Autor Tópico: Camera Mirrorless (futuro chegou)  (Lida 11328 vezes)

Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Agosto de 2012, 21:18:22
Já postei no fórum algumas vezes sobre essa "tendência"....que não é mais tendência é mundo real....hoje alguns fotógrafos com prêmio Pulitzer nas costas já migraram pro sistema M4/3......e além das Mirrorless Oly, Pana (M4/3) e das Nex, da Sony (com sensor APS-C) e do formato próprio da mirrorless da Samsung e o  formato muito pequeno da linha mirrorless da Nikon  (temos...agora.... a recém anunciada - e de certa forma decepcionante Canon Mirrorless) ....a Photokina desse ano promete......teremos uma nova Oly  4/3 mirrorless, provavelmente o anúncio de uma mirrorless FF da Sony e o mais impactante..... uma Mirrorless da Hasselblad (com sensor com o dobro do tamanho de um FF) .......o mecanismo com espelhos....não existirá daqui alguns anos.....isso já é fato!
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2012, 21:28:23
que bom
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2012, 17:54:42
Tem uma Fuji a caminho tbm :)

http://www.theverge.com/2012/8/24/3264979/fujifilm-x-e1-mirrorless-leaked-pictures

... uma Mirrorless da Hasselblad (com sensor com o dobro do tamanho de um FF) ...
Wow  :o . Isso é rumor ou já foi confirmado?


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2012, 17:57:45
Wow  :o . Isso é rumor ou já foi confirmado?

A mirrorless é certeza...é oficial....agora o tamanho do sensor é que ainda é incerto, pois não forneceram nenhuma informação oficial a esse respeito, mas a chance de ser anunciada agora em setembro na Photokina é altíssima.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2012, 17:57:57 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2012, 11:53:11
o mecanismo com espelhos....não existirá daqui alguns anos.....isso já é fato!

Fato na sua cabeça!!!! Ser fan de mirrorless eh uma coisa, mas pensar assim jah eh fanatismo!

O sistema de espelhos gera o OFV q eh muito importante para varios profissionais. E o grip da mao direita + o grip inferior eh um atrativo ergonomico q muitos nao querem abrir mao.

Dizer q o EVF das mirrorless vai substituir o OVF das Reflex ainda eh algo muito prematuro. Usei uma FZ47 com seu EVF e nem se compara ao OVF da minha D7000. Queria testar um OVF de uma NEX ou M4/3 para falar com mais propriedade sobre isso.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2012, 14:09:20
Fato na sua cabeça!!!! Ser fan de mirrorless eh uma coisa, mas pensar assim jah eh fanatismo!

O sistema de espelhos gera o OFV q eh muito importante para varios profissionais. E o grip da mao direita + o grip inferior eh um atrativo ergonomico q muitos nao querem abrir mao.

Dizer q o EVF das mirrorless vai substituir o OVF das Reflex ainda eh algo muito prematuro. Usei uma FZ47 com seu EVF e nem se compara ao OVF da minha D7000. Queria testar um OVF de uma NEX ou M4/3 para falar com mais propriedade sobre isso.


Mad ....não me considero fã de mirrorless.....falar isso.... seria a mesma coisa que 10 anos atrás falar que alguém era fã do digital....(em relação as analógicas) ....é o mesmo paralelo! Não é questão de gostar ou não...é a constatação que uma tecnologia veio substituir outra....simples assim.

O que me impressiona é como o pessoal ainda não percebeu que a "tecnologia" dos espelhos.... será suplantada pelas câmeras sem o mecanismo....é inevitável....e está acontecendo rápido.

Mad grips ou ergonomia podem se mantidas se existir demanda.....as mirrorless não são necessariamente menores, elas podem ser, mas se o mercado quiser..... podem manter o volume, fazer uma camera mais "cheinha".... pela questão do conforto....as mirrorless vão substituir os espelhos, porque não ter espelhos é uma tecnologia mais nova, mais barata, e que permite superar limites intransponíveis devido a limitação do espelho....como um número maior de frames por segundo entre outras vantagens.   
Sobre o EVF vs OVF.....tbém achava, como vc, que a diferença ainda era grande (nas ultrazoom como FZ47 e FZ150 o EVF ainda é fraquim fraquim, não tem como ser comparado com um OVF.....mas minha opinião mudou TOTALMENTE com a OM-D nas mãos....o EVF da OM-D é MUITO próximo de um OVF em qualidade ..... e ainda tem algumas vantagens como poder vêr diversas informações e a melhor visualização em baixa luminosidade.....se o viewfinder eletrônico da OM-D já é muito bom e gostoso de usar...fico pensando o que será o da GH3 e o de outras mirrorless a partir de agora.....Mad......esse obstáculo começou (fortemente) a ser superado com a OM-D...e os lançamento não param....teste um EVF da OM-D ou da futura GH3....e vai entender o que estou falando.

« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 14:10:34 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2012, 14:33:12
E os preços? Pelo que vi, acho que estão salgados.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2012, 14:56:53
Apenas para ficar na seara do português..

Fato é o conhecimento ou informação baseado em ocorrências reais, ou seja, algo que já aconteceu. O mecanismo com espelhos deixar de existir não é um fato como deseja ardentemente nosso amigo mas no máximo uma previsão, ou uma suposição. Analisando-se a linha de tempo e os novos lançamentos TOP dos principais fabricantes, que costumam ter vida útil 3 anos no mínimo (1D-X e 1D-C, 5D Mk III, D4 e D800) creio que teremos ainda no mínimo mais 5 anos de "mecanismos de espelhos". Eu particularmente acho que ainda vai bem mais tempo. Só que isto não é fato, é suposição e não adianta querer discutir sobre achismos.


« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 14:58:34 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2012, 15:30:37
Mad......esse obstáculo começou (fortemente) a ser superado com a OM-D...e os lançamento não param....teste um EVF da OM-D ou da futura GH3....e vai entender o que estou falando.

Aih realmente, nao posso falar com propriedade sobre os atuais EVF das mirrorless. Se esse obstaculo for superado, mas o lance da ergonomia, aih pode ser q dentro de alguns anos veremos o segmento DRSL minguar e os de mirrorless prevalecer, alem da preocupaçao com a ergonomia, q nao vejo isso por parte dos fabricantes.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2012, 15:44:28
Apenas para ficar na seara do português..

Fato é o conhecimento ou informação baseado em ocorrências reais, ou seja, algo que já aconteceu. O mecanismo com espelhos deixar de existir não é um fato como deseja ardentemente nosso amigo mas no máximo uma previsão, ou uma suposição. Analisando-se a linha de tempo e os novos lançamentos TOP dos principais fabricantes, que costumam ter vida útil 3 anos no mínimo (1D-X e 1D-C, 5D Mk III, D4 e D800) creio que teremos ainda no mínimo mais 5 anos de "mecanismos de espelhos". Eu particularmente acho que ainda vai bem mais tempo. Só que isto não é fato, é suposição e não adianta querer discutir sobre achismos.

Alexandre.....realmente é difícil prever prazos...e datas....mas 3 anos...(2015) pra ter mais modelos mirrorless que DSLRs.... seria um prazo que considero curto....e corresponderia a lógica do mercado até agora....de crescimento das mirrorless e encolhimento das DSLR (nos últimos 3 anos).
Alexandre e Mad.... não é suposição....gente vcs parecem o pessoal que defendia os rolos de filme....quando apareceram as primeiras digitais.... :hysterical: :hysterical: VHS vs DVD   ....e ou as TVs de tubo.....é a mesma lógica.....
A fase inicial das mirrorless  - 3, 2 anos átras....(quanto elas tinham muita desvantagens em relação as DSLR) ....já passou...agora começamos a assistir a briga cabeça a cabeça....mais 2, 3 anos e o desempenho das mirrorless terá deixado as DSLR pra trás.....porque?  Pq....a utilização dos espelhos é tecnologia velha e que já foi desenvolvida ao máximo....não tem mais como evoluir....as limitações do sistema mecânico "a dança dos espelhos".... atravancam as novas possibilidades e as inovações constantes dos sensores e processadores....e não sou eu quem falo isso....tá cheio de artigo lá fora falando sobre isso.... procurem no google Mirrorless vs DSLR (façam a busca só nos últimos 90 dias...e já irão vêr entre fóruns e matérias.... centenas e mais centenas de artigos e/ou postagens)
As mirrorless serão capazes de disparar fotos em fps inimagináveis numa DSLR....é questão física.  Outra coisa é o EVF com seus recursos de aproximação e visualização de informações e edição em tempo real (as curvas de tom da OM-D pra citar um exemplo).
Fora o custo bem menor, a possibilidade de minituarização, a menor distorção das lentes (devido a proximidade com o sensor) etc etc....
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 15:46:56 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2012, 16:17:50
Já é o segundo ano em que o market-share das mirrorless fica em torno de 20% considerando-se o mercado mundial, não apresentando crescimento significativo, resta ver o que acontecerá em 2012. No Japão, onde as mirrorless ocupavam aproximadamente 50% do mercado, o BCNRanking mudou a forma de classificação, que agora são classificadas em DSLR, câmeras sem espelho e lentes intercambiáveis e câmeras sem espelho e lentes fixas (compactas). Portanto, não não existe mais comparação entre o mercado DSLR e mirrorless, pelo menos lá que era o lugar do mundo onde mais se vendia mirrorless. Apenas por curiosidade, a Olympus tem 30.7% do mercado de mirrorless seguido pela Panasonic com 29.6%, diferença que achei irrisória (achei que a OM-D ia monopolizar o mercado). Na Europa e Américas a venda de mirrorless continua nos mesmos patamares anteriores, segundo a avaliação de lojas como a Amazon.

Acredito que o market-share ainda vai subir bastante e provavelmente ultrapasse as vendas de DSLR a médio prazo. Mas daí a ter 100% do mercado, indicando a extinção dos "sistemas de espelho", é um longo e incerto passo.

Eu mesmo provavelmente serei um provável usuário de mirrorless como segunda camera, assim que fizerem algo bom com sensor no mínimo APS-C e com uma ergonomia melhor que as atuais.

Aliás, o Steve Huff fez um artigo bem interessante sobre mirrorless x DSLR. Para ele, ambas vão conviver ainda por muito tempo, principalmente com as FF. Para o street, ele considera as mirrorless imbatíveis, Para outras aplicações, estúdio e retratos por exemplo, ele enxerga a longa profundidade de campo proporcionada pelo sensor pequeno como um entrave, e neste caso, as DSLR ainda são a melhor opção pelo menos enquanto não surgirem mirrorless FF. (a tão falada Sony mirrorless FF já foi desmentida).

O que não entendo é o porquê desta necessidade de tentar fazer prevalecer a própria opinião a qualquer custo e tentar transformar uma hipótese em fato concreto. DSLR e mirrorless não podem conviver mutuamente em paz ?????? Essa é a minha hipótese, que ambas irão conviver ainda por muito tempo e se houver uma extinção dos espelhos, ainda vai demorar muito tempo (se é que a extinção total vai existir, ao contrário do VHS, o filme ainda é utilizado em alguns formatos e para audições de qualidade, nada foi capaz de substituir os amplificadores valvulados).


« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 16:26:15 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2012, 21:00:24
Já é o segundo ano em que o market-share das mirrorless fica em torno de 20% considerando-se o mercado mundial, não apresentando crescimento significativo, resta ver o que acontecerá em 2012. No Japão, onde as mirrorless ocupavam aproximadamente 50% do mercado, o BCNRanking mudou a forma de classificação, que agora são classificadas em DSLR, câmeras sem espelho e lentes intercambiáveis e câmeras sem espelho e lentes fixas (compactas). Portanto, não não existe mais comparação entre o mercado DSLR e mirrorless, pelo menos lá que era o lugar do mundo onde mais se vendia mirrorless. Apenas por curiosidade, a Olympus tem 30.7% do mercado de mirrorless seguido pela Panasonic com 29.6%, diferença que achei irrisória (achei que a OM-D ia monopolizar o mercado). Na Europa e Américas a venda de mirrorless continua nos mesmos patamares anteriores, segundo a avaliação de lojas como a Amazon.

Acredito que o market-share ainda vai subir bastante e provavelmente ultrapasse as vendas de DSLR a médio prazo. Mas daí a ter 100% do mercado, indicando a extinção dos "sistemas de espelho", é um longo e incerto passo.

Eu mesmo provavelmente serei um provável usuário de mirrorless como segunda camera, assim que fizerem algo bom com sensor no mínimo APS-C e com uma ergonomia melhor que as atuais.

Aliás, o Steve Huff fez um artigo bem interessante sobre mirrorless x DSLR. Para ele, ambas vão conviver ainda por muito tempo, principalmente com as FF. Para o street, ele considera as mirrorless imbatíveis, Para outras aplicações, estúdio e retratos por exemplo, ele enxerga a longa profundidade de campo proporcionada pelo sensor pequeno como um entrave, e neste caso, as DSLR ainda são a melhor opção pelo menos enquanto não surgirem mirrorless FF. (a tão falada Sony mirrorless FF já foi desmentida).

O que não entendo é o porquê desta necessidade de tentar fazer prevalecer a própria opinião a qualquer custo e tentar transformar uma hipótese em fato concreto. DSLR e mirrorless não podem conviver mutuamente em paz ?????? Essa é a minha hipótese, que ambas irão conviver ainda por muito tempo e se houver uma extinção dos espelhos, ainda vai demorar muito tempo (se é que a extinção total vai existir, ao contrário do VHS, o filme ainda é utilizado em alguns formatos e para audições de qualidade, nada foi capaz de substituir os amplificadores valvulados).

Alexandre.....eu tbém já tinha lido o artigo do Steve Huff....gosto muito do site dele....mas tem outros bons artigos....como do Kirk Tuck...que possuem outra opinião.

Vc está certo....acima de 50% só tinha o Japão.... a última vez que saiu a pesquisa de mercado lá...foi em março desse ano as Mirrorless já estavam com 58%  das vendas de câmeras com lentes intercambiáveis.

A informação dos "20%" está errada.....(18% na realidade) é do último trimestre de 2011.... em 2010, as mirrorless tinham menos 12 %...e esse ano... a previsão de crescimento é de 60% (ou seja vai passar dos 27%) ...Alexandre elas não estão estagnadas não...ao contrário.... a venda de mirrorless cresce vertiginosamente.

http://online.wsj.com/article/SB10001424052702304444604577342094118995830.html

E a previsão é continuar crescendo muito até 2015.

Alexandre....gosto de DSLRs...acho as FFs fantásticas.....especialmente a D800.....e pela capacidade do olho humano, estamos perto do limite....as câmeras continuarão a melhorar, mas já não conseguiremos vêr essa mudança, pois simplesmente não conseguiremos perceber nenhuma mudança visualmente.....isso quer disser que daqui 10 anos a D800 continuará a produzir ótimas imagens....nesse sentido podem e irão conviver....a questão é ...continuarão a serem fabricadas????....não.....devido ao custo, peso, tamanho e a limitação do desenvolvimento de alguns recursos que o universo das mirrorless abriu.  É como as excelentes câmeras de filme....os últimos e mais modernos modelos tinham uma qualidade (e ainda tem).... brutal...vide uma Konica Hexar Rhodium....podem e são usadas profissionalmente até hoje, mas por pouquíssima gente (principalmente... por causa das "limitações" filme, revelação, tempo e custo) tá ai a bichinha linda:



Pena que custa mais de 1.000 doletas......

Alexandre.....realmente não acredito que daqui 5 -6 anos ainda estarão lançando uma câmera com um custo bem maior e com mais limitações....não tem lógica, mas ainda assim as DSLR continuarão a serem usadas...profissionalmente ao lado das mirrorless por um bom tempo....irão raleando... raleando...como ocorreu com as de filme. O que afirmo sem receio (pois não é só a minha opinião, insisto nisso, não sou só eu falando isso....é que o sistema sem espelho não é só mais uma opção frente ao com espelho...e sim é a substituição de um pelo outro, como foi o digital em relação ao analógico)

Estamos prestes a vêr uma fabricante do peso e da tradição da Hasselblad embarcar no mundo das mirrorless (é um caminho sem volta).

E a expansão tem caminhado para o universo das lentes....pela primeira vez...já tem uma lente pra câmera Mirrorless (nesse caso M4/3) sendo considerada por alguns reviews...como a melhor já testada.

"Conclusion  - The M. Zuiko Digital ED 75mm f/1.8 lens has produced the best set of test results of any lens we have tested in the last decade."

http://www.photoreview.com.au/reviews/lenses/m4-3/olympus-m.-zuiko-digital-ed-75mm-f-1.8-lens

Tem gente comparando a qualidade dela com a Canon 85mm f/1.2....pra ter idéia da qualidade do que estamos falando....
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 21:15:13 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2012, 21:15:48
o povo morde c/ força  :D

e mirrorlessss boa é M9, quem gosta de sensorzinho é chassis de frango  :D
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2012, 21:31:40
Desisto, é pura perda de tempo tentar trocar idéias com quem acha que tem certeza do que vai acontecer amanhã, ou daqui a 5 anos e que não admite estar falando sobre hipóteses e não certezas.

Tem alguma sugestão para a Mega ???





Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2012, 21:49:15
Desisto, é pura perda de tempo tentar trocar idéias com quem acha que tem certeza do que vai acontecer amanhã, ou daqui a 5 anos e que não admite estar falando sobre hipóteses e não certezas.

Tem alguma sugestão para a Mega ???

Afff Alexandre....não posso ter minha opinião então???  Vc postou a sua...discordo dela...mas não acho o debate "perda de tempo"....não desqualifico....e sim o que estou defendendo é uma hipótese......e a "minha hipótese" (de dezenas de artigos) ....é que as mirrorless vieram pra substituir os espelhos.

Alexandre mesmo quando endossou parte do seus argumentos em informações erradas (sobre o mercado)... não te desqualifiquei...simplesmente lhe corrigi e trouxe a fonte......parece que ter sido corrigido lhe incomodou.... :no:....mas ok....já entendi que não quer mais debater, não vou desqualificá-lo por isso.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 21:59:43 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8