Autor Tópico: Filtros versus abertura  (Lida 1589 vezes)

Loas

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 12 de Maio de 2006, 10:27:09
Lendo o que se falou sobre Filtro ND em vários fóruns , entendi que se eu que tenho uma Fuji S5600 , que tem  como máximo  f8 , colocando um ND x8 ficaria artificialmente trabalhando como se tivesse f22.
Então  se o ND 8 me dá 3 pontos, o ND 2 me daria 1 ponto a mais ( de f8 para f11) o  ND 4 me levaria de f8 para f16.

ND 2  -  1 pt
ND 4  - 2 pts
ND 6  - 2.5 pts
ND 8  - 3 pts

Ao mesmo tempo colocando um ND 8 eu teria de mínimo em vez do f.3.2 que tenho agora  um f8.
Estou certa? Entendi direito?

Minha dúvida é se eu coloco um polarizador, ou um UV, ou os 2 juntos, eu diminuo a luz que entra, tem modo de saber qto ele(s) mudaria(m)  (artificialmente) ? qtos pontos?

Espero não ter enrolado minha pergunta...
 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2006, 11:50:34
Citar
Espero não ter enrolado minha pergunta...
Enrolou um pouco, sim :denken:

Citar
Lendo o que se falou sobre Filtro ND em vários fóruns , entendi que se eu que tenho uma Fuji S5600 , que tem como máximo f8 , colocando um ND x8 ficaria artificialmente trabalhando como se tivesse f22.
Por questão de clareza, não é como se fosse um f22, a profundidade de foco não muda. É como se a luz do ambiente diminuísse 3 pontos.

Citar
Então se o ND 8 me dá 3 pontos, o ND 2 me daria 1 ponto a mais ( de f8 para f11) o ND 4 me levaria de f8 para f16.
:thmbup:

Citar
ND 2 - 1 pt
ND 4 - 2 pts
ND 6 - 2.5 pts
ND 8 - 3 pts
ND 6 eu nunca vi.

Citar
Ao mesmo tempo colocando um ND 8 eu teria de mínimo em vez do f.3.2 que tenho agora um f8.
Em termos de luz seria como se voce fechasse o diafragma de f2,8 para f8, mas a profundidade de foco não muda.

Citar
Minha dúvida é se eu coloco um polarizador, ou um UV, ou os 2 juntos, eu diminuo a luz que entra, tem modo de saber qto ele(s) mudaria(m) (artificialmente) ? qtos pontos?
O UV não tem perda significativa de luz. O polarizados varia conforme a cena, de 1,5 a 2 pontos. Se voce colocar o PL junto com o ND8 pode esperar 5 pontos a menos de luz. Mas colocar vários filtros juntos pode degradar a qualidade da imagem e dar vinheta, o escurecimento nos cantos da foto, usando grande angular.
« Última modificação: 12 de Maio de 2006, 11:51:48 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Loas

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2006, 11:58:04
Paulo
Obrigada pela resposta. Realmente eu estava falando só em luminosidade, não em profundidade de campo.
Queria saber do polarizador para tentar uma foto enqto não tenho ND, mas entendo que qto mais filtros na frente da lente a  imagem tende a ficar prejudicada.
E o filtro Skylight 1A ele provoca perda de luminosidade?

Abs


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2006, 12:08:24
O Skylight 1A tem uma leve coloraçao rosada e pouco interferem na imagem.

Pode tentar usar o PL como um ND, mas ele não é neutro e tem uma coloração levemente azulada.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Loas

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2006, 12:14:04
Paulo
Obrigada de novo. Como as fotos que quero tirar tem praticamente só céu e mar acho que o azulado não vai incomodar.

Abs


Fabiano Bastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
    • http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2006, 13:52:19
Existe perda de qualidade com o uso deste filtro ND8?

 
Chegou!!! Minha D90 chegou!!!

http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2006, 15:14:54
qualquer filtro significa mais transação ar/lente/ar, o que acaba deteriorando um pouco a imagem. Ainda mais se o filtro for meio genérico.

Os PL, pelo menos que eu tenho e que conheço não são azulados não, são neutros.

Filtros como Skylight e UV teoricamente não tem quase nenhuma perda de luminosidade, mas existem genéricos que foram testados e escurecem até uns 7%...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2006, 11:42:59
Não sou muito entendido em filtros, mas estive lendo e foram feitos testes em alguns filtros UV, principalmente os genéricos e eles deixam as fotos mais escuras, se tiver que usar um UV use um de marca conhecida como Hoya, o teste com esse filtro deu 99,98% de filtragem dos raios UV.
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/