Autor Tópico: Preto e Branco e RAW  (Lida 5499 vezes)

mad666

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Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2012, 21:30:13
Esse topico eu nao conheço. Pode postar o link?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

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Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2012, 23:49:09
Esse topico eu nao conheço. Pode postar o link?

Comprando uma cam analógica.
Ao que me consta, em digital RAW não funfa, porque ele não é arquivo de imagem e sim de informação.
Já no JPEG funciona porque ele marca a alteração da cor diretamente no arquivo.
Posso estar enganado... Dá uma pesquisada no Google sobre usos de filtros coloridos.
Um 1º norte: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20067.0

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Razad

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Resposta #17 Online: 10 de Setembro de 2012, 23:57:59
acho que o hyde respirou fundo agora  :hysterical: :hysterical:
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mad666

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Resposta #18 Online: 11 de Setembro de 2012, 07:20:38
Li esse topico ano passado!!!! Me lembrei dele agora...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Formel

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Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2012, 13:52:09
É um tópico muito bom. O Ivan também fez umas experiências bem interessantes com filtros coloridos. A questão é conhecer o funcionamento do sensor, pois o uso de filtros coloridos influencia sim na imagem digital e na imagem final. Basta olhar as experiencias feitas pelos amigos de fórum.

Tem mais um pouco aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28887

E meu favorito (na verdade era desse que eu lembrava):
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20716.0

[ ]s


AlexandreS

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Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2012, 15:55:37
Alguns filtros fazem diferença, outros não.

Para quem fotografa em RAW e usa UniWB, o uso de um filtro Magenta pode ajudar porque empurra o canal verde para trás no histograma, evitando que estoure prematuramente. E com isso consegue-se jogar o histograma ainda mais para a direita, ganhando-se latitude.

Mas tirando alguns específicos, a grande maioria dos coloridos não faz muito sentido quando se fotografa em RAW já que vc pode balancear as cores primárias no momento da geração da cor final.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
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mad666

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Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2012, 16:02:39

Mas tirando alguns específicos, a grande maioria dos coloridos não faz muito sentido quando se fotografa em RAW já que vc pode balancear as cores primárias no momento da geração da cor final.

Por isso q disse q filtros coloridos era algo fotografia analogica.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

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Resposta #22 Online: 11 de Setembro de 2012, 16:37:25
Por isso q disse q filtros coloridos era algo fotografia analogica.

Na analógica e em especial em P&B.

Quando se fotografa em P&B, a grosso modo o que se registra é a luminosidade refletida por cada cor. E cores diferentes podem refletir o mesmo nível de luminosidade. Em um exemplo hipotético, uma parede quadriculada de azul e laranja (não sei se é bem esta referência, mas vale como exemplo) quando fotografada ou convertida diretamente para P&B acaba resultando em quadriculados iguais, porque a luminosidade refletida é a mesma ou muito semelhante.

O que se fazia então era colocar filtros coloridos em frente a lente de forma a bloquear a passagem de luz de determinados comprimentos de onda, realçando ou escondendo no P&B as áreas de determinada cor.

Outra aplicação era para tornar as áreas de verde mais intenso ou o céu mais escuro.

Com o advento do digital, basta vc fotografar em RAW e na hora da conversão mudar os níveis de luminosidade de cada cor até chegar ao resultado esperado. Este é, aliás, um dos grandes desafios da fotografia P&B em digital, saber como fazer a conversão. Fotografar em P&B é muito mais do que apenas dessaturar a foto.

Alguns softwares de conversão de RAW como o Corel AfterShot tem plugins que simulam a utilização de filtros de cor.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
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