Autor Tópico: Contrato: Fotografia em formatura  (Lida 33742 vezes)

victorminarini

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 156
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Agosto de 2012, 18:21:09
Bom pessoal o problema é o seguinte:
Vou formar ano que vem e estou pagando aquelas malditas mensalidades para a festa e tudo mais, até ai ok.

Mas acontece que recebi a notícia de que não vou poder levar minha câmera para a festa de formatura. WTF?:aua:
É isso mesmo, a aluna da comissão de formatura me disse que no contrato que nós assinamos com a empresa que vai fazer a cobertura do evento, possui uma cláusula que diz que "não é permitido o uso de câmeras profissionais durante a festa e a colação de grau".

Bom, a minha dúvida é mais jurídica do que fotográfica na verdade.
Esta cláusula é válida? A câmera é pessoal, sou amador e as fotos são particulares, não possuo objetivo de lucrar.
O que eles entendem por "câmeras profissionais"? Será que uma T3i é considerada profissional?
O álbum a parte sairá em torno de R$ 2.000,00, por isso quero tirar minhas próprias fotos.
Eai, alguém consegue achar uma brecha ou ja passou por isso?
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 18:24:59 por victorminarini »
Não há equipamento mais poderoso que sua criatividade.


Cristiano Oliveira

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2012, 18:49:53
cláusula abusiva.  Exorbita a relação de consumo. Eles estao sendo pagos pelo serviço de cerimonisl e organizacao, bufe, etc. e querem forçar uma venda casada do sv de fotografia para um dos contratantes do serviço principal. A clausula merece interpretacao restritiva como probicao de concorrencia por profissional em exercício comercial, mas no caso vc nao vai vender as fotos, apenas exercer seu direito de imagem, personalidade, etc.