Autor Tópico: câmera semi profissional até 2000,00  (Lida 4065 vezes)

LdoSul

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 24 de Agosto de 2012, 15:52:44
Pessoal,

eu até agora estou em dúvida se eu não deveria estar postando isso em outro lugar, mas aí vai:

estou fazendo uma busca para meu pai que pretende comprar uma câmera digital até 2000 reais. Sei alguma coisa sobre câmeras, mas na hora de escolher algo que se encaixe exatamente no uso que ele pretende fazer estou tendo dificuldades.

-Valor: limite máximo 2000,00 em loja física no brasil.

-Frequência de uso: fins de semana

-Usos: principalmente fotos arquitetônicas (interiores e exteriores muitas vezes mal iluminados).

-Deve ter: Grande angular e um bom macro.

-Uso maior durante o dia.

-Uso majoritário de ajustes automáticos (uso "básico" dos ajustes manuais).

-Não necessita grande capacidade de fazer filmes.

-Peso e tamanho: o mais portátil possível.

-Profissional só se houver como caber no orçamento uma objetiva que faça tudo isso (ele não quer ter q ficar carregando objetivas, encaixando-as e fazendo ajustes manuais toda hora).

-Marcas: conhecidas

agradeço a ajuda!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:55:05
bem, não existe essa coisa de câmera profissional e semi-profissional. Profissional é a pessoa que utiliza o equipamento para ganhar dinheiro. é uma pessoa, e não o equipamento.  ;)
semi-profissional é um termo utilizado pelos fabricantes pra dar status a muitos equipamentos. não há categorização oficial pra isso, e tem gente que usa esse termo desde as reflex de entrada (as reflex mais simples dos fabricantes) até as compactas "bombadas" que sequer têm todos os controles manuais (como a linha S da Fuji, que muita gente adora chamar de "semi-profissional" e não têm sequer os controles de abertura completos).
Portanto, pode esquecer essa classificação.
Só pra constar, hehe.  :D
Pelo que vc diz, seria legal para o seu pai uma "compacta premium". São câmeras de pequeno porte, com grande angular e lentes bem claras (e portanto, ótimas para interiores).
As boas opções existentes, são:
-Panasonic Lumix LX5;
-Panasonic Lumix LX3 (é mais antiga, antecessora da LX5, mas um colega aqui do forum comprou no site do Carrefour por míseros R$ 750,00);http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=75014.0
-Panasonic Lumix LX7 (sucessora da LX5, recém-lançada, atualíssima, lente CLARÍSSIMA, com abertura f/1.4);
-Olympus XZ-1;
-Canon S100.

Todas essas aí têm grande angular de 24mm e lentes claras (canon e panasonic têm lentes f/2.0, exceção da LX7 qeu é f/1.4 e a Olympus tem lente f/1.8), o que as tornam excelentes para esse propósito de fotos de interior ou pouca luz.
Aí vem vc falar: "mas panasonic não é marca conhecida. panasonic faz televisão".
A Panasonic fez parceria com a LEICA, um dos maiores fabricantes de lente do mundo, o que faz com que essas camerazinhas estejam ARREBENTANDO em termos de qualidade. As pana estão competindo de igual para igual com a canon, e ambas (pana e canon) dão BANHO em qualquer outra marca conhecida, como nikon, olympus... mas isso em termos de CÂMERAS COMPACTAS. Panasonic ainda não tem câmera reflex.
Aí vc pode perguntar em seguida: "mas como vc indicou a olympus, se acabou de falar que canon e panasonic dão banho nela??". ESsa olympus aí VALE À PENA. Com sua óptica ZUIKO e abertura f/1.8, veio pra arrebentar a boca do balão, e entrar na concorrência nesse segmento de "compactas premium" (além das características citadas acima, as compactas prmeium tbém têm um sensor um pouco maior, e menos megapixels, o que garante uma boa performance em ISOs mais altinhos). Temos alguns usuários aqui com a Olympus XZ-1 e que estão pra lá de satisfeitos. Tem eu com a LX5 que tbém estou pra lá de satisfeita.
Portanto, qualquer uma dessas opções que eu dei aí, COM CERTEZA vai atender aos requisitos que vc procura.
Só vai ser difícil achá-las em lojas físicas... a canon talvez seja mais fácil. A pana LX3 foi a única compacta premium lançada oficialmente por aqui, pela Panasonic. A LX5 não foi, a LX7 corre o risco de não ser tbém.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, 17:59:49 por Helena Bsb »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2012, 14:42:20
Esquece a loja física. Em lojas físicas (tirando as contrabandshops) você não vai encontrar muita variedade. Raramente, dá para encontrar algo que preste garimpando muito. Já comprei uma Fuji f10 em queima de estoque (R$270) em 2010. Essa câmera foi a primeira compacta com "sensorzão", lançada em 2005.

Nesta semana encontrei uma Lx3 perdida no site do Carrefour por 750,. SE a lx7 for lançada no Brasil, custará de 2000 a 2500. Neste caso, vale a pena trazer de fora. Com frete e impostos em uma loja consagrada tipo bhphoto, vai custar esses 2 mil que vc se dispõe a pagar. A lx7, como disse Helena, tem uma ga de 24mm e f/1.4. Até então, para alguém ter essa distância focal tão clara, só com uma reflex e uma objetiva de R$2500-3000
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


ddeziderio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2012, 18:09:42
Boa tarde pessoal,

Eu sei que já existem alguns tópicos a respeito disso mas eu não encontrei nenhum que respondesse satisfatoriamente a minha dúvida.

Preciso de uma câmera, que consiga tirar boas fotos em ambientes com pouca luz, um show por exemplo, mas que também não seja tão ruim para tirar fotos em ambientes bem iluminados.

Eu sei que existe uma série de questões a serem avaliadas e pesadas antes de se fazer uma aquisição de uma câmera, sendo assim, penso em algo em torno de 800,00 e 1.700,00, que tire fotos em ambientes pouco iluminados e quais fatores eu devo considerar e pesar na escolha de uma câmera com essas características.

Lendo algumas coisas aqui no fórum vi que existem alguns fatores a serem considerados como a ISO a abertura da lente, e etc.

Fico no aguardo da ajuda de vocês, sou leigo então sei que tenho muito a aprender...

Obrigado!!!!  :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2012, 19:48:38
Uma boa compacta com lente clara como a LX5, G12 ou a ZX-1, pode ser o seu caso, mas pode nao ter range suficiente para um show.

Por 1700,00, vc pode partir para uma T3 ou D3100, cameras DRSLs de entrada, mas virao com lentes escuras e um bom suporte a ISO alto. Se quiser aprender fotografia, recomendo uma dessas duas.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2012, 19:57:49
tópico juntado a outro com dúvida parecida. Se houver dúvidas parecidas com a sua e não tiver a resposta que procura, pode usar o tópico já aberto com a dúvida semelhante. Não há necessidade de abrir um novo.  :ok:

No mais, é o que o Mad disse. E das compactas normais, mais baratas, as canon cujos modelos terminam em hs (SX40hs, SX260hs) se saem melhores em pouca luz, pois apresentam um pouco menos de ruído do que as concorrentes em ISOs mais altos. Mas ainda assim, apresentarão algum ruído.
Veja essas fotos que tirei em ISO 800 com uma SX230hs. Achei bem satisfatórias, especialmente para se ver em tamanho pequeno (até mesmo um 10x15 de uma foto em papel).
« Última modificação: 15 de Outubro de 2013, 10:26:59 por Helena Bsb »


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2012, 20:22:10
Pessoal aqui no Brasil é desanimador comprar esse tipo de camera, peça pra alguém que traga de fora (tem muita gente que vai pra Miami e NY e cobra 30% pra trazer.......lá vc teria a G1X da canon por 700 dólares (910 doletas se alguém cobrar 30%)  a LX7 por 500 doletas (650 com os 30%)  e/ou uma mirrorless com lente intercambiáveis como a ótima G5 por 800 doletas (já com a lente do kit) que mesmo com os 30% 1040 doletas ainda fica dentro do seu orçamento.     
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2012, 08:57:58
Tenho uma ZX-1 e acho usavel ateh ISO 1000. Passou disso, granula muito. Uma D3100 vc pode ir tranquilo ateh 2500 ou 3200 forçando a barra e corrigindo ruido a partir do RAW.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!