Autor Tópico: Problema - Ruido com iso 100 canon 60D  (Lida 9393 vezes)

fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #15 Online: 31 de Agosto de 2012, 12:59:44
Bem...................................

Qualquer câmera digital irá apresentar este "ruído" nas áreas de sombra. Umas mais, outras menos, mas onde não tem luz, não tem informação, onde não tem informação, o ruído prevalece. E em áreas fora de foco essa granulação se confunde com o blur provocado pelo desfoque e parece ainda mais evidente aos nossos olhos. Desencana que está perfeitamente normal.

Quanto ao ISO 160, isos intermediários são amplificação ou redução dos ISO's base via software. ISO 160 é a mesma coisa que vc fotografar em ISO 200 superexpondo 1/3 de ponto e depois baixando 1/3 de ponto na conversão do RAW. Nesta faixa de ISO, 100 e 200 apresentam quase o mesmo resultado, e como 160 é na realidade 200 - 1/3 de ponto (o que por si só acaba mascarando o ruído), não é de se surpreender que os resultados pareçam semelhantes.

Os isos intermediários são muitas vezes usados pelo pessoal do vídeo, onde se usa bastante ISO 1/3 abaixo do cheio.


Pessoal, acho que me confundi na minha explicação... eu quis mostrar uma área subexposta e fora de foco apenas para exemplificar a DIFERENÇA entre o ruído do ISO100 e do ISO160...  :ok: :D

Ah, e sobre o ISO base, em algum lugar eu li que o ISO base da 60D era o 160, e que o 100 era uma redução do ganho a partir do 160. Será que isso pode ser verdade?

De qualquer forma, essas discussões são sempre interessante!
fkuhne.tumblr.com


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #16 Online: 31 de Agosto de 2012, 13:01:27
Cara, isso não ruído. Pelo meno não só ruído.

Posso estar muito errado, mas para mim isso é DoF ruim que a lente proporciona. Se a lente tivesse um Dof bonito, veríamos tudo esfumaceado como se fosse um borrão bem leve.

Se estivesse no foco não ficaria ruim.

DOF ruim? Nunca ouvi falar disso, não que eu tenha que conhecer já que sou iniciante, mas fiquei curioso com o termo.

Essa lente é uma Canon EF 50mm f/1.4. Ouço falar muito bem dela. Posso estar com problemas na própria lente talvez?...
fkuhne.tumblr.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 31 de Agosto de 2012, 13:11:11
fkuhne, tenho quase absoluta certeza que o ISO base da 60D é ISO 100 e os isos inteiros (200, 400, 800 e assim por diante até 6400) são amplificações via hardware. Os intermediários e mais o ISO 12800 são tratados são amplificações e reduções dos ISO's base via software. Se não me engano apenas na série 1D os isos intermediários também são "base".

Essa questão de ruído (ou aparência de ruído) em áreas fora de foco já foi discutida muitas vezes aqui. Concluiu-se, de forma um tanto empírica, que algumas lentes acabam proporcionando essa impressão de forma mais acentuada do que outras em função das características do bokeh. Tanto que em certa ocasião se discutiu se a lente poderia influir no ruído ou não.

Mas como disse antes, para mim está tudo normal  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #18 Online: 31 de Agosto de 2012, 13:13:13
DOF ruim? Nunca ouvi falar disso, não que eu tenha que conhecer já que sou iniciante, mas fiquei curioso com o termo.

Essa lente é uma Canon EF 50mm f/1.4. Ouço falar muito bem dela. Posso estar com problemas na própria lente talvez?...

Cara, o Dof também depende da distância que está se fotografando e do que ainda pode estar no foco.

Eu testei novamente a poucos dias a 24-70 da Nikon na D700 do meu pai. Não é por acaso que era a melhor 24-70 do mercado. O Dof dela é lindo.....Suaviza a todos os detalhes que estão fora do foco.

Para comparação eu também testei uma 24-70 da Sigma com uma 7D. Por mais que há o DoF, ele fica mais granulado.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #19 Online: 31 de Agosto de 2012, 13:13:51
fkuhne, tenho quase absoluta certeza que o ISO base da 60D é ISO 100 e os isos inteiros (200, 400, 800 e assim por diante até 6400) são amplificações via hardware. Os intermediários e mais o ISO 12800 são tratados são amplificações e reduções dos ISO's base via software. Se não me engano apenas na série 1D os isos intermediários também são "base".

Essa questão de ruído (ou aparência de ruído) em áreas fora de foco já foi discutida muitas vezes aqui. Concluiu-se, de forma um tanto empírica, que algumas lentes acabam proporcionando essa impressão de forma mais acentuada do que outras em função das características do bokeh. Tanto que em certa ocasião se discutiu se a lente poderia influir no ruído ou não.

Mas como disse antes, para mim está tudo normal  :ok:

Legal Alexandre, obrigado pela paciência em responder. De qualquer forma é bom saber que "está tudo normal".  :D :D :ok:
fkuhne.tumblr.com