Autor Tópico: Superzoom ou não: eis a questão!  (Lida 16062 vezes)

rodrigo.soares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #45 Online: 01 de Novembro de 2012, 13:43:52
Antes de tudo, essa escolha depende do teu orçamento  :shock:. Se vc for usar para eventos caseiros sem compromisso, compra uma camera normalizinha point and shot. Se estiver em busca de mais recursos, para começar a fotografar por hobbie, acho que uma bridge (sem lentes intercambiaveis) é suficiente, no máximo uma dslr mais básica.  :ok:

Eu quero fotografar por hobby msm, nada profissional não.
obrigado pela dica :)

Bom dia!,

Acho que no seu caso uma SuperZoom vai bem pra caramba, uma sugestão minha é que você procure por uma Canon SX40.
É relativamente barata, muito boa e vai lhe atender para uso em hobbie.

Abraços,

Michel

Obrigado pelas dicas Michel,
Pesquisei sobre essa SX40 e sobre a Lumix FZ47, tem sugestões de outras?
Abraços

Rodrigo, já refletiu consigo mesmo qual é sua intenção com fotografia, o que gostaria de fotografar, se realmente irá precisar de uma DSLR ou uma Bridge (superzoom) satisfaz, coloca tudo num papel, sem se deixar levar para o lado de querer o melhor, analise o básico que você precisará para fazer boas fotos da maneira que procura...

As bridges da Panasonic e Canon entregam excelentes fotos, com bastante qualidade, são cameras leves, com pegada "profissional" e tem a versatilidade do grande zoom delas...
As DSLR custam mais caro, vem com uma lente básica, e aí começa a história, agente sempre irá querer mais lentes, com mais qualidade, e aí vai, cada lente custa MUITAS vezes mais caro que a própria camera... e mesmo assim você não terá o mesmo zoom das bridge...

Se quer presar pela qualidade de imagem e não se importa com o ZOOM gigante das bridge, eu sugiro as Canon S100 ou a nova S110, tem a G12 e a nova G15 que são compactas com imagens excelentes com jeitão de DSLR, a G15 é melhor pois tem sensor CMOS que ajuda em baixa iluminação e a lente tem abertura de 1.8 agora, a G12 era 2.2. A Nikon tem a P7100 e a nova P7700 no mesmo patamar da G12/G15 da Canon.
A panasonic tem a famosa LX5 com lente Leica, e a nova LX7 que ainda não saiu no brasil, com sensor melhor e lente mais clara, tem também a Olympus ZX1 e a nova ZX2, bom estas terá de importar...

Essas compactas premium, todas tem compromisso com qualidade de imagem, o zoom até que está grande, mas não é os 20x ou 30x das bridge não, aliás mal chegam nos 10x...
Mas se não se importa com zoom elas são as mais indicadas, todas com funções manuais, tiram fotos em RAW, são pequenas mas potentes...

Obrigado pelas dicas vrsilva.
Vou pesquisar sobre essas câmeras.
Abraço.

Veja as SZ da Panasonic, já ouvi falar que são boas!

Obrigado Celso Felix.
Vou dar uma pesquisada.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #46 Online: 02 de Novembro de 2012, 12:19:35
Fala galera, encontrei esse fórum na net e fiquei lendo uns artigos por aqui
Sempre fui apaixonado por fotografia, tenho um galaxy S3 e uso muito a camera dela, mas não é a mesma coisa né rs
A questão é a seguinte: pra começar nessa área compro uma "semi-profissional" ou já parto logo pra uma SLR?
Quero fotografar por hobby, nada de eventos sociais essas coisas.
Aceito dicas, sugestões, opniões rs
Grande abraço a todos  :D

Juntado a um tópico com o mesmo tipo de dúvida. é sempre bom dar uma pesquisadinha antes de abrir um tópico.  :ok:


jmalfatti

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 360Cities
Resposta #47 Online: 14 de Novembro de 2012, 00:35:53
Vou deixar minha experiência recente aqui, talvez seja útil. EM 2009 comprei a Canon SX20IS e com ela fui feliz até alguns dias atrás. O zoom é muito grande, mas as fotos ficam quase sempre com um ruído chato, mesmo com ISO baixo.
Recentemente comprei a Canon G1X e vou dizer, fiquei impressionado com a qualidade das fotos dela em comparação com a SX20, que tem um sensor tão pequeno quanto uma câmera de bolso.

É legal sim de fotografar com as superzoom, igual ter um binóculo que filma e fotografa, mas se quiser fotos boas, sem investir em DSLR, pense seriamente numa compacta premium.  :ok:
Jonathan Malfatti
Canon EOS 60D + 18-55 -55-250 - 50 ( f/1.8 )
Canon A2200 http://www.360cities.net/profile/jmalfatti


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #48 Online: 14 de Novembro de 2012, 08:38:49
Muito bom o realato jmalfatti.
Essa é uma dúvida de muita gente...

Pras cameras super zoom, a panasonic se sai melhor na frente, a canon acho que a SX40 e a nova SX50 também são melhores que a SX20, mas acho que ainda assim a panasonic nova, a FZ200 se sai melhor que as canon's em relação ao ruído.

Mas isso é aceitável, pois para ter todo esse range de zoom, o sensor DEVE ser pequeno, se colocarem um sensor grande, a optica da lente, deverá ser outra, com muito mais elementos, o que aumentaria o tamanho do barril da lente, o comprimento e consequentemente o peso, tirando a caracteristica de camera compacta, e elevando o preço desta.

A G1X é uma camera espetacular, custa caro, mas é uma camera que se leva a todo lugar e faz muitas fotos lindas... Além dela tem as Panasonic LX5 e LX7, mas acho que a G1X tem o sensor maior tendo como concorrente a nikon P7700 somente.

Mas pra quem gosta de tirar fotos de aves a longa distancia, um zoom de 20 vezes no minimo é indispensável.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #49 Online: 14 de Novembro de 2012, 09:27:06

Pras cameras super zoom, a panasonic se sai melhor na frente, a canon acho que a SX40 e a nova SX50 também são melhores que a SX20, mas acho que ainda assim a panasonic nova, a FZ200 se sai melhor que as canon's em relação ao ruído.



Na questão de ruído, quem costuma se sair melhor é a canon. Não sei como é com a SX50 e FZ200 (ainda não vi imagens comparativas), mas sx40 e FZ150, a canon entrega imagens mais limpas. Nas sz de bolso, como a SX260 e ZS20, a canon tbém sai na frente.  :ok:


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #50 Online: 14 de Novembro de 2012, 10:31:20
Obrigado por me corrigir Helena, não sabia disso, ou sabia e não me lembrava, parece que é isso mesmo, a Canon tem o processador melhor de tratamento da imagem que a Panasonic... tens razão...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


jmalfatti

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 360Cities
Resposta #51 Online: 14 de Novembro de 2012, 13:38:15

Mas isso é aceitável, pois para ter todo esse range de zoom, o sensor DEVE ser pequeno, se colocarem um sensor grande, a optica da lente, deverá ser outra, com muito mais elementos, o que aumentaria o tamanho do barril da lente, o comprimento e consequentemente o peso, tirando a caracteristica de camera compacta, e elevando o preço desta.


Obrigado pelo esclarecimento vrsilva, não sabia desse detalhe técnico. Eu já havia lido que uma lente com o zoom equivalente a 20X ( 560mm ) custaria 10.000, mas não entendia o porquê, coisa de leigo !  ;)

Jonathan Malfatti
Canon EOS 60D + 18-55 -55-250 - 50 ( f/1.8 )
Canon A2200 http://www.360cities.net/profile/jmalfatti


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #52 Online: 14 de Novembro de 2012, 14:38:29
E ae Glr blz ?

Bem é o seguinte gosto muito tirar fotos e uma coisa que me identifico e de um tempo pra cá venho querendo comprar uma câmera melhor pra mim começar a entrar nesse ramo pois só tenho uma Sony W350  .
Eu quero uma câmera para 'todos' tipos de foto como Paisagem, Festas noturnas, Praia, Pessoas, enfim uma boa para toda ocasião e com ótima qualidade de imagem e vídeo, que filme em HD essas coisas ..E uma coisa que gostei nas SUPERZOOM é o ZOOM ... por que as vezes tem umas fotos que só da para você tirar de longe, ex: Lua, pássaros e pessoas distraídas...Mas parece que a qualidade das fotos das DSLR são bem melhor do que as SUPERZOOM mas ainda sobre as DSLR andei vendo e notei que as DSLR tipo a D3100 e a T3 elas tem pouco zoom só 3x ou 4x por que ? depende da lente para o zoom ser maior é isso ? Enfim já olhei muito ja vi varias câmeras, ja vi varias opiniões, ja vi tudo mas ainda não consegui escolher pois sou indeciso pra caraiii .!
Mas consegue selecionar algumas câmeras que gostei, mais ainda estou em duvida se compro uma DSLR ou uma SUPERZOOM..


As DSLR são :

Nikon D3100
Canon t3


E as SUPERZOOM são :

Canon sx40hs
Nikon P510
Panasonic fz150



São essas ... O que acham ? Eu gostei da Canon sx40hs ela tem um bom zoom, bate foto enquanto grava, o visor giratório e tal... Mas caso tenham alguma outra para me indicar to aceitando, mas tem que ser nessa base de preço.. To querendo comprar essa semana ainda.!

Eu provavelmente não me lembrei desse tópico qdo o novo se iniciou. Agora lembrei que esse assunto já vinha sendo discutido, e juntei os dois tópicos. O tópico mais recente começa nesse post que destaquei aí em cima.
Vale a leitura do tópico inteiro.  :ok:


rafaeletrica

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #53 Online: 16 de Novembro de 2012, 14:06:32
Bom venho aqui apenas prestar meu testemunho sobre a minha SZ sx40 da Canon.
Recentemente fiz uma viagem e fiquei surpreso novamente com o poder dessa SZ.
Eu agora com um pouco menos de 1 ano com a camera, estou fotografando só em modo manual. E tirei ótimas fotos noturnas em uma festa , com uma qualidade incrível, nem parecia q o ambiente estava tão escuro.
Antes dessa experiência ,havia lido q a camera não era boa em fotos noturnas , q era preciso ter tripé , regular o tempo de exposição ...
Bem, consegui ótimas fotos , sem tripé , tirando na mão mesmo e com o próprio flash , q tb já havia lido q não é de boa qualidade . Acho q é só questão de saber regular a camera . Eu deixei o flash em medium , só não recordo o tempo de exposição agora , a iso entre 100 e 200 , e a abertura no máximo .Como hobbista, adorei os resultados e recomendo para aqueles q seguem a fotografia como hobby e não querem gastar muito com equipamento.
Só não achei boa a qualidade da filmagem em ambiente de pouca luz . fora isso sou muito feliz com minha SZ ,nem se compara a qualidade das fotos com as compactas normais .
Não é uma profissional , mas estou super feliz com as fotos e o aprendizado a cada dia q eu a utilizo.
Canon SX40HS


agini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #54 Online: 02 de Dezembro de 2012, 16:21:04
Pessoal, gostaria de iniciar uma discussão sobre as vantagens e desvantagens entre os modelos de câmeras prosumer, tenho a intenção de pegar uma e temos muitos modelos disponíveis e recentes, assim a dúvida é grande.

Inicialmente eu estava propenso à G15, porém estou mudando de ideia pela Nikon P7700, principalmente pelo maior zoom, lcd rotativo e fotos panorâmicas. Achei a P7700 por US$ 430 na Amazon, provavelmente eu comprarei a câmera nos states. Pensei também na EPL-3 e NEX-5, porém as lentes com zoom maior são grandes e caras, rsrsrs

Além destas temos Fuji X10, não sei se acertaram o problema dos globos de luz que ocorriam em fotos noturnas?

Ainda a Panasonic LX7, a Olympus XZ-2, Sony RX100, Samsung EX2F

Grato
NEX-F3 SEL16F2.8 SEL18-55


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #55 Online: 02 de Dezembro de 2012, 17:08:39
Pessoal, gostaria de iniciar uma discussão sobre as vantagens e desvantagens entre os modelos de câmeras prosumer, tenho a intenção de pegar uma e temos muitos modelos disponíveis e recentes, assim a dúvida é grande.

Inicialmente eu estava propenso à G15, porém estou mudando de ideia pela Nikon P7700, principalmente pelo maior zoom, lcd rotativo e fotos panorâmicas. Achei a P7700 por US$ 430 na Amazon, provavelmente eu comprarei a câmera nos states. Pensei também na EPL-3 e NEX-5, porém as lentes com zoom maior são grandes e caras, rsrsrs

Além destas temos Fuji X10, não sei se acertaram o problema dos globos de luz que ocorriam em fotos noturnas?

Ainda a Panasonic LX7, a Olympus XZ-2, Sony RX100, Samsung EX2F

Grato

Juntando seu tópico a outro com uma discussão bem semelhante, afinal, independente do tamanho do corpo, são todas consideradas compactas (compactas "premium", mas ainda dentro da classificação de compactas), exceto epl-3 e nex-5 que são "mirroless" de lentes intercambiáveis. A Sony RX100 que não tem uma categoria muito exata, pois tem sensor entre as mirrorless e as compactas.
Dê uma lida na discussão que já se iniciou aqui.  :ok:
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2012, 17:09:48 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #56 Online: 02 de Dezembro de 2012, 17:11:32
Sobre a Sony RX100, dá uma olhada aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=71736.0


Guilherme Pedroso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 10 de Dezembro de 2012, 18:22:50
Em questão de versatilidade, superzoom realmente não tem, ainda, competidores na mesma faixa de preço.

Mas temos que analisar essa versatilidade, muitas vezes para um amador uma distancia focal de 14-40 de uma mirrorless (ex. das Pana Pen) é o suficiente.  E para esse, eu recomendaria uma mirrorless sem dúvida.

Acredito que são as Mirrorless que vão desbancar as super-zoom.. é só questão de elas começarem a se tornarem comuns no mercado.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 10 de Dezembro de 2012, 19:28:25
Guilherme, nada pessoal contra teu comentário viu cara, só quero também deixar minha opinião ;)
Acredito que as superzoom só serão "desbancadas" pelas mirrorless no dia em que as lentes com zoom nesta categoria forem baratíssimas, coisa que eu acho que nunca acontecerá. Acho que o nicho da superzoom está aí pra ficar, ganhando o consumidor no preçoXzoom. Tem muita gente que não se importa em não ter a melhor imagem do mundo mas ainda sim quer uma qualidade razoável, com "jeitão de profissa" e um zoom monstruoso. Eu confesso tb que estou louco pra ter uma sz pra poder brincar um pouco de zoom, hehe
Final de semana agora mesmo tive uma situação que fui filmar uma luta de judô do meu afilhado, e os 3.6x de zoom da minha cam não digo que me deixaram na mão, mas me deixaram querendo um pouco mais. A qualidade da filmagem ficou excelente, mas ainda assim, queria algo um pouco mais perto.
Abraço
Tecpix + motorola do guga


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #59 Online: 11 de Dezembro de 2012, 11:59:08
Em questão de versatilidade, superzoom realmente não tem, ainda, competidores na mesma faixa de preço.

Mas temos que analisar essa versatilidade, muitas vezes para um amador uma distancia focal de 14-40 de uma mirrorless (ex. das Pana Pen) é o suficiente.  E para esse, eu recomendaria uma mirrorless sem dúvida.

Acredito que são as Mirrorless que vão desbancar as super-zoom.. é só questão de elas começarem a se tornarem comuns no mercado.

Lembre-se que 14-42 que é a lente do kit das mirrorless do sistema micro 4/3 é equivalente a uma lente 28-84mm em full frame... É a mesma equivalencia da 18-55mm das cameras de sensores APS-C.
Isso se da ao fato do fator de crop dos sensores.
Por padrão, todas as lentes tem as distancias em valores para full frame, e quando se usa em cameras com sensores menores é necessário aplicar o fator de corte, que é dado pela proporção do sensor menor em relação a um sensor full frame.

Essa lente do kit é um tanto bacana, para fotos de paisagens e retratos ela da contra tranquilamente, porém pra fotos de animais a uma certa distancia, já fica BEM ruim... aí uma com uma distancia focal é mais indicada, para as cameras de sensores APS-C é interessante a 55-200 para complementar a 18-55...
Lentes com range de zoom muito grande, não tem uma qualidade de imagem tão boa quanto uma de range curto...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7