Autor Tópico: Equipamento X Melhor fotógrafo  (Lida 19452 vezes)

michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Online: 31 de Agosto de 2012, 17:01:20
Eu sempre vejo aqui mesmo no fórum, pessoas, falando sobre equipamentos top, sobre "sentar o dedo".

Achei um texto interssante do Drausio Tuzzulo que fala sobre estas questões. E vão de encontro com algo que eu já disse várias vezes aqui no fórum... a fotografia não mudou, o que mudou são as ferramentas.

"Antes de mais nada, gostaria de agradecer o convite que me deixou muito feliz, para colaborar com esse portal, escrevendo para “Fotografia-DG” e me tornar um colunista do blog. “Muito obrigado ao Diogo Guerreiro”!
Vou tentar trazer à todos os fotógrafos leitores desse blog, um pouco da minha experiência de 30 anos em fotografia, já que comecei em 1982; e da minha visão do trabalho e arte fotográfica, já que atuei e atuo em quase todas as Revistas Brasileiras e principais Agências de Publicidade de todo país, em campanhas com modelos, estrelas, atores e atrizes.
O tema que escolhi para começar essa nova empreitada foi “Os novos fotógrafos”; e  porque?
- Porque como dou vários cursos, workshops e palestras, percebo na maioria, o caminho errado que eles estão seguindo na busca de aprendizado.
- Vejo todos muito preocupados com equipamentos de câmeras e lentes, como se fosse apenas adquiri-los e num passe de mágica, todos viram fotógrafos da noite para o dia.
Enquanto as grandes marcas de câmeras e lentes estão pesquisando e aperfeiçoando, buscando cada vez mais tecnologia para vender e ficar à frente na concorrência, os novos fotógrafos só estão consumindo esses produtos, mas não aproveitando e nem tirando 10% do que eles proporcionam. Isso porque acham que é apenas apertar o botão!
Essa nova geração, têm que entender, que é preciso muita dedicação para o aprendizado da fotografia e que da mesma forma que as marcas buscam e pesquisam aperfeiçoamento em tecnologia, o fotógrafo também por sua vez, têm que buscar a sua, para o seu nome que é a sua marca e para poder seguir a sua carreira com base sólida no mercado; senão ele nunca vai passar de um mero apertador de botão medíocre igual a qualquer outro.
E onde buscar a sua própria tecnologia?
- Na pesquisa do fator mais importante que é técnica de luz; (iluminação); sem luz não têm foto, nem com a melhor câmera do mundo!
- O que faz uma imagem ser maravilhosa e um fotógrafo ser reconhecido, pelo seu trabalho, não é a câmera que ele usa, mas sim como ele ilumina, como ele faz a captação da imagem, como ele dirige uma modelo, como ele equaciona uma produção, como ele dirige uma equipe de profissionais; porque ele é o dono do trabalho e qualquer coisa que não estiver legal no resultado final, é responsabilidade dele!
O conceito da fotografia não mudou; é o mesmo de antes; apenas a ferramenta mudou!
O fotógrafo, têm que saber o que está fazendo para poder repetir um trabalho se necessário; têm que saber enxergar a luz; têm que pegar uma imagem ou um layout e saber interpretar e destrinchar a parte técnica. Se ele não souber, não é fotógrafo; é a mesma coisa se um médico visse uma radiografia e não soubesse interpretá-la; como iria diagnosticar um problema???
Isso demanda dedicação e pesquisa em exercitar e testar luzes de todos os tipos, efeitos e características. Tudo isso aliado ao conhecimento técnico do que chamo da cartilha do fotógrafo que são as funções básicas e o que proporcionam “o obturador, diafragma, iso e temperatura de cor”.
Exemplo metafórico bem real e primário:
- um escritor literário, só chega lá, quando domina o alfabeto e depois as regras de concordâncias verbais e acentuação da língua; mas a base é o alfabeto!!!
- um matemático, físico etc… só chega lá, se primeiro tiver aprendido somar, multiplicar, subtrair e dividir, para depois avançar nas técnicas e teorias matemáticas para poder resolver grandes equações e problemas de álgebra etc…;mas sem ter aprendido a base, não chegaria nem na esquina!
O fotógrafo não é diferente; só vai ser reconhecido, virar grife, ganhar dinheiro, ser chamado por revistas e agências, se tiver técnica e talento; senão será apenas um mero apertador de botão e que depois de algum tempo vai vender o equipamento que comprou, de volta para a loja; porque não vai conseguir espaço no mercado e nem chegar a lugar nenhum!!!
Conselho: “Fotografar muito, tudo, de todos os jeitos, com todas as luzes, pesquisando a cartilha do fotógrafo, testando tudo, enxergando a luz”!!!
Essa é a minha primeira colocação para vocês.
Abraços"

quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2012, 17:14:50
Muito bom e encorajador... gostei...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2012, 17:43:28
Bem legal o texto, mas desses ja li um monte, agora to lendo é livros técnicos, :D
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2012, 20:39:14
"Auto-ajuda fotografica". Sem desmerecer o cara, mas o q ele falou eh obvio. Lembra os textos de Paulo Coelho.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2012, 20:42:57
Esse texto vale pros desavisados que acham que comprar DSLR é comprar a profissão de fotógrafo  :snack:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2012, 21:10:59
Já virou mimimi fotográfico isso.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2012, 21:22:42
Pode ser "mais do mesmo",  pode ser "auto-ajuda", pode ser "mimimi", pode ser cult, pode ser brega, pode ser retrógrado, pode ser hype, pode um monte de coisa... Mas eu acho "verdadeiro". E nunca se deveria se repelir a "verdade" (entre aspas porque cada um tem a sua, né?!  ;) )

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2012, 22:10:53
É mimimi, é repetitivo, mas mesmo muita gente sabendo não conseguem fazer melhor. Esse assunto no texto do Drausio eu considero o mais importante depois de aprender  e dominar a "técnica".  A técnica é aprendizado básico, o assunto "repetitivo" mencionado é o que o fotografo mais se preocupa na sua fotografia e é o seu aprimoramento, logo não é um assunto de pouca importância, é instancia final porem constante.


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2012, 23:33:56
Pode ser "mais do mesmo",  pode ser "auto-ajuda", pode ser "mimimi", pode ser cult, pode ser brega, pode ser retrógrado, pode ser hype, pode um monte de coisa... Mas eu acho "verdadeiro". E nunca se deveria se repelir a "verdade" (entre aspas porque cada um tem a sua, né?!  ;) )

concordo com vc, hyde!
alem disso, não eh soh fotografo iniciante que pensa assim...como bem discutimos naquele topico que abri um tempo atras heheh
« Última modificação: 31 de Agosto de 2012, 23:34:07 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2012, 09:17:23
Esse texto é uma boa pedida para todos novatos e entusiastas na fotografia com uma D
Reflex.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2012, 10:27:11
Concordo com o hyde e com o Patagonico.

É repetitivo mas a galera continua se desviando do "caminho certo". É repetitivo mas poucos conseguem fazer de maneira correta.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2012, 11:05:16
Olá,
gostaria de dar meu pitaco nesse tópico.
Atualmente, eu sou ainda um "apertador de botão". um desses que "senta o dedo" e digo isso sem a menor cerimônia ou com sentimento de rebaixamento. Meu intuito maior na fotografia é me divertir com ela, é tornar o ato de fotografar um hobby, algo que me de prazer e satisfação. Infelizmente nem todos temos tempo, dinheiro e paciência para ficar anos estudando a técnica (que é importante para apresentar bons resultados seja em qual área for). Outros tem tempo, um pouco de recursos e um pouco de paciência para ir a seu tempo, lendo, aprendendo, estudando e clicando muito (é o meu caso) e com as tentativas e erros, tentar melhorar e o principal (no meu caso), sentir satisfação pessoal. Alguns fotógrafos famosos tinham e tem aquela visão aguçada de sentir o clima da foto, compor o melhor cenário e com um click resolver a parada. Outros como eu, precisam explorar várias opções de abertura, velocidade, iso, composição para 'tentar' chegar num bom resultado. E infelizmente pra chegar no 'bom resultado = satisfação pessoal' é preciso "sentar o dedo", capturar várias imagens sobre o mesmo tema e então tentar assimilar qual ficou melhor. Comecei recentemente um curso presencial de 3 horas semanais que já me abriu bastante o horizonte, mas é um longo caminho de aprendizado. Por enquanto tudo o que eu sei é que hoje estou melhor do que fui ontem (em todas as áreas da vida). Se chegar o dia que eu me aventurar no ramo profissional, é porque meu resultado estará condizente com o que o mercado está disposto a pagar. Até lá, meu único CLIENTE sou eu mesmo. Ainda não estou satisfeito com o resultado 'dele', mas .. um passinho de cada vez.
Abraços a todos e desculpem os profiças pelo sentimento AMADOR de ser.
Ainda estou naquela fase de me apaixonar pelas imagens que produzo e não pelos honorários que vou receber pelo trabalho.
Sento o dedo no botãozinho mesmo e F%$#@-se  :hysterical: :hysterical:


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #12 Online: 01 de Setembro de 2012, 12:27:02
Vou ser repetitivo! pode ser chato, sem graça, obvio, repetitivo mas é a realidade... Aqui no forum, o que mais se vê e neguinho na ansiedade de uma nova camera ou uma nova lente, como se isso fosse mudar as regras de uma boa foto ou fosse fazer magina. Se eu pudece compraria uma camera top de linha mais tenho certeza que não ia mudar as minhas tecnicas aprendiadas até hoje. Tento fazer das minhas fotos uma obra de arte mas não cabe a mim jugar se elas são ou não isso. Por isso não me animo quando tem lançamentos de cameras e lentes e nem me dou ao luxo de sair pesquisando isso, me preocupo mais em pesquisar novas tecnicas para melhorar a minhas imagens.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #13 Online: 01 de Setembro de 2012, 12:32:31
Olá,
gostaria de dar meu pitaco nesse tópico.
Atualmente, eu sou ainda um "apertador de botão". um desses que "senta o dedo" e digo isso sem a menor cerimônia ou com sentimento de rebaixamento. Meu intuito maior na fotografia é me divertir com ela, é tornar o ato de fotografar um hobby, algo que me de prazer e satisfação. Infelizmente nem todos temos tempo, dinheiro e paciência para ficar anos estudando a técnica (que é importante para apresentar bons resultados seja em qual área for). Outros tem tempo, um pouco de recursos e um pouco de paciência para ir a seu tempo, lendo, aprendendo, estudando e clicando muito (é o meu caso) e com as tentativas e erros, tentar melhorar e o principal (no meu caso), sentir satisfação pessoal. Alguns fotógrafos famosos tinham e tem aquela visão aguçada de sentir o clima da foto, compor o melhor cenário e com um click resolver a parada. Outros como eu, precisam explorar várias opções de abertura, velocidade, iso, composição para 'tentar' chegar num bom resultado. E infelizmente pra chegar no 'bom resultado = satisfação pessoal' é preciso "sentar o dedo", capturar várias imagens sobre o mesmo tema e então tentar assimilar qual ficou melhor. Comecei recentemente um curso presencial de 3 horas semanais que já me abriu bastante o horizonte, mas é um longo caminho de aprendizado. Por enquanto tudo o que eu sei é que hoje estou melhor do que fui ontem (em todas as áreas da vida). Se chegar o dia que eu me aventurar no ramo profissional, é porque meu resultado estará condizente com o que o mercado está disposto a pagar. Até lá, meu único CLIENTE sou eu mesmo. Ainda não estou satisfeito com o resultado 'dele', mas .. um passinho de cada vez.
Abraços a todos e desculpem os profiças pelo sentimento AMADOR de ser.
Ainda estou naquela fase de me apaixonar pelas imagens que produzo e não pelos honorários que vou receber pelo trabalho.
Sento o dedo no botãozinho mesmo e F%$#@-se  :hysterical: :hysterical:
Amador, acho que nem é uma questão de sentar o dedo ou não. Há situações em que a gente tem que sentar o dedo mesmo e outras não. Depende muito do tipo de fotografia e claro da experiencia do fotografo.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Setembro de 2012, 13:52:49
concordo totalmente, mesmo sendo repetitivo, chato e etc, esse assunto ainda não entra na cabeça das pessoas.

Tem aquele que acha que se comprar uma 1Dx com um set lindo de primes, vai virar o melhor do mundo e pegar vários trampos caros,
e aquele que compra uma camera simples, com lente do kit, sem flash, e acha que é fotógrafo, e pode saira por aí endendo sua "arte".

Aqui no fórum mesmo, a gente lê, quase todo dia, um monte de dúvida idiota:
"Que lente eu uso pra casamento?",
"Comprei uma camera, como fazer book em estudio?"
"Minha foto ficou amarela, o que eu faço?"
"Minha maquina travou, como fazer?"

Tenho duas amigas, isso mesmo, DUAS, que estão pra fazer esse curso de fotografia do SENAC, e já vieram encher meu saco, pra ir nos casamentos comigo. Ah, PQP, pensa que é assim, compra a Rebelzinha, com lente do kit, um cartãozinho de 8gb, sem flash, e quer ir comigos pros casamentos? (Nada contra quem tem Rebel, pelo amor de Deus, hein!)