Autor Tópico: Casamento, qual melhor "tamanho" para capturar?  (Lida 10815 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 27 de Agosto de 2012, 19:12:18
 :snack:

Só acompanhando....
Daniel

Instagram: @danacqua


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #46 Online: 28 de Agosto de 2012, 09:12:18
Concordo, o Lr é bem mais versátil e prático. E tem os plug ins da Nikon

Faça uma foto em RAW com a câmera setada em P&B. Depois abra este RAW no LR. Como o LR não é capaz de saber como a câmera estava configurada, ele irá aplicar o seu default próprio de conversão e a foto aparecerá colorida. Agora abra a mesma foto no programa da Nikon. Como o Capture consegue saber como a câmera estava configurada, já que é capaz de ler corretamente os metadados, ele irá aplicar para a conversão os mesmos parâmetros setados na câmera e a foto aparecerá por default em P&B. É só pressionar o botão de converter e vc terá uma foto P&B exatamente como se o JPG tivesse sido extraído diretamente da câmera. O mesmo vale para outros parâmetros como WB, saturação, contraste, nitidez.

Se fizer isso em um lote de fotos, terá JPG's extraídos do RAW idênticos ao que teria se tivesse fotografado em JPG, mas com a vantagem de ter o RAW caso precise fazer alguma edição.

PS: Sou usuário Canon e não uso o programa de conversão da Nikon, mas os programas da Canon trabalham dessa maneira e pelo que já li, o da Nikon trabalha de maneira idêntica, lendo os metadados do RAW e aplicando como default de conversão.



« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 09:14:54 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 31 de Agosto de 2012, 17:15:57
.
Eu prefiro utilizar o RAW, hoje em dia o custo de armazenamento (R$/GB) caiu drasticamente, HD's de alguns TB a preços acessíveis, então não vejo pq não utilizar 100% do que seu equipamento fotográfico pode oferecer.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #48 Online: 31 de Agosto de 2012, 20:42:01
Essa nao eh a questao!!! O q mencionei lah atras eh o tempo de processamento dos RAW's q eh maior, demandando maquinas poderosas ( notes ou desks ) q nem sempre se tem a mao ou um tempo extra q eh precioso para fotografos e amadores atarefados.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #49 Online: 01 de Setembro de 2012, 22:18:23
Essa nao eh a questao!!! O q mencionei lah atras eh o tempo de processamento dos RAW's q eh maior, demandando maquinas poderosas ( notes ou desks ) q nem sempre se tem a mao ou um tempo extra q eh precioso para fotografos e amadores atarefados.

Não acho que valha a pena querer economizar esse tempo e esse recurso computacional.

Um computador razoável é item obrigatório, fotografe em RAW ou JPG, e o tempo deve estar devidamente incluído no cotidiano do fotógrafo, seja ele profissional ou amador.

Mas, obviamente, essa é minha opinião... cada um sabe onde o calo aperta.

[]s


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 02 de Setembro de 2012, 11:31:33
Não acho que valha a pena querer economizar esse tempo e esse recurso computacional.

Um computador razoável é item obrigatório, fotografe em RAW ou JPG, e o tempo deve estar devidamente incluído no cotidiano do fotógrafo, seja ele profissional ou amador.

Mas, obviamente, essa é minha opinião... cada um sabe onde o calo aperta.

[]s
Isso é bem verdade... O computador "forte" tem que estar na lista de equipamentos do fotógrafo.
O cara compra uma 5dMkIII, compra 100gb de cartão, e usa o mesmo computador de quando ele tinha a camera de 8mp.. Tudo muda...
Eu to passando por isso aqui em casa... Pra editar foto da 30d, meu PC dá conta sussa. Agora, com fotos da 60d ele já começa a lerdear.
Aí perco tempo demais... :no: :no: :no:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #51 Online: 02 de Setembro de 2012, 17:27:13
Mike, qual a configuraçao do note/PC q vc usa?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 03 de Setembro de 2012, 10:19:36
Essa nao eh a questao!!! O q mencionei lah atras eh o tempo de processamento dos RAW's q eh maior, demandando maquinas poderosas ( notes ou desks ) q nem sempre se tem a mao ou um tempo extra q eh precioso para fotografos e amadores atarefados.
Entendi amigo, mas acho que o caminho é o mesmo! O que seria uma máquina poderosa hoje em dia? Comparado ao custo de uma lente não é nada, então deve fazer parte do "kit do fotógrafo".
Tudo no universo tem seu preço... mais qualidade, mais possibilidades, maior arquivo, melhores máquinas, melhores softwares.....
Grande abraço.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #53 Online: 03 de Setembro de 2012, 17:09:58
Entendi amigo, mas acho que o caminho é o mesmo! O que seria uma máquina poderosa hoje em dia? Comparado ao custo de uma lente não é nada, então deve fazer parte do "kit do fotógrafo".
Tudo no universo tem seu preço... mais qualidade, mais possibilidades, maior arquivo, melhores máquinas, melhores softwares.....
Grande abraço.

Tem razao! Nem tinha pensando num bom PC como "equipamento fotografico".

Abraço tb! :clap:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #54 Online: 06 de Setembro de 2012, 12:34:52
A meu ver o RAW é excelente, porém demanda muito mais tempo na edição, fotografar em JPG ou RAW é escolha do profissional, pois o cliente final vai receber em JPG de qualquer forma, por isso para ele não importa se vc fotografou em RAW ou JPG, a maioria dos clientes não conhecem e nem tem informações sobre as diferenças entre esses arquivos, se tratando de uma 7D ou uma 5D pode ter a absoluta certeza que elas entregam arquivos JPG de qualidade indiscutível para o cliente final, lógico que o RAW te dá à liberdade a autonomia de editar e tratar as imagens com mais precisão. Outra coisa é importante analisar o valor que o será cobrado no evento se tratando de casamento, como foi dito, será que vale a pena vc cobrar 3000,00 em casamento para entregar um álbum 30x30 e fotografar em RAW? O cliente vai saber dessa diferença entre os arquivos? Acredito que não, imagine a demora na edição, e se alguém me disser que não será necessário editar os arquivos, eu protesto rrss... Outra coisa nem sempre quem compra uma 7D ou uma 5D pode investir em cartão de 32 ou 16 GB, isso não é regra, eu mesmo tenho uma 7D e não pude comprar um CF de 32 ainda. Também foi citado que nem arquivo RAW salva uma foto mal feita, por isso pode se ter a melhor câmera, a melhor lente, fotografar em RAW, mas saber enquadrar, controlar a luz, enfim, no meu ver para fotografar e RAW vale mais a pena se for para realizar fotos de book, natureza, entre outras onde vc vai escolher poucas fotos para edição, já casamento a meu ver não vale a pena, dependendo do valor cobrado.
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 07 de Setembro de 2012, 10:08:13
Mike, qual a configuraçao do note/PC q vc usa?

Seja solidário, prometa não rir! :D :D :D :D

AMD Athlon XP 2400+ 1.50 GHz, 1,00 GB de RAM.
Demais placas não me lembro, ashuesehuehauehasue


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 07 de Setembro de 2012, 23:09:48
Seja solidário, prometa não rir! :D :D :D :D

AMD Athlon XP 2400+ 1.50 GHz, 1,00 GB de RAM.
Demais placas não me lembro, ashuesehuehauehasue

Meu computador é tão ruim que quando o descreví, o tópico parou... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #57 Online: 10 de Setembro de 2012, 13:54:37
Bem, comecei a brincadeira um balanço até aqui. Falando pela maioria. Para casamento, RAW é melhor, mas, a questão é até qto se faz necessário X Pós-produção x Vlr cobra ao cliente. Um PC bom tem q fzer parte do "kit" do fotógrafo, captura da camêra sempre no máximo, mesmo sendo para álb. ex: 30x30 (independente só de falar de RAW). Uma perguntinha minha ficou para trás... ás medidas (dimensões ou MB) q se entrega para o cliente? Tipo diminuo para caber num dvd 4,5, qdo ultrapassa e vcs? (considerando q cliente já pagou tudo). Abraços a todos!! :clap:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 10 de Setembro de 2012, 17:14:08
Bem, comecei a brincadeira um balanço até aqui. Falando pela maioria. Para casamento, RAW é melhor, mas, a questão é até qto se faz necessário X Pós-produção x Vlr cobra ao cliente. Um PC bom tem q fzer parte do "kit" do fotógrafo, captura da camêra sempre no máximo, mesmo sendo para álb. ex: 30x30 (independente só de falar de RAW). Uma perguntinha minha ficou para trás... ás medidas (dimensões ou MB) q se entrega para o cliente? Tipo diminuo para caber num dvd 4,5, qdo ultrapassa e vcs? (considerando q cliente já pagou tudo). Abraços a todos!! :clap:
Essa é uma das questões mais controversas desde que o mundo é mundo.
Tem gente que não estrega foto em alta nem com reza, tem gente que entrega tudo e dane-se...
Eu, de vez em quando entrego tudo sim. Imagina a cena: Eu faço um aniversário infantil hoje, e daqui a seis meses a vó do moleque vem pe pedir fotos. Em vez de encher a minha  guaiaca de $$, e a velha só me pede duas fotinhos 10x15. Aí, tenho que parar tudo que to fazendo, editar duas fotos, mandar pro lab, buscar, e cobrar vintão... Meu tempo vale mais que isso, hehehe.

Quanto ao tamanho do armazenamento, eu costumo fotografar na resolução máxima da maquina. Pra entregar, uso DVD de dupla camada, de 8,5 gb. Se ainda assim for pouco, gravo em dois desses, coloco num estojinho de acrílico bonitinho, com uma artezinha bacana, e pronto. Resolvido o problema.

Dá pra fotografar em resolução menor, e tal, mas e se o cliente pede um poster de 1m? Ferrou tudo. Melhor sobrar do que faltar, hehehehehehe!

Ah, e outra coisa: Eu fotografo em jpg, quando é freelance, quando é coisa simples, ou o cliente tem uma pressa gigantesca....
« Última modificação: 10 de Setembro de 2012, 17:16:26 por Mike Castro »