Autor Tópico: Primeira Revelação P&B - Muito feliz com os Resultados!!!  (Lida 21037 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 14 de Setembro de 2012, 13:22:00
Pessoal, ontem criei coragem e fiz minha primeira revelação caseira. Fiz totalmente descompromissado com o resultado final, pois como era a primeira vez imaginei que pudesse nem conseguir alguma imagem. Mas pra minha surpresa gostei muito do resultado que consegui de primeira.

E não podia deixar de compartilhar aqui o método e algumas fotos já que meu pequeno conhecimento com filmes vem aqui do forum.

Gostaria muito que os mais experientes comentassem sobre o que posso ter errado e como conseguir melhores resultados!

* Filme utilizado - Ilford delta100 - nunca gastei um filme tão rápido. 36 poses em menos de 14 minutos. Como o propósito era revelar, deixei pra segundo plano a composição, enquadramento e às vezes até o foco. Então não se atenham a esses detalhes, ok?
* câmera - Canon AE-1 com lente FD 50mm f/1.8

Método:
* Um quarto comum à noite, portanto não totalmente escuro. Usei pra contornar a pouca luz que pudesse dar problema um saco de lixo de 100L. Com as mãos dentro do saco enrolei na espiral e coloquei dentro do tanque. Como o filme no tanque fui pro banheiro dos fundos.
* Num pote de sorvete de 2L fui colocando água da torneira e gelo até chegar à temperatura de 20ºC. Esse seria o banho de descanso do tanque, pra manter a temperatura do revelador e fixador o mais constante possível.
* Revelador Kodak D-76. Dissolvido em 1 Litro como recomendado pelo Fabricante. Antes de usar diluí com 100% de água destilada e coloquei no tanque.
* Tempo recomendado pela Ilford - 12 minutos a 20ºC.
* 1º minuto agitação constante. Daí pra frente 50s de descanso e 10s de agitação.
* Após 12 minutos retirei o revelador e coloquei solução de Vinague. 1 Colher em 500ml, com agitação por 1 minuto.
* Retirei o "interruptor" e coloquei fixador Special por 5 minutos. 1º minutos agitação constante depois 30s agitação e 30s de descanso.
* Lavagem com água da torneira. Enchi o tanque e 40 agitadas, esvaziei, enchi+ 30 agitadas, esvaziei, enchi+ 20 agitadas, esvaziei, enchi+ 10 agitadas. Depois abri e deixei água correr por um minuto embaixo da torneira.
* Coloquei solução umectante com detergente de cozinha. 1 colher de chá em 500ml. Agitei levemente e coloquei pra escorrer.

Garanto que pra quem não fez ainda que abrir o tanque, começar a desenrolar o filme e enxergar as imagens que estão ali é emocionante demais!!!!! :wub: :wub: :wub:

As fotos abaixo foram conseguidas com escaneamento em Epson V500, sem nenhum tipo de tratamento. Escaneei em formato *.tiff , e importei no lightroom somente pra redimensionar, colocar assinatura e converter pra *.jpg. É o resultado mais próximo do real que está no negativo. Dá pra perceber alguns pelinhos ou pequenos pontos, que são poeira na hora da digitalização.

01


02


03


04


05


06


07


08


09


10


11


12


13


14


15


16


17


« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, 13:26:44 por Luciano.Queiroz »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2012, 14:01:26
 :clap: :clap:

Parabéns pela coragem Luciano.

Ficou bom. tem algumas sujeiras mas dá pra tirar no photoshop.

Acho que o Braga que vai saber responder!

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2012, 22:51:23
Putz que legal Luciano! Muito show! Eu também quero começar a fotografar em preto e branco, mas antes disso tenho que aprender a revelar porque os laboratórios aqui em joinville não fazem... inclusive comentei isso com a moça do laboratório em que frequento e ela falou que não tem ninguem mesmo, e que se eu começar a revelar ja tenho alguns clientes  :hysterical: :hysterical:

Estou pensando seriamente na empreitada.... Uma curiosidade, como ficaram os custos, total com revelador, fixador, espiral, tanque etc?
« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, 22:53:24 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2012, 08:13:10
Estou pensando seriamente na empreitada.... Uma curiosidade, como ficaram os custos, total com revelador, fixador, espiral, tanque etc?

Cara.. nem pensei muito nisso porque se pensasse talvez não faria... deixa eu ver se lembro de tudo:

Tanque com 2 espirais: R$52,00 (esse paguei barato - achei no mercado livre um dia e nem pensei 2 vezes)
Saca-Filme - acho que na casa dos R$25,00, não me lembro
Becker para medida de diluição - já tinha aqui de uso na oficina pra trabalhar com verniz.. mas acho que paguei de 5 a 10 cada dependendo do tamanho.
Termômetro - comprei um pra aquário - R$5,00

Revelador Kodak D-76 - R$39,20 na Consigo - faz um litro e vai dar pra 7 filmes aqui. Depois de pronto dilui 1:1 pra usar.
Fixador - R$45,00 na Consigo - faz 5 litros e como parece que pode reaproveitar vai durar basntante.. provavelmente vença antes de eu conseguir usar..

acho que é isso...
« Última modificação: 15 de Setembro de 2012, 08:14:13 por Luciano.Queiroz »


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2012, 11:11:32
Muito bom!, eu também consegui utilizando o cafenol C, revelar um filme Ilford HP5 - ASA 400, realmente a melhor coisa é quando olhamos no negativo e vêmos as imagens lá! é muito legal!

Abraços


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2012, 21:50:56
eu já tenho 4 rolos, os químicos e o tanque. me falta o termômetro e a coragem agora =)
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2012, 08:45:08
pô, termômetro eu paguei R$5,00 numa loja veterinária que vende produtos pra aquário.. isso não é desculpa não hein!


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2012, 13:26:28
pô, termômetro eu paguei R$5,00 numa loja veterinária que vende produtos pra aquário.. isso não é desculpa não hein!

Onde guarda o revelador?
Eu comprei ID-11 pra 3,8L mas não acho uma garrafa grande o suficiente que seja escura. To cogitando até comprar um daqueles garrafões de vinho baratinho de 5L, tomar o vinho e usar o garrafão pra quimicos... rs

Por enquanto só revelei usando caffenol, daí não precisa guardar pq só usa uma vez e joga
O fixador fiz 400ml (tamanho do meu tanque) e guardei numa garrafa de vinho mesmo
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2012, 19:02:22
Douglas, como você fez o fixador?  :)


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2012, 20:05:52
Onde guarda o revelador?
Eu comprei ID-11 pra 3,8L mas não acho uma garrafa grande o suficiente que seja escura. To cogitando até comprar um daqueles garrafões de vinho baratinho de 5L, tomar o vinho e usar o garrafão pra quimicos... rs

Por enquanto só revelei usando caffenol, daí não precisa guardar pq só usa uma vez e joga
O fixador fiz 400ml (tamanho do meu tanque) e guardei numa garrafa de vinho mesmo

Peguei uma garrafa de Vodka Absolut (que tem boa vedação no fechamento) que tinha aqui vazia. Se não tiver, chame uns amigos, faça a festa e guarde a garrafa pro dia seguinte...

Peguei um rolo de fita isolante e enrolei a garrafa toda.. mas no meu caso o pacote de Kodak D-76 fazia um litro mesmo..

No seu caso, o que pode fazer é repartir o pó em porções com uma balança de precisão pra preparar 1 litro... ou fazer o mesmo que fiz (com a fita isolante) com um garrafão de 5L, mas acho que fica ruim de usar por conta do tamanho....
« Última modificação: 28 de Setembro de 2012, 20:06:28 por Luciano.Queiroz »


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2012, 23:04:58
Douglas, como você fez o fixador?  :)

Comprei um pronto "Superfix Plus" e diluí 1:9

Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2012, 23:13:42
Peguei uma garrafa de Vodka Absolut (que tem boa vedação no fechamento) que tinha aqui vazia. Se não tiver, chame uns amigos, faça a festa e guarde a garrafa pro dia seguinte...

Peguei um rolo de fita isolante e enrolei a garrafa toda.. mas no meu caso o pacote de Kodak D-76 fazia um litro mesmo..

No seu caso, o que pode fazer é repartir o pó em porções com uma balança de precisão pra preparar 1 litro... ou fazer o mesmo que fiz (com a fita isolante) com um garrafão de 5L, mas acho que fica ruim de usar por conta do tamanho....

Entendi.. comprei uma balança mas ainda não chegou.
Acho que vou fazer de 1 em 1 litro mesmo.

Valeu!
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2012, 23:37:32
Tem um energético chamado Orbit que a garrafa é toda azul. Olhei contra a luz e deixou passar bem pouca luz. Aí é só guardar em um lugar que não haja luz nenhuma (armário, guarda-roupa, etc) que deve servir. É o que usarei ao menos.

*a garrafa é de plástico e tem um litro.
http://images.quebarato.com.br/T440x/energetico+orbit+275ml+unidade+cachoeirinha+rs+brasil__64A127_1.jpg
« Última modificação: 01 de Outubro de 2012, 09:18:58 por dimigobbo »
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2012, 13:01:08
Luciano parabéns! Achei o resultado muito bom!
Lendo esse tópico me animei a revelar em casa tb!
Estou a procura de um tanque de revelação... Se alguém souber aonde consigo comprar agradeço!


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2012, 23:55:08
Luciano parabéns! Achei o resultado muito bom!
Lendo esse tópico me animei a revelar em casa tb!
Estou a procura de um tanque de revelação... Se alguém souber aonde consigo comprar agradeço!

http://www.fotodhm.com.br/produto/tanque-de-aco-samigon-p-02-espirais-35mm.html
Só não sei se vem as espirais
« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, 23:55:37 por douglasarruda »
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda