Autor Tópico: Abertura  (Lida 1479 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Online: 30 de Maio de 2006, 21:04:14
Olá pessoal.

Esse é um daqueles tópicos do tipo "coisas que eu nunca soube mas também nunca fui atrás".

São algumas dúvidas sobre abertura. Vamos começar:

1. Por que é tão difícil fazer lentes com aberturas grandes?
2. Por que abertura em tele quase sempre é bem menor que em wide?
3. E por que a Panasonic conseguiu abertura constante com um zoom de 12x em algumas câmeras?
4. Falando em Panasonic, por que quando o sensor aumentou de 1/2.5" pra 1/1.8" a abertura em tele diminuiu? Teoricamente não seria só aumentar o conjunto tudo? Isso tem a ver com o zoom interno?
5. Se o sensor tem a ver com abertura, então como que uma F828 da vida tem abertura tão boa com um sensor daquele tamanho?
6. E por que a S9000 tem abertura tão ruim?
7. Por que as lentes com aberturas grandes são sempre mais caras?
8. Por que a grande maioria das câmeras com lentes fixas tem abertura máxima de F/2.8? É algum tipo de padrão?

Bom, acho que por enquanto é só, se eu lembrar de mais alguma eu posto depois.

Abraços,

Ricardo

Corrigido erro de digitação na primeira pergunta.
« Última modificação: 31 de Maio de 2006, 21:03:06 por Ricardo Smania »
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2006, 22:11:31
bom, são muitas perguntas e estou com um pouco de pressa, mas vou tentar ajudar.

a abertura é a distância focal sobre o diâmetro da abertura. Dai toda essa dificuldade.

em uma para conseguir f/2.8 em uma 800mm seria preciso um diafragma ENORME de quase 30cm. Imagina o tamanho dos elementos e o peso da lente.

o sensor não interfere na abertura em si, e sim na lente. Com um sensor maior, vc precisa de uma lente maior, e uma lente maior precisa de um diafragma maior. simples.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2006, 00:42:11
Muito boas as perguntas, Ricardo!!!
Já me peguei tentando desvendar esses mistérios, mas acabei não me lembrando de postar aqui.
Abs
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2006, 08:22:03
1. Por que é tão difícil fazer câmeras com aberturas grandes?

Melhor dizendo, LENTES com aberturas grandes. O que acontece é que quanto maior a abertura maior deve ser a perfeição da ótica para dar resultados razoáveis. Grandes aberturas não significam lentes de excelente qualidade como muitos imaginam, e há lentes Schneider que começam em f4 para grande angular e são espetaculares.



2. Por que abertura em tele quase sempre é bem menor que em wide?


Porque abertura não é abertura, isto é, o número f não significa diãmetro do buraco por onde passa a luz. O número do diafragma é ABERTURA RELATIVA, relativa ao que? Relativa ao comprimento fical, então o mesmo diâmetro é uma abertura relativa maior em Wide que em tele.



3. E por que a Panasonic conseguiu abertura constante com um zoom de 12x em algumas câmeras?


Provavelmente porque limitou a abertura pela tele.


4. Falando em Panasonic, por que quando o sensor aumentou de 1/2.5" pra 1/1.8" a abertura em tele diminuiu? Teoricamente não seria só aumentar o conjunto tudo? Isso tem a ver com o zoom interno?

Não sei responder pela Panasonic. É a mesma lente? Nem sei se é. Mas de qualquer maneira, vale a explicação acima, pois o comprimento focal VERDADEIRO aumenta para mesmo ângulo de visada (focal-equivalente) se o sensor aumenta de tamanho.


5. Se o sensor tem a ver com abertura, então como que uma F828 da vida tem abertura tão boa com um sensor daquele tamanho?

Foi projetada para isso. Há lentes de abertura f/1.1 para filme 35mm que é um "sensor" muito maior.


6. E por que a S9000 tem abertura tão ruim?

Escolha de projeto. Não é ruim uma abertura de f2.8. A ótica da s9000 é imprudente com aquele zoom enorme.


7. Por que as lentes com aberturas grandes são sempre mais caras?

Ver resposta 1.



8. Por que a grande maioria das câmeras com lentes fixas tem abertura máxima de F/2.8? É algum tipo de padrão?

f/2.8 é uma excelente abertura. A maioria das minhas lentes de rosca é f2.8. É uma abertura que permite fazer lentes luminosas e ainda baratas de ótima qualidade. Mais que isso você sacrificará ou a qualidade ou o preço (provavelmente sacrificará os dois). É preciso dizer que uma lente de abertura f1.4 tem pouquíssimo uso real na abertura máxima, pois o DOF fica mínimo.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2006, 08:37:59
Citar
É preciso dizer que uma lente de abertura f1.4 tem pouquíssimo uso real na abertura máxima, pois o DOF fica mínimo.
Essa era na realidade uma grande dúvida minha.
Fotos com pouca luz e uma boa velocidade.
Fiquei me perguntando o porque das lentes zoom não começarem em F1.4.
Realmente não tinha me atentado à questão do DOF. E logicamente ao custo.

Valeu, Ivan!!! :thmbup:  
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2006, 11:39:49
PQP, mais claro impossível, Ivan! Eu também agradeço pelas respostas!


Ricardo, sobre a abertura constante das FZs, dê uma BOA lida nesse tópico do Gustavo RM:


EDIT:

Panasonic FZ10/15/20 é realmente F2.8?! ;)


(obrigado pelo toque, Marcelo)
« Última modificação: 31 de Maio de 2006, 11:47:17 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2006, 11:42:07
Ricardo,

Boas perguntas.

Gmarigo e Ivan,

Boas respostas.

Xiru,

O link está errado.


 


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2006, 21:02:41
Muito obrigado pelas respostas pessoal, ajudaram a esclarecer minhas dúvidas.

Ivam, alguns comentários: sobre a primeira pergunta, digitei errado, queria dizer lentes mesmo.

Quando disse que a abertura da S9000 é ruim, quis dizer a abertura em tele principalmente. Esse é um dos motivos que me fizeram optar pela FZ30. Não há SuperCCD que aguente lentes escuras e sem estabilizador.

E sobre a F828, mas então, como que ela consegue uma abertura daquelas e ninguém mais consegue? Eu sei que não é simples projetar um conjunto de lentes, mas isso aí foi um belo de um diferencial para a Sony, por que as outras não conseguiram algo parecido?

E a lente da FZ30 é bem diferente das outras, principalmente pelo zoom interno.

Xiru, eu já li esse tópico inteiro, mas pessoalmente falando não sei, já usei a FZ15 mas foi por pouco tempo, não deu para notar se isso é verdade ou não.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60