Por isso q disse q filtros coloridos era algo fotografia analogica.
Na analógica e em especial em P&B.
Quando se fotografa em P&B, a grosso modo o que se registra é a luminosidade refletida por cada cor. E cores diferentes podem refletir o mesmo nível de luminosidade. Em um exemplo hipotético, uma parede quadriculada de azul e laranja (não sei se é bem esta referência, mas vale como exemplo) quando fotografada ou convertida diretamente para P&B acaba resultando em quadriculados iguais, porque a luminosidade refletida é a mesma ou muito semelhante.
O que se fazia então era colocar filtros coloridos em frente a lente de forma a bloquear a passagem de luz de determinados comprimentos de onda, realçando ou escondendo no P&B as áreas de determinada cor.
Outra aplicação era para tornar as áreas de verde mais intenso ou o céu mais escuro.
Com o advento do digital, basta vc fotografar em RAW e na hora da conversão mudar os níveis de luminosidade de cada cor até chegar ao resultado esperado. Este é, aliás, um dos grandes desafios da fotografia P&B em digital, saber como fazer a conversão. Fotografar em P&B é muito mais do que apenas dessaturar a foto.
Alguns softwares de conversão de RAW como o Corel AfterShot tem plugins que simulam a utilização de filtros de cor.