Autor Tópico: Usando o iPad para controlar o Lightroom  (Lida 11510 vezes)

skooby_aka

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • Viviphotoart.com
Online: 29 de Agosto de 2012, 18:46:23
Este post é direcionado aos colegas fotógrafos que acompanham meu blog e que como eu usam o Adobe Lightroom para seu fluxo digital.

Mais do que um controlador para o Lightroom, eu vou falar de uma ferramenta que efetivamente ajuda muito no seu workflow com o Lightroom.

Eu fiquei empolgado há quase um ano atrás quando descobri um plugin do Lightroom que permite que um controlador MIDI altere os parâmetros de uma imagem simplesmente movendo botões deslizantes, nada mais intuitivo.

MIDI é o padrão interface de comunicação entre intrumentos musicais (Musical Instrument Digital Interface), como teclados, sintetizadores e controladores, por exemplo. Desde um controlador simples, de baixo custo como este da Korg, o NanoKontrol…



… como o BCF-2000 da Behriger que tem os faders (controles deslizantes) motorizados, e a cada imagem que visualizamos na tela no Lightroom, os controles se movem automaticamente para refletir os parâmetros de Exposição, Fill Light, Contraste, White Balance, Etc. Muito utilizado no exterior pelos fotógrafos.



Imaginei o quanto eu poderia acelerar o meu processo de edição e tratamento das minhas fotos e comprei um NanoKontrol em uma loja de instrumentos musicais em São Paulo, foi relativamente fácil encontrar.

Infelizmente o plugin de Lightroom que encontrei para utilizar no Mac, o Knobroom (www.knobroom.com) estava em versão Beta (incompleto e com vários bugs) e o programador não pretende continuar o desenvolvimento.

Para o meu fluxo funcionar, apenas mover os controles deslizantes para alterar exposição e outros parâmetros da imagem não é suficiente. O Lightroom tem muitos atalhos de teclado que usamos com muita frequência e o ideal é ter estes atalhos na ponta dos dedos, nos botões do próprio controlador. Foi ai então que complementei o plugin, utilizando outro programa para converter os comandos MIDI do controlador em “keystrokes” (simula apertos de tecla), dai foi fácil converter apertos de botão do controlador em atalhos para o lightroom.

Pesquisando mais, descobri apps para iPad e iPhone que são controladores MIDI personalizáveis, ou seja, uma forma de utilizar iPad ou iPhone para controlar o Lightroom.

Temos então a possibilidade de utilizar controladores mecânicos, com botões e faders ou iPad, com faders touch.

Existem atualmente 3 soluções diferentes:

1 – Plugin MIDI para Lightroom no Mac – www.knobroom.com. Possibilita uso de controladores MIDI. Está incompleto em fase beta, acesso a poucas funções do Lightroom, porém dá pra ser utilizado com complementos de outro software.
2 – Plugin MIDI para Lightroom no Windows – Paddy(https://sites.google.com/site/dorfl68/). O Paddy é bem sofisticado, tem acesso a praticamente todos os parâmetros da imagem, atalhos, presets, etc. 
3 – App para iPad específico para controlar o Lightroom – o LRPAD (www.lrpad.com). Desenvolvido pelo mesmo programador do plugin MIDI para LR Mac. Funciona com Mac e PC. É interessante, tem acesso a vários parâmetros da imagem, porém para meu fluxo é incompleto. 
No meu fluxo de trabalho, eu inicio editando as imagens, ou seja, classificando-as ou selecionando para deletá-las (Reject) e ao mesmo tempo vou corrigindo um pouco a exposição, WB, etc. Ter que usar mouse, e teclado e mais outro dispositivo só complica nossa vida.

Foi ai que construi uma interface para iPad que suprisse as necessidades do meu workflow. Uso Macs para tratar as imagens e recentemente também uma máquina Windows 7, portanto estou usando Knobroom no Mac e Paddy no Windows.

Vou compartilhar aqui com vcs as minhas 2 soluções. Neste post eu vou colocar a minha solução com o Paddy (no Windows), mais completa e ao mesmo tempo mais simples de implementar.

Optei por utilizar no iPad o app TouchOSC. É um programa simples que usa botões, faders, rotary e encoders para enviar comandos MIDI via WIFI. Pra criar ou modificar as telas e personalizar os comandos, existe o TouchOSC Editor (Mac e Windows).

Estas as telas do meu controlador Ipad para Lightroom utilizando o Paddy. Nesta versão as telas estão em inglês, pois divulgando também para o exterior. Em breve terei as telas também em português. Assim como também estou trabalhando juntamente com o desenvolvedor do Paddy a tradução deste para o português.



Tela 1: Teclas de edição, classificação de fotos e basicamente as funções de Quick Development do Lightroom. Botões grandes de avançar e retroceder nas imagens, rejeitar, colar, copiar, Previous (colar os atributos da imagem anterior e outras funções que uso na edição rápida. Tem também 8 botões de atalho a presets que podem ser personalizados (utilizando o TouchOSC editor e configurações do Paddy).



Tela 2: Praticamente as funções mais utilizadas do módulo Development do Lightroom, com faders para os parâmetros de imagem (notem que não inclui o Brilho por exemplo, por não utilizar muito no meu fluxo e ficar ocupando espaço). Ao mesmo tempo inclui Vinheta, e saturação do laranja e azul que uso com mais frequência. Ao lado de cada fader, um botão para incrementar ou decrementar o valor e do lado esquerdo um botão de reset do parâmetro.

Os botões de navegação foram mantidos por todas as telas para facilitar o uso.

O botão Sensitive mode é uma função do Paddy que aumenta a sensibilidade do fader, fazendo que ele atue com mais precisão. Por exemplo, o fader Exposure atua entre -4 e 4. No modo Sensitive, atua entre -2 e 2, aumentando sua precisão.



Tela 3: Colors. Tem ajustes dos parâmetros HSL, B/W mix e Split Toning. Note que inclui apenas Saturação e Luminância. Não uso o HUE no meu workflow.



Tela 4: Details: ajustes de Sharpening, Vinheta e Tone Curve



para usar após a edição. Deletar rejeitadas, renomear, exportar usando presets prédefinidos pelo usuário (neste caso é necessário criar os presets no LR e configurar no Paddy)

Para ter o seu próprio contralador iPad, siga os seguintes passos:

Baixe este zip do meu site com o setup do iPad e do Paddy que criei: http://www.andersonmiranda.com.br/paddy/ipad-paddy-0.1.zip

Configurando o Ipad:

1 – Compre o TouchOSC na App Store do iPad (US$ 5,00)
2 – Faça o download do TouchOSC Editor em http://hexler.net/software/touchosc. É uma ferramenta gratuita para criar e personalizar telas do controlador MIDI na iPad. Siga as instruções do software para transferir o arquivo paddy.touchosc presente no zip que vc baixou acima
3 – no TouschOSC no iPad, habilite a comunicação CoreMIDI, um protocol que transfere os commandos MIDI via WI-FI.

No PC:
1 – Faça download e instale o plugin Paddy (http://sites.google.com/site/dorfl68/)
2 – Instale rtpMIDI (http://www.tobias-erichsen.de/rtpMIDI.html) para conectar o iPad ao computador. Ele irá criar uma interface MIDI no Windows, que deverá ser selecionado no Paddy 
3 – Configure o Paddy (no Lightroom: File-Plugin->Extras->Paddy):
- Importe o arquivo paddyexportfile.pxf extraido no zip
- Habilite o uso do MIDI em Preferences->Basic Setup->Midi, e selecione “use other MIDI controller”
- No Lightroom: File->File-Plugin->Assign->General Midi Controller selecione a interface MIDI iPad criada pelo rtpMIDI em Select MIDI Device e selecione “Use MIDI In” e “Use MIDI Out”.

O TOuchOSC é bidirecional, ou seja, quango você via a uma nova foto, todos os valores dos faders no iPad são ajustados para refletir os seus parâmetros.

Mais detalhes de setup do Paddy no manual do plugin: http://sourceforge.net/apps/mediawiki/paddy/index.php?title=Paddy_user_guide#iPad_as_Midi_controller_for_LR

FONTE copiada na integra:http://www.galeriaandersonmiranda.com.br/2011/08/26/usando-o-ipad-para-controlar-o-lightroom/

Sempre aprendendo


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2012, 19:11:07
Muito boa a idéia, desafortunadamente não tenho Ipad, mas quando um dia o tiver vou testar esse esquema.

Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2012, 20:38:31
Skooby, achei legal o uso do iPad como uma segunda tela para dar agilidade aos controles.
Mas, o que me fascinou mesmo foi o uso do BCF-2000 no lightroom  :eek: :eek: :eek: :eek:
Então é possivel criar um controle mecânico dos ajustes do LR? Isso é uma beleza!
Como se faz isso, conecta-se ao computador através de qual interface?
Tem um programa para pc que já faça o meio de campo?
O LR fornece um sdk para desenvolvimento dos plugins com documentação?
Onde me aprofundo nisso?


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2012, 21:01:14
Você consegue dar uma ideia de o quanto isso agilizou o seu processo?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2012, 22:15:06
Pena meu iPad estar quebrado
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2012, 22:30:31
Galera, depois de ler o post do skooby, baixei os software apresentados e como não tenho um IPad adaptei a interface para um Iphone (coloquei somente 3 controles para ver como funcionaria), minhas impressões, mas ainda não consigo fazer ele passar os MIDIS para o Mac/Lightroom

Minhas impressões:
- Criar/Modificar as interfaces usando o OSC é fácil ( O TouchOSC Editor é simples para qualquer um que tenha noções de programação de sistemas)
- Instalar o plug-in knobroom no Lightroom também é fácil mas configurar é obscuro, pois não funciona de jeito nenhum e você não encontra referências na net sobre configurações desse plug-in. Os comandos enviados pelo IPhone não chegam ao Mac.

Não conheço muito bem do MIDI mas o M-Audio que tenho aqui conecta sem problemas via MIDI, estou pensando em amanhã ligar o M-Audio no Mac/Lightroom e ver no que dá.
Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


junior ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2016, 20:38:17
Estou utilizando um controlador MIDI Korg NanoKontrol 2. Até agora esta funcionando muito bem com o plugin MIDI2LR.
Com este plugin você consegue setar todas as funções do Lightroom e atribuir a uma das teclas, fades ou os potenciometros do controlador.

Muito bom editar sem tirar o olho da imagem, acelera muito o processo de edição em lotes.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2016, 10:24:59
Fantástico! Parabéns e obrigado por compartilhar conosco. É uma solução bem maneira  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2017, 10:09:39
Prêmio "Pá de Ouro" por desenterrar o tópico!  :clap:

Só pra atualizar aos interessados, eu já havia tentado usar o MIDI2LR com o Ipad há um tempo atrás, mas dada a falta de tempo pra sentar e tentar entender como funcionaria, acabei abandonando.

Porém, recentemente (com mais tempo de sobra) retomei a ideia de usar essa interface para facilitar o uso do Lightroom.

Para tanto, optei por usar um controlador MIDI físico, então estava em dúvida entre o Korg NanoKontrol2 e o Behringer X-touch Mini. Pesquisando sobre o assunto, descobri que o X-touch mini era melhor, pois os "knobs" dele não tem limitação física, ou seja, você pode girar livremente para um lado ou outro que ele não "chega no fim". A limitação dele é por software, pois se está delimitado que os valores do "knob" vão de 0 a 127, quando atinge os limites, vc continua girando e ele não aumenta/diminui.

O motivo de isso ser mais interessante é que quando você atribui um valor para uma foto e vai para a foto seguinte, esse valor fica armazenado logicamente, então ao ir para a foto seguinte, o valor dela não está atrelado "fisicamente" ao controlador. E se você voltar para a foto anterior, ele traz o valor atribuído anteriormente. Não sei se deu pra entender kkkkk. No NanoKontrol2, pelo fato de o knob ter essa limitação mecânica, se você atribui um valor, por exemplo SATURAÇÃO +20 em uma foto, ao mudar para a foto seguinte, o knob "fisicamente" já se encontra na posição +20...

Existem diversos vídeos sobre a utilização desse plugin com controladores MIDI, mas o que eu tomei como fonte principal foi este:


Nele, o youtuber usa 2 X-touch Mini para atribuir diversas funções. Eu comprei 2 controladores e estou usando as configurações que ele disponibiliza por link no vídeo. Porém, existem algumas configurações que não estão funcionando em razão de o plugin não conseguir utilizar a tecla Cmd do Mac. A maioria das funções já estão disponíveis para configuração. Existe ainda a opção de configurar um botão para corresponder à um atalho quando a função ainda não está disponível, porém por essa limitação do plugin com o Mac, nem tudo pode ser configurado...

Ainda estou em processo de customização das teclas, principalmente aquelas que são utilizadas para determinados Presets, mas posso dizer que estou muito animado com esse novo brinquedo e que, com muita certeza, ele otimiza o tempo de trabalho com o lighroom!
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2017, 10:16:08 por sandir.leonardo »
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Janeiro de 2017, 10:18:17
Em tempo: Também consegui (finalmente) usar o TouchOSC (precisa baixar o App no tablet e + 2 programas no computador)!
É bem interessante ter 2 controladores físicos + o Ipad para ajustes mais finos!
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 20 de Janeiro de 2017, 11:24:00
Em tempo: Também consegui (finalmente) usar o TouchOSC (precisa baixar o App no tablet e + 2 programas no computador)!
É bem interessante ter 2 controladores físicos + o Ipad para ajustes mais finos!
Aproveitando a exumação do tópico....
Funcionou em LR CC?


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Janeiro de 2017, 14:00:07
Aproveitando a exumação do tópico....
Funcionou em LR CC?

Sim! CC 2015.8 (update 6.8) rodando normal...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2017, 17:36:03
Sim! CC 2015.8 (update 6.8) rodando normal...
Baixei os dois apps, instalei o TouchOSC no ipad. Mas não consigo conectar os dois.. Meu PC sequer encontra o ipad.. Acho que tem algo errado na configuração do TouchOSC..  :ponder:


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2017, 09:41:01
Baixei os dois apps, instalei o TouchOSC no ipad. Mas não consigo conectar os dois.. Meu PC sequer encontra o ipad.. Acho que tem algo errado na configuração do TouchOSC..  :ponder:

Baixou o TouchOSC Bridge?
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2017, 11:54:19
Cêis sempre arrumam algo para eu gastar meu inexistente $$  :D

Dúvida para quem já tem o Nanokontrol2: como ele não é motorizado o slide pode estar em uma posição diferente do que está no LR quando abrir a foto. Tem como levar ele para a posição correta sem alterar o LR? (por exemplo, supondo que ele esteja no topo e no LR esteja no zero)