Autor Tópico: Canon 6D full frame deve ser lançada em breve  (Lida 18105 vezes)

eduardomafra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
    • M.Laghus Fotografia
Resposta #45 Online: 17 de Setembro de 2012, 12:07:56
Já tá até no site Canon USA, com todas as especificações: http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/slr_cameras/eos_6d#Specifications

Numa matéria que li da MeioBit sobre a 6D levantaram uma questão interessante, sobre a 6D ser uma tentativa de matar o sensor crop (o que soou algo com sentido).


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #46 Online: 17 de Setembro de 2012, 12:26:30
Para matar o sensor crop, seria necessário uma câmera FF com características e preço da 7D, o que não é o caso da 6D.

Existe uma legião de fotógrafos de esportes, fotojornalistas, fotógrafos de natureza e outros que precisam de uma câmera resistente, selada, com autofoco rápido (em qualquer ponto de foco) e grande capacidade de burst. Essa câmera hoje, na linha Canon, é a 7D, 5D Mk III ou então preferencialmente, 1Dx. A 6D não serve a este propósito, então o gap de preços é muito grande para se decretar a extinção do APS-C. Isso sem contar que existem lentes EF-S de ótima qualidade e que ainda vendem muito como a 10-22, 17-55 e 60 macro.

Ainda existem aplicações que uma cropada parruda é melhor que uma FF básica. E enquanto as FF básicas não tiverem specs semelhante à estas cropadas, estas ainda vão ter espaço.

« Última modificação: 17 de Setembro de 2012, 12:27:16 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


eduardomafra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
    • M.Laghus Fotografia
Resposta #47 Online: 17 de Setembro de 2012, 12:38:53
Para matar o sensor crop, seria necessário uma câmera FF com características e preço da 7D, o que não é o caso da 6D.

Existe uma legião de fotógrafos de esportes, fotojornalistas, fotógrafos de natureza e outros que precisam de uma câmera resistente, selada, com autofoco rápido (em qualquer ponto de foco) e grande capacidade de burst. Essa câmera hoje, na linha Canon, é a 7D, 5D Mk III ou então preferencialmente, 1Dx. A 6D não serve a este propósito, então o gap de preços é muito grande para se decretar a extinção do APS-C. Isso sem contar que existem lentes EF-S de ótima qualidade e que ainda vendem muito como a 10-22, 17-55 e 60 macro.

Ainda existem aplicações que uma cropada parruda é melhor que uma FF básica. E enquanto as FF básicas não tiverem specs semelhante à estas cropadas, estas ainda vão ter espaço.

Potencializar as teles é algo extremamente útil em várias situações, por exemplo...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #48 Online: 17 de Setembro de 2012, 12:42:16
AlexandreS, pelo que li por aí, realmente só o ponto central é cruzado (f/2.8), os outros 10 são ou horizontais ou verticais (f/5.6). E a sensibilidade -3EV também é só para o ponto central, os outros 10 são +0,5EV... Mas realmente, esse -3EV do ponto central impressionou, acho que tanto a 1D X como a 5D III são sensíveis a -2EV. De fato, é possível que seja uma das câmeras que melhor foca no escuro... só que só com o ponto central! Se não me engano, as novas Pentax também são sensíveis a -3EV.

Uma coisa que está um pouco confuso é o tamanho do LCD, mas o site da Canon diz que é 3 polegadas, e não 3,2 como diziam os rumores. Outra coisa é que ela não terá touch-screen. Ainda não está bem claro sobre a velocidade máxima (1/4000s ou 1/8000s), e nem sobre o sincronismo do flash.

Sobre o flash pop-up, acredito que seja apenas por conta do tamanho do pentaprisma, que é maior nas FF, e aí "rouba" o espaço do flash. A Nikon tem flash na D600 e D800, então é questão de preferência mesmo, pra manter o tamanho parecido.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #49 Online: 17 de Setembro de 2012, 13:11:42
AlexandreS, pelo que li por aí, realmente só o ponto central é cruzado (f/2.8), os outros 10 são ou horizontais ou verticais (f/5.6).

É, estou me convencendo disso.... Mas de qualquer forma, achei bem estranho uma câmera com pontos de focos laterais mais "simples" que as câmeras de entrada.

De qualquer forma, parece-me que é o sistema de foco da 5D antiga com o ponto central turbinado ao extremo, com capacidade superior até que a 5D nova, a 1DX, D800 e D4. É ver para crer.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #50 Online: 17 de Setembro de 2012, 13:36:56
http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/slr_cameras/eos_6d#Specifications

Citar
AF Points
11 points

Center: cross-type at f/5.6; vertical line-sensitive at f/2.8.

Upper and lower AF points: vertical line-sensitive AF at f/5.6.

Other AF points: Horizontal line-sensitive AF at f/5.6.


Sinceramente, achei essa a grande "cagada" da Canon aqui. Se os 11 pontos fossem todos cruzados, essa câmera seria uma unanimidade, não teria nem o que pensar. Mesmo que fossem apenas 9 pontos cruzados (como na 60D e T4i). Agora, com apenas o ponto central cruzado, fico realmente em dúvida se vale o upgrade, mesmo o ponto central sendo tão bom... Pelo menos ela veio com micro-ajuste de AF.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #51 Online: 17 de Setembro de 2012, 13:55:45
http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/slr_cameras/eos_6d#Specifications


Sinceramente, achei essa a grande "cagada" da Canon aqui. Se os 11 pontos fossem todos cruzados, essa câmera seria uma unanimidade, não teria nem o que pensar. Mesmo que fossem apenas 9 pontos cruzados (como na 60D e T4i). Agora, com apenas o ponto central cruzado, fico realmente em dúvida se vale o upgrade, mesmo o ponto central sendo tão bom... Pelo menos ela veio com micro-ajuste de AF.

Será que eles criaram alguma coisa excepcional em matéria de autofoco que dispensa os sensores cruzados (o que na realidade não tem lá muita lógica). Porque até mesmo o central com sensibilidade para f/2.8 é simples vertical, e não duplo em X como os da 60D, 7D e T4i. Na realidade, é a mesma disposição do AF das Rebel até a T3i :ponder: :ponder:
« Última modificação: 17 de Setembro de 2012, 13:56:16 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Munhoz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #52 Online: 17 de Setembro de 2012, 14:11:57
Entendi AlexandreS, não sabia dessas informações não! Como que é o sistema da 7D? Eu acho muito bom o autofocus dela!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #53 Online: 17 de Setembro de 2012, 15:34:03
Acho que o equivoco da Canon foi não oferecer nessa 6D nenhuma vantagem significativa em relação a 5D Mark II. Creio que só a melhor no sistema de foco não justifica um "upgrade", enquanto a Mark III segue muito cara.

A Canon pode perder mercado nas FF, difícil repetir o sucesso da Mark II sem fazer uma câmera acessível e melhor que ela.

Talvez a 6D atinja o público usuário de APS-C, aumentando a migração para FF... veremos.

[]s
« Última modificação: 17 de Setembro de 2012, 15:36:10 por dondon »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #54 Online: 17 de Setembro de 2012, 15:41:51
Eu, se estivesse pensando na compra de uma FF agora, correria para comprar uma Mark II remanescente e esqueceria essa 6D.

[]s


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #55 Online: 17 de Setembro de 2012, 15:46:44
Eu, se estivesse pensando na compra de uma FF agora, correria para comprar uma Mark II remanescente e esqueceria essa 6D.

[]s
Eu faria a mesma coisa!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #56 Online: 17 de Setembro de 2012, 15:49:57
Eu, se estivesse pensando na compra de uma FF agora, correria para comprar uma Mark II remanescente e esqueceria essa 6D.

[]s

Eu estava esperando a 6D para ver se ano que vem iria nela ou na 5D MKII.
Espero poder ter a grana ano que vem. A decisão está tomada já.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 17 de Setembro de 2012, 16:11:20
Em minha muito humilde opinião, eu acho que é outra manobra de mercado para, justamente como disse o dondon, migrar o usuário de APS-C, e assim abandonarem a linha de projetos, produção e distribuição desse tipo de sensor e ficar só com o 35mm. Isso, para os fabricantes, quer dizer redução em custos, talvez até em pessoal. Além disso, depois que o "FF entry-level" se popularizar, os preços cairão. Por isso tudo não acho viável fotógrafos profissionais ficarem estudando esses lançamentos e comparando modelos - esses não são, denifinitivamente, pra eles. A categoria é outra, bem direcionada a iniciantes avançados - no futuro, a todos os iniciantes, quem sabe?  :ponder:
« Última modificação: 17 de Setembro de 2012, 16:12:00 por fs_isa »


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #58 Online: 17 de Setembro de 2012, 16:32:34
Bom, acho que eles tão notando que com o tempo o aps-c vai ser canibalizado pelo sistema micro 4/3, não dou mto tempo pra sair uma linha profissional de alta resistência pro formato... Os prós que não tem problema de tamanho vão ficar de 1D e pronto...

Enquando esses preços de fullframe não baixo vou fotografando com minha rebel g :D to adorando fullframe por falar nisso!
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #59 Online: 17 de Setembro de 2012, 16:34:57
6D e 7D. Precisa algo melhor?