Autor Tópico: Dicas para usuários M4/3  (Lida 1451 vezes)

romasport13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Online: 11 de Janeiro de 2013, 11:33:02
Pessoal, fiquei feliz em saber que tinha uma área para usuários M4/3 aqui no fórum! Passei muitos meses do início de 2012 acompanhando o fórum e ele me ajudou a comprar minha Canon SX40. O pessoal aqui realmente é nota 10!

Hoje, além da SX40, tenho uma e-pl2 com kit de 14-42mm que comprei no final de outubro! É uma câmera fantástica e, como toda câmera nova, principalmente Olympus, tem um monte de "truques" por baixo do pano. Vou listar algumas coisas que achei que melhorou o IQ das minhas fotos (algumas bem básicas mas boas para quem está adquirindo uma Oly m4/3):

  • Apesar de usar Raw, para quem gosta dos jpegs da câmeras Olympus, tem como escolher um melhor nível de qualidade, o Super Fine (LSF), pelo menu
  • Ainda para quem usa jpeg, é possível customizar o engine jpeg e aumentar/diminuir parâmetros de sharpness, contraste, etc... Particularmente, aumentei um pouco o sharpness.
  • Com minha e-pl2, com shutter speed menores que 1/80, costumo desabilitar o IBIS e normalmente obtenho imagens com melhor nitidez!
  • Ativei a opção de "Anti Shock" nos settings. Não sei se houve ganhos efetivos, mas tenho tido um aumento de fotos "boas" ultimamente. Ainda acredito que seja por estar mais adaptado à câmera...
  • É bem legar customizar os botões da câmera. Eu customizei o botão de gravação de vídeo para habilitar/desabilitar AF/MF e o botão FN estou usando para AEL

Se lembrar mais alguma coisa, eu posto aqui! Duas coisas pessoal: alguém pode colocar dicas de onde comprar lentes aqui no Brasil? Ninguém vai abrir um tópico para postar fotos e discutir técnicas/exposições, características das lentes?  (ainda não vi nenhum por aqui!)  :)

Estou no trabalho e estou sem fotos para postar agora, mas tenho várias bem legais em casa!

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2013, 11:34:52 por romasport13 »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2013, 13:06:56
Valeu pelas dicas!!
Tenho há pouco menos de 1 mês, a E-P3 qeu comprei do Oliberal, tbém com a lente 14-42.
Estou LOU-CA pela 60mm macro. Mas por aqui, não tem jeito... Aqui no Br vc não vai encontrar não. Vai precisar de alguém pra trazer de fora. Eu bem queria alguém disposto a fazer isso pra mim, hehe. Já até perguntei lá no meu face, mas até agora nenhum amigo indo/vindo de lá. E eu queria essa lente pra já usar no carnaval. Já vi que vai ser difícil, rs.
com o tempo, pretendo pegar uma 70-300 tbém. E tbém, a 45mm 1.8 e uma grande angular.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2013, 22:56:56
Helena e Roma o que vocês estão achando da 14-42? É bem nítida em abertura máxima? Postem algumas fotos......
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


romasport13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2013, 23:24:34
Tsouto,

para "kit lenses", eu achei bem nítidas! Com máxima abertura, f3.5 em 14mm, as bordas não ficam tão nítidas assim... o "sweet spot" do kit fica em torno de f5.6 a f8.0.

Eu ia abrir um thread com fotos, mas vou colocar algumas aqui pra você ter idéia:



Essa foi uma das primeiras fotos que tirei e está da mesma maneira como saiu da câmera. Tem alguns problemas, mas dá para ter uma visão geral de como é. 14mm, f3.5


Foto noturna, f5.6
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2013, 23:25:19 por romasport13 »


romasport13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2013, 23:28:26
Mais uma que tirei no período de natal:


Na esplanada dos Ministérios...
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2013, 23:29:11 por romasport13 »


romasport13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2013, 23:32:38
Duas fotos da minha filhota:  :D


Quando colocou os brinquinhos!


Uma mais recente...

 :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2013, 09:17:05
Helena e Roma o que vocês estão achando da 14-42? É bem nítida em abertura máxima? Postem algumas fotos......

Nunca parei pra reparar a fundo isso. Teria que fazer testes. mas acho qeu os testes do roma (da roma??) já esclarecem suas dúvidas, não?
Mas num geral, eu gostei da lente, não tenho do que reclamar não.  :ok: