Autor Tópico: Isto é possível?  (Lida 4858 vezes)

fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #30 Online: 05 de Setembro de 2012, 11:35:51
Michel, "revelação" não é um termo da fotografia digital. Vc pode fazer uma analogia, mas revelação remete a um processo do filme.

Acho que informalmente até pode ser usado... O próprio Lightroom tem a aba de "Development", que em fotografia significa revelação...  :) :ok:
fkuhne.tumblr.com


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 05 de Setembro de 2012, 12:06:23
Acho que informalmente até pode ser usado... O próprio Lightroom tem a aba de "Development", que em fotografia significa revelação...  :) :ok:

Sim, vc tem razão. É justamente a analogia que o LR faz, mas na prática é diferente, né? Eu fiz a observação considerando o processo final da foto sair no papel, pois uma foto digital é impressa e não revelada.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #32 Online: 05 de Setembro de 2012, 12:52:55
Sim, vc tem razão. É justamente a analogia que o LR faz, mas na prática é diferente, né? Eu fiz a observação considerando o processo final da foto sair no papel, pois uma foto digital é impressa e não revelada.

Em termos... Dados em RAW não são uma foto. Para que este conjunto de dados seja transformado em uma foto, ele precisa ser "revelado". E é exatamente isso que o LR faz. Portanto, acho que o termo revelação é adequado. Ambos representam o processo de transformar alguma coisa em uma foto, no analógico é transformar o negativo em uma foto, no digital é transformar uma série de dados RAW (também chamado de negativo digital, de onde vem a extensão DNG usada pela Adobe) em uma foto.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #33 Online: 05 de Setembro de 2012, 15:07:25
Sem contar que todos os comandos do lightroom tem nomes que referem a técnicas usadas nos laboratórios de revelação molhada... ou seja, só mudou o processo de analogico pra digital, mas a coisa continua a mesma... o lightroom é revelador digital, e o photoshop é de tratamento digital, já que nas cópias em papel também eram feitas correções, igualmente é feito no PS, porém era tudo na mão... tem um vídeo no youtube mostrando uma assistente do HCB fazendo as correções nas impressões dele, de acordo com o que ele pedia...

Existe diferença entre tratamento e manipulação ou então montagem fotografica... Acontece que o photoshop virou sinonimo dessas duas ultimas, onde as pessoas sempre gostam de fazer coisas que fogem do contexto fotografia, pois além de uma poderosa ferramenta para os fotografos é também para os adoradores de manipulação ou de montagem que não tem nada a ver com fotografia em si... até tem mas muito pouco...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #34 Online: 05 de Setembro de 2012, 16:09:02
É bem conhecida a relação, longa e profícua, estabelecida entre alguns fotógrafos e seus laboratoristas. Algumas dessas relações eram de anos a fio.
A fotografia digital não inventou nada, já vem tudo da analógica (inclusive essa discussão, A MIM, estéril de se deve ou não tratar a imagem na pós e seus limites).
O que fazemos hj na frente do PC com o PS ou LR era feito pelo laboratorista na sala escura, seja via químicos, seja via manipulação na ampliação.
Alguns deles eram verdadeiros artistas do dodge anda burn.
Procurando dá pra encontrar material interessante sobre isso:

Foto desse carinha aqui:  ;)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Avedon

Sem querer me repetir mas repetindo...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #35 Online: 06 de Setembro de 2012, 09:52:10
Fico imaginando como que os laboratoristas faziam para conseguir esse resultado...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #36 Online: 06 de Setembro de 2012, 10:56:49
Fico imaginando como que os laboratoristas faziam para conseguir esse resultado...

Tem uns videos no Youtube mostrando esse trabalho.
SALVO ENGANO, há inclusive um vídeo em que o laboratorista do Bresson está executando uma amppliação sobre uma foto dele. Vale a pena uma pesquisa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova