Autor Tópico: Brincando com DOF...  (Lida 6494 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 12 de Maio de 2006, 00:55:18
Pois é!
Um dos maiores tesões de usar uma reflex é uma (bem) mais ampla gama de possibilidade de jogar com a profundidade de campo. Dai tava nom tópico do colega Jack, e lá ele colocou uma bela foto coma umA também bela DOF. Eis o tópico.

Cara, essas possibilidades me fascinam muito. Por enquanto só tenho reflex analógica. Raramente uso, mas não por falta de vontade.

Tai então três fotos que lembrei rapidinho onde estavam. As três com a Canon AE-1, 1.4 50mm. As duas PB tenho certeza de serem em 1.4 e Iso 3200. A cor deve ter sido tbm em 1.4. Se não foi, foi no máximo em 2, com Kodak Gold Iso 400




São umas fotos assim, despretenciosas, quase singelas ou ingênuas, a não ser o DOF. Gosto de como o (meu) olho reage a elas. Sei lá, nem penso em discutir muito a "qualidade fotogáfica" delas, a não ser o DOF. "[size=8](Poesia)[/size] não é para compreender, mas para incorporar. Entender é parede; procure ser uma árvore." [size=8](M. de Barros)[/size]

Ah, mas eu também quero compreender! :laughing: Então fica o convite pros colegas mostrarem o que têm produzido de bacana pensando no DOF. ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2006, 01:13:39
Xiru, gostei das fotos

Sobre olance da profundidade de campo, o que gosto nas dslr é que vc pode tranquilamente escolher entre ter ou não o fundo nítido e muitas vezes ter o fundo é algo também enriquecedor. E escolher isso é fantástico. Nas compactas não existe essa escolha tão simples, do tipo eu quero focar na terceira pessoa da fila pq a expressão dela é oq ue quero passar e o resto vai desfocando....

E sobre as fotos, gostei principalmente da primeira.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Bruno Kambara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
    • http://www.flickr.com/bruno.kambara
Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2006, 01:14:11
belas fotos xiru. um DOF aplicado em um primeiro plano na 3º foto ficou mto boa.

vou ver se tenho umas fotos para postar assim.

Abraços
Nikon D50 - Nikon 50mm 1.8 - Nikon 18-55mm kit - Sigma 70-300 APO DG - Flash Nikon SB-600

Flickr - http://www.flickr.com/bruno.kambara


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2006, 01:26:00
Belas fotos Xiru!!! Eu já gostei mais da 3a. De toda forma, as 3 exemplificam mto bem o DOF aplicado!! :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2006, 01:30:52
Iéé, obrigado gurizada!! E terceira tem um valor sentimental muito grande pra mim. Duas pessoas importantíssimas! :)

Mas po! Vamo lá, PT  no poder, é a Era da Participação Popular!!  :mf_w00t2:  :mf_w00t2:  :mf_w00t2:  :P

Coloque aí, nem escolham muito a dedo! Quero sobremesa pro olhos! :P
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Rafael Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
    • 4Him Mídia - Fotografia Social
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2006, 03:10:29



Essa eu fiz durante um encontro de meu clube de fotografia, usando a Pentax ist'D do sujeito na foto, e com uma lente Pentax 55mm f/1.2 @ 1.2, dentro de uma cozinha rústica...

| www.fotografia.pro.br
| www.flickr.com/rafaelfischer
| Tralharedo: Canon EOS 7D, Canon EFs 17-55mm f/2.8 IS USM, Canon EF 70-200mm f/2.8L L IS II USM, Canon EF 50mm f/1.4 USM, Peleng 8mm f/3.5 Circular Fisheye, Canon Speedlite 580EXII + 550Ex/Cactus V5 + 2 BatteryPacks, um monte de cartões e feliz da vida com um iMac e um iPad :-)


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2006, 06:41:37
Xiru, não vai colocar nenhuma com a FZ20?
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2006, 08:33:11
Este aqui é bem recente, e foi feita pensando só no dof.

Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2006, 08:36:00
outros dois exemplos que tenho de cabeça agora são:

Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Loas

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2006, 09:03:20
Uma minha




Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2006, 10:08:08
Citar
Xiru, não vai colocar nenhuma com a FZ20?
Hahhahahahahahah!!! Isso foi uma provocação! :P :laughing:
Vou dar uma buscada aqui e já coloco.

Citar
Xiru, gostei das fotos

Sobre olance da profundidade de campo, o que gosto nas dslr é que vc pode tranquilamente escolher entre ter ou não o fundo nítido e muitas vezes ter o fundo é algo também enriquecedor. E escolher isso é fantástico. Nas compactas não existe essa escolha tão simples, do tipo eu quero focar na terceira pessoa da fila pq a expressão dela é oq ue quero passar e o resto vai desfocando....

E sobre as fotos, gostei principalmente da primeira.
Isso, Alex! Possibilidade de escolha! Como tudo na vida, o mais "compacto" dá menos possibilidades... :/

Citar
belas fotos xiru. um DOF aplicado em um primeiro plano na 3º foto ficou mto boa.

vou ver se tenho umas fotos para postar assim.

Abraços
Tem sim! Posla logo! :thmbup:

Citar
Belas fotos Xiru!!! Eu já gostei mais da 3a. De toda forma, as 3 exemplificam mto bem o DOF aplicado!! :thmbup:
Brigado, Davi! Tamo esperando as tuas heim.

Rafael, curti essa foto ai. Dois planos fora de foco tbm. Quem é a figura da foto? Acho que não cheguei a conhecê-lo... :/

Citar
Este aqui é bem recente, e foi feita pensando só no dof.

uau!  Putz.. q foto, Murilo. Parece "efeito especial" :P, sério, muito legal! Meus parabéns! E aquela da borboleta, o arame farpado deu um toque muito singular pra ela! (Até salvei aqui,com teunome junto. Bah...

Citar
Uma minha


Leila, vc é a mesma leila que aparece lá pelo Orkuts na comunidade?  :denken:
É essa mesma a idéia aí do DOF! parece mesmo q a pessoa tá ali dentro né? Onde é isso? Dá pra ver que é algo residencial, mas dá uma sensação de prisão...
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2006, 10:19:00
A pedidos:
(ailás, Eduardo, me solicitou mas não mostrou  :P.. Manda brasa, cara!)

Tái. Duas que fiz com a FZ20. É a mesma cena, mas muda um pouquinho porque estava sem tripé. Mas tá valendo né?

Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Loas

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2006, 10:22:48
Xiru

Sou a Leila do Orkut sim.

Este local é um prédio do Cais do Porto do Recife.  


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2006, 10:45:12
Também estive fazendo alguns exercícios de profundidade de campo recentemente.



E para quem gosta de tabelas e referências, aqui tem um site que calcula a profundidade de campo de acordo com a câmera, distância focal e distância do objeto fotografado:

http://www.dofmaster.com/dofjs.html


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2006, 10:47:08
A foto do meu avatar foi feita pensando justamente no efeito legal que o profundidade de campo proporciona, ou melhor, a quase ausência dela. Vejam ela maior:



pedi um amigo pra ficar na minha posição e fazer a mesma pose, setei a cam e troquei de posição com ele pedindo pra ele fazer a foto.