Autor Tópico: Usando o iPad para controlar o Lightroom  (Lida 11511 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2017, 12:16:54
Baixou o TouchOSC Bridge?
Baixei sim Sandir. Quando conecto no USB, o ipad enxerga o PC, mas o contrário não.
No WiFi não rola nenhuma conexão. :eek:
Teu iPad é desbloqueado?
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2017, 12:18:06 por nandoespinosa »


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2017, 14:00:19
Cêis sempre arrumam algo para eu gastar meu inexistente $$  :D

Dúvida para quem já tem o Nanokontrol2: como ele não é motorizado o slide pode estar em uma posição diferente do que está no LR quando abrir a foto. Tem como levar ele para a posição correta sem alterar o LR? (por exemplo, supondo que ele esteja no topo e no LR esteja no zero)

Eu acredito que não... esse foi um dos motivos que me levou à escolher o X-touch mini...

No seu exemplo, se você baixar o fader, ele vai levar pra um valor negativo, pois ele assume que a posição em que o slider se encontra é o 0....

A vantagem do xtouch-mini nesse caso é que, por ser digital ele "puxa" a posição em que o atributo se encontra no lightroom...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2017, 14:02:34
Baixei sim Sandir. Quando conecto no USB, o ipad enxerga o PC, mas o contrário não.
No WiFi não rola nenhuma conexão. :eek:
Teu iPad é desbloqueado?

É bloqueado... Chegando em casa eu tento ver quais os passos que segui pra fazer funcionar ;)
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2017, 14:18:04
Eu acredito que não... esse foi um dos motivos que me levou à escolher o X-touch mini...

No seu exemplo, se você baixar o fader, ele vai levar pra um valor negativo, pois ele assume que a posição em que o slider se encontra é o 0....

A vantagem do xtouch-mini nesse caso é que, por ser digital ele "puxa" a posição em que o atributo se encontra no lightroom...

OBrigado!

Não conheço esses controles MIDI, pensei que poderia ter um botão que fizesse o sinal do slider ser ignorado enquanto ele estivesse sendo levado ao zero (deve soar meio bizarro para quem já está acostumado com esses controles mas é pura ignorância minha mesmo,rs)


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2017, 14:32:33
OBrigado!

Não conheço esses controles MIDI, pensei que poderia ter um botão que fizesse o sinal do slider ser ignorado enquanto ele estivesse sendo levado ao zero (deve soar meio bizarro para quem já está acostumado com esses controles mas é pura ignorância minha mesmo,rs)

Tranquilo! Eu também tinha um monte de dúvidas... descobri muita coisa interessante enquanto pesquisava sobre o assunto!
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


Raísa Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2017, 15:46:15
Olha eu estreando minha entrada no fórum... rs
você pode me dizer o quanto isso agilizou seu trabalho?
por exemplo, algo que você levaria 1 hora pra editar, quanto tempo você leva com o controlador?
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2017, 15:46:54 por Raísa Rodrigues »


BIG_DOG

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2017, 16:00:27
Bacana a idéia de usar o Ipad, pena eu não ter um....

Mas vendo o tópico lembrei deste controle modular https://palettegear.com/



Gostei desse aqui também, pena q é carinho:

http://www.fotografia-dg.com/loupedeck-teclado-para-lightroom/

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2017, 16:04:49 por BIG_DOG »
Canon 5D, a clássica! + 50mm 1.8 + 85mm 1.8
https://www.instagram.com/marco_alima/


marcribe

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2017, 17:03:43
Cêis sempre arrumam algo para eu gastar meu inexistente $$  :D

Dúvida para quem já tem o Nanokontrol2: como ele não é motorizado o slide pode estar em uma posição diferente do que está no LR quando abrir a foto. Tem como levar ele para a posição correta sem alterar o LR? (por exemplo, supondo que ele esteja no topo e no LR esteja no zero)

No MIDI2LR os valores só serão alterados quando o slider ou encoder passar do valor atual  (para + ou para -), ou seja, até o controle chegar no valor atual da foto, ele não muda nada.
Por exemplo, a última alteração que fez na exposição foi para +2. Na próxima foto, cujo valor é 0, o valor só será alterado quando o slider ou encoder chegar e passar do 0.
Não sei se fui claro...
E quando ao uso de tablets, isso também é possível utilizando tablets com Android ;)


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Janeiro de 2017, 20:43:58
No MIDI2LR os valores só serão alterados quando o slider ou encoder passar do valor atual  (para + ou para -), ou seja, até o controle chegar no valor atual da foto, ele não muda nada.
Por exemplo, a última alteração que fez na exposição foi para +2. Na próxima foto, cujo valor é 0, o valor só será alterado quando o slider ou encoder chegar e passar do 0.
Não sei se fui claro...


Foi sim!! Muito obrigado!

Perfeito isso, ai não tem estress  :D


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Janeiro de 2017, 20:52:39
Baixei sim Sandir. Quando conecto no USB, o ipad enxerga o PC, mas o contrário não.
No WiFi não rola nenhuma conexão. :eek:
Teu iPad é desbloqueado?

nandoespinosa, segue um mini roteiro do que deve ser feito:

Pré-configuração:
a) Baixe esses arquivos >> https://github.com/mathieucarbou/MIDI2LR-Lightroom/tree/master/TouchOSC
b) Baixe o TouchOSC Bridge e Editor e instale-os no computador
c) instale o Plugin do Midi2LR
d) feche o Lightroom (por garantia)...


Etapas:

No Computador...
1 - plugue o iPad no pc
2 - abra o TouchOSC Editor e o TouchOSC Bridge
3 - No Editor, vá em load e carregue o layout pra iPad (TouchOSC_Lightroom.touchosc)
4 - Clique em Sync

No iPad...
5 - No iPad abra o TouchOSC e clique em "Midi Bridge". Veja se ele localizou seu computador em "Found Hosts".
6 - Vá em Layout > Add  e adicione o layout que foi sincronizado (TouchOSC_Lightroom.touchosc)
7 - Clique em "Done".

De volta ao computador
8 - Abra o Lightroom. Se o plugin do MIDI2LR estiver instalado corretamente, ele abre uma janela automaticamente, nessa janela você precisa dar "load" no preset (MIDI2LR_TouchOSC.xml) que tem o mapeamento dos botões do layout do iPad.
9 - Voilá

Obs.: Se não der certo, experimente apertar o "Clear all Rows"e reescan midi devices"

Acho que é isso...

Avisa a gente se der certo!
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Janeiro de 2017, 20:53:57
No MIDI2LR os valores só serão alterados quando o slider ou encoder passar do valor atual  (para + ou para -), ou seja, até o controle chegar no valor atual da foto, ele não muda nada.
Por exemplo, a última alteração que fez na exposição foi para +2. Na próxima foto, cujo valor é 0, o valor só será alterado quando o slider ou encoder chegar e passar do 0.
Não sei se fui claro...
E quando ao uso de tablets, isso também é possível utilizando tablets com Android ;)

Eu achei que era daquele jeito que eu havia comentado, pois lembro de ter visto em um vídeo um fotógrafo reclamando disso... como não uso o nanokontrol2, não pude confirmar....
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #26 Online: 23 de Janeiro de 2017, 22:00:11
nandoespinosa, segue um mini roteiro do que deve ser feito:

Pré-configuração:
a) Baixe esses arquivos >> https://github.com/mathieucarbou/MIDI2LR-Lightroom/tree/master/TouchOSC
b) Baixe o TouchOSC Bridge e Editor e instale-os no computador
c) instale o Plugin do Midi2LR
d) feche o Lightroom (por garantia)...


Etapas:

No Computador...
1 - plugue o iPad no pc
2 - abra o TouchOSC Editor e o TouchOSC Bridge
3 - No Editor, vá em load e carregue o layout pra iPad (TouchOSC_Lightroom.touchosc)
4 - Clique em Sync

No iPad...
5 - No iPad abra o TouchOSC e clique em "Midi Bridge". Veja se ele localizou seu computador em "Found Hosts".
6 - Vá em Layout > Add  e adicione o layout que foi sincronizado (TouchOSC_Lightroom.touchosc)
7 - Clique em "Done".

De volta ao computador
8 - Abra o Lightroom. Se o plugin do MIDI2LR estiver instalado corretamente, ele abre uma janela automaticamente, nessa janela você precisa dar "load" no preset (MIDI2LR_TouchOSC.xml) que tem o mapeamento dos botões do layout do iPad.
9 - Voilá

Obs.: Se não der certo, experimente apertar o "Clear all Rows"e reescan midi devices"

Acho que é isso...

Avisa a gente se der certo!

Mas num há jeito, meio ou maneira de o meu mac carregar esse xml quando vou carregar parâmetros desse plugin....

na pasta transferencias ele existe, e na janela de escolher o arquivo com as definições ele fica cinza, como se nao fosse uma extensão valida do arquivo com as instrucoes...

comofas?

Captura de Tela 2017-01-23 às 21.54.57 by luiz augusto silva, no Flickr


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Janeiro de 2017, 07:25:58
Mas num há jeito, meio ou maneira de o meu mac carregar esse xml quando vou carregar parâmetros desse plugin....

na pasta transferencias ele existe, e na janela de escolher o arquivo com as definições ele fica cinza, como se nao fosse uma extensão valida do arquivo com as instrucoes...

comofas?

Captura de Tela 2017-01-23 às 21.54.57 by luiz augusto silva, no Flickr

Mas você está tentando carregar ele por onde? O .xml tem que ser carregado pela janela do Midi2LR que abre junto com o Lightroom... Pelo que eu notei no seu print screen, a janela do Midi2LR não está aberta... vc instalou o plugin?

Basicamente tem que aparecer isto:

Captura de Tela 2017-01-24 às 07.26.40 by Sandir Costa, no Flickr

« Última modificação: 24 de Janeiro de 2017, 07:33:24 por sandir.leonardo »
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


marcribe

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 24 de Janeiro de 2017, 13:51:42
Eu achei que era daquele jeito que eu havia comentado, pois lembro de ter visto em um vídeo um fotógrafo reclamando disso... como não uso o nanokontrol2, não pude confirmar....

Eu usava um nanoKontrol, mas troquei pelo X-touch Mini... bem melhor de usar, apesar de ter menos sliders/encoders  :)
Também cheguei a configurar um tablet Samsung Note 10.2, mas não me adaptei
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2017, 13:52:44 por marcribe »


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 24 de Janeiro de 2017, 14:33:13
Eu usava um nanoKontrol, mas troquei pelo X-touch Mini... bem melhor de usar, apesar de ter menos sliders/encoders  :)
Também cheguei a configurar um tablet Samsung Note 10.2, mas não me adaptei

Mas o nanokontrol2 tem aquele esquema de 2 layers? Pq assim, no X-touch mini, temos o dobro e botões/knobs...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII