Autor Tópico: Contrato SUPER ABUSIVO!!!  (Lida 4029 vezes)

Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Online: 29 de Agosto de 2012, 15:18:00
fotografei uma festa de 15 anos e uma revista X me procurou pedindo para publica-las sem me remunerar....até ai, tudo bem... já que será uma ótima oportunidade de propaganda dos meus serviços, já que citarão meu nome nos créditos das fotos...

hoje eles me enviaram o contrato de autorização pra que eu assine.... mas ele tem 1001 clausulas abusivas!!  deem uma lida e digam suas opinioes....

link para download do contrato em formato word: http://www.filebox.com/yxifnf1pjv3o
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 15:18:33 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:22:03
algumas das minhas consideraçoes:


eles querem que eu autorize o uso das fotos pra qualquer coisa....inclusive pra eles comercializarem as fotos com outras pessoas/empresas sem me pagarem nada por isso...fazerem peças publicitarias etc....

tem uma clausula que eu terei que pedir a autorizaçao a eles se quiser vender alguma das fotos ou entao, por exemplo, se quiser publicar no meu proprio site como forma de divulgaçao do meu trabalho... isso eh um absurdo....

 eles tambem pedem que eu autorize que eles modifiquem a minha obra como bem entenderem sem minha previa consulta...isso eh um desrespeito total à propriedade intelectual de quem cria qualquer tipo de obra....

eles fazem eu afirmar que eu declaro estar autorizado por todas as pessoas expostas nas fotos à explorarem a imagem delas.... e qualquer problema judicial em consequência disso será minha responsabilidade....vou dar um exemplo : eles vendem a foto da aniversariante pra uma loja de outro pais usar como publicidade.....se a aniversariante não concordar com isso quem será processado sou eu e nao a revista .... sendo que não irei receber 1 centavo disso...pois a revista eh que se tornará detendora dos direitos patrimoniais das minhas fotos....

mais uma coisa... ao final do contrato eles dizem que qualquer problema judicial sobre o contrato eu tenho que aceitar que ele será tratado na justiça da cidade de são paulo....(eu sou de belo horizonte)....se eu fosse remunerado por isso ate seria normal esse tipo de acordo...mas como nao to ganhando nada com isso, nao quero ter dor de cabeça....
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 15:25:24 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:27:04
sem pagar nada?

manda a merda.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 17:11:55 por dimigobbo »
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


Cristiano Oliveira

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:36:09
Eu já havia lido sobre o assunto há muito tempo. Parece que esse tipo de contrato é padrão no meio das editoras de periódicos. É uma estratégia de se resguardarem contra problemas que ocorram, ganharem muito com o sucesso de alguma imagem e criarem um monte de problemas para você. O que faz com que seja abusivo o conteúdo. E não adianta negociar nada, pois eles acham que estão te dando uma oportunidade de trabalhar de graça em troca da divulgação do seu trabalho. Não tem muito o que fazer ai não. É pegar ou largar, mas se pegar e porventura sua foto tornar-se um paradigma da fotografia moderna, eles vão executar esse contrato em cada linha. Senão, será apenas mais um contrato a ser esquecido, o que geraria riscos só pra você.

BTW... você é o Pedmend lá do fórum mais EV e do Poker?
Clicar é fácil, difícil é não deixar o momento escapar para sempre. Qualquer um aperta o botão, mas poucos eternizam momentos. É por isso que eu preciso aprender mais... E não me canso! E sigo em frente!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:37:46
esquece isso
isso nao e contrato abusivo
isso e so uma estupida piada.
Segue teu rumo, cuida teu trabalho, cuida teus clientes, estuda,e bola pra frente
trabalhar de graça, nao e trabalhar :aua:
procura divulgaçao de uma forma decente, sem exploraçao, :aua:
essa "proposta",NAO E NADA!!!!!
abs.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 15:41:40 por agalons »


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:38:50
Corre que é cilada bino,  :ok:
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:45:10
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 17:12:13 por dimigobbo »
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:55:14
Eu já havia lido sobre o assunto há muito tempo. Parece que esse tipo de contrato é padrão no meio das editoras de periódicos. É uma estratégia de se resguardarem contra problemas que ocorram, ganharem muito com o sucesso de alguma imagem e criarem um monte de problemas para você. O que faz com que seja abusivo o conteúdo. E não adianta negociar nada, pois eles acham que estão te dando uma oportunidade de trabalhar de graça em troca da divulgação do seu trabalho. Não tem muito o que fazer ai não. É pegar ou largar, mas se pegar e porventura sua foto tornar-se um paradigma da fotografia moderna, eles vão executar esse contrato em cada linha. Senão, será apenas mais um contrato a ser esquecido, o que geraria riscos só pra você.

BTW... você é o Pedmend lá do fórum mais EV e do Poker?

sim!! sou do maisev....seculos que nao entro la heheh
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:59:22
pfff. Eu nem responderia.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:59:44
eles não me pagarem pra essa publicaçao especifica (divulgar a festa da menina) eh o de menos....o foda são essas outras clausulas....de eu ter que pedir autorizaçao pra eles pra usar minha propria obra no futuro hahah ou entao eles venderem pra terceiros....

imagina dar algum problema judicial por uso indevido por responsabilidade da revista e eu ser o trouxa que arcará com a responsabilidade de açoes judiciais movidas contra a revista....

mesmo sem postar esse topico aqui eu ja sabia que era furada.. mas como me profissionalizei recentemente e não estou tão por dentro da parte burocratica do nosso meio, resolvi publicar aqui pra ter outras opinioes....
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 16:01:01 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2012, 16:05:44
Veja bem, eu sei que isso é bastante revoltante. Haverá sempre pessoas (e muitas) que não respeitarão o seu trabalho. E não faz diferença se voce é um zé ninguém ou o ban ban ban da fotografia. Essas pessoas não estão nem aí pra isso. Elas estão acostumadas a tratar o proximo de forma desrespeitosa. Então, aprenda a não sentir absolutamente nada quando tiver uma proposta desse tipo na sua caixa de e-mail. Ignore e bola pra frente.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2012, 16:31:32
sem pagar nada?

manda a merda.
         1000
x3100       >:D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2012, 16:44:43
Veja bem, eu sei que isso é bastante revoltante. Haverá sempre pessoas (e muitas) que não respeitarão o seu trabalho. E não faz diferença se voce é um zé ninguém ou o ban ban ban da fotografia. Essas pessoas não estão nem aí pra isso. Elas estão acostumadas a tratar o proximo de forma desrespeitosa. Então, aprenda a não sentir absolutamente nada quando tiver uma proposta desse tipo na sua caixa de e-mail. Ignore e bola pra frente.

valeu pelo toque, spiderman! isso eh foda... mas não vou ficar estressado por causa disso  ;) ....seria uma otima oportunidade de divulgar meu trabalho.... mas o custo beneficio acho que nao vale a pena pelos riscos e oportunidades que posso perder ao assinar esse contrato.... inclusive, porque fiz algumas fotos "diferenciadas" que são dignas de inscreve-las em concursos e/ou quem sabe até vende-las para fins publicitarios.....
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 16:45:41 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Cristiano Oliveira

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2012, 16:51:02
Eu sou do mais ev tb. $argento.com
Clicar é fácil, difícil é não deixar o momento escapar para sempre. Qualquer um aperta o botão, mas poucos eternizam momentos. É por isso que eu preciso aprender mais... E não me canso! E sigo em frente!


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2012, 17:13:27
Eu sou do mais ev tb. $argento.com

lembro do seu nick la sim!! aposentei....mudei de ramo...  :assobi:
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental