Autor Tópico: Dificuldade de Foco (Dúvida de iniciante)  (Lida 3037 vezes)

MSilver

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 26 de Agosto de 2012, 21:07:47
Olá amigos, faz um tempinho que leio muito esse fórum, o qual tem me ajudado MUITO na minha nova vida depois de comprar minha T3i. Tenho lido apostilas, sites, vídeos e tudo mais que possa me ajudar, mais tenho me decepcionado um pouco com os resultados... Não quero me alongar muito no assunto, mais tentarei ser o mais objetivo possível.

Tenho gostado de algumas fotos, mais é normal a gente se decepcionar com a maioria das fotos tiradas? É como se na telinha a foto fosse perfeita e quando passo pro pc ... vem aquela tristeza de que não estava tão boa quanto parecia, principalmente em relação ao FOCO.

Geralmente deixo no automático, mais demora muito, e as vezes perco o momento pela demora, e as vezes mesmo após a demora vejo que o foco não fica 100%. Qual a melhor configuração que posso deixar na câmera pra um foco legal no automático?

Outra coisa que me incomodou é que mesmo na opção paisagem as fotos não saem todas focadas, sendo que no manual fala que nesse modo paisagem é foco na foto inteira... estou fazendo algo errado?

Aqui algumas das fotos que tirei nessa semana no Zoológico de Sp ... claro que coloquei as que achei melhorzinhas e cropadas... mais mesmo assim não estão do jeito que eu gostaria... tenho certeza que terei a ajuda de vcs ... Não se preocupem em falar bem ou mal, estou aqui pra aprender! E sei que a caminhada não será fácil!

http://www.flickr.com/photos/m_silver/

Obrigado


gamaral

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2012, 21:32:35
MSilver,
Algumas fotos estão tremidas, o que dá a impressão de fora de foco. Aí o problema pode ser baixa velocidade (ou braço pouco firme).
Em algumas o foco está fora do local ideal. Deve ser porque está com todos os pontos de foco ativados. Você pode escolher um ponto de foco para ter melhor resultado, porque senão a câmera escolhe aquilo que ela achar como primeiro plano e faz o foco.
Quanto ao modo paisagem, eu nunca usei na minha T2i. Para colocar tudo em foco tem que diminuir a abertura da lente, que pode ser feito nos modos manual ou prioridade de abertura.
Como as fotos estão sem o EXIF, não dá prá ter muita certeza do problema.

Parece que em algumas fotos há algo entre a câmera e o animal, o que pode estar confundindo o foco da câmera.
Canon EOS 550D/T2i | EF-S 18-55 IS - EF-S 55-250 IS | Canon SX110 IS
http://500px.com/gamaral
http://www.flickr.com/photos/gilmardoamaral/


MSilver

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2012, 22:07:46
MSilver,
Algumas fotos estão tremidas, o que dá a impressão de fora de foco. Aí o problema pode ser baixa velocidade (ou braço pouco firme).
Em algumas o foco está fora do local ideal. Deve ser porque está com todos os pontos de foco ativados. Você pode escolher um ponto de foco para ter melhor resultado, porque senão a câmera escolhe aquilo que ela achar como primeiro plano e faz o foco.
Quanto ao modo paisagem, eu nunca usei na minha T2i. Para colocar tudo em foco tem que diminuir a abertura da lente, que pode ser feito nos modos manual ou prioridade de abertura.
Como as fotos estão sem o EXIF, não dá prá ter muita certeza do problema.

Parece que em algumas fotos há algo entre a câmera e o animal, o que pode estar confundindo o foco da câmera.

Valeu pelas dicas, mais como escolho só um ponto de foco? é nas configurações? Acho que poderá me ajudar mesmo...
Quanto a ter algo entre a câmera, tem sim, pq alguns animais tem o vidro, em alguns que não tem nada como o urso e os macacos menores, foi realmente mais fácil de conseguir o foco, mais como se mexiam muito, foi dificil de conseguir umas fotos legais, passei tanta raiva ... kkkk

Para deixar o EXIF tenho que upar as fotos no formato original?

Obrigado pela ajuda!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2012, 22:09:29
O Gilmar já deu as pedras do caminho... Só vou tentar contribuir com 2 centavos...

Esqueça modo automático. Comece a se exercitar no modo manual.
Leia o Manual da tua Cam e cheque quais os pontos AF estão selecionados. Se forem todos, deixe selecionado apenas o central.
Como bem observado anteriormente, há um vidro entre vc e alguns motivos. Isso pode estar confundindo o AF da cam e lhe dando a impressão de falta de foco.

Depois tem que ter certeza se a lente não é assim mesmo. Existem lente que não te dão uma nitidez excelente e aí a gente olha a foto em 100% e fica a impressão de falta de nitidez. Nesses casos, basta uma boa rotina de nitidez via PS e muitos dos problemas desaparecerão.

Quanto a colocar tudo em foco... Tem que estudar Abertura e DOF. Depois desses conceitos bem assentados, estude distância hiperfocal.

Mas antes disso tudo, estude fotometria e dá uma checada para ver se teu monitor tá calibrado: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.msg275509#msg275509

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


MSilver

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2012, 22:45:19
O Gilmar já deu as pedras do caminho... Só vou tentar contribuir com 2 centavos...

Esqueça modo automático. Comece a se exercitar no modo manual.
Leia o Manual da tua Cam e cheque quais os pontos AF estão selecionados. Se forem todos, deixe selecionado apenas o central.
Como bem observado anteriormente, há um vidro entre vc e alguns motivos. Isso pode estar confundindo o AF da cam e lhe dando a impressão de falta de foco.

Depois tem que ter certeza se a lente não é assim mesmo. Existem lente que não te dão uma nitidez excelente e aí a gente olha a foto em 100% e fica a impressão de falta de nitidez. Nesses casos, basta uma boa rotina de nitidez via PS e muitos dos problemas desaparecerão.

Quanto a colocar tudo em foco... Tem que estudar Abertura e DOF. Depois desses conceitos bem assentados, estude distância hiperfocal.

Mas antes disso tudo, estude fotometria e dá uma checada para ver se teu monitor tá calibrado: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.msg275509#msg275509

Valeu Hyde, procurei aqui no manual e achei a parte de deixar somente o central na parte de focagem ... espero que isso ajude. Eu pensava que o modo PAISAGEM era para fotos com tudo em foco... então não existe essa opção sem mexer nas configurações??  :shock:

Preciso e estou estudando bastante, é um mundo totalmente novo pra mim, mais estou adorando e sei que aos poucos as coisas vão melhorar ... é ilusão pensar que tudo se resolverá facilmente, sei que tem muito pela frente...

Vou dar uma olhada no link que postou... valeu mesmo!!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2012, 22:52:33
Massa, Hyde. Li uns links, entendi a formula e começo a entender como as grande-angulares tem um DoF tao amplo. Mais uma vez... Obrigado! :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2012, 15:24:13
A minha contribuição para vc é esquecer o modo automático e partir para o manual, com esse modo vc tem dominio da abertura e velocidade, ISO e foco. Sei que são dias simples mas esse é o caminho para fotos melhores, modo manual...abs
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Roberto Ap

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2012, 10:37:47
Valeu pelas dicas, mais como escolho só um ponto de foco? é nas configurações? Acho que poderá me ajudar mesmo...

A julgar pelas duvidas acima, suponho que não tenha lido o manual da camera ainda, que tal começar por ai.

Depois entra no youtube e digita na busca "curso tripodi de fotografia", va paracer um curso completo e muito muito bom, deve ser umas 25 aulas, está em espanhol, mas da pra entender bem.

Abraço.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2012, 11:16:49
coloca o foco, em central (um ponto so)
LE O MANUAL.
e faz testes em manual ate a prender a usar o equipamento.
abs.


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2012, 22:20:32
e ai, as fotos melhoraram ??
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2012, 20:37:04
e ai, as fotos melhoraram ??

Só para constar...
O(A) colega não frequenta desde 28 de agosto. 2 dias após da postagem desse tópico.
Dificilmente retorna.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2012, 14:41:39
Só para constar...
O(A) colega não frequenta desde 28 de agosto. 2 dias após da postagem desse tópico.
Dificilmente retorna.

.
Normal :D


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2012, 21:13:26
.
Normal :D
fotografo instantaneo e assim, ja deve haver aprendido tudo :hysterical: :aua:


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2012, 21:37:00
MSilver, logo qnd eu comecei a me aventurar, assim como vc, li muitos sites, artigos, livros, esse forum.. Enfim.. Li bastante.. E um vídeo que me ajudou muito sobre foco foi esse aqui (é bem prático e explicativo, dá uma boa esclarecida):



Espero que tenha ajudado!  :ok: