Autor Tópico: Troca de experiência - pista de dança em casamento  (Lida 8613 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2012, 21:44:43
Tranquilo. Saquei agora o seu ponto de vista. Nesse ponto, vc estah coberto de razao.

queria estar errado,mas sao mais humanas as festas de "copinho de prastico", que as de "Perignon e salmao".
abs.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2012, 22:05:05
queria estar errado,mas sao mais humanas as festas de "copinho de prastico", que as de "Perignon e salmao".
abs.

Sem dúvida, mais humanas e mais espontâneas!

Mas a relação de grana é muito diferente também, o AAA paga uma grana boa para ter um fotógrafo lá até as 7:00 da manhã.
Claro, isso não dá o direito de "abusar", mas se o cara pagou, tem que ter, simples.


----

E, em linhas gerais, acho que devemos fotografar o que gostamos para fazermos direito. Se fotógrafo X não curte a festa/balada do casamento, leve um 2º fotógrafo que goste de fazer essa parte.

[]s


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #17 Online: 10 de Setembro de 2012, 22:47:57
Tbm nunca fotografei para convidados, a não ser em casos especiais onde eram amigos meus . Em qualquer evento ou situação,presto serviço apenas pro contratante,o cara q paga . Tbm não paro meu serviço pra fotografar com celulares ou compactas dos convidados,isso sim é o ó !


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 10 de Setembro de 2012, 23:08:38
Senhores,

Que bom que o topico pode contar com respostas diversas.

Concordo que o fotografo contratado deve fazer as fotos que o cliente solicitar, e foi isso que fiz.

Apenas para dar uma ideia, nas cerca de 3 horas e meia de pista, fiz umas 500 fotos. Estive na pista de pé todo este tempo, sai por no máximo 20 minutos para poder comer, tomar uma agua e aproveitar para fazer umas fotos do local da cerimonia, agora sem ninguem e, por sorte, com as cadeiras completamente alinhadas, o que, na minha opiniao, rendeu fotos bacanas.

Ou seja, aproximadamente 1 a cada 30 segundos fiz uma foto (estou falando so do tempo de pista).

O que me chamou a atençao foi que a maioria das fotos foram daquelas: "ei tira aqui!".

Detalhe, ficamos eu e mais um fotografo a disposição.

Fiquei impressionado.

Ate porque fazer essas fotos "posadas" nao constuma render imagens de primeira linha. Na minha opinião o resultado fica comum.

Agora, onde ha fumaça ha fogo. Ja estava sentindo o clima e nao deu outra. Hoje o fotografo dono do estúdio que me contratou me falou por telefone que a irma da noiva ligou reclamando que o fotografo sumia e que ela o tempo todo tinha que ficar pedindo para fotografar.

Fiquei muito decepcionado. Quase nao tive resposta.

Pedi apenas que olhasse os metadados e que entre uma foto e outra nao haveria o espaço de 3 minutos.

Passei a tarde toda no trabalho (tenho outro) pensando nisso e agora que cheguei em casa confirmei. Tem foto pra caramba.

O que quero nao é ficar sentado ou ir embora nao, so que se nao houver tempo para a arte aparecer o trabalho fica mecânico.

Pra completar, agora, embora nao tenha sido como foi dito pela cliente, fico numa situação muito diferente daquela que espero estar com quem presto serviço.

Espero que ao menos o cliente goste das fotos.

 



D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2012, 07:15:47
Cara, vc fez a sua parte. Se a m$%$# da noiva ou a irmã dela veio com essa historia de que "o fotografo sumia", eh falta de carater delas, e nao, falta de disponibilidade sua.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2012, 08:53:38
  Se a noiva faz questão de 1 clique por minuto,q pague por clique então,nada mais justo. Já vi freelance ser obrigado a mandar 1500 cliques por evento trabalhando com camera de entrada,tipo T3 ou T4 e arrebentando a camera em menos de 1 ano. Se o cara me paga 300,00 por freelance ,entrego no máximo 500 cliques caprichados. Não adianta disparar feito um doido varrido pra jogar 80% das fotos na lixeira. Na época do filme era normal sair com 10 rolos de 36 poses no máximo e era mais q suficiente pra um casamento de classe A.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2012, 13:01:50
É como dizia o poeta, The times they are a-changin' (Os tempos estão mudando)... Já se foi a época em que o fotógrafo entregava 100 fotos em um álbum e tudo estava pronto. Hoje em dia, toda noiva quer um álbum e mais um DVD com 2000 fotos. E aí de você se alguma coisa estiver faltando!

Soprani, muitas vezes os noivos e os convidados têm uma percepção diferente do que foi a festa. Mas se você tem fotos que mostram que você ou o outro fotógrafo estiveram ali o tempo inteiro, não tem do que se preocupar, basta deixar isso claro pra quem você presta serviço.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 11 de Setembro de 2012, 16:44:57
Tbm nunca fotografei para convidados, a não ser em casos especiais onde eram amigos meus . Em qualquer evento ou situação,presto serviço apenas pro contratante,o cara q paga . Tbm não paro meu serviço pra fotografar com celulares ou compactas dos convidados,isso sim é o ó !
caro Milton, isso que voce chama de  "isso sim é o ó !", se chama gentileza,
depois esse cara que te encheu o saco com o telefone ou a maquininha
te contrata, e diz"que cara legal, sempre bem humorado"
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 11 de Setembro de 2012, 16:46:57
  Se a noiva faz questão de 1 clique por minuto,q pague por clique então,nada mais justo. Já vi freelance ser obrigado a mandar 1500 cliques por evento trabalhando com camera de entrada,tipo T3 ou T4 e arrebentando a camera em menos de 1 ano. Se o cara me paga 300,00 por freelance ,entrego no máximo 500 cliques caprichados. Não adianta disparar feito um doido varrido pra jogar 80% das fotos na lixeira. Na época do filme era normal sair com 10 rolos de 36 poses no máximo e era mais q suficiente pra um casamento de classe A.
as chamadas "produtoras boca de porco" sao assim,
pagam alguem com "maquininha para fazer 1500 clics"(alguma coisa sempre sobra!!!!!)
no mundo dos fotografos isso nao existe!!!!!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #24 Online: 11 de Setembro de 2012, 16:49:35
Sem dúvida, mais humanas e mais espontâneas!

Mas a relação de grana é muito diferente também, o AAA paga uma grana boa para ter um fotógrafo lá até as 7:00 da manhã.
Claro, isso não dá o direito de "abusar", mas se o cara pagou, tem que ter, simples.


----

E, em linhas gerais, acho que devemos fotografar o que gostamos para fazermos direito. Se fotógrafo X não curte a festa/balada do casamento, leve um 2º fotógrafo que goste de fazer essa parte.

[]s

Exato, nas AAA, nunca ha menos de 4 fotografos, e outro mundo,
os contratos sao muito mais caros.
em carapicuiba e 2500, no Jd Paulistano e 20000.
abs.


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #25 Online: 11 de Setembro de 2012, 22:34:34
 Isso mesmo Agalons, eu presto serviço pra classe pobre como já citei por aqui. Como pagam no máximo 2500,00 ,entrego tbm poucas fotos e raramente passo da meia noite. Se me pagarem 20 mil, levo 2 fotógrafos bons,2 cinegrafistas e varo a madrugada com o sorrisão no rosto tbm. :D
   Mas não tenho do q reclamar, pois o povo aqui na zona leste  é pobre aluga salão por 4 horas apenas, aí é linha na pipa.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 12 de Setembro de 2012, 13:29:17
Isso mesmo Agalons, eu presto serviço pra classe pobre como já citei por aqui. Como pagam no máximo 2500,00 ,entrego tbm poucas fotos e raramente passo da meia noite. Se me pagarem 20 mil, levo 2 fotógrafos bons,2 cinegrafistas e varo a madrugada com o sorrisão no rosto tbm. :D
   Mas não tenho do q reclamar, pois o povo aqui na zona leste  é pobre aluga salão por 4 horas apenas, aí é linha na pipa.
cansei de fazer festas na ZL, para mim nao muda nada
eu faço meu melhor em qualquer tipo de evento.
e muito dificil pasar da 1 da madrugada.
abs.


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #27 Online: 12 de Setembro de 2012, 17:25:51
quando se vai fotografar um evento tem que dar seu máximo do começo ao fim, mesmo cansado de segurar um equipamento de quase 2Kg.

dificilmente o momento da pista dura mais que 2h, e é onde mais pode exercitar e testar técnicas ousadas
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 13 de Setembro de 2012, 10:19:53
quando se vai fotografar um evento tem que dar seu máximo do começo ao fim, mesmo cansado de segurar um equipamento de quase 2Kg.

dificilmente o momento da pista dura mais que 2h, e é onde mais pode exercitar e testar técnicas ousadas
com equipamento leve e isso dai!
ja indo "armado" e bem mais"
uma 80-200 pesa 1,5kg,+ maquina +flash + segunda maquina completa,etc.
mesmo assim e bem mais levinho que ser pedreiro!!!!!! :hysterical: :eek:
abs.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 10:20:26 por agalons »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #29 Online: 13 de Setembro de 2012, 12:54:17
O grande segredo, em todo o tipo de negócio é: Ter uma técnica apurada e cumprir com o prometido! Faça um workflow com os teus clientes e veja com eles quem são as pessoas a serem fotografadas - aquelas que não podem faltar em hipótese alguma. Cumpra o teu script e depois você fica livre para tirar umas fotos extras - que você acha que vá fazer a diferença. A minha dica é combinar tudo antecipadamente e entregar o combinado!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr