Autor Tópico: AJUDA - 20mm 2.8 ou 28mm 1.8  (Lida 2345 vezes)

skydivebr

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Agosto de 2012, 09:56:15
Salve galera,

Preciso de uma ajuda pra decidir sobre a aquisição de uma objetiva. Estou partindo pro mundo das fixas, vendi uma 24-70 2.8 e já adquiri uma 85mm 1.8. Agora estou na dúvida entre a 20mm 2.8 e a 28 1.8, alguém por aqui tem experiência com essas lentes pra ma ajudar a decidir?

Obrigado!

Luciano


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2012, 10:11:19
Sou a favor das fixas desde sempre :ok:

Eu iria de 28mm f/1.8 por ser mais recente, melhor construção.

A abertura fica por último, na escolha.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2012, 10:53:39
Se é para full-frame, eu iria de 28mm F1.8, também! A não ser que fosses te especializar em fazer paisagens, apenas (pois a 20mm é mais wide)... Abraço! Sorte na escolha!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


skydivebr

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:00:11


Sou a favor das fixas desde sempre :ok:

Eu iria de 28mm f/1.8 por ser mais recente, melhor construção.

A abertura fica por último, na escolha.

Abcs

Percebi isso tb Dimmi, além de mais clara! Obrigado pela opinião!

Se é para full-frame, eu iria de 28mm F1.8, também! A não ser que fosses te especializar em fazer paisagens, apenas (pois a 20mm é mais wide)... Abraço! Sorte na escolha!

É FF sim Sakco, obrigado pela opinião!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:04:35
Xará.. nunca usei nenhuma dessas 2 mas já fiquei na dúvida sobre a compra delas..

Um membro bem conceituado aqui do forum e que não anda participando mais me deu uma dica em particular sobre a 20mm que ele possui:
Citar
A 20mm é uma lente exclusivamente para quando você quer realmente o efeito de GA extrema. Se estiver pensando em usa-la "como uma 32mm" em um cropada, esqueça. Ela expande muuuuito a perspectiva e faz as verticais convergirem uma barbaridade. A qualidade de imagem é satisfatória de f4 pra cima.
A 24 é menos "agressiva" em termos de GA, qualidade satisfatoria em uma FF.

No meu caso, acabei optando pela 24mm f/2.8... mais em conta que 28mm e campo de visão mais aberto um pouco...

Mesmo não sendo USM e com abertura mais fechada estou bem contente com ela.. uso numa FF..
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, 11:20:46 por Luciano.Queiroz »


skydivebr

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:07:17
Xará.. nunca usei nenhuma dessas 2 mas já fiquei na dúvida sobre a compra delas..

Um membro bem conceituado aqui do forum e que não anda participando mais me deu uma dica em particular sobre a 20mm que ele possui:
No meu caso, acabei optando pela 24mm f/2.8... mais em conta que 28mm e campo de visão mais aberto um pouco...

Mesmo não sendo USM e com abertura mais fechada estou bem contente com ela..

Ô Xará!! Obrigado pela resposta. Realmente já descartando a 20mm por conta de ser muito wide. O problema da 24 2.8 é que em casamentos, pelo menos na minha opinião, o USM faz falta.

Abração!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:18:32
cara, se você tem dúvida com relação ao foco seria legal realmente testar uma pra ter certeza...

Mas eu não acho o foco dela lento não... a não ser, claro, que vocë fique alternando entre os extremos dela, foco a 25cm ou infinito... numa situação normal de evento, focando entre 1 metro e infinito é bem rápida... não vejo como o USM pode ser mais rápido do que ela já é..

pra você ter uma referência, entre 1 metro e infinito o anel gira somente uns 7mm... uma distância muito pequena pra lente ser lenta... entre 25cm e 1 metro o anel gira cerca de 40mm...


skydivebr

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:26:55
cara, se você tem dúvida com relação ao foco seria legal realmente testar uma pra ter certeza...

Mas eu não acho o foco dela lento não... a não ser, claro, que vocë fique alternando entre os extremos dela, foco a 25cm ou infinito... numa situação normal de evento, focando entre 1 metro e infinito é bem rápida... não vejo como o USM pode ser mais rápido do que ela já é..

pra você ter uma referência, entre 1 metro e infinito o anel gira somente uns 7mm... uma distância muito pequena pra lente ser lenta... entre 25cm e 1 metro o anel gira cerca de 40mm...

Entendi Luciano,

Vou ver se o meu fornecedor me permite testar as lentes.

Obrigado pela dica!

Abraço!


A. Mandel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2014, 18:17:37
Amigo, eu já trabalhei com as duas lentes: Canon 20mm F/1:2.8 e Canon 28mm F/1:1.8. Eu me decepcionei com a 28mm F/1.8. Essa lente, apesar de classificada como "F/1.8" deve ser considerada como uma F/2.8 ou mais escura. Fiz vários testes em TV, AV e Manual com as duas lentes na mesma câmera - Canon 5D MarkII - . Os resultados da Canon 20mm F1:/2.8 foram muito melhores. Importante observar que ao comparar a Canon F/1:2.8 com a Canon 24mm F/1:1.4 o resultado foi totalmente favorável à 24mm F/1:1.4. Todavia, como a diferença de preço entre a 24mm e as outras é muito grande, você deve ficar, SEM QUAISQUER SOMBRAS DE DÚVIDAS, com a CANON 20MM F/1:2.8. Essa lente é rápida, tem um foco na pinta e se você quiser fotografar pessoas, basta aproximar-se delas, pois essa lente não provoca distorções nos rostos das pessoas a uma distância de 1,5m, proporcionando uma excelente angulação horizontal. Eu cheguei à conclusão de que o tamanho do filtro da lente é uma variável que deve ser considerada durante a escolha de uma lente grande angular. Todas as vezes que eu testei uma lente GA com filtro abaixo de 72mm eu me decepcionei. A Canon 20mm F/1:2.8 tem um filtro de 72mm (a cara da lente tem 72mm) contra somente 58mm da Canon 28mm F/1:1.8. Obviamente há excelentes lentes com filtro de 58mm, mas em termos de grandes angulares isso não é um bom indicativo (eu não considero a 28mm uma grande angular se comparada à 20mm. A diferença é grande!).  Resumindo: vá de Canon 20mm F/1:2.8! Eu já me desfiz da 28mm F/1:1.8.