Autor Tópico: Como fotografar cupcake?  (Lida 2362 vezes)

Luciano Abe (Abinho)

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • http://
Online: 25 de Agosto de 2012, 20:17:40
Oi, pessoal! Tudo bem?
Quais seriam as dicas de iluminação para fotos de cupcake em estúdio?

Abraços!

Abraços, Luciano Abe (Abinho)


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2012, 20:43:22
Com a camera!!!!!

To brincando... Isso q vc quer eh fotografia de gastronomia. Acho q um flash externo fora da sapata e o pop-up suavizando sombras eh o minimo do minimo q vc precisa, ou uma boa luz continua vindo de varias direçoes. Um fundo branco ou uma mesa posta com "tudo novo e limpo" tb eh uma opçao.

Assisti uma sessao de fotos de sushi e o cara usou minha D7000 + tamron 100mm 2.8 macro + SB900 como flash principal e um SB600 como suavizador de sombras, ambos controlados pelo pop-up. Teve um resultado muito bom! Umas fotos apareceram um granito preto da sushi house. Em outras, coloquei as travessas num puff cubico vermelho q tb ficou show!!!! A maioria foi em close, sem aparecer a travessa ou prato e particularmente, prefiro o prato ou travessa na foto.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Luciano Abe (Abinho)

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • http://
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2012, 22:08:39
Oi, Mad! Pensei que não precisasse usar a câmera... Brincadeirinha! hahaha
Tenho flashes de estúdio, snoot, hazy, sombinhas e rebatedores. Mas qual seria um esquema de luz ideal? O que usar e onde colocar essas luzes?

Abraços!
Abraços, Luciano Abe (Abinho)


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2012, 00:24:59
Não existe a fórmula certa, depende da sua proposta de trabalho, ja fiz fotos de cupcake onde usei só um soft box mini em cima, mais nada, outras onde usei uma sombrinha p/ uma luz vindo de trás e um soft na frente, outro esquema onde usei 6 fontes de luz... entre outras dezenas de esquemas de iluminação, vai da sua proposta de trabalho, ou do que o cliente pedir  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2012, 08:31:14
Sou amador e faço isso com frutas e flashs externos portateis, soh pelo aprendizado mesmo. Eh como leonobox disse: varia de 2 a 6 fontes de luz e de acordo com o equipamento q vc tenha disponivel.

Em breve, compro mais um tripe, 2 sombrinhas, suporte para flash e sombrinha pra incrementar meu aprendizado.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2012, 19:11:41
Da para ter bons resultados apenas com uma fonte de luz e trabalhos com rebatedores, ou seja, simples e funcional.
Mas depende da proposta realmente.

Ja fiz umas fotos de pratos com uma fonte de luz e o resto com rebatedores apenas.


Luciano Abe (Abinho)

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • http://
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2012, 15:36:53
Pensei que houvesse uma iluminação base para fotos de cupcake, para a partir daí experimentar outros tipos de luz. Fiz alguns bons testes com um hazy e um rebatedor, mas tive alguns problemas. O cliente quer fotos que não mostrem o brilho do flash. Como a massa é molhadinha e o recheio de chocolate é bem cremoso, não consegui retirar o brilho. Como devo proceder nesses casos? Onde posicionar, quais e quantos flashes devo utilizar para eliminar o brilho?
Abraços, Luciano Abe (Abinho)


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2012, 17:29:46
Ele quer um cupcake fosco e sem graça? E cada exigencia maluca...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2012, 19:18:03
Pensei que houvesse uma iluminação base para fotos de cupcake, para a partir daí experimentar outros tipos de luz. Fiz alguns bons testes com um hazy e um rebatedor, mas tive alguns problemas. O cliente quer fotos que não mostrem o brilho do flash. Como a massa é molhadinha e o recheio de chocolate é bem cremoso, não consegui retirar o brilho. Como devo proceder nesses casos? Onde posicionar, quais e quantos flashes devo utilizar para eliminar o brilho?

Para fugir dos brilhos tem que conhecer a familia de ângulos e isso só a forma do objeto vai te dizer.
Outra possibilidade é usar um polarizador, mas pode perder o brilho em outras portes importantes da foto.
Outra é retirar na pós.
Se já não conhece, recomendo que compre o livro "Luz, Ciência e Magia".

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2012, 22:59:19
Esse eu tenho e recomendo: te ensina as bases do comportamento da luz e sua reflexao. Soh no final eh q mostra um esquemas de luz como nos livros de fotografia de estudio.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2012, 10:36:16
"Teoricamente" para um resultado próximo ao que deseja, experimenta fazer com contra-luz e rebatedor... aí entra o que o Hyde falou... tem que experimentar os ângulos para tornar o bichinho "mais apetitoso". ângulos tanto da luz contra, quanto dos rebatedores. Normalmente procura-se ressaltar a textura e isso se faz com LUZ... e SOMBRA. Não é uma tarefa das mais fáceis. Uma lente macro também ajuda. Mas o principal mesmo é saber "o que o seu cliente deseja" que seja mostrado. O que chamamos em publicidade de "briefing". E como o Leo disse... não há receita... é prática, observação, persistência e experimentação.
Ah... a melhor parte... é que vc pode comer as modelos depois....rsss (não adianta, eu tento ser sério mas tenho um péssimo hábito de não conseguir - crise dos 40 anos...rss).
Abs.


Luciano Abe (Abinho)

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • http://
Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2012, 17:00:10
Ele quer um cupcake fosco e sem graça?

Conversei com ele e disse que o brilho torna o bolinho mais apetitoso e fresquinho. Como ele não quer muito reflexo, estou tentando minimizar o máximo possível.
Abraços, Luciano Abe (Abinho)


Luciano Abe (Abinho)

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • http://
Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2012, 17:03:30
recomendo que compre o livro "Luz, Ciência e Magia".

Bacana! Muito obrigado pela dica! Vi que está R$ 85,00 no Extra.
Abraços, Luciano Abe (Abinho)


Luciano Abe (Abinho)

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • http://
Resposta #13 Online: 30 de Agosto de 2012, 17:11:26
experimenta fazer com contra-luz e rebatedor...

Melhorou. Testei com hazy também.

Citar
Uma lente macro também ajuda. Mas o principal mesmo é saber "o que o seu cliente deseja" que seja mostrado.

A macro 100mm, né? Por enquanto estou sem dinheiro para comprá-la. rs Aliás, quanto se deve cobrar por cada foto de cupcake? Serão 6 fotos para folder. Os cupcakes são produções caseiras, feitos por um casal que começou a fazer os bolinhos recentemente.

Citar
Ah... a melhor parte... é que vc pode comer as modelos depois....rsss

Não aguento mais comer cupcakes. rs
Abraços, Luciano Abe (Abinho)


Junior®

  • Trade Count: (33)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Agosto de 2012, 17:21:55
entrei no post de curioso.

E acabei de comprar o livro.
Obrigado pela dica Mr. Hyde

 :ok: