Autor Tópico: Contrato: Fotografia em formatura  (Lida 33860 vezes)

spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #15 Online: 12 de Junho de 2013, 22:08:26
Nildes, ai da certo

Você faz algumas áreas exclusivas e as permitidas, põe ordem. O bom senso infelizmente não é obrigatório de fabrica... vem como opcional. Agora qualidade, tem de tudo. Tentei vender alguns álbuns meus pra formandos, nem os tops eram. Tava concorrendo com álbum de saquinho, fotos em couchê, obviamente que perdi.

Depois o cara que ganhou veio oferecer serviço pra mim. Diagramação e tratamento a R$0,10 a foto... imagino como isso foi feito. Depois disso fiquei meio desanimado... :no:







Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Junho de 2013, 12:24:09
A palhaçada toda é porque as empresas de formatura lucram exageros justamente com as fotos ruins que vendem... Pagam freela de 150, 200 conto, pra molecada, fica aquele monte de foto tosca, e eles querem meter a faca.
Aí, pra não correr o risco do tio do formando ter fotos melhores que os profiça, eles proíbem. Simples assim.
E outra, safadeza da comissão de formatura tbm conta. Era só eles brigarem antes da assintaura do contrato. Mas, como eles levam vantagem, tão cagando e andando pros outros formandos...


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #17 Online: 13 de Junho de 2013, 15:28:02

E diga-se de passagem geralmente esses fotografos de formaturas, não são lá estas coisas....

gtsouza.....quanto preconceito. Sinceramente acho inaceitável você classificar uma categoria (companheiros seus) desse jeito.
Existia muito preconceito com os fotógrafos de casamento e hoje eles estão aí, são os únicos que não reclamam de falta de trabalho e pra falar a verdade são os únicos que realmente estão enchendo o bolso.

Muitos começam fazendo fotos desse tipo de evento, é um nicho de mercado.
O que me incentivou a voltar a fotografar profissionalmente e me desenferrujou foi a formatura. Conheço ótimos profissionais que ainda o fazem, ou por lazer e diversão, ou porque somando no final do mês conseguem pagar a escola dos filhos.

O que eu percebo é que o problema muitas vezes não são os fotógrafos e sim a empresa contratada que trabalha de forma lastimável, com decorações prá lá de brega, falta de suporte ao estudante, organização etc.....Não tem luz que salve.

Sinceramente não vejo nenhum problema em alguém levar uma 5DMIII com uma 70-200, contanto que não me atrapalhe, pois vai tomar cotovelada, pisada no pé etc......porque a "responsa" das fotos de cada aluno no final do evento é minha!

Mais respeito com a rapaziada da formatura, ok?

Abraço
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #18 Online: 13 de Junho de 2013, 19:59:35
A palhaçada toda é porque as empresas de formatura lucram exageros justamente com as fotos ruins que vendem... Pagam freela de 150, 200 conto, pra molecada, fica aquele monte de foto tosca, e eles querem meter a faca.
Aí, pra não correr o risco do tio do formando ter fotos melhores que os profiça, eles proíbem. Simples assim.
E outra, safadeza da comissão de formatura tbm conta. Era só eles brigarem antes da assintaura do contrato. Mas, como eles levam vantagem, tão cagando e andando pros outros formandos...

 :ok:

Pior é que é assim mesmo, Mike... infelizmente... E isso é um completo absurdo! E quem perde é o resto da turma... Muito tenso isso...
Por isso acho que as pessoas devem fazer valer seus direitos, desde que com bom senso...

Nildes, ai da certo

Você faz algumas áreas exclusivas e as permitidas, põe ordem. O bom senso infelizmente não é obrigatório de fabrica... vem como opcional. Agora qualidade, tem de tudo. Tentei vender alguns álbuns meus pra formandos, nem os tops eram. Tava concorrendo com álbum de saquinho, fotos em couchê, obviamente que perdi.

Depois o cara que ganhou veio oferecer serviço pra mim. Diagramação e tratamento a R$0,10 a foto... imagino como isso foi feito. Depois disso fiquei meio desanimado... :no:

O meu acho que deve ter sido fechado quase assim!!! Algumas fotos bem toscas e mal feitas, mal tratadas, sem foco até... Acho que não tenho nenhuma foto que eu possa dizer que realmente gosto!!! Tinha até fotos no meu album em que eu não estava! O album no geral foi razoável, e nada além disso! E olha que só pelo album paguei mais que pelas fotos do meu casamento + album + externas num album sensacional.... GENTE, TO FALANDO DO MEU ALBUM... NÃO DOS OUTROS.... SEM GENERALIZAR!!!
E acho tb que muitos freela de formatura sofrem.... e acabam sofrendo num primeiro momento pra ter portifolio e experiencia e pulam fora...


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #19 Online: 13 de Junho de 2013, 21:26:05
:ok:

Pior é que é assim mesmo, Mike... infelizmente... E isso é um completo absurdo! E quem perde é o resto da turma... Muito tenso isso...
Por isso acho que as pessoas devem fazer valer seus direitos, desde que com bom senso...

O meu acho que deve ter sido fechado quase assim!!! Algumas fotos bem toscas e mal feitas, mal tratadas, sem foco até... Acho que não tenho nenhuma foto que eu possa dizer que realmente gosto!!! Tinha até fotos no meu album em que eu não estava! O album no geral foi razoável, e nada além disso! E olha que só pelo album paguei mais que pelas fotos do meu casamento + album + externas num album sensacional.... GENTE, TO FALANDO DO MEU ALBUM... NÃO DOS OUTROS.... SEM GENERALIZAR!!!
E acho tb que muitos freela de formatura sofrem.... e acabam sofrendo num primeiro momento pra ter portifolio e experiencia e pulam fora...

Só to querendo entender...... :ponder:

Custou caro o álbum (estamos falando do seu), ficou com fotos ruins, não pode entrar com as DSLR, alguém se deu bem nisso, quem foi?


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #20 Online: 14 de Junho de 2013, 08:31:29
Só to querendo entender...... :ponder:

Custou caro o álbum (estamos falando do seu), ficou com fotos ruins, não pode entrar com as DSLR, alguém se deu bem nisso, quem foi?

No meu ponto de vista, a única pessoa que lucra com isso é o cára que é dono da empresa.... e honestamente, não sei se muitas vezes ele é realmente um fotógrafo... Eu duvido que o dona da empresa que fotografou minha formatura seja fotografo...
E como os formandos ficam de mãos atadas, acabam ficando muitas vezes com as fotos para terem registros do momento...
No meu caso por exemplo eu mal tive alguem que pudesse ir lá e tirar umas fotinhas com uma compacta... Então, a gente acaba ficando com as fotos....
E detalhe... naquela época não tinha muito entendimento de fotografia ainda... e eu assumo que comprei gato por lebre.... se ó vi depois.... :aua: :aua: :aua:


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #21 Online: 14 de Junho de 2013, 09:27:30
Isso aconteceu comigo uma vez.
Uma aluna me contratou para fotografá-la durante a formatura.
No evento a fotógrafa me disse que eu poderia fazer NENHUMA foto porque era proibido o uso de câmera profissional.
Eu retruquei que a proibição era ilegal e que diante disto iríamos todos para a Delegacia.
Rapidinho me autorizaram a fotografar.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #22 Online: 14 de Junho de 2013, 16:36:18
Isso aconteceu comigo uma vez.
Uma aluna me contratou para fotografá-la durante a formatura.
No evento a fotógrafa me disse que eu poderia fazer NENHUMA foto porque era proibido o uso de câmera profissional.
Eu retruquei que a proibição era ilegal e que diante disto iríamos todos para a Delegacia.
Rapidinho me autorizaram a fotografar.

 :ok: :ok:


Legal você dividir sua experiência!
Mas conta aí, Adam, sua experiência...
Você fotografou sem flash?
Deixaram você passar das áreas restritas?
Como foi?


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #23 Online: 14 de Junho de 2013, 16:56:51

Se é caro ou barato, se pode ou não comprar não vem ao caso. Acho que temos que apreender a pensar no todo e respeitar os contratos.

Saldanha, já pensou em começar a respeitar as leis quando redigir um contrato ?
Contrato não pode conter leis abusivas, tem que ter embasamento legal, porque senão, meu caro, é inválido.


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #24 Online: 14 de Junho de 2013, 22:52:50
:ok: :ok:


Legal você dividir sua experiência!
Mas conta aí, Adam, sua experiência...
Você fotografou sem flash?
Deixaram você passar das áreas restritas?
Como foi?


Nildes,

Foi uma experiência legal não!
Usei flash, mas isto não atrapalhou as fotocélulas dos fotógrafos oficiais do evento porque eles montaram quase um estúdio em uma parte do cerimonial onde foram feitas as fotos com os alunos e eu fiquei longe desse local.
Não deixaram que eu fosse até as áreas restritas, tampouco que eu fotografasse os outros alunos, o que eu jamais faria.
Eu sei que nunca mais farei formatura!
Mas, por um certo aspecto, foi engraçado.
Eu abri a mochila e fui tirando duas 5D MARK, algumas lentes L, dois flashes 580.
A fotógrafa veio correndo de onde ela estava para me proibir, depois de ter visto o arsenal! risos

Um abraço,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #25 Online: 14 de Junho de 2013, 23:40:29

Mas, por um certo aspecto, foi engraçado.
Eu abri a mochila e fui tirando duas 5D MARK, algumas lentes L, dois flashes 580.
A fotógrafa veio correndo de onde ela estava para me proibir, depois de ter visto o arsenal! risos


Deve ter dado um desespero na mulher... imagino a cena...

 :hysterical: :hysterical:

Mas que pena...
De qualquer forma, é muito bom vc ter contado sua experiencia pra gente saber como lidar em uma situação dessas...



Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 20 de Junho de 2013, 22:53:10
De novo.
Vc é músico e não gosta de música sertaneja, então se sente no direito de sacar sua poderosa guitarra de tirar um som na sua mesa.
Vc gosta de cozinha, não gosta do Buffet então resolve levar sua própria comida para o baile.
É a mesma coisa quando a foto.
A comissão é responsável por escolha das empresas e prestadores de serviço e firmou contrato com todos e com exclusividade.
Nada é ilegal já que esta comissão é registrada, tem cnpj.
Respeito aos contratos, isto é lei, isto é civilidade.
E também respeito aos demais pois a sua música tirada na sua mesa irá prejudicar ao baile, a sua marmita irá denegrir a imagem do evento e você tirando fotos em locais não autorizados ou com equipamento profissional irá atrapalhar aos profissionais contratados.
Não concorda?? Não participe, não é obrigado, mas sim é obrigado a acatar o que sua comissão decidiu, contratou de forma legal.
« Última modificação: 20 de Junho de 2013, 22:53:47 por Saldanha AQuatro »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 20 de Junho de 2013, 23:45:01
O problema maior é que não tem motivo pra proibir de entrar com o equipamento.
Eu, quando sou convidado pra algo, deixo a camera em casa. Não gosto de fotografar quando estou passeando ou festando.
Mas, se o cidadão quer entrar com a camera dele, qual o problema?
Agora, na hora das fotos oficiais, tem que ter uma área reservada pra equipe, acho corretíssimo. Como tbm acho que convidado não tem que ir sapear no estudio, com sua camera.

Eu acho que é um misto de ganância, porque supõe-se que o cliente com uma camera boa não vá comprar fotos extras, e também de despeito, porque o tio do formando vai manjar mais de foto que muitos dos profissionais contratados.

De novo.
Vc é músico e não gosta de música sertaneja, então se sente no direito de sacar sua poderosa guitarra de tirar um som na sua mesa.
Vc gosta de cozinha, não gosta do Buffet então resolve levar sua própria comida para o baile.

É a mesma coisa quando a foto.
A comissão é responsável por escolha das empresas e prestadores de serviço e firmou contrato com todos e com exclusividade.
Nada é ilegal já que esta comissão é registrada, tem cnpj.
Respeito aos contratos, isto é lei, isto é civilidade.
E também respeito aos demais pois a sua música tirada na sua mesa irá prejudicar ao baile, a sua marmita irá denegrir a imagem do evento e você tirando fotos em locais não autorizados ou com equipamento profissional irá atrapalhar aos profissionais contratados.
Não concorda?? Não participe, não é obrigado, mas sim é obrigado a acatar o que sua comissão decidiu, contratou de forma legal.

não é a mesma coisa com a foto. Uma coisa é o cara ficar no ombro do fotógrafo contratado, tirando foto e atrapalhando... Outra é o cara estar lá com a família, na mesa, os fotógrafos do outro lado do salão, vai fazer o que?
Até porque foto de mesa em formatura é uma bosta. A maioria da molecada quer mesmo é fotografar e filmar pra pegar o cartão comprovando que fez o serviço...


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #28 Online: 21 de Junho de 2013, 00:06:27
Participei de minha comissão de formatura e isso faz muito tempo mas não tive privilégio algum na época, nem um descontinho, mas as fotos ficaram ótimas.

Gostaria de saber valores envolvidos se possível. Se o formando paga R$200,00 por uma cobertura e álbum merece cada foto fora de foco que tem mão, mas se for R$1.200,00 tem que entrar com um processo por perdas e danos e arrancar até o couro do cidadão, afinal o contrato tem que ser um instrumento de proteção para ambos e venhamos e convenhamos diferencial de qualidade não existe, é implícito.

A comissão é responsável por escolha das empresas e prestadores de serviço e firmou contrato com todos e com exclusividade.
Nada é ilegal já que esta comissão é registrada, tem cnpj.
Respeito aos contratos, isto é lei, isto é civilidade.

Não sou advogado mas acredito que se existe um contrato que vá contra os direitos do cidadão, este não tem validade, isso me parece coronelismo seringueiro.

Só estou querendo entender.... :ponder:


Abs


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #29 Online: 21 de Junho de 2013, 16:26:21
Gostaria de saber valores envolvidos se possível. Se o formando paga R$200,00 por uma cobertura e álbum merece cada foto fora de foco que tem mão, mas se for R$1.200,00 tem que entrar com um processo por perdas e danos e arrancar até o couro do cidadão, afinal o contrato tem que ser um instrumento de proteção para ambos e venhamos e convenhamos diferencial de qualidade não existe, é implícito.

Não sei mto bem como tá funcionando hoje... mas pelo que sei, e pelo que geralmente acontece em Ouro Preto, a comissão paga primeiramente apenas por alguns serviços, como tirar fotos em churrascos, tirar fotos para convites, montar um videoclip para os formandos no dia (e isso dizem que é cortesia) e não sei muito bem como é questão de preço, na minha turma não me lembro como foi essa parte....
Essa grana na realidade pelo que entendi, vai para pagar os fotografos que estarão no dia na festa, pelas fotos do convite, pelas fotos de quadrinho e tals...
Na minha época, nós pagamos mais de 2.5 mil reais pelo baile cada um como um todo... isso, com uns 30 pagantes, daria na faixa de uns 75 mil no total. Não sei quanto foi pago para o pessoal da fotografia propriamente dito...
Só sei que depois, o álbum que comprei ficou em quase 2 mil reais...
Ai vem a dúvida: o álbum é "vendido" a você depois de um ano da formatura (no caso de ouro preto dá mais ou menos isto!)
Neste ponto, é pegar ou largar! O serviço propriamente dito já foi pago.... e agora tem o album que vc compra ou não... E não sei se dá pra processar nesse ponto não... pq os contratos assinados ficam na mao do povo da comissão, e não na mao dos formandos...
E outra, já fiquei sabendo de história que o pessoal foi vender o album e a formanda não quis ficar com ele e o cára picotou as fotos na cara da menina...
Pelo que entendi isso aconteceu pq o pessoal não tava querendo ficar com o album pois algumas vezes eles voltavam e pediam a metade do preço depois de um tempo....
Tenso demais!!!