Autor Tópico: Panasonic GF2 Micro 4/3  (Lida 2298 vezes)

thiago.cecilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Thiago
Online: 28 de Agosto de 2012, 00:15:10
Pessoal,

Já procurei em todos os lados deste fórum a resposta para a minha pergunta, mas ainda não encontrei, por isso, vou postar aqui a minha dúvida para ver se consigo alguma solução.

Tenho uma câmera Panasonic GF2 micro 4/3 com a lente original do kit 14-42mm, o problema é que tenho feito algumas fotos com ela em eventos familiares e não gosto muito de usar o flash, mas venho notando que as fotos estão saindo estranhas quando não uso o flash porque a câmera está focando um assunto, mas ao redor fica fora de foco, ou seja, parece que movimentei a câmera e parte da foto fica embaçada. Estou fotografando no modo automático.

Já tentei mudar o foco de AFS para AFC e não adiantou, vejam alguns exemplos de fotos abaixo que estão saindo. Se eu usar o flash, o problema não ocorre, mas aí a foto fica superexposta. Help-me.


Nessa foto acima, a criança no canto inferior direito está totalmente fora de foco. E a pessoa acima dela tb está fora de foco.


Nessa foto acima, a mulher próxima a janela está fora de foco também.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2012, 01:05:31
Me parece mais um problema de velocidade do obturador.
Verifique e veja se não estava lenta demais.
As mulheres estão MOVENDO-SE. Daí aparecerem borradas. :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2012, 01:23:32
Uso de cameras manuais em modo automatico, dentro de casas ( indoor ), dah nisso: velocidade lenta e pessoas borradas ao menor movimento. Use em 1/60 para cima q esse problema desaparece. Compense  a perda de luz subindo um pouco o ISO ou a abertura da lente, se der.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2012, 03:03:54
Se você está usando o flash interno da câmera, é uma boa hora pra comprar um flash externo, e usar ele rebatido no teto, vai dar um resultado muito melhor!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2012, 07:32:42
isso é velocidade baixa... aumenta a velocidade que acaba isso..
como já disseram, compensa esse aumento de velocidade sobindo o ISO ou abrindo mais a lente... se já estiver no limite com ISO e Abertura, aí não tem milagre, só flash mesmo...


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2012, 08:21:23
Exif da primeira foto: f3.5 1/8 ISO400 14mm
Exif da segunda foto: f3.5 1/8 ISO400 14mm

Ou seja, ISO muito baixo, velocidade lenta demais... para congelar uma cena assim teria que ser no MINIMO tempo de 1/30, aí acho que a foto já sairá mais estabilizada, outra coisa, é realmente aprender a usar o flash, não é para sair superexposta a foto feita com flash, o maximo que pode acontecer é a foto ficar chapada, mas se rebater a luz no teto, iria ficar perfeito...

Nesse ambiente aí com flash acho que da para usar ISO200 de boa, abertura de f5.6 para dar ganho na profundidade, e acertar a velocidade até zerar o fotometro, e o resto deixar pro flash fazer o serviço...

Outra coisa amigo, leia o manual e comece a tirar fotos no modo manual, ou então para não complicar muito sua vida, use os MODOS PRIORIDADE, tem o modo AV que é prioridade de abertura (Aperture Value) e tem o modo TV que é modo prioridade do tempo de abertura do obturador (Time Value).

No modo AV, voce trabalha de maneira manual, porém voce só se encarrega de escolher a abertura e a camera escolhe a velocidade apropriada para o ambiente, esse modo é desejavel quando pretende-se obter resultados diferentes com profundidade de campo, abertura maior mais luz entra porém menos area em foco, abertura menor menos luz entra porém maior area em foco. A abertura tem grandeza numerica inversa a sua logica, por exemplo sua lente é f3.5 de abertura maxima ou seja o numero menor representa a maior abertura, e o numero maior representa a menor abertura.

No modo TV, voce escolhe o tempo de exposição, quanto mais rapido mais congelada vai ser a imagem, podendo congelar até a helice de um ventilador por exemplo porém necessita de mais luz, ou aumentando a abertura ou aumentando a sensibilidade ISO. Quanto mais lento o tempo menos luz vai precisar ou fechando a abertura ou diminuindo o ISO, a velocidade é expressa em frações de segundos, por exemplo na sua foto foi feita com velocidade de 1/8, significa que foi 1 segundo dividido por 8 que é 0,125 segundos de exposição, se voce aumentasse o ISO por exemplo pra 800 a exposição iria pra 1/16, se colocasse ISO 1600 a exposição iria pra 1/30 o que já seria suficiente para "congelar" a imagem e não ficar com esse efeito desfocado...
De uma estudada no basico da fotometria para entender bem como funciona, o automatico da camera não é bem automatico, ele não funciona como pensavamos que funcionaria, sempre a intervenção humana é necessária e melhor. Portanto bora devorar o manual da camera e ler sobre na internet que tem muita coisa.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2012, 14:17:31
Caso continue a fotografar no modo automático, tente rebater o flash para o teto como o pessoal já comentou. A série GF da Panasonic permite essa artimanha sem usar nenhum acessório, é somente inclinar o flash para trás.

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


thiago.cecilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Thiago
Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2012, 19:44:12
Poxa pessoal, muito obrigado por todas as dicas que vocês deram aqui, na verdade eu deduzia mesmo que isso se devia a baixa velocidade do obturador, mas na minha inocência, achei que o modo automático da câmera não deixaria dessa maneira, vrsilva, obrigado pelas dicas também, vou tentar algum desses modos para testar, e no que tange ao flash, realmente já fiz esse teste mas acho que não fui muito feliz, vou tentar rebater novamente o flash para ver se resolve.

Depois posto meus testes aqui para vocês verem, por enquanto muito obrigado a todos.


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2012, 08:57:03
Poxa pessoal, muito obrigado por todas as dicas que vocês deram aqui, na verdade eu deduzia mesmo que isso se devia a baixa velocidade do obturador, mas na minha inocência, achei que o modo automático da câmera não deixaria dessa maneira, vrsilva, obrigado pelas dicas também, vou tentar algum desses modos para testar, e no que tange ao flash, realmente já fiz esse teste mas acho que não fui muito feliz, vou tentar rebater novamente o flash para ver se resolve.

Depois posto meus testes aqui para vocês verem, por enquanto muito obrigado a todos.

E Thiago usufrua da bela pequena que tem em mãos  :ok:.......ela foi feita pra ser usada em Modo M.....e não no auto  ;).
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2012, 09:00:52
E Thiago usufrua da bela pequena que tem em mãos  :ok:.......ela foi feita pra ser usada em Modo M.....e não no auto  ;).
x2

 :clap: :worship: :clap:
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7