção para cada um, é aquela que lhe atende. de sony à Leica, de Fuji a canon. superzoom, compacta de bolso, até tekpix! Afinal, há quem goste dela, né... rsrs. Se não houvesse, ela não estaria mais aí. Por isso aqui fazemos questão de perguntar qual o objetivo da pessoa com relação à câmera, e qto ela pretende gastar, para assim, tentarmos indicar a câmera mais adequada pra ela.  :ok:

 :clap: :clap: :clap: :clap:
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:03:47
Existe algum limite inicial para uma compacta ser considerada superzoom? Ou é muito relativo, dependendo mesmo da consideração do comprador?

Acho que um ponto que ajudaria o pessoal a escolher e serviria pra mim também é claro. Existe alguma relação de distância do objeto a ser fotografado para a câmera e assim saber mais ou menos quanto de zoom eu preciso?

Não sei se vocês entenderam onde quero chegar. Por exemplo: suponhamos que sempre tiro fotos de objetos próximos, e o mais distante que já tirei fotos seja sei lá... uns 50 metros. Utilizando este parâmetro, quanto de zoom eu precisaria?
Canon T3i + 18-55mm


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:22:59
Existe algum limite inicial para uma compacta ser considerada superzoom? Ou é muito relativo, dependendo mesmo da consideração do comprador?

Acho que um ponto que ajudaria o pessoal a escolher e serviria pra mim também é claro. Existe alguma relação de distância do objeto a ser fotografado para a câmera e assim saber mais ou menos quanto de zoom eu preciso?

Não sei se vocês entenderam onde quero chegar. Por exemplo: suponhamos que sempre tiro fotos de objetos próximos, e o mais distante que já tirei fotos seja sei lá... uns 50 metros. Utilizando este parâmetro, quanto de zoom eu precisaria?

essa é uma denominação bem popular, hehe, e que não tem nenhum requisito oficial a ser preenchido. são câmeras com muito zoom, geralmente corpo robusto, o que é chamado de "DSLR like". A Fuji S5000 de 8-9 anos atrás tinha 10x de zoom, e já era uma superzoom. Não sei se hoje seria... até mesmo porque hoje é bem difícil vermos corpos grandes com tão pouco zoom. Até as compactas de bolso já estão se tornando superzoons hoje, com seus 14, 16 e até 20x de zoom (panasonic zs20). ou seja, não precisa mais ter corpo grande pra ser considerada SZ.
Quanto ao resto, acho que isso naõ existe, pois depende de muita coisa...  usando-se como exemplo um animal em cativeiro. uma onça. quer pegar o olho da onça? a cabeça dela? o corpo todo? então não tenho como te falar o quanto de zoom vc precisa pra fotografar determinada coisa, pois vc pode necessitar de diferentes graus de aproximação, e pode inclusive assumir diferentes distâncias do objeto. se quiser fotografar o olho da onça, é interessante estar o mais próximo possível. Se bastar o corpo, já pode ficar mais distante um pouco... mas se ficar tão perto qto estava para fotografar o olho, vai tbém conseguir fotografar o corpo, é só dar menos zoom.
sei lá se faz sentido o que eu falei, rs. não sei se existe isso que vc quer não, rsrs.  :D
 
« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, 16:26:23 por Helena Bsb »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #24 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:25:10
Olha não sei dizer quantos mestros alcançaria o quanto X de zoom uma lente tem, até porque o X do zoom é relativo a distancia focal de maior valor dividido pela distancia focal de menor valor, é assim que eles chegam nesse X de zoom...  Até porque uma camera com distancia focal de 50mm pode focar em distancias variadas assim como uma de 200mm também faria o mesmo, acho que seria muito dificil especificar a distancia em metros do fotografo para o assunto de acordo com cada X de zoom...

Acho que da pra categorizar as vezes do zoom, vamos ver se concordam comigo.

1x até 10x = Zoom normal.
10x até 20x = Zoom travel.
20x a 30x = Superzoom.
30x pra mais = Ultrazoom.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #25 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:29:20

Acho que da pra categorizar as vezes do zoom, vamos ver se concordam comigo.

1x até 10x = Zoom normal.
10x até 20x = Zoom travel.
20x a 30x = Superzoom.
30x pra mais = Ultrazoom.

pra hoje, talvez até valesse essa classificação... mas veja meu exemplo ali em cima. A S5000 da Fuji era uma SZ com seus super 10x de zoom, para a época, hehe.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #26 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:53:44
A sim, eu to colocando isso para o que temos hoje, pois uma compacta como a Sony HX20 tem 20x de zoom e cabe no bolso... por isso travel, a Canon SX160is nova tem 16x.. e é compacta também...
« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, 16:54:28 por vrsilva »
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


eduardoaraujopenna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #27 Online: 27 de Outubro de 2012, 00:18:36
E ae Glr blz ?

Bem é o seguinte gosto muito tirar fotos e uma coisa que me identifico e de um tempo pra cá venho querendo comprar uma câmera melhor pra mim começar a entrar nesse ramo pois só tenho uma Sony W350  .
Eu quero uma câmera para 'todos' tipos de foto como Paisagem, Festas noturnas, Praia, Pessoas, enfim uma boa para toda ocasião e com ótima qualidade de imagem e vídeo, que filme em HD essas coisas ..E uma coisa que gostei nas SUPERZOOM é o ZOOM ... por que as vezes tem umas fotos que só da para você tirar de longe, ex: Lua, pássaros e pessoas distraídas...Mas parece que a qualidade das fotos das DSLR são bem melhor do que as SUPERZOOM mas ainda sobre as DSLR andei vendo e notei que as DSLR tipo a D3100 e a T3 elas tem pouco zoom só 3x ou 4x por que ? depende da lente para o zoom ser maior é isso ? Enfim já olhei muito ja vi varias câmeras, ja vi varias opiniões, ja vi tudo mas ainda não consegui escolher pois sou indeciso pra caraiii .!
Mas consegue selecionar algumas câmeras que gostei, mais ainda estou em duvida se compro uma DSLR ou uma SUPERZOOM..


As DSLR são :

Nikon D3100
Canon t3


E as SUPERZOOM são :

Canon sx40hs
Nikon P510
Panasonic fz150



São essas ... O que acham ? Eu gostei da Canon sx40hs ela tem um bom zoom, bate foto enquanto grava, o visor giratório e tal... Mas caso tenham alguma outra para me indicar to aceitando, mas tem que ser nessa base de preço.. To querendo comprar essa semana ainda.!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #28 Online: 27 de Outubro de 2012, 00:48:54
Depende de quanta grana você tem... Se tiver pouca vá direto na FZ150, que é uma das melhores super-zoom, porque ela té dá um "zoom" versátil para todo tipo de foto. Mas se você puder gastar mais, e quiser partir direto pra uma camera muito boa, esqueça a D3100 e vá logo de D5100, só aumenta 200 reais e é muito melhor: tem LCD móvel, maior ISO, maior resolução, faz vídeo em FullHD e um monte de outros recursos interessantes. Mas depois você vai gastar mais dinheiro com lentes, e quem sabe um flash externo se lhe interessar... Acho que se quiser um ângulo bem versátil tamnto quanto de uma super-zoom, compre uma 28-300mm ou 18-300mm e se o dinheiro for curto vá de 55-300mm.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 27 de Outubro de 2012, 01:00:10
É fácil eu responder para você ir para uma DSLR, afinal, é uma outra categoria, muito mais qualidade de imagem, além do aprendizado. Contudo, você precisa estar ciente que a compra da câmera é só o começo. Posso fazer uma analogia com casamento: sempre acabará tendo gastos com lentes, flash, acessórios pois é muito viciante e gostoso mas, se você não gostar, vai ficar com um mico na mão e, se não souber vender depois, vai ficar com prejuízo.
Nesse primeiro momento vale o aprendizado dos controles manuais. Pra isso, tem outras opções como Superzoom, Compactas Premium, etc... Uma outra dica se quiser aprender e não gastar muito é uma Canon Sx130 ou 150.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales