Autor Tópico: Qual comprar: EF-S 15-85 ou EF-S 18-135 STM?  (Lida 11207 vezes)

Gustavo - SP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 29 de Agosto de 2012, 15:30:52
Fala pessoal,

Sou novo no Fórum.

Eu tinha uma G12 (vendida) e adquiri recentemente, em uma viagem para os EUA, uma Canon Rebel T4i. 

A princípio, eu queria o kit com a EF-S 18-135 STM, mas, bem na semana que eu estive por lá, essa lente estava em falta e, para não perder a viagem, acabei comprando com a EF-S 18-55 IS II. Fotografei a viagem inteira com ela e gostei muito da qualidade das imagens, muito boa para uma lente de US$ 100 (era a diferença entre comprar o kit ou apenas o corpo). Contudo, em alguns momentos, eu senti um pouco a falta de "range".

Agora, minha esposa voltou para lá a trabalho, e andei pensando em aproveitar e já adquirir uma nova objetiva, com característica mais "walkaround", para cobrir viagens e família.

Pensei imediatamente na EF-S 18-135 STM, que vende diretamente pelo site da Canon por US$ 550, e "casaria" perfeitamente com a T4i e o seu auto foco contínuo em vídeo.

Contudo, por esse preço, já dá pra pensar na EF-S 15-85, que está por US$ 699 na B&H, e me parece estar um degrau acima em qualidade óptica, além de eu ganhar uns mm a mais em grande angular.

E aí, qual vocês me indicam?

Obrigado

Gustavo
 



b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2012, 16:33:38
entre essas duas sou mais a 15-85... como vc disse é um degrau acima.
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


bira2006

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2012, 18:41:07
Por outro lado de 55 para 85mm não é muita coisa.
Se voce tem intenção de filmar com a T4i com frequencia e precisa de autofoco contínuo escolheria a 18-135mm STM.


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2012, 09:19:02
Por outro lado de 55 para 85mm não é muita coisa.
Se voce tem intenção de filmar com a T4i com frequencia e precisa de autofoco contínuo escolheria a 18-135mm STM.
2x...

Outra coisa: a 18-55 IS tem a mesma qualidade ótica da 15-85, de acordo com a avaliação do Photozone.de:
http://www.photozone.de/Reviews/181-canon-ef-s-18-55mm-f35-56-is-test-report--review?start=2
http://www.photozone.de/canon-eos/465-canon_1585_3556is?start=2

O 15mm não é tããão wide a mais que o 18mm, nem o 85 é tão maior que o 55. Se queres video, investe numa 18-135 STM, e se queres wide mesmo, cogita a hipótese de investir na 10-22, que é o mais wide que há para câmera cropada (sem ser fish-eye). Abraços!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


henrylima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2012, 10:10:19
Fala aí colega... Mais de uma coisa p/ te dizer...

Primeiro é sobre o local de compra, nao sei porque o povo de fotografia encana tanto com a BH, se vc já souber o que quer, na amazon é mais barato e os preços já tem impostos...

Segundo a lente 18-135 STM é uma excelente opção para comprar no kit, comprar ela avulso é caro demais pelo que ela entrega. Na amazon tem hoje t4i no kit com essa lente, que esta custando 1.149 obamas. Vale dizer que o corpo custa 600 obamas?? Acho que nao, pois o preco dele é 850 obamas... Se mesmo assim vc desejar a lente STM (já que isso é a grande vantagem da t4i NMO) penso ser interessante trazer outro kit, com a lente desejada e vender o primeiro, já que o range da lente anterior esta coberto por esta...

Isto é o que faria... Se tivesse comprado uma T4i com o kit 18-55..,

Abraços!!!!



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2012, 10:14:33
Olha, pelos gráficos MTF a 15-85mm tem um comportamento mais homogêneo nas diferentes aberturas dentro das DF's pesquisadas. Além de ter melhor resolução de centro, borda e canto em todas as DF's.

Não conheço essa lente, mas esse review aponta que ela é um pouco melhor em relação à 18-55mm. Em termos de AC, a 18-55 bem melhor no GA (18mm), a 15-85 é melhor nas intermediárias e nos 85mm.

E 30mm de diferença na extremidade máxima (55mm para 85mm) pode fazer uma diferença significativa em algumas composições. Claro que vai depender do uso final da imagem e do estilo do fotógrafo.

Não sei como é o foco da 15-85mm. Se for bem melhor que o da 18-55mm, acho que justifica o investimento.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Gustavo - SP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2012, 18:00:09
Primeiro, obrigado pelas respostas.  :ok:

Depois de ver o review do Photozone, entendi o porque da boa qualidade de imagem da 18-55 do kit, ela é realmente muito honesta. Talvez o ganho de range obtido com a 15-85 não valha o investimento agora.

Nesse site já tem um review da 18-135 STM:

http://slrgear.com/reviews/showproduct.php/product/1522/cat/11

Eu segui a dica do colega (pesquisar no Amazon) e encontrei a 18-135 STM por US$ 500, já com impostos e entrega, estou quase decidido por ela. Só que lá informa que é "White Box". Eu já li esse termo no site da BH, mas nunca entendi do que se trata, alguém sabe?

Quanto à ideia de vender o meu kit e comprar outro, embora seja de fato o melhor negócio, pra falar a verdade, me dá um pouco de preguiça. Não que eu não ligue pro prejuízo, mas como essa é minha primeira DSLR e pretendo mantê-la por muitos anos, já ameniza um pouco esse sentimento.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2012, 18:50:11
(...)
Eu segui a dica do colega (pesquisar no Amazon) e encontrei a 18-135 STM por US$ 500, já com impostos e entrega, estou quase decidido por ela. Só que lá informa que é "White Box". Eu já li esse termo no site da BH, mas nunca entendi do que se trata, alguém sabe?

(...)


"White box" são objetivas que foram para o mercado e por alguma razão que não defeito, foram devolvidas.
Não são objetivas que passaram por reparos.
Geralmente são objetivas que fizeram parte de um kit que foi desfeito na loja e devolvido. Ou que o comprador pediu para experimentar e a caixa foi violada e ele não comprou. Ou que foi pedida errado e foi devolvida para a fábrica.
Tudo isso pode ser "white box".

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2012, 11:19:19
Eu tenho uma 15-85 e adorei fotografar com ela.
Boas imagens, foco rápido, boa construção. Comprei exatamente para substituir a lente do kit e ter uma qualidade maior nas fotos. Com um zoom ótimo para viagens, bem versátil.

Só não uso mais pq não cabe na 5D... pena.

Vale a pena comprar se não vai migrar para uma FF, senão existem outras opções, mais caras, porém devem ser encaradas como investimento.


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2012, 11:27:49
Eu tenho uma 15-85 e adorei fotografar com ela.
Boas imagens, foco rápido, boa construção. Comprei exatamente para substituir a lente do kit e ter uma qualidade maior nas fotos. Com um zoom ótimo para viagens, bem versátil.

Só não uso mais pq não cabe na 5D... pena.

Vale a pena comprar se não vai migrar para uma FF, senão existem outras opções, mais caras, porém devem ser encaradas como investimento.

assino embaixo.

povo devia parar de ler esses sites rsrs

sim, a imagem eh parecida c/ a 18-55 is... so what? são lentes completamente diferentes, de categorias diferentes. só de pegar as duas na mão vc percebe.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2012, 11:31:07 por b0fh »
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2012, 15:00:05
Opiniões vai muito de gosto de cada um, no meu caso eu trocaria um pouco do zoom por mais claridade, no caso pegaria uma EF-S 17-55mm f/2.8, é cara, mas para mim é uma lente extremamente flexível e tem uma qualidade excelente em todas as distancias. Se não der para comprar ela pegue uma Sigma ou Tamron 17-50 f2.8.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2012, 15:07:53
Opiniões vai muito de gosto de cada um, no meu caso eu trocaria um pouco do zoom por mais claridade, no caso pegaria uma EF-S 17-55mm f/2.8, é cara, mas para mim é uma lente extremamente flexível e tem uma qualidade excelente em todas as distancias. Se não der para comprar ela pegue uma Sigma ou Tamron 17-50 f2.8.

aproveitando..
no ML essa 17-50 f2.8 está na casa dos 2k e a 18-50 f2.8 está na faixa dos $650. tem muita diferença entre elas? talvez na construção ou na ótica? o range é bem parecido e a abertura é a mesma.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Setembro de 2012, 15:26:51
aproveitando..
no ML essa 17-50 f2.8 está na casa dos 2k e a 18-50 f2.8 está na faixa dos $650. tem muita diferença entre elas? talvez na construção ou na ótica? o range é bem parecido e a abertura é a mesma.

A 18-55 vai fechando de f2.8 até f4.5 de acordo com a distância, já a 17-55 permanece f2.8 em toda a sua extensão. De qualidade desconheço a 18-55, mas a 17-55 é muito difícil de bater, ela é uma referencia na sua categoria.


Gustavo - SP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #13 Online: 03 de Setembro de 2012, 18:09:26
Abortei a compra da 18-135 STM. Eu pensei melhor, e acho que esse preço dela ainda tem muita "gordura" pra queimar. Por enquanto, é novidade, só vende pelo site da Canon por US$ 550, ou algumas "white box" no Amazon por US$ 500,00. Provavelmente quando o produto se estabilizar no mercado, o preço vai cair.

Como a 18-55 do kit vem satisfazendo as minhas pretensões (amadoras), vou continuar usando ela por mais um tempo. 

Pensei, então, na ideia do colega de adquirir, por ora, uma grande angular, já que a grande maioria das fotografias que fiz até agora foram em wide. 

Pesquisei e fiquei em dúvida entre 3: a Canon EF-S 10-22mm, e as Tokina 12-24 e 11-16.

Eu li vários reviews das 3, todos positivos. Estou tendente a ficar com a Canon, pelo range ideal pra mim, e pela baixa distorção. A Tokina 12-24 me pareceu a melhor relação custo-benefício, enquanto a 11-16 com abertura F2.8 tem mais nitidez, mas perde em range.