Autor Tópico: Por que toda a linha rebel é considerada iniciante?  (Lida 12189 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 06 de Setembro de 2012, 12:42:45
T2i, T3i, T4i, 60D e 7D compartilham o mesmo sensor (na realidade, na T4i o sensor é um pouco diferente, mas a base é a mesma). Se vc fotografar em RAW, não irá sentir praticamente diferença alguma na questão do ruído. Em JPG existem uma diferença marginal a favor da 7D em função de ter dois processadores e conseguir aplicar alguns algoritmos mais eficientes no processamento do RAW in-camera. Mas se fotografar em RAW (o que é altamente aconselhado), não verá diferença alguma.

E não pense que a T4i por ser uma câmera de "entrada" não vai te permitir fazer fotos de objetos em movimento ou que o AF dela é muito lento. Apenas não é tão preciso e rápido quanto de uma 7D (que é era o mais avançado até a chegada na nova safra de câmeras), mas em situações de boa luz, vai te dar boas fotos. Já fotografei corridas de carro usando a XSi e a 60D usando uma das teles mais simples da Canon, a 55-250IS. A 60D teve um índice de erro menor e foi mais rápida, mas a XSi também entregou bons resultados. Longe do conjunto ideal que nesse caso seria no mínimo uma 7D com lentes L, mas serviu ao propósito.



« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, 12:43:24 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


renatosfa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Setembro de 2012, 12:43:22
Qualidade de construção, material usado no obturador, velocidade, velocidade do obturador, desempenho em ISO!
Nada disso desmerece a linha Rebel, quem precisa e quer pagar mais compra a linha mais TOP, quem não tem condições vai com a linha de entrada!
A qualidade da imagem não tem relação com o preço do corpo, a lente e e tipo de fotografia que você vai fazer influenciam muito mais!

Suas resposta me deixo mais aliviado sobre comprar uma de entrada.
então com uma t4i, uma boa lente e estudo posso conseguir grandes resultados com a t4i?

Brigadão rbpope por responder


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #17 Online: 06 de Setembro de 2012, 13:02:30
Estou fazendo um curso na fundação cultural da minha cidade e temos a oportunidade de experimentar diversas câmeras (todas da canon).. rebel, 7d, 5d, diversos tipos de lentes, etc..
Cheguei a uma conclusão:
Se você é PROFISSIONAL, tenha uma câmera PROFISSIONAL. Se é amador e NÃO tem recursos para ter uma PRO, sinta-se bem servido com uma de entrada ou intermediária.
O grande X da questão é saber aproveitar o potencial dela.
Creio também que o que pega é o fator $$$$. Se o cara gosta de fotografia e tem grana, vai se contentar com uma de entrada?? dificil né?
 :ok:


renatosfa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Setembro de 2012, 13:13:20
Meus dois cents....

A grande diferença entre a linha Rebel e a linha imediatamente superior sempre foi velocidade (de operação, de AF), construção, o sistema de autofoco, e os botões de controle. Existem mais algumas como duração de bateria, capacidade de burst e outras coisas, mas para a grande maioria das pessoas isso não é fundamental.

Top LCD é bacana e facilita a vida, principalmente se vc está com pressa como em um evento. Mas para quem vai fotografar a família ou os amigos ou paisagens está longe de ser algo essencial. Um AF instantâneo também não.

Enfim, ela é classificada como iniciante em função destes fatores. Mas o resultado final é o mesmo.

A T4i ainda tem um acréscimo em relação às Rebel anteriores que são os 9 pontos cruzados de foco, idênticos aos da 60D.

Se vc tem grana sobrando, uma câmera como a 60D vai te facilitar em algumas coisas. Ter top lcd é bom, ter dois dials é bom, uma câmera mais rápida é bom também. Se a coisa estiver folgada ou pretende trabalhar mais profissionalmente, é a melhor escolha não em função da qualidade, mas em função das facilidades e rapidez de operação.

Mas nada disso é imprescindível principalmente para uso amador e uma T4i vai te dar, no final das contas, o mesmo resultado. Tenho uma 60D e uma XSi e ainda uso bastante a XSi, principalmente quando quero fotografar na rua em condições de boa luz, situação em que seu sensor tem uma ótima resposta e o tamanho pequeno passa a ser um benefício.

Sempre lembrando que aqui estamos comparando câmeras com sensor cropado, que na realidade nem são consideradas profissionais (salvo talvez a 7D que é considerada uma "profissional cropada"). Se colocarmos aqui as realmente "profissionais" aí tudo se torna muito diferente, inclusive a diferença de preço.

Então as verdadeira vantagens da 60d é a praticidade de exercer algumas funções,

e assim torna ela mais adequada pra quem pretende trabalhar profissionalmente ou em evento.

mas o resultado final serão os mesmos certo?

sua resposta me esclareceu minhas duvidas sobre a 60d vlw mesmo

Brigadão AlexandreS por responder


renatosfa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Setembro de 2012, 14:05:19
T2i, T3i, T4i, 60D e 7D compartilham o mesmo sensor (na realidade, na T4i o sensor é um pouco diferente, mas a base é a mesma). Se vc fotografar em RAW, não irá sentir praticamente diferença alguma na questão do ruído. Em JPG existem uma diferença marginal a favor da 7D em função de ter dois processadores e conseguir aplicar alguns algoritmos mais eficientes no processamento do RAW in-camera. Mas se fotografar em RAW (o que é altamente aconselhado), não verá diferença alguma.

E não pense que a T4i por ser uma câmera de "entrada" não vai te permitir fazer fotos de objetos em movimento ou que o AF dela é muito lento. Apenas não é tão preciso e rápido quanto de uma 7D (que é era o mais avançado até a chegada na nova safra de câmeras), mas em situações de boa luz, vai te dar boas fotos. Já fotografei corridas de carro usando a XSi e a 60D usando uma das teles mais simples da Canon, a 55-250IS. A 60D teve um índice de erro menor e foi mais rápida, mas a XSi também entregou bons resultados. Longe do conjunto ideal que nesse caso seria no mínimo uma 7D com lentes L, mas serviu ao propósito.

Sera que com esse novo processador digic 5 a t4i conseguiria obter o mesmo índice da 60d ?

vou te fazer uma pergunta bem iniciante mas é por que me preocupo muito o controle que posso ter sobre minha fotografia.

se colocar o AF manual vou ter controle absoluto sobre o foco? ou seja o foco trava onde eu regular ele, mesmo se eu me mexer?

Pergunto isso por que tinha uma câmera que o foco era sempre automático e quando conseguia focar. sem querer soltava o obturador e

ja era  o foco de novo. se poder me responder agradeço.

vlw AlexandreS
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, 14:06:42 por renatosfa »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #20 Online: 06 de Setembro de 2012, 15:20:49
Mesma coisa comparar um Corsa 1.4 e um Audi A1
Depois que você anda no Audi, mesma sendo a versão "pé de boi" A1... quando volta para o corsa... da um TILT no cérebro... rs...
Mesmos os 2 carros sendo meios de transporte... é muito mais confortável (para 2 pessoas) e divertido andar de A1 do que Corsa.
Mesmo o A1 não sendo um carro top.

Se a Rebel atende suas expectativas e a questão da pegada e depois caracteristicas não importam pra vc.... vá de rebel e compre boas lentes, que é o que na verdade importa para a maioria dos casos

 :ok:
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, 15:23:19 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #21 Online: 06 de Setembro de 2012, 21:57:10
Mesma coisa comparar um Corsa 1.4 e um Audi A1
Depois que você anda no Audi, mesma sendo a versão "pé de boi" A1... quando volta para o corsa... da um TILT no cérebro... rs...
Mesmos os 2 carros sendo meios de transporte... é muito mais confortável (para 2 pessoas) e divertido andar de A1 do que Corsa.
Mesmo o A1 não sendo um carro top.

Se a Rebel atende suas expectativas e a questão da pegada e depois caracteristicas não importam pra vc.... vá de rebel e compre boas lentes, que é o que na verdade importa para a maioria dos casos

 :ok:

Ótima comparação.


Washington

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Setembro de 2012, 22:02:41
Se pretende ser pro vai de pro, senão creio que o custo não justifica, ou se tiver $$$ sobrando vai de pro tb....rsrs simples assim.....rsrs tem gente que nem aprendeu a dirigir e ja anda de ferrari e tem outras que dirigem a anos e muito bem e andam de fiesta e por ai vai...... :hysterical:
Canon T1i, Tamron 17-50mm 2.8, Canon 50mm 1.8 II, Canon 100-400L 480 EXII


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #23 Online: 06 de Setembro de 2012, 23:44:40
Sera que com esse novo processador digic 5 a t4i conseguiria obter o mesmo índice da 60d ?

vou te fazer uma pergunta bem iniciante mas é por que me preocupo muito o controle que posso ter sobre minha fotografia.

se colocar o AF manual vou ter controle absoluto sobre o foco? ou seja o foco trava onde eu regular ele, mesmo se eu me mexer?

Pergunto isso por que tinha uma câmera que o foco era sempre automático e quando conseguia focar. sem querer soltava o obturador e

ja era  o foco de novo. se poder me responder agradeço.

vlw AlexandreS

Você nunca pegou numa dslr né? Sem problemas rsrs

tem a chavinha do AF/MF na lente , se você setar o foco pra 3m no manual, ele vai ficar mantido em 3m até que você mecha o anel de novo, mas se der um passo pra trás, por exemplo, o foco vai sair do lugar, deu pra entender?

No modo automático você seleciona o ponto de foco, assim na hora de enquadrar você vai ver os pontos e colocar o elemento/objeto de foco no ponto que voce especificou e o foco vai cravar ali, se você atender à distância mínima de foco da sua lente, o foco sempre vai ser feito no objeto em que o ponto está marcando.... dá pra ver os pontos de foco que estou falando nesse video aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=VvOMmMX9lAk

Sobre as Rebel, acho que uma coisa muito importante que não disseram aqui é a questão do viewfinder, as DSLR possuem um espelho que redireciona a imagem que vai pro sensor para um visor ótico, a forma desse redirecionamento nas rebel, após o espelho, é feita por um pentaespelho, enquanto nas linhas mais profissionais é feita por um pentaprisma, e isso interfere diretamente no tamanho e na qualidade da imagem ótica recebida no visor, que é muito melhor nas câmeras ditas "profissionais"
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #24 Online: 11 de Setembro de 2012, 13:56:14
Sera que com esse novo processador digic 5 a t4i conseguiria obter o mesmo índice da 60d ?

vou te fazer uma pergunta bem iniciante mas é por que me preocupo muito o controle que posso ter sobre minha fotografia.
se colocar o AF manual vou ter controle absoluto sobre o foco? ou seja o foco trava onde eu regular ele, mesmo se eu me mexer?
Pergunto isso por que tinha uma câmera que o foco era sempre automático e quando conseguia focar. sem querer soltava o obturador e ja era  o foco de novo. se poder me responder agradeço.

vlw AlexandreS
Renato, o índice de acerto de focagem que o AlexandreS falou tem mais relação com o sistema de foco em si do que com o processador de imagem. O processador só vai te definir imagem processada mais rápido (mais fps), e com menos ruído (talvez) no pós-processamento, mas o foco não tem tanto a ver com isso. O sistema de foco da T4i é similar ao da 60D (9 pontos cruzados), então elas vão sim focar parecido (e com boa eficiência)...
Quanto à segunda questão, AF é auto-foco, e MF é manual-foco. Quando falaste em colocar o AF em manual, vou partir do princípio que te referes a colocar a chave seletora na posição MF. A resposta é: sim! Se tu focas um objeto manualmente (girando o controle de foco da lente), pressionando o obturador pela metade, a câmera vai dar um bip quando focar, e mesmo que tu soltes o botão e tornes a pressionar, ele não fará o foco de novo (pois está em manual), e não mudará a posição focal. Já se tu te moveres para frente ou para trás, o ponto de foco vai se mover junto, né? Então, talvez tu vais ter que refocar!!! Entendeste? Isso é teoria... Bom estudar! Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


renatosfa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 12 de Setembro de 2012, 11:26:46
Mesma coisa comparar um Corsa 1.4 e um Audi A1
Depois que você anda no Audi, mesma sendo a versão "pé de boi" A1... quando volta para o corsa... da um TILT no cérebro... rs...
Mesmos os 2 carros sendo meios de transporte... é muito mais confortável (para 2 pessoas) e divertido andar de A1 do que Corsa.
Mesmo o A1 não sendo um carro top.

Se a Rebel atende suas expectativas e a questão da pegada e depois caracteristicas não importam pra vc.... vá de rebel e compre boas lentes, que é o que na verdade importa para a maioria dos casos

 :ok:

entendi vou comprar  um rebel mesmo

brigadão jesieltrevisan  gostei do seu comparativo kkkk
« Última modificação: 12 de Setembro de 2012, 11:32:49 por renatosfa »


renatosfa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 12 de Setembro de 2012, 11:36:05
Você nunca pegou numa dslr né? Sem problemas rsrs

tem a chavinha do AF/MF na lente , se você setar o foco pra 3m no manual, ele vai ficar mantido em 3m até que você mecha o anel de novo, mas se der um passo pra trás, por exemplo, o foco vai sair do lugar, deu pra entender?

No modo automático você seleciona o ponto de foco, assim na hora de enquadrar você vai ver os pontos e colocar o elemento/objeto de foco no ponto que voce especificou e o foco vai cravar ali, se você atender à distância mínima de foco da sua lente, o foco sempre vai ser feito no objeto em que o ponto está marcando.... dá pra ver os pontos de foco que estou falando nesse video aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=VvOMmMX9lAk

Sobre as Rebel, acho que uma coisa muito importante que não disseram aqui é a questão do viewfinder, as DSLR possuem um espelho que redireciona a imagem que vai pro sensor para um visor ótico, a forma desse redirecionamento nas rebel, após o espelho, é feita por um pentaespelho, enquanto nas linhas mais profissionais é feita por um pentaprisma, e isso interfere diretamente no tamanho e na qualidade da imagem ótica recebida no visor, que é muito melhor nas câmeras ditas "profissionais"

Não ,rssrsrrs

mas ja que vou comprar quero pegar uma boa entende.

brigadão por responder


renatosfa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 12 de Setembro de 2012, 11:39:16
Renato, o índice de acerto de focagem que o AlexandreS falou tem mais relação com o sistema de foco em si do que com o processador de imagem. O processador só vai te definir imagem processada mais rápido (mais fps), e com menos ruído (talvez) no pós-processamento, mas o foco não tem tanto a ver com isso. O sistema de foco da T4i é similar ao da 60D (9 pontos cruzados), então elas vão sim focar parecido (e com boa eficiência)...
Quanto à segunda questão, AF é auto-foco, e MF é manual-foco. Quando falaste em colocar o AF em manual, vou partir do princípio que te referes a colocar a chave seletora na posição MF. A resposta é: sim! Se tu focas um objeto manualmente (girando o controle de foco da lente), pressionando o obturador pela metade, a câmera vai dar um bip quando focar, e mesmo que tu soltes o botão e tornes a pressionar, ele não fará o foco de novo (pois está em manual), e não mudará a posição focal. Já se tu te moveres para frente ou para trás, o ponto de foco vai se mover junto, né? Então, talvez tu vais ter que refocar!!! Entendeste? Isso é teoria... Bom estudar! Abraço!

Verdade sakco vou estudar, meu único problema ta sendo escolher a câmera.

Brigadão por responder.


renatosfa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 14 de Setembro de 2012, 08:55:48
Gente onde posso comprar.

Alguem tem o endereço ou telefone de  alguma loja em são paulo?


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #29 Online: 14 de Setembro de 2012, 09:03:10
Gente onde posso comprar.

Alguem tem o endereço ou telefone de  alguma loja em são paulo?

Serve vendedor? RECOMENDO o Nelson Nakamura (nelsonnakamura@uol.com.br)! Importador autônomo, mas de confiança! Manda e-mail para ele que ele responde quase que de imediato! Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!