Autor Tópico: Equipamento X Melhor fotógrafo  (Lida 19692 vezes)

Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 06 de Dezembro de 2013, 21:17:04
Pois e, meu amigo, imagina um iniciante no oficio, e um Grande organizador, te joga essa bomba,
mais em fim, historias da vida, o tempo passa e em muitos momentos eu vi que o "velho" nao errou em nada!!!
abs.

Concordo com sua visão. Podemos ver que a fotografia profissional é mais do que fazer fotos . A declaração do 'Grande Organizador' deixou claro isso, sua experiência validou o pensamento dele. Um bom profissional tenta minimizar os fatores que possam arruinar um bom trabalho, e eles são muitos....

Por outro lado, penso que muitos supervalorizam seus equipamentos, como se fosse um diferencial importantíssimo em relação aos demais no mercado. Mas por exemplo: quando vejo meus álbuns de casamentos, (até agora foram 2  :hysterical: :hysterical: :hysterical:): soberbos, feitos há anos e o último é do início da fotografia digital, por pessoas que tinham equipamentos modestos... E mesmo assim até hoje as fotos impressionam!!! Qual seria nossa reação em relação ao equipamento utilizado, softwares...?

Longe de condenar a opinião de alguém. Até acho esses aspectos dessa arte muito interessantes. Ela é muita complexa e cheia de possibilidades, longe de se esgotar.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 21:18:57 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 06 de Dezembro de 2013, 21:49:34
Eu trabalharia numa boa, sem nenhum problema, com minha antiga 5D, que comprei zero e ainda funciona sem nenhum defeito.  Estamos falando de uma câmera que foi lançada em 2005, prestes a fazer 10 anos.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 06 de Dezembro de 2013, 22:13:03

Por outro lado, penso que muitos supervalorizam seus equipamentos, como se fosse um diferencial importantíssimo em relação aos demais no mercado. Mas por exemplo: quando vejo meus álbuns de casamentos, (até agora foram 2  :hysterical: :hysterical: :hysterical:): soberbos, feitos há anos e o último é do início da fotografia digital, por pessoas que tinham equipamentos modestos... E mesmo assim até hoje as fotos impressionam!!! Qual seria nossa reação em relação ao equipamento utilizado, softwares...?

Pois é, hoje mesmo achei mais uma fotógrafa que usa filme nos casamentos e com certeza as fotos dela são muio mais emotivas que de muitos fotógrafos com suas D800, 5DMKIII ,etc  : . Dizer que um profissional só pode ser de ponta se tiver o equipamento lançado na semana passada é meio fora da casinha. Não estou dizendo que está liberado o uso de t5i da vida, mas máquinas parudas de 1 ou 2 gerações atrás são tão competentes para a maioria dos jobs quanto as da geração atual.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 06 de Dezembro de 2013, 22:48:25
Corrigindo o link do meu post acima: http://instagram.com/krystleakin


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #49 Online: 07 de Dezembro de 2013, 00:08:45
Eu trabalharia numa boa, sem nenhum problema, com minha antiga 5D, que comprei zero e ainda funciona sem nenhum defeito.  Estamos falando de uma câmera que foi lançada em 2005, prestes a fazer 10 anos.

Eu trabalhei praticamente esse ano inteiro com uma 5D, só a vendi agora (entreguei hoje mesmo). Deu conta do recado tranquilo, casamentos, festas, etc. Essa foi a câmera que me fez abrir o olho de verdade pro fato de que eu não preciso ter o equipamento mais novo, nem o mais cheio de recursos, nem nada. Basta ter um equipamento minimamente competente e saber usa-lo.


Esse assunto já está muito discutido, e tudo o mais. Mas já que o tópico subiu, vou deixar minhas opiniões.

- Um equipamento superior vai melhorar a vida do fotógrafo, seja ele iniciante ou experiente. Vai fazer mais diferença nas mãos do experiente, mas mesmo um iniciante vai sentir diferença com um equipamento melhor.

- Um bom fotógrafo vai fazer boas fotos com equipamento ruim e também com equipamento bom. Mas o equipamento melhor vai permitir que ele faça boas fotos em condições e situações onde o equipamento pior vai ser mais limitante.

- O fotógrafo profissional deve sempre buscar o equipamento necessário para o tipo de trabalho que executa. Cada trabalho tem a sua exigência, e deve-se preferencialmente usar um equipamento que não limite o fotógrafo em nenhum aspecto.


De resto, acho que é mais uma vontade pessoal mesmo de ter sempre o melhor e mais recente equipamento. Acho natural no meio fotográfico, eu mesmo, se pudesse, compraria tudo o que tem por aí de mais avançado. Muita gente coloca isso acima da fotografia, mas muita gente não.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2013, 00:09:16 por Humberto Teté »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 07 de Dezembro de 2013, 00:19:34
Que não é garantia alguma ter equipamento bom, não precisa nem discutir, basta dar uma navegada pela galeria de fotos, chega a assustar.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 07 de Dezembro de 2013, 02:52:46
Talvez seja bom lembrar que a galeria de fotos representa mais o amor que muitos entusiastas e amadores sentem pela fotografia. São, na grande maioria, pessoas que se orgulham de suas fotos e tem prazer em compartilhá-las. Não são profissionais. Não ganham dinheiro com aquilo. Na verdade, gastam.
Agora, no âmbito profissional, existem diversas variáveis que podem ser utilizadas para mensurar a qualidade do trabalho realizado. Inclusive os rendimentos mensais.
Para o amador, vale mais o entusiasmo e o esforço. Acho que fazem o melhor que podem. O resultado pode ser "inferior", mas não há demérito.
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 07 de Dezembro de 2013, 09:21:26
Amadores tendem a fazer fotografias excelentes, geralmente fotografam com amor, conheço vários que são fotógrafos de mão cheia e que não ganham nada com isso. E tem muitos aqui no fórum.

Muitas vezes fotógrafos mais experiente tentam ajudar os novatos, fazendo críticas construtivas, que acabam desprezadas.

Não me incomoda de forma alguma a presença de fotos ruins, aliás todos tem o direito de praticar qualquer tipo de fotografia. Eu faço fotos que considero ruins em diversas situações. E não há demérito algum. Mas muitas vezes os autores de fotos medíocres são os mesmos que dão aulas em outros tópicos, como se fossem mestres sagrados.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2013, 09:38:08 por Claudio Rombauer »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #53 Online: 08 de Dezembro de 2013, 07:21:56
A camera fotografica para o fotografo eh igual a maquina de escrever/computador/caneta para o escritor. Computador facilita muito a vida, eh mais facil de corrigir erros, revisar, guardar, vc consegue escrever ate mesmo no escuro. Mas o computador nao faz com que o escritor escreva melhor do que com uma maquina de escrever ou um lapis.

Ta certo que computador ajuda a corrigir erros de ortografia, mas isso nao influencia em nada a qualidade da leitura, o conteudo, a narrativa, etc.

Quando alguem fala que eh escritor vc ve as pessoas perguntando qual computador que elas escrevem? Nao pq o que importa eh o resultado.

A mesma coisa a fotografia.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2013, 07:24:48 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #54 Online: 08 de Dezembro de 2013, 07:38:58
Mas muitas vezes os autores de fotos medíocres são os mesmos que dão aulas em outros tópicos, como se fossem mestres sagrados.
Para ser sincero eu acho que aprendi muito mais tecnicamente falando com pessoas que eram fotografos mediocres do que com bons fotografos. Tem muito fotografo mediocre altamente interessado e conhecedor sobre muitas questoes tecnicas.

A mesma coisa arte. Eu aprendi muito mais sobre arte com pessoas que nao eram bons artistas. Ate mesmo pq os maiores criticos de arte e conhecedores da historia da arte nao costumam ser bons artistas.

E a galera que vive falando de tecnologia de sensores e qualidade de lente entao? Rarissimas dessas pessoas estudaram ou montaram nem mesmo uma pinhole camera. Mas eu confio muito mais no que eles tem a dizer do que eu que ja fiz diferentes cameras e lentes.

Eu mesmo faco muita coisa que algumas pessoas dizem ser melhor do que as demais pessoas (e nao me refiro a fotorafia) e mesmo sendo melhor do que algumas pessoas isso nao significa que eu saiba explicar o motivo, o que faco de diferente, etc. Eu apenas tenho a intuicao e faco. As vezes acontece quando fotografo, quando patino, quando faco minha sopa que todos elogiam e perguntam qual eh o segredo e eu nao faco ideia do que tecnicamente eu faco de melhor. E o mesmo para as coisas que faco pior do que a maioria das pessoas. Nao importa o quanto eu estude, pratique e domine a teoria, tem coisas que eu nao consigo fazer bem feito de jeito nenhum.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2013, 07:41:59 por C R O I X »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #55 Online: 08 de Dezembro de 2013, 10:27:18
A camera fotografica para o fotografo eh igual a maquina de escrever/computador/caneta para o escritor. Computador facilita muito a vida, eh mais facil de corrigir erros, revisar, guardar, vc consegue escrever ate mesmo no escuro. Mas o computador nao faz com que o escritor escreva melhor do que com uma maquina de escrever ou um lapis.

Ta certo que computador ajuda a corrigir erros de ortografia, mas isso nao influencia em nada a qualidade da leitura, o conteudo, a narrativa, etc.

Quando alguem fala que eh escritor vc ve as pessoas perguntando qual computador que elas escrevem? Nao pq o que importa eh o resultado.

A mesma coisa a fotografia.

certissimo!!!,
tanta historia , com as maquinas & cia,
sao somente ferramentas,
a melhor maquina e a que te ajuda a fazer teu melhor trabalho.

Otima essa do final
Ninguem pergunta para o escritor a marca do note, :no: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #56 Online: 08 de Dezembro de 2013, 10:55:36
A 1 ano atrás isso para mim era mimimi, hoje partilho da mesma opinião. Canon 5D é uma camera antiga, mas é fulll frame, tem limitações mas não trocaria por uma rebel. Nesse tempo, estudo muito sobre fotografia e minhas fotografias continuam mediocres, mas aprendi uma lição, quanto menos eu apertar o botão, menos fotografias mediocres terei.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #57 Online: 08 de Dezembro de 2013, 11:07:48
A 1 ano atrás isso para mim era mimimi, hoje partilho da mesma opinião. Canon 5D é uma camera antiga, mas é fulll frame, tem limitações mas não trocaria por uma rebel. Nesse tempo, estudo muito sobre fotografia e minhas fotografias continuam mediocres, mas aprendi uma lição, quanto menos eu apertar o botão, menos fotografias mediocres terei.

 :clap: :clap: :clap:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #58 Online: 08 de Dezembro de 2013, 11:11:05
A camera fotografica para o fotografo eh igual a maquina de escrever/computador/caneta para o escritor. Computador facilita muito a vida, eh mais facil de corrigir erros, revisar, guardar, vc consegue escrever ate mesmo no escuro. Mas o computador nao faz com que o escritor escreva melhor do que com uma maquina de escrever ou um lapis.

Ta certo que computador ajuda a corrigir erros de ortografia, mas isso nao influencia em nada a qualidade da leitura, o conteudo, a narrativa, etc.

Quando alguem fala que eh escritor vc ve as pessoas perguntando qual computador que elas escrevem? Nao pq o que importa eh o resultado.

A mesma coisa a fotografia.

Perfeito este raciocínio.  :ok: :clap:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 08 de Dezembro de 2013, 11:20:29
A analogia com o lápis eu não acho tão perfeita não.

Com qualquer lápis, o pior que seja, qualquer poeta escreve exatamente o que está na cabeça dele.

Já um fotografo, dependendo do estilo da sua fotografia, precisa de um mínimo equipamento, um fotografo de esportes usando uma compacta pode ter seu trabalho prejudicado, já o poeta não perde nada, nem que use um graveto na areia.

A analogia pode ser melhor com a música. Um instrumento musical para um instrumentista não precisa ser o top de linha, mas pelo menos afinado. Já para um compositor, basta o graveto.

Sobre ser bom ou ruim, isso no fundo é bobagem, somos quase todos medíocres e a fotografia de cada um é o que importa. Minhas fotos mais importantes são as que tido da minha família, o que está no meu portfólio não vale nada.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2013, 11:28:57 por Claudio Rombauer »