Autor Tópico: Camera Mirrorless (futuro chegou)  (Lida 11397 vezes)

Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #30 Online: 29 de Agosto de 2012, 23:01:15
Concordo que o texto inicial está meio profético, não concordo com o tópico estar nessa sala, pois não vi nada a ver com os equipamentos em si olympus e panasonica ou leica, e sim o sistema, isso seria muito melhor discutido numa sala com melhor visualização...

Legal ver a resistência e ceticidade do pessoal em relação a mudanças... mas também acredito que a linguagem de um sensor de 35mm é a mais interessante, não foi a toa que esse tipo de filme com essa medida se popularizou tanto.

Assim como as DSLR, vejo EMHO o sistema M4/3 como passageiro assim como estavamos discutindo sobre a utilidade e tendências do APS nas DSLR

Comecei a fotografar com filme agora e realmente a linguagem mudou muito, agora entendo o que o pessoal tanto fala que Full Frame é outro mundo!
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #31 Online: 29 de Agosto de 2012, 23:17:02
não vai confundir o pessoal...

A M9 não é mirrorless e sim uma rangefinder. É totalmente diferente.

Por mais que vc tenha postado isso aqui zuando, vai gerar confusão.

Mirrorless é mirrorless e rangefinder é rangefinder.

Abcs

boa... :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #32 Online: 29 de Agosto de 2012, 23:39:12

Comecei a fotografar com filme agora e realmente a linguagem mudou muito, agora entendo o que o pessoal tanto fala que Full Frame é outro mundo!

Acho super-exagerado essa afirmaçao. Nas FF, o ISO alto tem menos ruido e se tem mais campo de visao com uma lente do mesmo range. Queria um comparativo de imagem de uma D700 ( 12mp ) com uma 50mm 1.8G e uma D90 ( tb 12mp ) com uma 35mm 1.8G ( 57,5mm equivalente ), jah q ambas as lentes tem qualidade optica parecida. Isso num dia ensolarado e ISO baixo. Na hora de uma impressao 21x15cm ( as q eu uso quando mando revelar para mim ), queria ver essa diferença toda, jah q para publicar na net, aih eh q essa diferença deve sumir mesmo!!!!

Vou atras de um comparativo na net pra ver se me convenço...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


mattalves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #33 Online: 29 de Agosto de 2012, 23:44:10
olá a todos! (bom, é o primeiro post meu aqui, então é bom dizer oi né?  :))

então, meu pitaco sobre sistemas mirrorless é mais pelo lado prático que o técnico.

eu costumo viajar bastante e, convenhamos, não demora muito pra ficar de saco cheio de levar uma 5D mk II, um corpo de back up e três ou quatro lentes - fora os acessórios - pra cima e pra baixo.

há alguns meses achei na alemanha pra comprar uma panasonic gf-1 com uma lente 14mm por um valor que achei tentador e comprei sem muitas pretensões.

mas juro, a tal camera mudou minha vida. a praticidade e a leveza do micro four thirds é incomparável e q qualidade das imagens, bem, indiscutível... inclusive penso em vender TUDO o que tenho de canon, comprar uma OM-D, mais algumas lentes (e manter as velhas nikon ais que tenho, usando-as com um adaptador) e ser feliz e envelhecer bem sem muitas dores nas costas :)

enfim, quesitos técnicos à parte, meu ponto é que no campo é que essas novas maquininhas provam o seu valor!

abs ;)

mateus


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #34 Online: 29 de Agosto de 2012, 23:56:24
Uma camera q soh o corpo pesa 900g nao eh bem apropriada para uma viagem, neh?

Viajo soh com uma D90 + 18-200mm VR, sem lente extra ou flash externo. Hj, tenho uma ZX-1 q me atende bem para fotos de turista numa viagem. Jah fiz excelentes fotos de por-do-sol com ela ( Na area Arena Fotografica, a minha foto do topico Praia, foi feito com a ZX-1 ).

Para street e viagens, claro q uma OMD ou GF-1 eh mais apropriado. Quero ver num casamento ou horas num estudio, fotografando varias modelos em sequencia, como esses pequenos estudios de book fazem...

Honestamente, estou esperando o sistema M4/3 se popularizar mais no Brasil para adquirir uma em substituiçao a minha ZX-1, mas nao trocar pelas minhas Nikons e suas lentes faceis de obter, de consertar e de revender.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 23:59:32 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 30 de Agosto de 2012, 00:54:53
Bem eu usei uma NEX-7 por uns dias, inclusive tentando fazer street photography, coisa que não costumava fazer quando tinha DSLR, e fotografo mais quando viajo.

O resultado depois de uns dias com a NEX foi... que coloquei à venda e penso em pegar uma FF, depois de fotografar com uma 5D MKIII. Muito melhor de usar, peso adequado, etc. E melhor pra carregar em viagens, mesmo pesando "muito" para alguns.

As mirrorless são muito legais. E elas vão acabar seduzindo muita gente. Mas eu sou velho e pouco dado a modismos, e demoro muito a me atualizar.

Nas poucas vezes que fizer "street photography" (só pra mim isso soa ridículo?) continuarei fazendo com o iPhone e com a Rollei ou uma rangefinder de filme.

Aliás, a melhor camera mirrorless pra mim continua sendo o iPhone, disparado.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #36 Online: 30 de Agosto de 2012, 12:34:11
A qualidade da minha ZX-1 me satisfaz plenamente para esse tipo de fotografia ( street ), mas raramente costumo fazer esse tipo de foto.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Ivan Gbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 30 de Agosto de 2012, 12:35:13
Olá, boa tarde, pretendo melhorar na qualidade de minhas fotos pretendo comprar uma Micro 4/3, tenho pesquisado bastante e minha pre´via escolha é seguinte: Sony NEX C-3 e Olympus PEN EP L 1,
acho a PEN bonita prá caramba, mas a NEX tem um sensor maior, no caso desse sensor maior já é um
motivo para priorizar a escolha.
Muito obg. a todos


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #38 Online: 30 de Agosto de 2012, 19:05:54
Bem eu usei uma NEX-7 por uns dias, inclusive tentando fazer street photography, coisa que não costumava fazer quando tinha DSLR, e fotografo mais quando viajo.

O resultado depois de uns dias com a NEX foi... que coloquei à venda e penso em pegar uma FF, depois de fotografar com uma 5D MKIII. Muito melhor de usar, peso adequado, etc. E melhor pra carregar em viagens, mesmo pesando "muito" para alguns.

As mirrorless são muito legais. E elas vão acabar seduzindo muita gente. Mas eu sou velho e pouco dado a modismos, e demoro muito a me atualizar.

Nas poucas vezes que fizer "street photography" (só pra mim isso soa ridículo?) continuarei fazendo com o iPhone e com a Rollei ou uma rangefinder de filme.

Aliás, a melhor camera mirrorless pra mim continua sendo o iPhone, disparado.

lsd, concordo em grande parte com o que vc disse...
Não me considero da velha guarda, mas começei a fotografar com uma Pentax K1000, que aliás, era a máquina indicada para iniciantes por sua robustes de precisão (além da Nikon F2). Fotografia naquela época era na raça!  :fight: foco manual e alguns dias de ansiedade para ver o resultado na câmera escura com a imagem surgindo no Dektol (D-76, se me lembro bem)... Aquilo era sensacional!! :D

Eu possuo uma OMD que estou adorando, mas não deixo de fotografar com a velha K1000 e, quando puder (  :assobi:$$$), quero sim ter uma FF (fiquei 2 dias com uma D800E de um grande amigo, e louco de me emprestou, e e eu pirei.. a máquina é sensacional).

Na verdade to dizendo tudo isso porque, no fundo, para mim, pouco importa o veículo.. o importante é a fotografia, levar a máquina até o rosto muda a visão do mundo, o vemos seletivo no frame, decidimos o que vemos e como vemos...é uma sensação fantástica.

Lógico que a tecnologia está ai e deve ser usada em prol...sou 100% a favor e acho o avanço tecnológico na fotografia fantástico (basta olhar apenas 10 anos atrás pra ver onde estávamos e onde estamos), mas o prazer de utilizar minha Kamila (é o nome da minha K1000  8-)) é inigualável.. são sensações distintas... :D

abração!


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 30 de Agosto de 2012, 19:25:29
Hah adorei a Kamila!

Então eu acho que não é nem 8 nem 80 - as mirrorless não acabam com as DSLR, nem o fato de as DSLR existirem condenam as mirrorless a serem sinônimo de brinquedo.

Mas tem uma coisa que me chama a atenção e talvez explique todo o estranhamento e consequente alvoroço...

Camera virou GADGET. Cara, quando uma ferramenta vira gadget, ferrou.

Me parece que a Sony encara a linha de fotografia assim, como brinquedinhos, mesmo a linha A (imagina que as A77 têm coisas como "sweep panorama", "smile shutter", só falta moldura da Hello Kitty). A Panasonic é o mesmo caso. Samsung idem. A Olympus tá no meio do caminho, mas provavelmente o lance deles é ganhar grana com gadgets e não com ferramentas.

E no fim das contas mesmo as DSLR viraram gadgets, meio vitaminados, mas para muita gente é só isso. Deixa a D600 sair e vcs vão ver...

BTW, Dektol é revelador de papel e D-76 de filme :D


mattalves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #40 Online: 30 de Agosto de 2012, 23:41:18

Me parece que a Sony encara a linha de fotografia assim, como brinquedinhos, mesmo a linha A (imagina que as A77 têm coisas como "sweep panorama", "smile shutter", só falta moldura da Hello Kitty). A Panasonic é o mesmo caso. Samsung idem. A Olympus tá no meio do caminho, mas provavelmente o lance deles é ganhar grana com gadgets e não com ferramentas.


Pô, convenhamos que as Panasonic e as Olympus mais sérias estão longe de brinquedos... GH2 e OM-D são ambas excelentes! Sobre a Sony, não sei, mas nunca conseguiram me convencer que levam 100% a sério a fotografia...

Para street e viagens, claro q uma OMD ou GF-1 eh mais apropriado. Quero ver num casamento ou horas num estudio, fotografando varias modelos em sequencia, como esses pequenos estudios de book fazem...

E pq nesse caso não serviriam? No caso da OM-D ainda tem o grip pra dar conta do uso prolongado... e as lentes são excelentes :)


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #41 Online: 31 de Agosto de 2012, 03:09:23
Jah vi os grips das mirrorless M4/3. Nao tem a ergonomia e a pegada dos grips das boas DRSLs. Quanto as lentes serem excelentes, aih eu concordo! :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #42 Online: 31 de Agosto de 2012, 08:50:38
Vamos combinar uma coisa...

Cada um usa o que quer e o quer achar melhor, nenhum equipamento vai definir o que é melhor para determinada função, se o cara quer usar uma Canon 1dx para tirar fotos da familia ele pode porque não, e se outro cara quer usar uma sony h70 para fazer fotos de estúdio, porque não... cabe a cada um ter habilidade para lidar com as limitações de cada camera, o resto é criatividade...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 31 de Agosto de 2012, 09:39:30
Vamos combinar uma coisa...

Cada um usa o que quer e o quer achar melhor, nenhum equipamento vai definir o que é melhor para determinada função, se o cara quer usar uma Canon 1dx para tirar fotos da familia ele pode porque não, e se outro cara quer usar uma sony h70 para fazer fotos de estúdio, porque não... cabe a cada um ter habilidade para lidar com as limitações de cada camera, o resto é criatividade...

rapaz, agora tu me lembrou de um japa que eu encontrei em LHR, típico turista japonês fotografador tirando foto da mulé e dos filhos, tava exatamente com uma 1DX e uma lente cavala, provavelmente uma 24-70 2.8... pensei comigo 'japa fdp'  :D  :D
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #44 Online: 31 de Agosto de 2012, 10:33:49
Esses dias eu tava vendo um vlog que o cara tava apresentando a 70-200 2.8 IS e ironizando que era ótima pra candids afortunados de família, é por aí mesmo hehe
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr