Autor Tópico: Usar 2ª luz a primeira vez em Digital , Podem me ajudar ?  (Lida 1406 vezes)

stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Agosto de 2012, 05:17:22
Bom Dia Pessoal !
Gostaria de uma ajuda dos mais experientes aqui do fórum , uma ajuda básica com regulagens para fazer umas fotos com o flash fora da câmera... é um casamento de uma prima minha

Sei que muitos vão dizer , se vc não fez isso , é melhor treinar primeiro..., mas ela não contratou ninguém e apenas um amigo que fez curso de fotografia na faculdade não trabalhou de fotografo , mas  comprou uma D3100 sem Flash , só o da máquina, vai fazer pra ela as fotos do casamento , e sendo assim , achei que por eu ter mais equipamento que ele e já que fiz bastante aniversário e antigamente fiz até casamentos com Analógicas , poderia ajudar o rapaz ... lembrando que não cobraremos nada, será presente para os noivos, eles não podem investir nisso...espero que entendam... vamos dar só o cd com as fotos como presente , e quando eles tiverem condições ,vão fazer um álbum com as fotos ...

Antigamente usava FM2 com frata 140 na mão e cálculos (hehe) e também uma pessoa como fotocélula para iluminar fundo , em eventos...mas era outra época e totalmente diferente de hoje no digital  ...

Pois bem , vamos lá:

Eu tenho um SB 900, SB 600 e uma D90 , lente 2.8 (70-200) e (18-50) além de 35 e 50 mm 1.8 G e D , ou seja , não são muita coisa , mas é o que tenho , ainda não cheguei no nível de FF ...hehe... mas são lentes um pouco claras , ajudam bastante...
Vai aqui algumas perguntas :

1 - Gostaria de saber de vcs , se vcs estivessem no meu lugar ,  se usariam o SB 900 na máquina como máster e o SB 600 como Slave ? ...OU...Usariam o Comander da máquina D90 para acionar somente o SB 900 que é mais forte como Slave e esqueceria o SB 600 ? ou seja , só “ UMA luz meio lateral” 45 grau  e o flash da máquina para um pouco de preenchimento nos noivos ?  qual iluminação vcs acham que seria mais bonita ?

2 – Como nunca fiz isso , apenas teste em casa e nunca em salão , gostaria de Dicas , tipo:

Usar  ISO alto , Fazer trava de VF no rosto da noiva com spot , Usar as aberturas em 2.8 até F5 no máximo  , usar baixa velocidade e ISO mais baixo para captar a luz ambiente,   Usar em TTL o Slave e com +1 ponto acima do Master ou abaixo , ou tudo em manual ...ou seja, como os mais experientes trabalham em algumas situações dessa , lembrando que a festa vai ser num salão com Teto Branco pra Rebater, em torno de 3 metros a 4 mais ou menos , com as luzes Cênicas das mesas enfeitads e uma parte do salão uma baldinha com um DJ com aquelas luzes coloridas , etc...  enfim algumas dicas para que as minhas fotos comecem a melhorar ...

Só lembrando que nunca usei prioridade de nada, somente M na máquina e Medição Spot mesmo , pra ficar tudo em manual mesmo , mas o flash não , eu tenho usado ele em TTL nos eventos , por isso fiz a pergunta, pois não sei se é certo usar o Slave (S600) em TTL e compensá-lo ou usar o SB 900 em modo "A" ou TTL  como slave devido a ele calcular a distancia sózinho e não se preocupar com a distancia Flash/Objeto , pois já ouvi alguem dizer sobre isso também  ...

3 – Gostaria de aproveitar e testar na hora da balada, aquele efeito  de movimento com o Stroboscopico do flash , como faço a regulagem ? Devo colocar o SB 900 em RPT (Strobo) em cima da máquina e regular em torno de 4 disparos e frequência em torno de 10 a 14 Hz e abaixar a velocidade em torno de 1/4 seg e usar Rear para que o 2º flash (SB600) congele o movimento e assim eu poça dar o efeito desejado (rodando por exemplo a camera  ? Qual a regulagem melhor ? o SB 600 deixo em TTL para isso ?  seria mais ou menos isso que falei ? pois já li alguma coisa sobre isso, mas não entendi direito... Por isso  Eu gostaria de aprender com vcs aqui do fórum um pouco dessa pratica ...

Obs: agradeço a ajuda de vcs e espero que me entenda e compreenda que estou aprendendo em digital ainda , espero que não critiquem , por acharem que estou tirando trabalho de fotografos, é que ela não iria contratar ninguém mesmo , nós é que quisemos dar de presente algumas fotos de lembrança para os noivos ...

Aguardo ajuda e um abraço a todos e também uma boa Quarta feira pra vcs...    :ponder: :)  :ok: :assobi:





 

 
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2012, 08:08:12
Pessoal !! desculpe se o topico não era aqui pra se perguntar isso, é que achei que é dúvida técnica , então achei que era aqui ...

O que faço agora ? tenho que escrever de novo em outro lugar ??

Me Perdoem  ao pessoal que comandam o site, mas fiz dois tópicos hoje ...

Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2012, 09:53:23
1- Se o ambiente for pequeno e vc for usar o flash sem rebate-lo, o SB600 dah conta. Bota o SB900 na sapata como commander e o SB600 fora como slave. SE for usar flash rebatido no teto ou em paredes, o SB600 eh fraquinho para isso. Iria de SB900 como slave e o pop-up como commander, em 1/32 soh pra suavizar as sombras duras.

2- O SB900 em TTL eh pau-de-dar-em-doido: nunca vi errar! Iria de TTL para simplificar e agilizar as coisas para vc. ISO 1600 para captar bem as luzes do ambiente e abertura suficiente para um DoF legal, sem partes importantes da imagem fora de foco ( 2.8 se distante, 8.0 sem bem proximo... )

3- Nao posso te ajudar. Nunca usei flash assim. Soh uso pra still e retratos. :(
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2012, 18:50:44
Obrigado Mad666 !!!

Gostei das explicações e das dicas ... só achei que 1/32 no pop up , ficaria muito forte , mas foi bom me dizer , vou testar essa potencia para preenchimento ...

abraço e obrigado!!!
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2012, 23:38:28
Usa 1/40 ou mais fraco. Aih, soh testando...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!