Autor Tópico: Fotografia e Marketing na plataforma mobile: seus próximos clientes estão lá.  (Lida 1315 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Ledo um artigo sobre as plataformas mobile feito pela Iab Brasil (disponível pra baixar em iabbrasil.net ) conheci os seguintes dados:
"de acordo com a pesquisa Nielsen Mobile Report (setembro de 2015) 125 milhões de pessoas com idade acima de 10 anos têm celular. Deste total, 91,6 milhões já têm acesso á internet pelo celular, o que corresponde a 52% dessa população com a possibilidade de navegar pelo aparelho. O número considera os cerca de 15 milhões de usuários com aparelhos mais simples e os 76 milhões de possuidores de smartphones"

O estudo ainda revela que uma pessoa olha em média 150 vezes para a tela do celular durante o dia. O smartphone, sempre tido como segunda tela, está se tornando a primeira.

O que isso tem haver com fotografia? Pra mim fica claro que alguns de nossos futuros clientes provavelmente irão ter contato com nosso portfólio através da tela de um celular na hora de escolher o fotógrafo. Lógico que não serão todos os clientes que escolherão assim. Mas esses estudos também dizem que muitos começam a pesquisa no celular e depois a terminam no desktop.

Sabemos que é uma tela pequena para apreciar fotografias. Particularmente eu desejaria que todo mundo tivesse um monitor 4k de 30 polegadas para, pelo menos, notar todo o meu esforço em fazer fotos de qualidade. Porém sabemos que isso não acontecerá assim tão cedo e, portanto, temos de nos adequar a realidade. E essa realidade nos trás um número expressivo de acessos pelo cel, demandando atenção especial ao mobile.
 
Isso tudo me faz pensar em estratégias de Divulgação e Marketing (necessários a todos que desejam manter um fluxo de trabalho que dê para pagar as contas e cobrir equipamentos) pensados exclusivamente para plataforma mobile.

Um Instagram bem cuidado, um site mobile pensado para exibir bem as fotos, que seja rápido, simples e que funcione em vários navegadores. Chego a pensar até em formatos de corte na foto que beneficiem a tela horizontal do celular. Logico, não todas as fotos e nem fazer disso uma regra ou limitação. Mas levar em conta esses números expressivos na hora de montar seu portfólio e estrategia de marketing. 
 

« Última modificação: 10 de Maio de 2016, 23:20:33 por adrianojsmoreira »
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Então, eu estou vendo isso também. Pra vc ter uma idéia, abrindo meu Analytics agora, nesse ano eu tive pelo menos 30% dos acessos vindo de dispositivos mobile, e tenho a impressão de que não está nada amigável pra que usa mobile, tanto é que a taxa de rejeição é super alta =(

Quando faço campanha no face, ou no Adwords vejo que a GRANDE maioria (tipo uns 70 a 80%) dos atingidos são o público do mobile, por isso aos poucos estou repensando layout, peso e quantidade de imagens, etc...
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Segunda feira uma noiva entrou em contato comigo pelo Whatsapp, disse que alguém em grupo tinha me indicado , no meio da conversa perguntei a ela se tinha visto meu trabalho na internet, ela disse que não, que não navegava muito e só usava o Whatsapp mesmo, mandei algumas fotos pra ela pelo aplicativo e o restante do meu trabalho ela vai conhecer pessoalmente em uma visita que já agendamos, ou seja, o único contato que ela teve com o meu trabalho por inicio foi no celular.
Acho que é hora sim de direcionar esforços para esse tipo de ferramenta, Desktops e telas gigantes serão daqui pra frente de uso específico. O futuro é a portabilidade.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Quando eu acesso foruns, social midias e demais plataformas, incluindo email e demais maios de conversa e compartilhamento de informacao, eu tenho a impressao de der o unico que esta usando computador ou tablet. Pq as ressoas respondem quase que em seguida, a nao ser que passem o dia inteiro na frente de um computador ou tablet, ou carreguem eles sempre na mao por onde forem.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Então, eu estou vendo isso também. Pra vc ter uma idéia, abrindo meu Analytics agora, nesse ano eu tive pelo menos 30% dos acessos vindo de dispositivos mobile, e tenho a impressão de que não está nada amigável pra que usa mobile, tanto é que a taxa de rejeição é super alta =(

Quando faço campanha no face, ou no Adwords vejo que a GRANDE maioria (tipo uns 70 a 80%) dos atingidos são o público do mobile, por isso aos poucos estou repensando layout, peso e quantidade de imagens, etc...

Caraca "70 a 80% do publico atingido são mobile"!!!

É cara, os tempos e o mercado vão mudando e temos de nos adaptar. Eu tamém ando repensando a versão mobile do site e também tenho dedicado atenção especial ao instagram.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Segunda feira uma noiva entrou em contato comigo pelo Whatsapp, disse que alguém em grupo tinha me indicado , no meio da conversa perguntei a ela se tinha visto meu trabalho na internet, ela disse que não, que não navegava muito e só usava o Whatsapp mesmo, mandei algumas fotos pra ela pelo aplicativo e o restante do meu trabalho ela vai conhecer pessoalmente em uma visita que já agendamos, ou seja, o único contato que ela teve com o meu trabalho por inicio foi no celular.
Acho que é hora sim de direcionar esforços para esse tipo de ferramenta, Desktops e telas gigantes serão daqui pra frente de uso específico. O futuro é a portabilidade.

Extamente, Dellano. Que exemplo legal. Esse pequeno livro que citei também fala sobre essa conduta do cliente, que tem contato e começa a "estudar" a compra pelo mobile mas depois concretiza no desktop, pessoalmente ou por telefone. Sem dúvidas mais um motivo pra dar atenção pro mobile.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Quando eu acesso foruns, social midias e demais plataformas, incluindo email e demais maios de conversa e compartilhamento de informacao, eu tenho a impressao de der o unico que esta usando computador ou tablet. Pq as ressoas respondem quase que em seguida, a nao ser que passem o dia inteiro na frente de um computador ou tablet, ou carreguem eles sempre na mao por onde forem.

Obrigado CROIX  auheuhiheihehui eu achava que era o único a me sentir assim kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cara, é isso mesmo, minha irmã, namorada, cunhado, todo mundo com quem eu tenho contato responde email, assiste videos, checa notícias pelo cel ou tablet. Só Não estranho mais porque faço (você também, eu acho) outras atividades que são melhores no desktop como editar, jogar, estudar, etc
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


pedrobraz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • www.crisdiasfotografia.com.br
    • Cris Dias Fotografia
Super importante!

Pelo analytics eu vejo que mais da metade das pessoas que navegam no meu site é pelo celular, tanto é que eu fiz páginas específicas pra mobile com ajuda de um plugin do wordpress (mobile redirect). Site responsivo é legal, mas o melhor mesmo é fazer conteúdo exclusivo para o celular.

Tem também que ter um site leve, com imagens otimizadas, para carregar pelo 3g/4g.

Quem quiser ver como é um site otimizado pra mobile (não que o meu seja o melhor), dê uma olhada: www.crisdiasfotografia.com.br

Pra quem não sabe trabalhar com o Wordpress ou não quer pagar alguém para fazer isso, uma excelente plataforma é o Wix, fácil de mexer e tem ferramentas de otimização para navegação no celular.

Abraços!



adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Super importante!

Pelo analytics eu vejo que mais da metade das pessoas que navegam no meu site é pelo celular, tanto é que eu fiz páginas específicas pra mobile com ajuda de um plugin do wordpress (mobile redirect). Site responsivo é legal, mas o melhor mesmo é fazer conteúdo exclusivo para o celular.

Tem também que ter um site leve, com imagens otimizadas, para carregar pelo 3g/4g.

Quem quiser ver como é um site otimizado pra mobile (não que o meu seja o melhor), dê uma olhada: www.crisdiasfotografia.com.br

Pra quem não sabe trabalhar com o Wordpress ou não quer pagar alguém para fazer isso, uma excelente plataforma é o Wix, fácil de mexer e tem ferramentas de otimização para navegação no celular.

Abraços!


Muito legal o site, testei aqui.

Você tocou em um assunto importante: as plataformas!

Estou montando o meu (desktop e mobile) no Wix e estou fascinado com a praticidade na edição para quem não saca de programação. Nele a versão desktop e a versão mobile podem ser editadas de maneira independente. Na verdade ele já faz a conversão para mobile com uma sugestão de como pode ficar (o que já é ótimo). Se não curtir ou quiser melhorar você ainda pode editar da maneira que quiser.
 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


pedrobraz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • www.crisdiasfotografia.com.br
    • Cris Dias Fotografia
Eu já fiz o site no Wix e fiquei fascinado com a velocidade e facilidade dele.

O único problema é que é um pouco limitado para quem gosta de fuçar mais, por isso fui para o Wordpress, mas recomendo a todos!

Meu site inclusive carregava mais rápido do que carrega hoje.