Autor Tópico: f/?  (Lida 1403 vezes)

CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
f/?
Online: 09 de Setembro de 2012, 12:50:05
Olá, pessoal

Alguém teria uma indicação de leitura técnica à respeito de aberturas recomendadas para os tipos de foto (amadoras) mais comuns (retrato, paisagem, urbana etc.) ?

Os ranges são muito extensos - no caso da minha 50 f/1.4 vai de f/1.4 até f/22, com intervalos muito pequenos, o que para um iniciante gera questões tais como "qual a diferença, na prática, de uma foto de paisagem tirada em f/10 e f/11???". A diferença entre f/1.4 e f/22 é óbvia, inclusive os motivos para se usar aberturas bem grandes ou muito pequenas, já sabemos, mas no exemplo anterior, uma foto de paisagem em f/10 e f/11...

Agradeço se alguém tiver alguma indicação de leitura e/ou puder contribuir com alguma dica prática!

Abraços
« Última modificação: 09 de Setembro de 2012, 12:52:19 por CGS »
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2012, 15:37:38
CGS, em vez de leituras técnicas, mais do que isso: veja exemplos de fotos (com o exif). Olhe os gráficos de resolução das várias objetivas em sites de review (como o lenstip.com, ou o photozone.de) e entenderás outras coisas. Quanto mais fechado o diafragma (maior o f), menos luz entra, e mais tempo fica exposta a cena (às vezes isso acentua a captação de cores, ou os movimentos), mas tem o grande fator "resolução" (normalmente as objetivas atingem a maior nitidez entre f/8 e f/11, e aí se usa essa abertura para ter a melhor imagem que a objetiva pode dar)...

Não há, pelo que sei, muita diferença entre f/10 e f/11, a não ser o tempo de exposição. Pode haver um pouco mais de nitidez em um deles, então é bom consultar o melhor nos testes da objetiva... Mas como disseste: a diferença não é gritante! É 1/3 de luz a menos em f/11 que em f/10... Seria grande coisa, sim, se tirasses foto em f/2.8, f/11 e f/22 (provavelmente a resolução, ou seja, a nitidez da imagem, seria bem melhor em f/11 que nas outras). Vai também do tipo de imagem a fazer (pois retratos em pouca luz, mesmo com um pouco menos resolução, é melhor mais luz). Mas paisagens (com tripé) dá para usar f/11, até f/16 se preciso. Enfim, várias coisas...

Espero ter contribuído com alguma coisa. Abraço!
« Última modificação: 09 de Setembro de 2012, 15:39:26 por sakco »
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2012, 18:37:24
Valeu, sakco, contribuiu sim!

A abertura está relacionada à velocidade de obturação, ISO, enfim, à exposição, ao tipo de foto, profundidade de campo e por aí vai. Sei que minha questão não é simples de responder, pelo simples fato da abertura estar relacionada a uma série de fatores e parâmetros interdependentes que não permitem (ou talvez dificultem muito) uma resposta exata. Já li vários reviews e já sei onde as minhas lentes entregam melhor nitidez, menor distorção, menor AC etc., mas apanho um pouco em relação a qual abertura utilizar  no meio da faixa (tenho feito fotos sobertudo no modo M). Retratos com baixo DOF, aberturas maiores, ok; para paisagens, por exemplo, onde preciso de um DOF mais alto, uma abertura mais fechada, mas entre as mais abertas e as mais fechadas é onde ainda fico um pouco perdido e... bom, acabo fazendo várias fotos do mesmo tema e depois cruzo o resultado com o EXIF para ver o que deu mais certo... É bem empírico, mas acho que por aí tb vai!

Agradeço mais uma vez pela contribuição!

 :ok:

Abraço
« Última modificação: 09 de Setembro de 2012, 18:39:46 por CGS »
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2012, 20:20:10
Este site tb pode ajudar na comparação de lentes, www.the-digital-picture.com/ .


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2012, 21:31:27
Ok, obrigado, Gustavo!

 :ok:
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2012, 10:12:40
não acho que existe uma regra básica como você quer porque a abertura está relacionada com ISO e velocidade. Os 3 fatores funcionam juntos e interligados. Não dá pra isolar somente um e achar que os outros não influenciarão... E além disso com a questão intrínseca de cada lente.

via de regra, em termos bem básicos (que você já sabe, mas deixo aqui pra algum usuário novo que entrar)

- quanto maior a abertura (menor f/) - menor profundidade de campo (maior desfoque de fundo) - maior velocidade, congelando movimento.
- menor abertura (maior f/) - maior profundidade de campo (menor desfoque) - menos luz entra na câmera - velocidades mais baixas necessárias - podem causar borrão na imagem.

Hipoteticamente, entre f/10 e f/11 realmente não vejo diferença, a não ser por uma característica inerente a cada lente. Mas veja que nem nos testes de lente aparecem todas as aberturas possíveis..

dá pra dar uma brincada aqui pra tentar entender melhor: http://camerasim.com/camera-simulator/

Acho até que comentar sobre a diferença entre aberturas muito próximas, é igual falar entre diferenças de velocidades muito próximas.. pode ser bom pra ajustar a exposição.. mas nada muito longe disso.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2012, 10:17:39 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2012, 11:15:41
(...)Hipoteticamente, entre f/10 e f/11 realmente não vejo diferença, a não ser por uma característica inerente a cada lente. Mas veja que nem nos testes de lente aparecem todas as aberturas possíveis..

(...)

Dá uma diferença crescente na difração. A cada f/stop há uma perda da definição na imagem de forma gradual. Então não é uma coisa tão perceptível assim, mas existe.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2012, 20:45:10
Valeu, turma!
Agradeço muito à atenção e às contribuições.
O exposto já me deu alguns interessantes insights...
:worship:
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes