Autor Tópico: Lente para paisagens: qualidade, custo e flexibilidade  (Lida 3302 vezes)

Mavwell

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 23 de Setembro de 2012, 10:51:39
Amigos,

Tenho uma Rebel XSi, com uma lente do kit EFS 18-55mm. No entanto, a considero restrita e de qualidade mediana (para ser polido).
Quero uma lente para paisagens. Mas há várias opções. Gostaria de uma lente de custo "não profissional" (de valor não estratosférico), de boa qualidade e, se possível, com certa flexibilidade. 10-22, 16-35, 17-40L, 15-55, 18-135, ...?

Poderiam dar algumas idéias?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2012, 13:15:26
Ficaria mais fácil se vc definisse o que é "restrita" e onde vc vê a qualidade mediana. A lente do kit é bem simples, plástica e com um sistema de foco mediano, mas em relação à nitidez, ela é muito boa, melhor inclusive que algumas bem mais caras. Se o problema de qualidade que vc cita é em relação à nitidez, vc não irá obter melhora significativa sem investir um bom bocado e na realidade a 18-55mm, principalmente até os 35mm, tem nitidez suficiente para a grande maioria das aplicações. Seus grandes pecados, como citei acima, são ser uma lente frágil de autofoco mediano e também, dependendo da aplicação, ser escura.

Das lentes citadas abaixo, a 16-35mm é uma ultra GA para full frame, equivalente em DF à 10-22mm. A 17-40 é uma GA para Full Frame. Ambas são boas mas relativamente caras para o que oferecem em um sistema cropado. Se vc não tem intenção de migrar para FF futuramente, existem opções melhores.

A 10-22 é uma ultra GA e não substitui inteiramente a lente do kit, é uma lente para outro tipo de aplicação. E neste caso pensaria também na Tokina 11-16 f/2.8, mais em conta e mais clara.

A 15-85 é uma das melhores lentes EF-S, esta sim é mais nítida que a do kit e tem uma DF muito interessante, desde GA até meia tele. O problema é o preço considerando-se que também é uma lente de abertura variável.

E a 18-135 é a lente mediana padrão. Bom zoom, construção razoável, mas com qualidade óptica também apenas razoável, na extremidade wide e grandes aberturas pior que a 18-55mm, mais dirtorção, mais AC. Bom para quem quer ter uma lente só e não tirar da câmera.

E lembre-se que apenas uma boa lente não faz milagres. É necessário conhecimento e um bom fluxograma, desde o momento de configurar a câmera, passando pelo clique, até a pós-produção.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2012, 15:11:41
Amigos,

Tenho uma Rebel XSi, com uma lente do kit EFS 18-55mm. No entanto, a considero restrita e de qualidade mediana (para ser polido).
Quero uma lente para paisagens. Mas há várias opções. Gostaria de uma lente de custo "não profissional" (de valor não estratosférico), de boa qualidade e, se possível, com certa flexibilidade. 10-22, 16-35, 17-40L, 15-55, 18-135, ...?

Poderiam dar algumas idéias?

Quer uma lente para paisagens... Queres dizer: mais aberta angularmente? Já fiz excelentes paisagens com a 18-55mm em 18mm (equivalente a 28mm nas FF). Se é isso que queres, a Sigma 10-20 para Canon atende razoavelmente bem, e a Canon 10-22 atende muito bem. Equivale à 17-40 em uma full-frame. Recomendo essa Canon. Tenho uma à venda, perfeito estado, 1750 à vista. Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!