Autor Tópico: Primeira Revelação P&B - Muito feliz com os Resultados!!!  (Lida 21120 vezes)

tmartinip

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #15 Online: 22 de Outubro de 2012, 08:16:21
legais as fotos em P&B eu nunca usei este filme que vc usou mas gostei do resultado apesar que ele nao dar muito contraste nas fotos.
 eu tb fiz minha primeira revelaçao no feriado de 12 de outubro segue abaixo uma foto
[]


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #16 Online: 22 de Outubro de 2012, 09:10:49
Luciano, muito boas as fotos cara, parabéns mesmo, a revelação não sei o que dizer, pra mim está bom, acho que precisa alguém com mais experiencias em revelação caseira pra te ajudar nesse quesito... Pra mim ficaram muito boas, acho que uma Dremel nunca foi tão bem fotografada assim antes, ainda mais por uma camera dessas com um filme desses... E essa 15 do cachorro aí hein? Que que isso cara, magnífica essa foto... parabéns novamente...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 23 de Outubro de 2012, 11:15:52
Luciano, muito boas as fotos cara, parabéns mesmo, a revelação não sei o que dizer, pra mim está bom, acho que precisa alguém com mais experiencias em revelação caseira pra te ajudar nesse quesito... Pra mim ficaram muito boas, acho que uma Dremel nunca foi tão bem fotografada assim antes, ainda mais por uma camera dessas com um filme desses... E essa 15 do cachorro aí hein? Que que isso cara, magnífica essa foto... parabéns novamente...

Valeu...

Já começo agora a melhorar na revelação. A diferença do faço agora após uns 6 filmes revelados já é bem perceptível porque consigo controlar melhor o processo todo, desde o momento da fotografia quando já começo a pensar em preto e branco.

O que mais tem me ajudado a começar a entender melhor o processo todo é o livro "revelação em preto e branco" de Millard W. L. Schisler. Principalmente o capítulo "Controle de contraste na produção do negativo"...

aos poucos vou melhorando.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #18 Online: 23 de Outubro de 2012, 12:25:54
Quando crescer serei igual a você... LOL!!! É isso aí Luciano sempre estudando!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #19 Online: 08 de Novembro de 2012, 14:33:55
Luciano me tira uma dúvida?
O Revelador, vc pode reaproveitar? Vc faz dissolvendo em 1L e coloca no tanque direto?
Achei o tanque no mercado livre... Ontem comprei o D76 pra 1L e o fixador da Kodak tb!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #20 Online: 08 de Novembro de 2012, 14:48:29
Luciano me tira uma dúvida?
O Revelador, vc pode reaproveitar? Vc faz dissolvendo em 1L e coloca no tanque direto?
Achei o tanque no mercado livre... Ontem comprei o D76 pra 1L e o fixador da Kodak tb!

Não reaproveito não... em tudo onde li o correto é descartar, até pra você controlar melhor seus resultados. Existe um "complemento" pra não precisar descartar. Vai utilizando e completando a solução, mas em muitas das minhas pesquisas não é recomendado (é o D76R , R de "replenisher")..

Você dilui o pó em 1 litro conforme as instruções do pacote. Dilui em 800ml a 50-55ºC e depois completa os 200ml pra chegar no 1 litro...

Essa solução você pode usar pura, ou diluída em 1:1 - o tempo de revelação em cada utilização vai mudar obviamente. Nas caixinhas do filme normalmente tem o tempo pra solução pura e 1:1 ... Com um litro em média você revela 4 filmes se usar pura, ou 8 filmes em 1:1 ....

RECOMENDAÇÃO: Quando comprei a 1º vez também comprei pacote pra 1 L, mas não compensa. Compre o pacote pra 1 galão (3,8L) que proporcionalmente é muito mais barato. Na hora de diluir, se não for usar muito rápido, dilua somente o suficiente pra 1L (109g/litro) mantendo o resto do pó seco no pacote... precisa só arrumar uma balança pra isso.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, 14:51:40 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #21 Online: 08 de Novembro de 2012, 14:52:10
vale dar uma olhada nos dados técnicos do D76: http://www.kodak.com/global/en/professional/support/techPubs/j78/j78.pdf


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #22 Online: 08 de Novembro de 2012, 15:11:21
Valeu...

Já começo agora a melhorar na revelação. A diferença do faço agora após uns 6 filmes revelados já é bem perceptível porque consigo controlar melhor o processo todo, desde o momento da fotografia quando já começo a pensar em preto e branco.

O que mais tem me ajudado a começar a entender melhor o processo todo é o livro "revelação em preto e branco" de Millard W. L. Schisler. Principalmente o capítulo "Controle de contraste na produção do negativo"...

aos poucos vou melhorando.

Luciano onde você comprou esse livro, me ajuda a achar ai, vou dar uma lida antes de me aventurar :)

Ja comprei o tanque e os filmes, mas acho que vou fazer a revelação com o parodinal plus da formula do Ballot...
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, 15:15:13 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 08 de Novembro de 2012, 15:27:26
O D76 vende na Consigo, pela internet.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 08 de Novembro de 2012, 16:10:48


Eu comprei na freestyle o D76 pra 1 galão
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, 16:11:02 por douglasarruda »
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #25 Online: 08 de Novembro de 2012, 17:19:49
Luciano, já tive laboratório PB em casa e posso afirmar que seu resultado foi muito bom. Cuidado com o revelador que vela rápido, mantenha-o em um frasco totalmente à prova de luz.  Uma dica que não sei se você sabe mas não custa mencionar: quando tirar o filme do último banho(detergente diluído) passe o filme entre os dedos indicador e do meio para retirar o excesso de água para evitar manchas de secagem, só daí pendure o filme para secar.
Parabéns pelos resultados.
Abçs
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #26 Online: 08 de Novembro de 2012, 19:16:04
Valeu Luciano! Vou ler o PDF com calma.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #27 Online: 09 de Novembro de 2012, 09:35:17
Luciano onde você comprou esse livro, me ajuda a achar ai, vou dar uma lida antes de me aventurar :)

Ja comprei o tanque e os filmes, mas acho que vou fazer a revelação com o parodinal plus da formula do Ballot...

comprei o meu na estante virtual... acho que nunca foi lido masficou em prateleira e tem umas manchinhas no topo das páginas... aqui tem um monte deles: http://www.estantevirtual.com.br/q/revelacao-preto-branco-millard

é legal, mas tem que ir pulando umas partes porque é técnico demais.. vê a parte mais prática depois vai relendo, senão não entende quase nada.. rs


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #28 Online: 09 de Novembro de 2012, 09:37:53
Luciano, já tive laboratório PB em casa e posso afirmar que seu resultado foi muito bom. Cuidado com o revelador que vela rápido, mantenha-o em um frasco totalmente à prova de luz.  Uma dica que não sei se você sabe mas não custa mencionar: quando tirar o filme do último banho(detergente diluído) passe o filme entre os dedos indicador e do meio para retirar o excesso de água para evitar manchas de secagem, só daí pendure o filme para secar.
Parabéns pelos resultados.
Abçs

valeu Pacheco.. Essa parte de passar o filme nos dedos é fundamental aqui,... não comentei porque achei que era "gambiarra" minha... na primeira vez que revelei já senti necessidade disso...

Quando escaneei essas fotos não limpei direito o scanner e por isso essa quantidade de pó e pelos aparecendo.. na hora fiquei com preguiça e não quis refazer o escaneamento todo.. rs


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #29 Online: 09 de Novembro de 2012, 17:37:13
Luciano, legal a dica do site estante virtual, não conhecia! Já tinha procurado esse livro em outros sites e não tinha encontrado.
Já encomendei o meu!