Autor Tópico: ISO 100 na Samsung NX11  (Lida 2532 vezes)

PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Online: 26 de Agosto de 2012, 16:52:48
Tenho uma NX11 e não está habilitado o uso de ISO 100 ou qualquer outro abaixo de ISO 200. Percebi que nas fotos tiradas com  modo automático ( smart ) a câmera ocasionalmente opta por este ISO.
Desejo saber se algum usuário da NX10 ou da NX11 percebeu a mesma coisa. Eu liguei ao 0800 da Samsung e me disseram que é assim mesmo. Mas achei difícil se acreditar que uma câmera com tantos recursos tenha uma limitação tão básica. Em tempo, a câmera está com a lente 18-55mm do kit, com a abertura máxima de f3.5. Será que é esta a explicação ??

PMVG


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2012, 19:25:39
Tenho uma NX11 e não está habilitado o uso de ISO 100 ou qualquer outro abaixo de ISO 200. Percebi que nas fotos tiradas com  modo automático ( smart ) a câmera ocasionalmente opta por este ISO.
Desejo saber se algum usuário da NX10 ou da NX11 percebeu a mesma coisa. Eu liguei ao 0800 da Samsung e me disseram que é assim mesmo. Mas achei difícil se acreditar que uma câmera com tantos recursos tenha uma limitação tão básica. Em tempo, a câmera está com a lente 18-55mm do kit, com a abertura máxima de f3.5. Será que é esta a explicação ??

PMVG

A abertura da lente não tem nada a ver com a seleção do ISO. A câmera tem o ISO base 100, então quando você seleciona manualmente ele, tem que aparecer o 100. Agora, se não aparece o ISO 100 a câmera tem algum problema.
Se você deixa a câmera no automático, ela não tem por obrigação que tirar fotos com ISO100, ela seleciona o que achar melhor.
O ideal é nunca usar a câmera no automático, utiliza pelo menos no modo P que você já pode setar o ISO ou no modo Av que você seleciona a abertura e o ISO.


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2012, 01:12:38
Eu revisei a câmera e em todas as opções que permitem mudar o ISO, começa com Auto e depois vem 200, subindo até 3200. Se eu escolher prioridade S ou A por exemplo e apertar a tecla menu, na opção ISO tem Auto - 100-125-160 ( todas as 3 desabilitadas aparentemente de propósito ) depois 200 em diante estão normal. Observando o exif das fotos no modo smart é que se vê que a câmera faz fotos com ISO 100 ou 125 por exemplo, mas nos modos manuais não há esta escolha, todas as fotos começarão a partir de ISO 200. Eu pensei na hipótese da lente, devido a esta ter a tal ifunction, que permite fazer vários ajustes através de uma tecla na lente, ou seja, a interação lente-corpo é um tanto mais interdependente e existem diversos contatos elétricos entre ambos . Imaginei que a Samsung por fazer a lente de kit com a luminosidade apenas regular, optasse por bloquear a escolha de ISOs baixos, visto que começando em 200, melhoraria a sensibilidade à luz,  pouco mudaria a profundidade de campo e não há mesmo ruído perceptível. Existe uma atualização para firmware ( a nx 11 tem um firmware para o corpo e outro para a lente ), mas não fiz porque segundo informações da Samsung, apenas acrescentaria compatibilidade com uma lente de 85 mm que seria lançada.
Espero ter explicado melhor agora. Se alguém tiver uma NX10 ou NX11 dê uma olhada no menu para ver se a situação se repete.
Obrigado
PMVG


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2012, 03:24:44
deve ter alguma treta ligada que inibe o iso baixo. nas canon por exemplo tem o 'highlight tone priority', se ligar isso não baixa mais p/ iso 100.
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2012, 03:40:41
PMVG .....achei em um fórum a explicação do que está ocorrendo com sua câmera...na página 3 do menu.... está ativado Smart Range turned on ("faixa inteligente") se quiser ter o ISO 100 tem que desativar esse dispositivo, pois ele bloqueia ISOs abaixo de ISO200.

A OM-D da olympus peca nesse quesito, mas ela não tem ISO 100 mesmo.....sua faixa de ISO abre em 200.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, 03:40:58 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2012, 15:55:38
Ok. Muito obrigado pelo auxilio. Sou novo neste fórum e fico realmente surpreso com a rapidez da participação. Agora estou no escritório, mas quando chegar em casa vou verificar o menu e fazer novos ajustes. Depois posto os resultados. Por enquanto agradeço a colaboração de todos. Como a linha NX é menos conhecida, creio que informações aqui postadas serão úteis a outros usuários.

PMVG


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2012, 21:04:53
Oliberal. Agradeço muito o auxilio. Era este mesmo o problema ou detalhe. Cheguei em casa a pouco, alterei o referido ítem no menu 3 e ficaram ativadas as opções de ISO100, 125 e 160, além das demais já presentes. Foi perfeito. Valeu mesmo! Não era admissível uma câmera com vários recursos não poder ser mexida neste ítem tão básico.
Em tempo, vou aproveitar o espaço e mencionar outra dúvida: Em quanto começa a contagem das fotografias? A minha marca o nome SAM_1720.jpg. Mas eu comprei nova, lacrada a 4 meses e realmente não acredito ter tirado tantas fotos Até porque as vezes ela fica uns 10 dias parada e quando uso faço algo entre 5 a 8 fotos. Nunca muitas porque a NX uso para paisagens  e  minhas fotos mais comuns são de aves e para isto utilizo uma superzoom. A menos que o contador não tenha começado em SAM_0000.jpg ( ou realmente eu perdi a noção RSS)

PMVG


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2012, 21:21:11
Oliberal. Agradeço muito o auxilio. Era este mesmo o problema ou detalhe. Cheguei em casa a pouco, alterei o referido ítem no menu 3 e ficaram ativadas as opções de ISO100, 125 e 160, além das demais já presentes. Foi perfeito. Valeu mesmo! Não era admissível uma câmera com vários recursos não poder ser mexida neste ítem tão básico.

 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:  Que bom que deu certo.....vi a resposta em outros fóruns....creio que acontece com muita gente isso, era uma dúvida de vários usuários da NX11.   

Eu não tenho a Samsung tenho a Oly OM-d (que tbém tem uma configuração de fabrica estranha......a OM-D tem um excelente menu de acesso rápido a diversas funções, mas não vem configurada pra ele....e pra achá-lo tem que entrar dentro dos diversos menus e procurar.....tá BEM escondido....não entendo porque fazem isso....creio que muito usuário da OM-D nunca nem descobrirá essa opção BEM melhor do que a quem vem de fabrica.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2012, 22:08:34
Exatamente. Escondem funções sem razão. E o pior, no meu caso, é que liguei para o 0800. A atendente foi consultar outros " técnicos" e uns 4 ou 5 minutos depois voltou dizendo que a mudança da configuração ISO era impossível. A referência ao ISO 100 aparece no manual impresso, mas nenhuma referência de como ativá-lo. E confesso que que nunca olhei o CD ( nem sempre muito melhor que o impresso ) que acompanha pois ler manual em monitor é muito chato. Eu conheço um pouco a qualidade das Olympus pois uma amigo meu, na época das reflex convencionais, possuia uma ( acho que o modelo era OM-1 ou OM10 , mas não tenho certeza ) e fazia ótimas fotografias. Ele tinha ainda uma Leica e uma Practika. A NX 11 comprei como entrada usando conjuntamente com a superzoom. Sua maior limitação é a dificuldade de encontrar as lentes. Situação que deve melhorar logo devido a entrada de vários modelos novos em cena.
Abraço

PMVG