Autor Tópico: Ângulo na foto  (Lida 1392 vezes)

Thico Marques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Online: 06 de Agosto de 2012, 10:02:24
Pessoal, td bem ?

Alguém poderia me indicar alguma literatura ou dicas sobre ângulo na foto, isto é, alguma técnica para obter o melhor ângulo numa foto. Já pesquisei aqui no MF, mas não encontrei nada satisfatório.

Agradeço a ajuda.

Abraço á todos !
D5100
18-55 mm (kit), Nikkor 35 mm 1.8 G, Nikkor 55-200 mm VR, Tamron 17-50 mm 2.8,  SB 400

"Se as tuas fotografias não são suficientemente boas, é por que não estava suficientemente perto "


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2012, 10:18:59
Não sei se tem alguma literatura específica, levando em conta que isso é bem subjetivo.
Depende muito do que se está retratando, tanto na questão do objeto da foto quanto a mensagem que se quer passar.
Portifólio: www.banionis.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2012, 11:24:14
Como assim "ângulo da foto"??
Explique melhor... Eu não entendi direito tua pergunta.

Vc quer alguma coisa que lhe indique que: fotos de arquitetura devem ser feitas sob esse ângulo em relação ao edifício/interior; fotos de pessoas em grupo devem ser feitas sob esse ângulo em relação ao grupo; fotos de bebês devem ser feitas sob esse ângulo em relação à criança; etc... (ângulo aqui leia-se enquadramento). É isso?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Thico Marques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2012, 18:23:00
Como assim "ângulo da foto"??
Explique melhor... Eu não entendi direito tua pergunta.

Vc quer alguma coisa que lhe indique que: fotos de arquitetura devem ser feitas sob esse ângulo em relação ao edifício/interior; fotos de pessoas em grupo devem ser feitas sob esse ângulo em relação ao grupo; fotos de bebês devem ser feitas sob esse ângulo em relação à criança; etc... (ângulo aqui leia-se enquadramento). É isso?

De fato, acho que não me expressei direito, Mr. Hyde. Meu questionamento é justamente isso; Existe alguma técnica ou alguma forma para termos um melhor enquadramento dàquele assunto que estamos fotografando ou isso é puramente prática em fotografia ?   
Não sei se estou devaneando sobre o assunto, mas as vezes fico pensando se aquela foto ficaria melhor sob um outro "ângulo", ou melhor, enquadramento ou se depende também de quem está contemplando a foto e tirar as próprias conclusões.

Será que deixei mais confuso meu questionamento.......? 
D5100
18-55 mm (kit), Nikkor 35 mm 1.8 G, Nikkor 55-200 mm VR, Tamron 17-50 mm 2.8,  SB 400

"Se as tuas fotografias não são suficientemente boas, é por que não estava suficientemente perto "


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:20:07
Pura prática, com estudo sobre composição fotográfica.

Tá em dúvida de esse ou aquele enquadramento é melhor? Faça as 2 fotos e aproveita e faça mais umas 2 com outros enquadramentos diferentes dos 2 anteriores.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


C.Salgado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2012, 12:07:24
Acho a composição fascinante. Diz muito como a pessoa enxerga o mundo. E isso, suponho ser subjetivo.
Claro que tem a parte técnica também....Acredito que precisamos estudar e muito. Mas, confesso ser mais legal quando conhecemos determinada regra e optamos por não usá-la. Não sei se fui clara e nem quero parecer presunçosa. Mesmo pq não sei naada de fotografia.
Só acho legal quebrar regras de vez enquanto.

Vi rolando por esses dias o livro "o olhar do fotógrafo". Fala sobre técnicas de composição e parece ser beeem interessante. Participei do concurso no DDF e infelizmente não ganheei :no:.

Por volta de 90 dilmas na Saraiva e afins.
Se for comprar avisa depois se é bom mesmo.
De repente, economizo nas pipocas e invisto nessa leitura.

Bom, é isso.
Espero ter ajudado.

Beijos.
Nikon D3100 + 18-55mm VR

As vezes falo sozinha e não me culpo nem um pouco por isso.
=)