Autor Tópico: Equipamento X Melhor fotógrafo  (Lida 19722 vezes)

Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #30 Online: 02 de Dezembro de 2013, 16:13:12
Não vejo nesse tópico ninguém que tenha apenas uma sony powershot.

nao sou usuario ativo no forum ha mto tempo...hoje cliquei em "Ver novas respostas aos meus Tópicos." e esse eu tive que desenterrar!! kkkkk

fotos que fiz com uma sony cybershot P93 de 5mp..  :D







« Última modificação: 02 de Dezembro de 2013, 16:14:13 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #31 Online: 03 de Dezembro de 2013, 20:14:52
Arrasou garoto, muito boas fotos, parabéns! Disseram por ai "a luz é a mesma, o que muda é o equipamento"... Eu, em particular, não acho. Penso que, para mim, a frase correta seria: "a luz é a mesma, o que muda e a mente das pessoas", entendo mente, neste caso,  como a capacidade de estudar, treinar, pensar e refletir com o intuito de subir  um "patamar" acima de meras "tops" hahaha! :worship: :o :D :)
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #32 Online: 04 de Dezembro de 2013, 15:32:41
Arrasou garoto, muito boas fotos, parabéns! Disseram por ai "a luz é a mesma, o que muda é o equipamento"... Eu, em particular, não acho. Penso que, para mim, a frase correta seria: "a luz é a mesma, o que muda e a mente das pessoas", entendo mente, neste caso,  como a capacidade de estudar, treinar, pensar e refletir com o intuito de subir  um "patamar" acima de meras "tops" hahaha! :worship: :o :D :)

pois eh..acho q as pessoas se limitam mto psicologicamente por nao terem um equipamento top de linha.... ai acham que nao fazem fotos melhores por isso.... ao invés de se preocuparem em aperfeiçoar a habilidade estetica/artistica, ficam almejando infinitamente comprar uma camera ou uma lente superior....

um tempo atras criei um post +- sobre o mesmo tema deste aqui.... poucas pessoas realmente entenderam meu ponto de vista...  :no:
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2013, 15:33:03 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Marcus Cambraia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • www.marcuscambraia.com.br
Resposta #33 Online: 06 de Dezembro de 2013, 04:31:02
Resumo da seguinte maneira:

Vai ser difícil (não impossível) encontrar fotografos referência e de renome que não usam equipamentos ponta de linha e atualizados para fazerem seus trabalhos.
Vai ser difícil (não impossível também) que os fotógrafos referência e de renome que não saibam usar tecnicamente seus equipamentos.


Falar que o equipamento não é o mais importante é fácil, quero ver fazer sucesso e se manter nele sem fazer tal investimento.

Uma coisa leva a outra, é intrinseco nestes tempos de modernização e avanços que se queira o melhor.

Virou modinha falar que "não preciso disso ou daquilo" para fazer tal foto . . . . é verdade, para fazer esta ou aquela foto não precisa não. Mas quero ver passar o mês fazendo diversos eventos e trabalhos sem o "isso ou aquilo" que querem desmerecer em função do "EU FAÇO PORQUE EU TENHO O DOM".

Bla bla bla.
CANON 5D MARK III - 24-105 L / 17-40 L / 50 mm 1.4 - CANON 5D MARK III  - 24-70 L 2.8 II


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 06 de Dezembro de 2013, 07:03:12
Resumo da seguinte maneira:

Vai ser difícil (não impossível) encontrar fotografos referência e de renome que não usam equipamentos ponta de linha e atualizados para fazerem seus trabalhos.
Vai ser difícil (não impossível também) que os fotógrafos referência e de renome que não saibam usar tecnicamente seus equipamentos.


....

Fotógrafos de renome 'ganham' equipamentos.  ;)

Os fabricantes cedem para fins de publicidade e marketing. Assim muitos acabam se tornando garotos (as) propaganda dos fabricantes.

Se não fosse assim, teria minhas dúvidas se estariam constantemente fazendo upgrades em seu equipamentos a cada lançamento.

Não vou dizer que não é importante e/ou necessários. Mas atualmente a situação está exacerbada. Profissionais justificam a aquisição, a fim de se manterem atualizados no mercado. Mas muitas vezes o ganho é marginal e beira ao prejuízo. De fato isso não ocorre somente por parte de fotógrafo, o comércio, o consumidor... a cobrança é grande. Já vi relatos de profissionais que deixaram de fazer parte de uma equipe por não possuir câmera Full frame, apesar de seu portfólio ser invejável.

E por aí vai... Na verdade, no final talvez tudo seja blá, blá, mesmo
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 06 de Dezembro de 2013, 07:04:04
Você acha que alguém  "precisa" mesmo da uma Canon Mark III para fazer fotos de evento ou book que depois serão estragadas com PBs mal feitos, sépias cafonas e flares fakes?


Leomagno

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 06 de Dezembro de 2013, 10:29:49
Tenho duas amigas, isso mesmo, DUAS, que estão pra fazer esse curso de fotografia do SENAC, e já vieram encher meu saco, pra ir nos casamentos comigo. Ah, PQP, pensa que é assim, compra a Rebelzinha, com lente do kit, um cartãozinho de 8gb, sem flash, e quer ir comigos pros casamentos? (Nada contra quem tem Rebel, pelo amor de Deus, hein!)

Me senti mau agora rsrsr.
Fiz quase isso. só foi diferente a camera e a lente.
mas acho que os novatos estão bem nessa mesmo, inclusive alguns fotógrafos quando souberam que iria comprar uma camera de 2006, já me disseram "não faça isso".


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:32:08
Me senti mau agora rsrsr.
Fiz quase isso. só foi diferente a camera e a lente.
mas acho que os novatos estão bem nessa mesmo, inclusive alguns fotógrafos quando souberam que iria comprar uma camera de 2006, já me disseram "não faça isso".

Pô, fera, vc citou um post meu de setembro, kkkkkkkkkkkk

Então, deixa eu ser mais claro: Tenho duas cameras: Uma 60d e uma 40d.
As rebel com sensor equivalente são a T3i e a XTi. São os mesmos sensores, então a qualidade será equivalente. (Eu mesmo, quase troquei a 40d por uma T3i pra ter a mesma qualidade de imagem.)

O problema que apontei, é que as pessoas banalizaram muito a profissão de fotógrafo. Uma das pessoas que quis ir comigo pros casamentos, até hoje não sabe usar a maquina direito. Eu não posso postar fotos dela aqui, pra não dar rolo.
E um colega, que comprou uma 60d, igual à minha, e me mandou mensagem no face, querendo fazer freela?
Tipo, as pessoas perderam a noção da responsabilidade que é fotografar um casamento. O maluco usa lente do kit, sem flash e com micro-sd no adaptador.
Ah, e já se denomina fotógrafo, tá. No face dele, já tem foto com marca d'água, fulano de tal fotógrafo. E não sabe nem o que é TTL e profundidade de campo.

Tipo, as vezes aparece uns aqui no fórum, assim:
Oi, trabalho com "algo nada a ver com fotografia", mas gosto de tirar foto dos meus filhos e das festas de família. Quero ganhar um dinehrinho extra fazendo fotos de aniversários e books. Que camera eu compro? Ah, qual regulagem devo usar nessas cameras? Quero uma que troque de lentes, que dê um bom zoom, seja ótima e barata"

Aí o pessoal excomunga, a pessoa fica putinha e sai do fórum.

Veja só. Pra ser mecânico, é só comprar um macaco hidráulico, um jogo de ferramentas craftsman, um macacão azul e sair chamando os carros?

Nunca vejo nos fóruns de mecânica ou automóveis algo assim:
"Oi, gente. Sou fotógrafo, e como só trabalho nos fins de semana, quero ganhar um dinheirinho fazendo uns bicos de mecânico. Nada muito grande, só umas trocas de pastilhas de freio, limpeza de bico, ajustes de suspensão e higienização de ar condicionado. Que dicas de ferramentas vcs me dão? Preciso mesmo comprar chaves Torx? Só os peugeot e citroen usam essas porcarias de parafuso, precisa mesmo? Ai, quero uma caixa de ferramentas, com umas 500 peças, de titânio, com pegada de borracha e isolamento térmico/elétrico, que custe o  mesmo que as ferramentas tramontina do Walmart/big"

Saca a malícia?
As pessoas acham que é fácil virar fotógrafo...

Não posso e nem quero criticar aqueles que querem entrar no ramo. MAs aqueles que o fazem de maneira séria, estruturada, com conhecimento.
Po estruturada, não quero dizer que a pessoa deva ter duas 5d Mark III com um lindo set de L fixas...
Se a pessoa não sabe nem que camera e lente comprar pra fazer um evento, é sinal de que ela ainda não pode fazer um evento.



Leomagno

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 06 de Dezembro de 2013, 16:24:38
Pô, fera, vc citou um post meu de setembro, kkkkkkkkkkkk

Então, deixa eu ser mais claro: Tenho duas cameras: Uma 60d e uma 40d.
As rebel com sensor equivalente são a T3i e a XTi. São os mesmos sensores, então a qualidade será equivalente. (Eu mesmo, quase troquei a 40d por uma T3i pra ter a mesma qualidade de imagem.)

O problema que apontei, é que as pessoas banalizaram muito a profissão de fotógrafo. Uma das pessoas que quis ir comigo pros casamentos, até hoje não sabe usar a maquina direito. Eu não posso postar fotos dela aqui, pra não dar rolo.
E um colega, que comprou uma 60d, igual à minha, e me mandou mensagem no face, querendo fazer freela?
Tipo, as pessoas perderam a noção da responsabilidade que é fotografar um casamento. O maluco usa lente do kit, sem flash e com micro-sd no adaptador.
Ah, e já se denomina fotógrafo, tá. No face dele, já tem foto com marca d'água, fulano de tal fotógrafo. E não sabe nem o que é TTL e profundidade de campo.

Tipo, as vezes aparece uns aqui no fórum, assim:
Oi, trabalho com "algo nada a ver com fotografia", mas gosto de tirar foto dos meus filhos e das festas de família. Quero ganhar um dinehrinho extra fazendo fotos de aniversários e books. Que camera eu compro? Ah, qual regulagem devo usar nessas cameras? Quero uma que troque de lentes, que dê um bom zoom, seja ótima e barata"

Aí o pessoal excomunga, a pessoa fica putinha e sai do fórum.

Veja só. Pra ser mecânico, é só comprar um macaco hidráulico, um jogo de ferramentas craftsman, um macacão azul e sair chamando os carros?

Nunca vejo nos fóruns de mecânica ou automóveis algo assim:
"Oi, gente. Sou fotógrafo, e como só trabalho nos fins de semana, quero ganhar um dinheirinho fazendo uns bicos de mecânico. Nada muito grande, só umas trocas de pastilhas de freio, limpeza de bico, ajustes de suspensão e higienização de ar condicionado. Que dicas de ferramentas vcs me dão? Preciso mesmo comprar chaves Torx? Só os peugeot e citroen usam essas porcarias de parafuso, precisa mesmo? Ai, quero uma caixa de ferramentas, com umas 500 peças, de titânio, com pegada de borracha e isolamento térmico/elétrico, que custe o  mesmo que as ferramentas tramontina do Walmart/big"

Saca a malícia?
As pessoas acham que é fácil virar fotógrafo...

Não posso e nem quero criticar aqueles que querem entrar no ramo. MAs aqueles que o fazem de maneira séria, estruturada, com conhecimento.
Po estruturada, não quero dizer que a pessoa deva ter duas 5d Mark III com um lindo set de L fixas...
Se a pessoa não sabe nem que camera e lente comprar pra fazer um evento, é sinal de que ela ainda não pode fazer um evento.

Entendo vc, realmente tem muita gnt achando que camera preta = profissional.
no meu caso eu não consigo dizer "sou fotógrafo profissional" quando alguém me pergunta, digo apenas eu tiro fotos, daí até ser profissional é outros 500.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 06 de Dezembro de 2013, 16:31:06
Então tá. Vamos supor que todos os modelos de câmera canon e nikon custassem o mesmo preço. Isso mesmo, uma Rebel por U$1000 e uma 5D3 por U$1000.

Quantos comprariam a Rebel alegando que "realmente não precisam de mais"?

Meu palpite, nenhuma pessoa.

Analogia meio idiota, então pense nos softwares. A Adobe oferece a ferramenta mais poderosa do mundo pra profissionais de design e fotografia, chamada Photoshop. Mas existem inúmeras opções mais simples, mais baratas, para usuários amadores que não tenham tanta demanda, incluindo o próprio Adobe PS Elements. E eu pergunto, quantas pessoas, sem ter necessidade de tudo que ele oferece, usam 10% do Photoshop?

No fundo, que mal tem?

Eu mesmo, uso pra trabalhar profissionalmente uma 5D3 + 45mm TS + 90mmTS na maioria de tempo. As vezes levo 4 horas pra dar um mísero clique. Já pra fotografar meu filho no parque sem compromisso, sem se preocupar muito com técnica, só pensando em registrar algo inesquecível pra mim, acabo usando objetivas bem mais caras.

E sabe o que mais? Daqui a 10, 20 anos, nem vou lembrar das fotos mirabolantes, difíceis que me custaram horas e horas pra fazer no estúdio, mas as fotinhos do meu filho estarão na minha mesa.

Falta respeitar o que fotografia representa pra cada um de nós.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 16:34:46 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 06 de Dezembro de 2013, 16:42:24
Agora, sobre a questão da necessidade do equipamento, eu acho que é importante o investimento sim, por questões de segurança.

Perder um trabalho por conta de um equipamento de baixa qualidade, seja por falha mecânica ou outro motivo, pode custar o valor do próprio equipamento ou muitas vezes mais. Então não basta ter uma camera boa, tem que ter duas.

Eu já fotografei muitos hotéis, alguns de luxo cujo faturamento é algo impressionante, eles param várias áreas do hotel, desocupam suítes de luxo, reúnem profissionais de marketing, administração, gerência, pra acompanhar o trabalho. Imagine eu com uma Rebel e a porcaria trava o obturador e eu não tenho backup? O que eu vou ter que pagar pro hotel como indenização é o valor de várias 5D3s. Então o buraco é mais embaixo.

Um equipamento mais sofisticado não tem tanto a ver com uma melhor imagem, mas com uma operação mais confortável e segura. Eu fotografo profissionalmente a 10 anos e nunca perdi uma foto, nunca perdi um arquivo de cliente, pois sempre, desde o início adotei esta filosofia.

Agora, pra mim não vale nada o discurso "olha que foto eu consegui com minha tekinha", porque é até mais fácil em várias situações pra um leigo conseguir uma fotografia supostamente boa com uma câmera mais simples. Com a sofisticação também aparecem outros requisitos técnicos. Entao mais parece um discurso de quem no fundo está inseguro e quer justificar que tirou leite de pedra.

Foto boa é foto boa, foto ruim é foto ruim. A câmera que foi usada não muda nada pra mim.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 16:53:10 por Claudio Rombauer »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #41 Online: 06 de Dezembro de 2013, 16:54:37
Agora, sobre a questão da necessidade do equipamento, eu acho que é importante o investimento sim, por questões de segurança.

Perder um trabalho por conta de um equipamento de baixa qualidade, seja por falha mecânica ou outro motivo, pode custar o valor do próprio equipamento ou muitas vezes mais. Então não basta ter uma camera boa, tem que ter duas.

Eu já fotografei muitos hotéis, alguns de luxo cujo faturamento é algo impressionante, eles param várias áreas do hotel, desocupam suítes de luxo, reúnem profissionais de marketing, administração, gerência, pra acompanhar o trabalho. Imagine eu com uma Rebel e a porcaria trava o obturador e eu não tenho backup? O que eu vou ter que pagar pro hotel como indenização é o valor de várias 5D3s. Então o buraco é mais embaixo.

Um equipamento mais sofisticado não tem tanto a ver com uma melhor imagem, mas com uma operação mais confortável e segura.

E olha, eu fotografo profissionalmente a 10 anos e nunca perdi uma foto, nuncaperdi um arquivo de cliente, pois sempre, desde o início adotei esta filosofia.

Corretissimo!!!!! :clap: :clap: :clap:
Certa vez no meu inicio de carreira, um Grande Organizador Internacional de Eventos TOP, me disse
"o que menos importa e a foto", com o passo do tempo entendi, tudo o que aquilo significava, muito fatores envolvem nossa vida profissional.
Nos meus humildes 20 anos de aprendiz de fotografo, jamais tive UMA reclamaçao, mas o zelo e absoluto.
abs.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 06 de Dezembro de 2013, 19:08:59
...
"o que menos importa e a foto"...



Declaração forte essa.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 06 de Dezembro de 2013, 19:25:56
Como qualquer equipamento eletrônico, o que era bastante bom ano passado, não é - necessariamente - carcaça hoje.
Mas é preciso ter cuidado. Há muito refugo velho e ultrapassado  sendo oferecido como "Equipamento tão bom quanto" e "O que importa é você".
E isso não é bem assim.
 :)
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 19:27:35 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #44 Online: 06 de Dezembro de 2013, 20:55:06

Declaração forte essa.
Pois e, meu amigo, imagina um iniciante no oficio, e um Grande organizador, te joga essa bomba,
mais em fim, historias da vida, o tempo passa e em muitos momentos eu vi que o "velho" nao errou em nada!!!
abs.