Autor Tópico: Tele com estabilização de imagem  (Lida 1398 vezes)

zulu10

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Online: 05 de Setembro de 2012, 22:45:07
Acabei de comprar uma Sony Nex, e gostaria de uma lente tele boa. Só que, como a linha Nex não tem teles "de respeito" ainda, penso na possibilidade de utilizar um adaptador com uma lente Canon. Sei que o foco automático se perde, mas a estabilização de imagem da lente, é mantida? Tem alguma lente da Canon (ou outra marca) que mantém a estabilização de imagem numa situação desta?

Pergunto ainda se, perdendo a estabilização, a fotografia em range de 300 mm por exemplo, fica inviável...


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2012, 13:33:38
Acredito que mantem o IS, porque é na lente... me corrijam se eu estiver errado...
 :aua:
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2012, 19:43:15
Acho que neste caso so testando mesmo mas o IS so vai funcionar caso a lente se comunique com o corpo da camera.
Se este adaptador SONY/CANON nao faz comunicacao com a lente em AF ou abertura bem provavelmente nao fara IS.



lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2012, 20:33:13


zulu10

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2012, 21:35:53
lsd

agradeço (mais uma vez!) suas respostas... o problema de utilizar a lente da própria NEX, é que seu range é ainda limitado. Não estou descartando, mas é que gostaria de experimentar umas lentes com maior alcance...


por isso gostaria de saber se a estabilização de imagem permanece com a lente, ou para que funcione precisa de o conjunto inteiro ser, por exemplo, da Canon...

Ou ainda, se mesmo perdendo a estabilização de imagem, ainda assim é viável a fotografia com essas adaptações sem a obrigação de um tripé por exemplo...


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2012, 22:10:35
Se eu viesse a usar esse adaptador da Metabones que eu mandei o link (e que é caríssimo, sinceramente não acho que valha a pena, a não ser para a pessoa que tenha um set considerável de lentes L), eu usaria nele apenas as lentes da Canon. Já acho que é meio capenga esse esquema de adaptador, e ainda usar lentes de outras marcas... só se tivesse um esquema fácil de alugar lente e ir testando, ou, pegar emprestado... pra ver qual funciona e qual não.

Cara uma das coisas que me desanimaram na NEX era essa coisa de ficar limitado... não que nos outros sistemas de mirrorless a coisa seja melhor (e não é muito melhor não. No MFT OK, tem lentes mais longas e com estabilização, mas tem outros problemas).

Em todo caso... pense que se vc for usar uma lente sem estabilização, pode usar um ISO mais alto que a NEX aguenta. Com 1600ASA ela tem uma performance muito boa e aceitável, 3200 dependendo da exposição também. E outra, use RAW e melhora muito pra lidar com ruído (a redução da NEX nos JPEGs é triste). Tipo... se vc fotografaria a 1/50s com uma lente estabilizada (em 200mm) em 400ASA, pode ir até 3200 e ganhar 3 pontos, subindo pra 1/400s... Depois dá um talento na pós... e paciência. Há 20 anos se faziam fotos ótimas sem ISOs altos nem estabilização. Em todo caso essa foto teórica a 1/50s numa lente estabilizada poderia sair tremida também...

O hype de usar lentes adaptadas nas mirrorless, é mais sobre usar lentes antigas e manuais, tipo as Leica, Voightlander e etc., pois aí só há ganho - essas lentes são manuais em qualquer corpo - os originais ou os modernos - mas ficam compactas como as nativas dos sistemas, e continuam com a funcionalidade. Pra usar lentes modernas, com AF, motores ultrassônicos, estabilização, informação de distância... não acho que as adaptações sejam a solução, e sim usar esses recursos nos sitemas para os quais eles foram projetados e sabe-se que funcionam a contento.

Por isso eu te disse outro dia para tentar as lentes da NEX, pois elas vão te dar uma funcionalidade otimizada que as adaptadas nunca terão, e não é só o lance da estabilização, é o AF silencioso (que faz toda diferença para video), os dados EXIF certinhos, e mesmo o tamanho.


zulu10

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2012, 12:05:37
Muito esclarecedor novamente meu amigo!

Valeu!