Autor Tópico: Fotos do WorkShop  (Lida 33160 vezes)

Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #90 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 23:21:41
Fernando e Melão, sobre as imagens que cada um captou, bom acho que ai está o divertido das fotos.

Afinal cada pessoa tem um olhar, detalhes que lhe chamam a atenção e ao captar essas imagens é que se pode transmitir as idéias. Ficou bem claro pra mim que cada um tem um tipo de olhar, busca coisas diferentes, cenas que um achou super interessante, outros viram e nem sequer pensaram em registrar. Ai é que está o legal em estar em grupo, afinal temos vários olhares diferentes do parque.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #91 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 23:27:15
Alex esse foi exatamente o objetivo daquelas primeiras fotos em que nós não tinhamos falado sobre nada e eu pedi para que todos fotografassem, foi exatamente para tentar conhecer um pouco mais sobre o estilo de cada um.
Quando o grupo é relativamente pequeno (no máximo uns 20) é possível identificar certas características pessoais que pode ajudar no andamento do curso e para orientar um pouco melhor os tópicos que eu trataria e a forma que eu trataria dos tópicos (nada muito preciso mas um mínimo para se basear).

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #92 Online: 23 de Fevereiro de 2005, 01:00:11
Parece que está todo mundo animado. Estou postando as fotos do 2º dia e uma fotojornalistica (para quem estava indo embora junto comigo).

Voces vão perceber que fiz algo que gosto neste 2º dia que é fotografar gente. Claro que preciso melhorar, mas é o que eu gosto. Mas eu estou gostando de aprender as técnicas novas!

Atendendo a pedido abaixo está a foto do Ricardo em plena atividade:


Vamos lá:

Foto Jornalistica - Bagunça sobre a Oca!


Foto do Alex


A partir daqui foi com a Lente do Edu! (Valeu cara, realmente ótima!)

Luciana e Isabel


Dalton, Olivia e Natália


Léo, Olivia e Dalton (eh, infelizmente estourou o céu! Menos velocidade e flash de preenchimento)


Para diferenciar: Uma ave!


Por cima dos ombros!


Um pequeno descanso!


Léo, se voce a turma puderem comentar.

Mais uma vez muito obrigado Edu pela lente! Fico feliz por ter feito um ótimo investimento! (A minha chega semana que vem!)

Abraço a todos!
Fernando
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2005, 01:14:08 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #93 Online: 23 de Fevereiro de 2005, 05:58:34
Belas fotos Fernando, já deu pra ver o qto está trabalhando bem a profundidade de campo.
O da Oca é a que gostei mais.
Parabéns.
Edu
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #94 Online: 23 de Fevereiro de 2005, 23:27:06
Fernando,

Como o Edu disse, achei que vc está mandando bem no quesito profundidade de campo. Talvez por ter mais as manhas de fotografar pessoas. Taí uma coisa que eu preciso aprender o básico.

No geral achei as tuas fotos com luminosidade boa, mas concordo que o tal do flash de preenchimento ajudaria bastante nas fotos.

Outra coisa. NA MINHA OPINIÃO (não sou ninguém além de um mero Melão), as fotos poderiam ter um enquadramento diferente ou uma composição melhor. Por exemplo, a foto da OCA está incrível, mas acho que ou as pessoas poderiam ter ficado exatamente no eixo da foto e mostrar a simetria do volume ou utilizar uma daquelas regras que o Leo nos apresentou. Já a última foto ficou com uma composição muito boa, pra mim passou a idéia de sossego, distância, calma...

Parabéns!

Melão
Visitem meu flickr


almeriobarros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://almeriobarros.multiply.com
Resposta #95 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 00:25:30
Obrigado ao Leonardo e ao Fernando,


Com relação a regra dos terços, aprendi sobre ela no primeiro livro de fotorgrafia que comprei (tudo sobre FOTOGRAFIA - Michael Busselle), pontos áureos e pontos de ouro, não sei bem ao certo o que quer dizer, mas pelos comentários do Léo, acho que são aqueles que você encaminha os olhos de quem está apreciando a foto (pontos de ouro), já os pontos áureos, eu vou dar uma pesquisada.


Mas, com certeza com este material que irá sair aprenderei mais técnicas e dicas.

Tem um curso muito bom que comecei a fazer aqui em casa, agora estou tantando colocar em prática, é o da National Geographic em 4 CD'S, tudo sobre fotografia, composição e técnicas.

Bom, obrigado, e gostaria que se possível Léo, vc me respondesse a pergunta que coloquei no tópico da compra da 300 D pelo Fernando, no que tange as melhores lentes para os tipos de foto que mencionei.


Um grande abraço.


Almério Barros.
Almério Barros

Boas fotos !


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #96 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 10:19:47
Melão,

Obrigado pelos toques.

Realmente, eu preciso de um pouco mais de treino com composição.
Sobre a profundidade de campo, eu sempre gostei muito deste efeito. Mas eu confesso que a 300D ajuda muito. As compactas são mais difíceis para desfocar o fundo. Para fazer isso é importante principalmente se aproximar bem do assunto, usando o maximo do zoom para gerar o efeito, e focar o objeto em questão.
Sobre a luminosidade, se voce perceber, a lente também deu uma forcinha! Claro que ela não faz milagre se a gente não acerta a fotometria, mas com a minha outra lente, as fotos estavam muito mais escuras.
Sobre a ultima foto, eu nem ia postar ela, mas falei: Talvez alguem ache legal. E não é que ficou razoável!

Obrigado pelos comentários!

Ah, Almerio, acho que o Leo já te respondeu!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Dilton

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #97 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 10:23:22
Fernando, voce utilizou a lente do kit da 300D nessas fotos?

Abraco,
Dilton.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #98 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 10:36:09
Não.

Eu tenho uma 35-80 que foi a lente que eu usei no primeiro dia (que é tão ruim quanto a do kit). No segundo dia, depois da foto do alex, eu passei a usar uma 28-105 USM II) que o Edu levou para lá. Foi um salto na qualidade.

Voce consegue notar isso nas fotos?

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #99 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 11:43:24
Bom já que ninguém postou mais vamos aos comentários das suas Fernando :)


Interessante, podia ter usado a regra dos terços com um pouco mais de precisão, vale um Crop nesta foto.


Nesta também a composição ficou fraca, acredito que tbm valha um crop.
O foco tbm deixou a desejar, um shadow/highlights no céu tbm seria interessante e valorizaria a foto, deixando ela mais dramática. :)


Outra que poderia ter tido um pouco mais de atenção na composição, acho que vale um crop tbm, sei que o view das DSLR mais simples não tem cobertura de 100% e que este corte nem sempre é perfeito, mas enquanto vc não se acostuma com ele vc pode fazer cortes. :)


Uma pequena variação no ângulo teria valorizado um pouco mais a foto e deixado a foto com uma composição mais interessnte, o fundo tbm estourou um pouco, o flash teria ajudado a eliminar o problema.


Uma imagem que poderia ter sido melhor trabalhada, o corte no meio das pernas não ficou mito interessante. :/


A composição ficou interessante, a câmera acabou por se tornar o objetivo principal da foto, ficando sobre o ponto de ouro, com todos olhando para ela (apontando), a atenção ficou bem voltada para ela. Eu posicionado sobre um ponto aureo e apontando diretamente para ela também desvia muitoada atenção para ela, mesmo com ela levemente fora de foco. Para correção do fundo seria aumento da velocidade e uso do flash e não baixa velocidade :)


Interessante a imagem, pena que a atenção se concentra na migalha de pão heheheh!
O pato podia estar melhor posicionado, o que ocorreu é que a migalha de pão acabou caindo no ponto de ouro e sendo apontada pelo pato, normalmente nos preocupamos apenas em fazer o objetivo ter destaque, e nos esquecemos que podemos estar colocando outras coisas em destaque sem nos dar conta, é o caso desta migalha de pão :)


Interessante a tentativa de uso da moldura, ma ainda acho que vale um leve rotate para equilibrar as linhas (que ficaram tortas) e um Crop para dar mais harmonia à foto. :)


Sem dúvida interessante, vale um corte para ajustar o cara no ponto aureo, a profundidade de campo foi bem usada, as molduras tbm foram bem usadas, a fotometria é que ficou levemente estourada. :)

AI PESSOAL QUERO VER AS FOTOS AJUSTADAS DEPOIS... :)

Bom é isso :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #100 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 13:37:37
:( Ainda há muito trabalho, não é?

Bom, eu vou trabalhar um pouco nas fotos e posto aki!
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #101 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 16:16:47
Valeu pela foto Fernando! Eu só saio bem em fotos de costas.  :D  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #102 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 16:36:04
Fernando, nem vi vc batendo essa foto....rs

To tentando fazer uns testes no Photoshop (versão 5), até conseguialgumas coisas interessantes, com uma foto antiga que eu tinha aqui. depois coloco em algum lugar pra galera comentar o uso do photoshop.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


jpmartin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
    • http://
Resposta #103 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 17:36:37
Queria muito ter ido ao workshop, mas infelizmente ainda não comprei a minha camêra.

Estou acompanhando a comunidade do orkut e o fórum para conhecer um pouco mais sobre camêras e fotografia.

Lendo os tópicos do resultado do curso, fui atrás de descobrir o que eram os tais pontos áureos, profundidade de campo...que o Leo tanto fala nos comentários das fotos.

Encontrei um site que fala um pouco sobre isso.
Resolvi postar o link para aqueles que querem entender um pouco de fotografia e estão tentando entender o que o Leo está dizendo.

http://www.sampaonline.com.br/reportagens/...efotografia.htm

Abraços.
 
[size=8]joyce_são paulo_sp
canon_a95
[/size]


[size=8]meu flickr[/size][/url]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #104 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 18:16:24
Pontos aureos e pontos de ouro costumam dar muita confusão mesmo.
Até livros confundem os nomes.
Na verdade é complicado até definir quem está certo que está errado, eu fico mais com o pessoal antigo (pontos aureos para a Regra dos terços e pontos de ouro para a leitura).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.