Autor Tópico: Orçamento para casamento com um ano de antecedência - como fazer?  (Lida 2519 vezes)

Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Oi pessoal.

Estou começando no mercado da fotografia de casamentos. Tenho estudado bastante, e quanto a prática, marquei de acompanhar uns fotógrafos experientes para assistí-los e fotografar algumas coisas como 3ª ou 4ª fotógrafa.
Uma colega, que fez faculdade comigo, disse ter gostado de minhas fotos (de outras áreas) e quer que eu fotografe o casamento dela no ano que vêm. Estou pesquisando preços de fornecedores (ampliação, encadernação, etc.) e espero estar pronta para o grande evento que vai acontecer daqui um ano.
Montei uma planilha de valores incluindo todos os gastos que terei para ter noção de quanto cobrar pelo serviço que deve incluir o álbum fotográfico. Cheguei em alguns valores que acredito ser justos mas estes valores baseiam-se nos preços de agora.Acontece que o casamento vai ocorrer daqui exatamente 12 meses e agora estou perdida com qual valor cobrar?


A noiva já quer contratar os serviços fotográficos agora e inclusive, quer ir pagando... Ela já disse que não vai pagar tudo de uma vez.
Vocês, fotógrafos experientes, como fazem?
Que percentual acrescentar nos valores atuais pensando na mudança de preços em geral (inflação) dos valores cobrados para álbuns, diagramação, etc?
Como fazem quando os noivos querem ir pagando com bastante antecedência? Não acho certo receber tudo antes mesmo do evento acontecer.

Por favor, quem puder ajudar, agradeço muito.

Estou como uma louca pensando nissa há dias....
Socorram-me quem puder!

Abraço


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2012, 22:56:31
Não sou profissional. Mas acho que inflação do ano passado (ou dos últimos 12 meses apurados) + 1,5% tá de bom tamanho.
Outra possibilidade é ver um indice nos últimos 12 meses e se basear nele, tipo o IPC ou SELIC ou IGP-M.
Outra possibilidade é cobrar as parcelas no valor atual e a última parcela com o acréscimo dos últimos 11 meses de variação da inflação. P. ex., teu orçamento deu R$1.000,00, e vc vai parcelar em 10X.
Cobra 9 parcelas de R$100,00 e uma última parcela de R$115,00 (apenas exemplificando) accordado que a última será calculada lá na frente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2012, 23:14:18
Do preço que vc chegou, coloca 5% e manda bala!!

As encadernadoras e laboratórios não costumam subir mais que isso.

De gasto alto, o principal é isso.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2012, 10:15:37
minha tabela para 2013 tem 10% acima da atual, isto e a media dos insumos
encadernadora , laboratorio, etc, etc
se bem que com a inflaçao furiosa que temos,(a de verdade,  nao a da TV)
ninguem sabe onde estaremos a finais de 2013.
abs.
 


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2012, 17:20:43
 ampliação e encadernaçao são os itens q menos pesam nesse prazo. O laboratório q eu uso a 10 anos, só reajustou o preço 1 vez nesses ultimos 2 anos. No caso da laminação e encadernação onde houve aumento significativo da concorrencia os preços despencaram em relação a 5 anos atrás. Tenho evento fechado pra Maio com tabela 2012 sem problema algum,pois a igreja, buffet e recepção ficam todos no mesmo perímetro,dispensando até mesmo o carro( gasto com combustível). Por incrível  q pareça o q mais pesa pra mim é a gasolina e depreciação do carro,pois o povão sempre aluga chácaras no fim do mundo,em estrada de terra. Nesses casos somos obrigados a colocar mais uns 200,00 de combustível e depreciação do carro no orçamento. REsumindo os 10% citado pelo Agalons é mais q suficiente pra cobrir eventuais aumentos de combustivel  ou insumos. Qualquer coisa acima disso seria especulação pura.


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2012, 20:59:39
Bom saber que os serviços de ampliação e encadernação não aumentam de valor com frequencia.
Obrigada pessoal.
Quanto à forma de pagamento, vocês costumam dividir em até quantas vezes?



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2012, 23:23:52
Bom saber que os serviços de ampliação e encadernação não aumentam de valor com frequencia.
Obrigada pessoal.
Quanto à forma de pagamento, vocês costumam dividir em até quantas vezes?

se tiver giro($$$$), geralmente se divide ate a data do evento.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2012, 23:27:34
ampliação e encadernaçao são os itens q menos pesam nesse prazo. O laboratório q eu uso a 10 anos, só reajustou o preço 1 vez nesses ultimos 2 anos. No caso da laminação e encadernação onde houve aumento significativo da concorrencia os preços despencaram em relação a 5 anos atrás. Tenho evento fechado pra Maio com tabela 2012 sem problema algum,pois a igreja, buffet e recepção ficam todos no mesmo perímetro,dispensando até mesmo o carro( gasto com combustível). Por incrível  q pareça o q mais pesa pra mim é a gasolina e depreciação do carro,pois o povão sempre aluga chácaras no fim do mundo,em estrada de terra. Nesses casos somos obrigados a colocar mais uns 200,00 de combustível e depreciação do carro no orçamento. REsumindo os 10% citado pelo Agalons é mais q suficiente pra cobrir eventuais aumentos de combustivel  ou insumos. Qualquer coisa acima disso seria especulação pura.

gasolina e problema mesmo, a nao ser para quem faz festas sem sair da vila,
eu tambem gosto muito de trabalhar naqueles sitios no fim do mundo, com estrada de terra,
se chover, e nao tiver infra , melhor ainda!!! :aua:
abs.