Autor Tópico: Pentax k5 II e k5 IIS  (Lida 4485 vezes)

darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Setembro de 2012, 22:48:43

A Pentax deu uma repaginada na já consagrada k5, com duas novas versões: K5II e K5IIS

A única diferença entre as duas é que a IIS vem sem filtro anti-aliasing. A proposta é que a k5IIs, sem esse filtro, é capaz de criar imagens profundamente ricas e detalhadas. 

fontes:

http://www.pentaximaging.com/dslr/K-5_II#!product-highlights

http://www.steves-digicams.com/camera-reviews/pentax/k-5-ii-and-k-5-iis/pentax-k-5-ii-and-k-5-iis-review.html



Pentax has announced its 2012 flagship DSLR siblings, the K-5 II and K-5 IIs. Both camera models feature a 16.28-megapixel CMOS image sensor, a 3.0-inch LCD display, Pentax's PRIME II imagine engine, a newly designed Autofocus sensor for more accurate performance with faster lenses, a 1/8000 per second top shutter speed, 7 frames-per-second high-speed burst shooting, 9 image modes and 18 built-in digital filters. Both cameras are also dustproof, thanks to 77 special body seals, and weather-resistant, good for reliable operation down to 14°F (-10°C).

Other built-in gadgetry includes their SR (shake reduction) mechanism to prevent camera shake from blurring photos and video recording, a dust reduction (DR II) mechanism to keep that CMOS sensor particle-free, an electronic level, and an extremely long batter life (approx 980 shots per full charge).

So what's difference between the K-5 II and the K-5 IIs you ask?

The IIs will cost about $100 more (body only) than the II because the IIs "is offered without an anti-aliasing filter, which is commonly found in many DSLRs to smooth computer generated imagery by decreasing high frequencies and distortion, but adversely reduces detail resolution. Without this filter, the K-5 IIs creates deeply rich, detailed imagery at supreme resolution levels." Pentax says this is better for professional photographers who typically shoot indoors and have greater control over lighting conditions.

Pentax K-5 II Features

    16.28-megapixel CMOS image sensor (23.7mm x 15.7mm)
    3.0-inch (921K dots) LCD display
    PRIME II imaging engine
    ISO 100 - 12800 (standard); ISO 80 - 51200 (custom)
    A new, highly-sensitive AF (Auto Focus) sensor
    Dustproof and Weather-resistant
        77 special body seals
        Reliable operation down to 14°F (-10°C)
    1/8000 per second top shutter speed (good for 100K shutter releases)
    Pentax SR (Shake Reduction) mechanism
    100-percent field of view viewfinder
    High-speed Burst Shooting at 7 frames pers second (in JPEG mode, max of 30 frames)
    9 Images Modes (including Bleach Bypass)
    18 Built-in Digital Filters (including Sketch and Posterization)
    Electronic Level
    CTE mode (automatically adjusts white balance)
    DR II (Dust Removal II) mechanism
    Dynamic Range Expansion Function
    RAW Data Retrieve Function (saves the RAW files of a recently-recorded JPEG image)
    RAW/Fx button
    Long battery life (approx 980 images per charge)

Pentax K-5 IIs Features

    The Pentax K-5 IIs is identical to the K-5 II in terms of features and performance with one exception. It has no anti-aliasing filter.

The Pentax K-5 II will be available this October (2012) in three forms. The body-only version will retails for $1,199.95, while the the DA 18-55mm kit and the DA 18-135mm kits will set you back $1,349.95 and $1,549.95, respectively.

The Pentax K-5 IIs will be available in October as well, in a body-only package, for $1,299.95.



Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2012, 20:26:23
Bem, eu não vejo muito sentido em uma K5IIs. Se a pessoa quer uma imagem com uma resolução maior, é melhor comprar uma câmera com o sensor da Sony de 24MP (que provavelmente a K-3 usará).

Eu achava que a K-3 seria full frame, mas todos os rumores e pelo lançamento leva a crer que é uma APS-C mesmo :/
Infelizmente mantiveram o mesmo processador, não colocaram focus peaking e a velocidade de sincronismo com o flash ainda é de 1/180s.

Tomara que esse novo sistema de foco seja promissor mesmo  :ok:

De qualquer maneira a câmera já era muito boa, então ela continua competitiva.


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2012, 08:34:22
Também não vi muita vantagem nessa k5IIS.

A k5II também não tem muito sentido. A não ser que a pentax demore mais um ano para lançar a sucessora da k5.
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2012, 19:57:53
Também não vi muita vantagem nessa k5IIS.

A k5II também não tem muito sentido. A não ser que a pentax demore mais um ano para lançar a sucessora da k5.

Bem, pelo que me parece a K5II vai ser agora a linha intermediária das APS-C e eles lançarão a K-3, que será uma APS-C top...
Agora vamos esperar para ver os features da K-3, quem tem uma K-5 não trocará pela K-5II, então a K-3 tem que ter algo a mais para atrair o público (já que não será uma ff)


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2012, 20:17:00
Bem, pelo que me parece a K5II vai ser agora a linha intermediária das APS-C e eles lançarão a K-3, que será uma APS-C top...
Agora vamos esperar para ver os features da K-3, quem tem uma K-5 não trocará pela K-5II, então a K-3 tem que ter algo a mais para atrair o público (já que não será uma ff)

Pedro, a linha de entrada ficará só com a K30 ou a Kr terá uma substituta??
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2012, 21:05:20
Pedro, a linha de entrada ficará só com a K30 ou a Kr terá uma substituta??

Para ser sincero, não sei. rs
Se forem seguir a linha da Canon e Nikon, a K-r terá uma substituta, mas não sei se eles deixariam uma mirrorless (k-01) como entry-level, o que é uma possibilidade também.


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2012, 21:18:20
Para ser sincero, não sei. rs
Se forem seguir a linha da Canon e Nikon, a K-r terá uma substituta, mas não sei se eles deixariam uma mirrorless (k-01) como entry-level, o que é uma possibilidade também.
Humm, não tinha pensado nisso  :ponder:
Bom, deixa pra outro tópico, tô desvirtuando o tópico do cara hehe :D
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2012, 10:52:06
Agsantos, acho que não desvirtua o tópico não. Eu realmente achei meio sem sentido esse lançamento da k5II. Eu também não acredito que quem tem uma k5 fará a troca pela k5II. A idéia lançada pelo Pedro é bem interessante.  Manter ela como uma intermediária e lançar a k3 pode ser um bom negócio. Até porque isso deve jogar o preço da k30 para baixo. A pentax acabará com 3 dslr na sua linha, além da opção da mirrorless.

Acredito também que a k-r não terá substituta. Nesse nosso devaneio, não vejo onde ela se encaixaria. teria que ser uma câmera muito barata, na faixa de, no máximo, 500 dólares, para poder competir com a k30.
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2012, 10:55:51
Agsantos, acho que não desvirtua o tópico não. Eu realmente achei meio sem sentido esse lançamento da k5II. Eu também não acredito que quem tem uma k5 fará a troca pela k5II. A idéia lançada pelo Pedro é bem interessante.  Manter ela como uma intermediária e lançar a k3 pode ser um bom negócio. Até porque isso deve jogar o preço da k30 para baixo. A pentax acabará com 3 dslr na sua linha, além da opção da mirrorless.

Acredito também que a k-r não terá substituta. Nesse nosso devaneio, não vejo onde ela se encaixaria. teria que ser uma câmera muito barata, na faixa de, no máximo, 500 dólares, para poder competir com a k30.
K30 mais barata? Como?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2012, 11:13:11
Agsantos, acho que não desvirtua o tópico não. Eu realmente achei meio sem sentido esse lançamento da k5II. Eu também não acredito que quem tem uma k5 fará a troca pela k5II. A idéia lançada pelo Pedro é bem interessante.  Manter ela como uma intermediária e lançar a k3 pode ser um bom negócio. Até porque isso deve jogar o preço da k30 para baixo. A pentax acabará com 3 dslr na sua linha, além da opção da mirrorless.

Acredito também que a k-r não terá substituta. Nesse nosso devaneio, não vejo onde ela se encaixaria. teria que ser uma câmera muito barata, na faixa de, no máximo, 500 dólares, para poder competir com a k30.

Então Darth Wader, fiquei imaginando como seria a "hierarquia" e sucessão dentre as câmeras da Pentax. Pensei que a Kr teria uma substituta pelo fato da K30 ser mais robusta, selada, mas a idéia do Pedro realmente faz muito sentido, já que eles possuem 2 linhas de mirrorless, uma delas utiliza o mesmo mount das dslr e tem praticamente a mesma qualidade/capacidade.
Agora, com relação a K5II e K5IIS eu realmente não entendi rsrs
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


tadashifotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
    • http://www.olhares.com/tadashifotografo
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2012, 13:44:39
Acredito que alguma coisa esteja adiando o lançamento das câmeras APS-C de 24 MP mais sofisticadas, pois havia uma expectativa de que novos modelos de 24 MP seriam lançados na Photokina 2012. Esses lançamentos eram esperados tanto para a Pentax como para a Nikon.

A Nikon D3200, que é um modelo iniciante já tem 24 MP. A expectativa era para as câmeras sucessoras da Pentax K-5, Nikon D7000 e Nikon D300s.

Será que o fornecedor do CMOS de 24 MP é o mesmo para os 2 fabricantes ?


Bem, eu não vejo muito sentido em uma K5IIs. Se a pessoa quer uma imagem com uma resolução maior, é melhor comprar uma câmera com o sensor da Sony de 24MP (que provavelmente a K-3 usará).

Eu achava que a K-3 seria full frame, mas todos os rumores e pelo lançamento leva a crer que é uma APS-C mesmo :/
Infelizmente mantiveram o mesmo processador, não colocaram focus peaking e a velocidade de sincronismo com o flash ainda é de 1/180s.

Tomara que esse novo sistema de foco seja promissor mesmo  :ok:

De qualquer maneira a câmera já era muito boa, então ela continua competitiva.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2012, 17:06:57
A Nikon D3200 usa o sensor de 24Mp da Sony já utilizado também na A77 e Nex-7. Talvez a não utilização deste sensor nas sucessoras do bem sucedido e excelente sensor de 16Mp utilizado nas Nikon e Pentax (também da Sony) é que, muito embora o DxO tenha classificado a D3200 como a melhor APS-C do mercado em matéria de sensor, o que se vê por aí são críticas em relação ao desempenho em low-light.

Talvez o pessoal esteja com receio de aumentar os megapixels e tornar a câmera pior do que as atuais, que tem desempenho muito bom.

A Canon, que fabrica seus próprios sensores, aparentemente também tem um sensor de 24Mp na espera para a atualização da 60D e 7D, mas acho que também está em compasso de espera para ver o que as outras fazem.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460