Autor Tópico: Fotos do WorkShop  (Lida 33104 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 20 de Fevereiro de 2005, 23:10:07
Conforme eu tinha prometido aos participantes, aqui vai uma foto da bateria que fiz no aeroporto em Ribeirão Preto, esta está liberada para postar pois não irá sair na Revista.
É exclusiva para vcs heim?
:)

Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #31 Online: 20 de Fevereiro de 2005, 23:20:34
Rigoberto,

Concordo contigo, "precisamos acertar novos passeios para aplicar tudo o que aprendemos"!

tuas fotos ficaram muito boas. Gostei muito da fotografia onde tem uma pedra na direita e as carpas. pela composição parece que os peixes se direcionam pra lá (parece ridículo o que vou escrever, mas...) mesmo os que estão se afastando da pedra. "Objeto apontando objeto". Muito boa! Parabéns.

Gostei também dos teus testes de flash de preenchimento. Por estar no local e ver a quantidade de luz, fiquei impressionado com o resultado da foto do meio nesta seqüência de 3 fotos. Legal!

Abraço,

Melão
Visitem meu flickr


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #32 Online: 20 de Fevereiro de 2005, 23:48:55
Melão,

Obrigado pelos comentários das fotos.

Quanto a composição da foto acho que foi pura sorte :lol: . Eu quase não conseguia tirar as fotos porque as carpas não paravam quietas nenhum minuto.

A sequência de flash ficou bem interessante mesmo, principalmente porque ao tirar as fotos a melhor me pareceu ser a última e depois de baixar as fotos vi que essa era a mais artificial de todas.

Tuas fotos também estão ótimas e como disse o Fernando você tem o dom natural para a composição. Parabéns.

Abs,

Rigoberto
 


luciana hirata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://www.flickr.com/photos/lucianahirata
Resposta #33 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 00:15:28
Registrei no ImageShake, mas achei a pagina muito poluida, estou me acostumando.

flor macro:



raízes:



gostei do efeito das letras em baixo relevo e do reflexo das folhas:





baixei a exposicao, na maquina parecia q tinha ficado bom, mas no meu monitor ficou mto escura...vou continuar tentando :)


é isso aí! abraço a todos!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #34 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 00:44:43
Mas que inveja do pessoal de São Paulo! Adorei as fotos, em especial as da Luciana Hirata, são de uma grande sensibilidade. Como dica, a foto escura pode ganhar alguns pontos de exposição com a ferramenta "highlights" do PS 8.0:



Leonardo, maravilhosa a foto da modelo. E quem diria que o fotógrafo viraria o modelo a ser fotografado pelos alunos, heheheh

abraços :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #35 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 09:13:34
Luciana,

Adorei suas fotos. Muito boas mesmo. O efeito das letras combinado com o reflexo das árvores e do céu ficou muito legal. Ótima perspectiva de composição.

Apenas uma sugestão, eu sempre evito usar o datador da câmera pois as vezes ele pode estragar uma foto pelo simples fato de a data estar sobre o assunto principal. Além disso você obtem a informação de data e as referentes a exposição no próprio arquivo através do EXIF.

Abraços,

Rigoberto


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #36 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 10:02:49
Mais alguns comentários:

Ricardo, a foto que voce tirou da Luciana ficou ótima! Preciso salientar que sua foto da aranha (aquela que tem alguem desfocado no fundo), ficou excelente no foco, já que ninguem tava conseguindo focar direito.
Luciana, ficou muito legal a foto com aquele muro com a escrita em japones (o que está mais afastado!)
Rigo, a foto da pedra e das carpas ficou excelente!
Só a foto do Léo que não ficou boa! :) :D  (brincadeira - é até covardia comparar!)

Bom, no decorrer do dia eu vou tendo mais tempo e comentando!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #37 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 10:24:58
Poxa... o que perdi!!! Só agora tenho a noção!!!

Mas fazer o quê!!! Não estudei!! Tenho que trabalhar de sábado e domingo!!!...

Muito legal todas as fotos... vocês devem ter aprendido bastante com esse workshop... vou tentando "chupinhar" alguma coisa que vocês estão postando, para ver se aprendo alguma coisa!!!

As fotos estão demais... principalmente as da aranha... fico procurando uma por aqui igual a um louco... mas elas nunca aparecem!!!

Quanto à saída fotográfica... estou dentro!!! Espero estar de folga no dia.... Mas vamos sim... tenho uma sugestão... Parque de Jaraguá... Vi umas fotos de um pessoal que foi lá e têm muitas opções...

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #38 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 10:32:57
Bom vamos aos comentários
Depois de dormir estou bem mais em forma heheheheh! :)
Vou comentar uma a uma OK?
Só não vou comentar os retratos estilo anos 30 da galera e as minha OK? Hehehehe!


Interessante a composição Alex, feita baseada em contrastes, com uma moldura criada pelas folhas em Foco, chama atenção para os objetivos, de uma repassadinha nela no Photoshop para alterar a gradação de cores, deixar ela mais viva com mais saturação e contraste de cores. Acredito que uma ligeira subexposição tbm possa cair bem, (teste isso, use o Laboratório digital que é o PS)


Muito boa a foto Fernando, bem composta (acho que a flor só deveria ter ficado um pouco mais a direita), mas o uso do fundo desfocada veio a calhar na composição, tirou totalmente a comlpexidade do fundo e possibilitou que apenas o objetivo da foto chamasse a atenção.


Composição interessante, pena o sharpness da imagem ter ficado um pouco a desejar, acredito que você se moveu após focar a imagem e como nesta distância a profundidade de campo é mínima pode ter encontrado este problema de foco.


Conseguiu o objetivo que era testar a profundidade de campo, mas a composição ficou bastante confusa (não dá para saber o que era o objetivo) e a fotometria não preservou o céu (que acabou ficando brancão) :)


A falta de luz no ambiente, assim como a curtíssima distância (incompatível com a maioria das câmeras) contribuiu para que as fotos das aranhas não ficassem legais.


A composicão ficou pouco harmoniosa, o objetivo ficou praticamente centalizado em um fundo sem contrastes, poderia ter deslocado ele para um dos pontos aureos ou mesmo para o ponto de ouro para melhorar a imagem... Realmente um polarizador teria dado um charme a mais para a imagem.


A composição ficou boa só tome mais cuidado com objetos que definem linhas como o postinho que ficou torto, faltou tbm ajustar corretamente a fotometria, pois a luz estourou muito na parte superior, pena que esta foto foi antes da parte que tratava de flash, senão provavelmente você teria conseguido uma foto bem mais interessante usando o flash e subexpondo o fundo em 1/2 ponto.


Muito boa esta imagem, usou o fundo levemente desfocado, de forma a mostrar um pouco do fundo e ao mesmo tempo tirar a atenção de cima dele, usando uma visão oriental do ponto de ouro ;)
Bem interessante a foto, quem sabe tivesse ficado mais legal ainda se tivesse usado o flash e subexposto o fundo para preservar o pedacinho de céu perdido.


Interessante o comparativo e a segunda imagem ficou com uma composição bem interessante tbm.


Esta imagem foi um exercício de fotometria, quem estava no local sabe como foi difícil conseguir fotografar esta imagem com tanto o céu como as árvores sendo registrados por completo. :) Fizemos a fotometria e configuramos as câmeras manualmente, gostei dos resultados que o pessoal obteve na fotometria deste exercício. :)
Quando a composição não divida o horizonte no meio :) Sei que o objetivo do exercício não era esse, mas só para lembrar o pessoal.


Ótima composição Melão, criou uma linda moldura e isolou corretamente o objetivo, usou a regra dos terços, os detalhes do céu tbm ficaram preservados, essa foto merece um photoshop com o comando shadows/Highlights e ajustes nas cores.


Tentativa interessante de usar a diagonal, poderia ter feito uma diagonal um pouco mais incluinada, e ficou interessante notar como a linha da diagonal levou nossos olhos às pequenas pessoas no fim da cena, se a linha não estivesse presente seria um detalhe que ninguém sequer notaria na foto.


Achei uma foto meio sem sentido, poderia ter sido pensada melhor, um polarizador pode ser que ajudasse.


Grande foto Melão, a linha parte na diagonal usando a diagonal da regra dos terços, levando ao canteiro também localizado sobre um ponto aureo e criando uma moldura em torno dele com a mureta, ótima sensibilidade, ótima composição, esta foto tbm merece um tapinha no PS.


Muito bem composta, um pouco mais de atenção ao fundo poderia ter evitado que a mesinha com um objeto estranho caisse em cima de um ponto aureo com essa enorme profundidade de campo.


Imagem bem dividida, usou a regra dos terços e conseguiu chamar atenção para o grupo de pessoas que forma uma linha harmoniosa.


Ótima composição usando a regra dos terços, pena a fotometria ter ficado estourada no fundo, vc ainda tinha margem para ganhar um pouco mais de subexposição e conseguir margem para salvar o fundo :(


Como não era possível criar imagens mais harmoniosas acredito que o melhor seria ter eliminado o fundo com uma menor profundidade de campo, o foco e a exposição tbm precisam ser melhorados.


Não há nenhum elemento que leve a atenção ao objetivo da foto, como os contrastes eram mjuito baixos seria ideal ter usado pelo menos uma das regras (acredito que a ideal seria o ponto de ouro da leitura).


Boa composição e boa fotometria da imagem, pena ter ficado fora de foco, seria realmente sua melhor foto, com um excelente uso da diagonal e dos pontos aureos. Acredito que uma grande profundidade de campo poderia ter salvado essa imagem, sempre que forem fotografar com tele e quiserem salvar um espaço maior de coisas usem o máximo possível de profundidade de campo.


Ótima composição, usando a regra dos terços e um ótimo contraste de luz, uma boa foto. :)


Interessante a composição, apesar de não ter um objetivo definido acabou ficando harmoniosa, definindo uma paisagem interessante, acredito que o objetivo desta leitura acabou se tornando o próprio caminho que muitos usariam como linha. Bem interessante.


Poderia ter colocado ambos com o centro sobre a linha da regra dos terços, o corte na ave branca acabou causando um impacto negativo.
A fotometria ficou interessante, mesmo porque era uma foto com bons contrastes, acredito que uma subexposição de 1/2 ponto poderia ter ajudado.


Uma foto simples, onde toda a imagem é ocupada pelo objetivo, mais uma foto documento do que qualquer outra coisa. Um pouco de brincadeiras com a luz poderiam ter registrado a mesma idéia de uma forma mais artística, porém se o objetivo era documentar está ótima.


Boa fotometria e bons contrastes, poderia ter variado o ângulo para obter uma diagonal com as flores, acredito que teria tido um resultado mais interessante para os olhos.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2005, 14:46:46 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 11:30:58
Continuando....


Ricardo, uma foto com contraste excelente, pena não ser possível desfocar muito o fundo com sua câmera, pois se fosse possível acredito que esta foto teria ficado bem melhor. :)



O modo macro da A60 detonando... :) Ficou muito boa esta sua foto, você poderia ter usado as regras de composição para fazer ela ainda melhor, pena que foi antes de tratarmos desta parte :) a fotometria tbm poderia estar um 1/2 ponto abaixo...
Em termos de foco (que já haviamos tratado) ficou ótima. :)


Digo apenas uma coisa... QUE IMAGEM... Ficou ótima. Ótimo foco, boa composição (na regra dos terços) boa fotometria e mesmo o fundo com o Michael não atrapalhou, muito pelo contrário, gerou un contraste interessante para a cena.
Gostei muito desta foto.


Que modelo... Com um modelo desses... Opss...  :P.
Falei qeu não comentaria as que eu apareço :D


Boa tentativa, mas poderia ter preservado melhor o fundo com fotometria (se bem que acredito que a A60 não tem latitude para isso) e poderia ter tido um pouco mais de atenção com a composição (apesar de ter notado qeu vc tentou seguir a regra dos terços).


Boa imagem, teria ficado melhor com ela exatamente sobre a linha da direita da regra dos terços, o ligeiro desfoque do fundo tbm colaborou.


Rigoberto, as cores e a fotometria estão ótimas, os contrastes tbm estão excelentes, só o foco ficou um pouco fora, mas nada muito comprometedor. Tente um corte para deixar a flor sobre o ponto aureo, acredito que vai valorizar mais a imagem, pois a flor parece estar meio fora de posição da imagem.


Interessante a imagem, com boa harmonia, um pouco mais de saturação cairia bem, mas em termos gerais o uso da diagonal assim como o posicionamento da flor vieram a calhar.


Acredito que se o foco tivesse ficado perfeito a composição tbm teria ficado, pois a teia serviria de moldura com diversas linhas levando à aranha, o contraste de cores tbm teria ficado evidente, o que acabou prejudicando mesmo foi o foco. :(


Composição interessantíssima, apesar das pedras não estarem em uma diagonal perfeita vc conseguiu criar uma ambiguidade de objetivos, usando o destaque criado pelas pedras para emoldurar a carpa, uma composição bem interessante.


Legal esta foto, as carpas não só apontam a pedra como também fazem uma moldura para ela, se esta pedra estivesse sobre um ponto aureo ou no ponto da leitura seria uma foto incrível, tente um corte para levar a isso.


Ótima composição e fotometria, composição baseada na regra dos terços e no contraste, a moldura criada pela parte mais escura também ajudou muito no resultado da imagem.


Ótimo contra luz, fotometria bem adequada, porém a composição está pecando por centralizar muito um objeto que poderia dar idéia de movimento, procure fazer um corte para colocar o cisne sobre um ponto aureo ou no ponto de ouro da leitura Acredito que isso deve melhorar bastante a imagem.


Luciana, antes de mais nada fiquei impressionado com o que vc faz com sua câmera, vc tem uma sensibilidade incrível. :)
A composição desta foto ficou muito interessante, com um ponto aureo dando destaque para a flor, uma excelente gradação de cores e um ótimo contraste, acredito que para melhorar só com um desfoque maior do fundo, porém sua câmera não consegue desfoques muito grandes devido à pequena distância focal, portanto ótima foto.
PS: Evite datas nas fotos.


Composição muito interessante, eu teria tentado fazer a parte de baixo da raíz terminar mais próxima do cando inferior direito e deta forma ter usado uma diagonal, as cores tbm estão muito pálidas, tente um tratamento de contraste e saturação, pois provavelmente a luz do local estava muito suave, quebrando as sobras que definem texturas.


Boa image, apesar de por definição ser uma imagem limpa a concentração de informações na linha superior da regra dos terços no no ponto de ouro da leitura, com linhas levando para a parte superior da imagem provocaram um elevado nível de atenção no topo do monolito, que além de tudo ficou super bem emoldurado pelo verde das árvores.
Simplesmente não tem como não ver o centenário da amizade Brasil - Japão no topo do monolito. :)
Vale a pena um tapinha no Ps nesta foto para ajustar cores e contrastes.


Ótima composição baseada nos contrastes.


Esta imagem ficou muito boa, a subexposição preservou o céu, agora você precisa usar o comando shadow/highlights para puxar um pouco mais o céu para um tom escuro e depois ajustar brilho e contraste na imagem e quem sabe a saturação.
No caso a foto está muito boa, vc apenas puxou a exposição para salvar o céu que provavelmente ficaria fora da latitude ISO de sua câmera, agora tem que puxar de volta (como seria feito na revelação), não há mal nenhum isso é que falta terminar o que vc começou. :)

Bom é isso, espero ter ajudado a todos, estou esperadno as fotos do resto do pessoal, teve bastante gente que ainda não postou...
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2005, 14:47:41 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #40 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 11:34:16
Léo, obrigado pelos comentários. Vou postar mais algumas.. É que faltou tempo.

Interessante. Vendo os comentários, eu percebi que muitas fotos que eu tirei (e acho que isso aconteceu com todos), poderia ter sido melhor pensada. O Melão tem um bom olhar para a composição, e eu quero melhorar isso.

Sobre as fotos que voce citou, sobre subexpor o fundo em meio ponto. Como eu faria isso?

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


luciana hirata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://www.flickr.com/photos/lucianahirata
Resposta #41 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 11:37:01
Obrigada pelos elogios e  dicas! fiquei feliz em saber q minha visao dos objetos foram legais!!

Os comentários do Leo em todas as fotos estão me orientando para pontos a serem observados!

Gentemm, nao uso PS, as fotos estao no original mesmo...
Vou tentar mexer na fera :)
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2005, 13:13:09 por luciana hirata »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #42 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 11:47:12
Acabei de terminar de postar todos (vejam o segundo post tbm pois eu ia editadno ele conforme escrevia). :)
Vejam os comentários e voltem a postar o que for possível para compararmos as melhorias...
Luciana tente usar um pouco do PS, ajuda muito e vai possibilitar que vc faça as puxadas de exposição, dentre outras coisas interessantes. :)

No caso da subexposição fernando existem duas opçòes, o uso do flash com alta velocidade, o que possibilitaria vc subexpor apenas o fundo ou vc subexpor toda a imagem e depois usar o comando shadows/highlights do PS para ajustar a exposição depois (como seria feito em um filme puxado no lab).
 
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2005, 11:49:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #43 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 11:51:28
Leo,

Flash com alta velocidade? Bom, seria eu colocar uma velocidade mais alta e usar o flash para iluminar o meu assunto?

Qual seria a melhor forma de subexpor? Diminuindo a velocidade ou em alguma outra regulagem da camera?

Abraço,
Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 11:55:56
Sim fernando, exatamente a técnica do flash para o assunto e alta velocidade para subexpor (aquela discutida no segundo dia). :)
Para subexpor você poderia variar a velocidade (aumentando ela) e/ou a abertura (diminuíndo ela) e/ou o ISO (diminuíndo ele). No caso do uso dos modos automáticos basta ajustar a compensação de exposição para -1/2, -1, etc. :)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.