Autor Tópico: Iniciante help!  (Lida 1357 vezes)

João Guilherme M Casimiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 26 de Agosto de 2012, 17:21:43
Gente, tenho uma Praktika B200 dos meus pais q está perfeita, sem fungo nas lentes e tal... a lente dela é uma 1.4/50 MC ( o que está escrito na frente dela)
ela foi comprada em 81 e está desde então sem nenhum uso porque eles compraram mas nao sabiam usar, mas estava guardada muito bem esses anos todos.
enfim.queria saber como usar a função "B" dela, para disparos com tempo de exposição maiores que 1s, me falaram que eu teria que comprar um cabo que tem um sistema que trava o botao de disparo durante o tempo que eu precisar, mas nao sei que cabo é esse. eu também queria comprar pra ela alguma lente que tenha algum zoom, não precisa muito! até pq nao disponho de muito dinheiro pra isso.. outra questão é sobre filmes. conhecem algum site que venda filmes baratos? moro no Rio de janeiro, se souberem de lojas tbm serve. vlw!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2012, 17:32:21
João, bem-vindo.

Primeiro de tudo, aconcelho vc a ler esse manual: http://www.praktica-users.com/cams/bfirst/b200manual.html

Agora vamos as suas perguntas:
1 - o "B" no dial de velocidade é o modo BULB. A velocidade do obturador é dada por você. pode ser um click rápido, ou um click lento (nesse caso, tripé). O tal cabo que vc disse, é o cabo disparador como esse

Além de melhorar a tremida na hora do click, ele trava pra baixo, como se você estivesse apertando o disparador. Eu tenho um e nunca usei!

2 - Filmes vc pode comprar pela internet (não conheço o Rio, muito menos lojas aí). Tem as lojas grandes como Angel Foto, Consigo que são de SP e dispacham via correios.

3 - As lentes zoom para essas cameras são relativamente baratas. Lembrando que o zoom, foco e abertura são feitos manualmente.

4 - Essa camera tem uma parte eletronica, o que pode te ajudar na hora da foto. Você seleciona a abertura que quer usar, o fotometro diz a velocidade e a camera clicka na melhor velocidade para a cena. É o Aperture Priority das cameras atuais.

Outra coisa... ela leva uma bateria para essa parte eletronica. Antes de mais nada, compre uma bateria para testar o fotometro e toda a parte eletronica, pra ver se está OK. Depois pense em investir em lentes.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


João Guilherme M Casimiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2012, 17:42:57
Muito obrigado cara! eu vou procurar esse cabo. quanto às lentes, o que eu preciso saber sobre elas pra poder comprar uma? tipo de encaixe? alguma coisa do tipo?? quanto a parte eletronica, aos ajustes manuais e de disparo eu sei usar, já usei um filme nela, falta só revelar pra ver no que deu. comprei uma bateria nova (que nao foi facil achar) e tá funcionando perfeitamente. ahhh esse manual já tá nos meus favoritos! hehehe e eu ainda tenho o original dela! vlw!


João Guilherme M Casimiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2012, 17:56:44
achei esse aqui. serve para minha b200? está no preço do mercado? vlw!
 http://brazil.shop.lomography.com/diana-cable-release-collar


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2012, 18:02:57
Procure por cabo disparador no mercado livre ou release cable no ebay.

R$67,00 num cabo desse é sacanagem. Paguei R$20,00 no meu.

Sobre as lentes: acho que essa é M42 (rosca). Você procura por lentes M42 na web e seja feliz.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


João Guilherme M Casimiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2012, 18:13:14
Procure por cabo disparador no mercado livre ou release cable no ebay.

R$67,00 num cabo desse é sacanagem. Paguei R$20,00 no meu.

Sobre as lentes: acho que essa é M42 (rosca). Você procura por lentes M42 na web e seja feliz.

Abcs

pow cara, procurei lente m42 e o encaixe delas é rosca, a minha já e baioneta só não sei se existem tipos diferentes de baioneta. vlw!


João Guilherme M Casimiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2012, 18:18:31
eu achei uma q visualmente a baioneta é igual, uma 70-210 seria boa?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2012, 18:20:54
a sua deve ser baioneta Pentax. No manual deve ter.

Aí vc procura a baioneta dela na web.

Não conheço muito de equipamento e prefiro as lentes fixas (principalmente as antigas), entao não posso te dizer sobre essa 70-210mm

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM