Autor Tópico: Qual a fixa Canon mais nítida?  (Lida 5582 vezes)

viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #15 Online: 20 de Setembro de 2012, 20:08:54
135mm F2L é o bixo já na abertura máxima.

24mm 1.4L II é uma das GAs mais nítidas que já usei.

35mm 1.4L, 85mm 1.2L II são sensacionais também. Aliás, a nitidez da 85mm 1.2L é fantástica também.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Setembro de 2012, 21:54:01
200 f/1.8, só que ela já deixou de ser produzida.

O mais impressionante é que a lente foi feita pra ser usada totalmente aberta, então mesmo em f/1.8 e f/2 ela já apresenta desempenho máximo de resolução.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 20 de Setembro de 2012, 21:58:24
Aliás, tá aqui um ranking bem legal de acordo com MTF:

http://www.photodo.com/browse-lenses/sort-mtf-score-desc


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 20 de Setembro de 2012, 23:49:44
Agora a pergunta: vc pensa em comprar essa lente tida como mais nítida?
Se sim, pretende ampliar as fotos em papel, fine art ou é só pra ver na tela do pc?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Setembro de 2012, 19:13:17
Pois é, algumas pessoas tem uma tara irracional por nitidez. Espero que a pergunta do post original tenha sido por mera curiosidade, e não que alguém vá torrar uma quantidade enorme de dinheiro pra derrepente até mesmo usar uma lente que nem gosta só porque ela é nítida.

Com uma foto em tamanho normal, vista numa tela de computador ou numa impressão normal, é impossível notar diferenças de qualidade entre uma lente do kit e uma mais cara, imagina então diferença de nitidez em lentes que já são boas a princípio...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #20 Online: 21 de Setembro de 2012, 19:22:30
Exatamente por isso, coloquei no meu 1º post desse tópicos: "para os tarados"

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


eduardomafra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
    • M.Laghus Fotografia
Resposta #21 Online: 23 de Setembro de 2012, 14:38:46
Agora a pergunta: vc pensa em comprar essa lente tida como mais nítida?
Se sim, pretende ampliar as fotos em papel, fine art ou é só pra ver na tela do pc?

Abcs

Para os trabalhos, não sei se será de fato tão necessário, pois a impressão em fotolivros não passa de 30 x 45cm, contudo, gosto de fazer algumas autorais (preferência por paisagens da minha cidade Salvador, e nisso a nitidez extrema é essencial, pois gostaria de fazer impressões gigantescas [futuramente planejando expor e usar fotos enormes na decoração da minha própria casa]), além disso vem a questão da curiosidade, meu kit de objetivas é a 16-35mm, uma 50mm 1.2 e aí queria achar uma com distância focal maior (a priori a 135mm f/2). =)


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 24 de Setembro de 2012, 07:50:50
Ta explicado.

Mas se pretende fazer ampliações gigantescas, garanta que sua maquina consegue produzir arquivos gigantescos, com qualidade pra essas impressões.

Agora... Perguntas rapidas: já viu uma ampliação de m negativo 8x10 ao vivo? Sabia que esses fotógrafos chegam a utilizar aberturas extremamente pequenas (tipo f/64 ou menor) pra conseguir uma nitidez extrema?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


eduardomafra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
    • M.Laghus Fotografia
Resposta #23 Online: 24 de Setembro de 2012, 09:41:15
Não chega a ser uma médio formato, mas 21.1 mp já dá pra imprimir grande! Sobre a nitidez em aberturas mais fechadas é o lance do sweet spot, correto? Ademais, como é o processo que você citou agora?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 24 de Setembro de 2012, 10:10:59
Não chega a ser uma médio formato, mas 21.1 mp já dá pra imprimir grande! Sobre a nitidez em aberturas mais fechadas é o lance do sweet spot, correto? Ademais, como é o processo que você citou agora?

Mesmo assim...

21mp em um sensor APS-C é BEM diferente de um sensor Full-frame ou médio formato.

O APS-C é 1,5x MENOR que um full-frame.

Procure uma calculadora pra ver o tamanho que fica bom a impressão para esse sensor seu.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


eduardomafra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
    • M.Laghus Fotografia
Resposta #25 Online: 24 de Setembro de 2012, 10:16:57
É um sensor Full Frame. Agora uma coisa, resolução é o tamanho máximo da imagem gerada pela câmera, e o fato de ser FF ou APS-C é mais uma questão física (de dar ângulo de visão diferente para as objetivas) e também uma questão de profundidade de campo diferentes, assim, teoricamente 21mp em APS e 21mp em FF dá na mesma. Creio ser assim, mas posso estar enganado.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2012, 10:19:51 por eduardomafra »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 24 de Setembro de 2012, 10:21:05
É um sensor Full Frame. Agora uma coisa, resolução é o tamanho máximo da imagem gerada pela câmera, e o fato de ser FF ou APS-C é mais uma questão física (de dar ângulo de visão diferente para as objetivas) e também uma questão de profundidade de campo diferentes, assim, teoricamente 21mp em APS e 21mp em FF dá na mesma. Creio ser assim, mas posso estar enganado.

 :ok:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #27 Online: 24 de Setembro de 2012, 11:26:11
É um sensor Full Frame. Agora uma coisa, resolução é o tamanho máximo da imagem gerada pela câmera, e o fato de ser FF ou APS-C é mais uma questão física (de dar ângulo de visão diferente para as objetivas) e também uma questão de profundidade de campo diferentes, assim, teoricamente 21mp em APS e 21mp em FF dá na mesma. Creio ser assim, mas posso estar enganado.

Hum.... Não é bem assim... 21mp em APS-C significa um sensor muito mais denso que 21mp em FF. E esta diferença de densidade afeta sobremaneira na questão do limite de difração. O limite de difração de uma 7D é de mais ou menos f/7.0, de uma 5D Mk III é de mais ou menos f/10.0. Isso significa que a partir deste ponto, já existe perda de nitidez a nível de pixel. Em impressões normais isso não é notado, mas como o objetivo são impressões em grande formato, usar f/13 ou mais fechado para conseguir um DOF mais largo pode dar resultados diferentes entre um APS-C de 21Mp e um FF de 21Mp. Como não é algo muito comum, acho que vale a pena dar uma pesquisada com maior atenção.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


eduardomafra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
    • M.Laghus Fotografia
Resposta #28 Online: 24 de Setembro de 2012, 11:53:39
Hum.... Não é bem assim... 21mp em APS-C significa um sensor muito mais denso que 21mp em FF. E esta diferença de densidade afeta sobremaneira na questão do limite de difração. O limite de difração de uma 7D é de mais ou menos f/7.0, de uma 5D Mk III é de mais ou menos f/10.0. Isso significa que a partir deste ponto, já existe perda de nitidez a nível de pixel. Em impressões normais isso não é notado, mas como o objetivo são impressões em grande formato, usar f/13 ou mais fechado para conseguir um DOF mais largo pode dar resultados diferentes entre um APS-C de 21Mp e um FF de 21Mp. Como não é algo muito comum, acho que vale a pena dar uma pesquisada com maior atenção.

Opa, valeu pela informação! Bom mesmo saber disso!  :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #29 Online: 24 de Setembro de 2012, 12:06:23
Eduardo, foi só um aviso. Na realidade, este limite de difração é teórico e depende de muitas coisas, entre elas tamanho de impressão e distância de visualização. Este limite apresentado é a nível de pixel, mas impresso as coisas ficam diferentes e ele se torna, na realidade, mais alto. Mas mesmo assim a difração é uma propriedade conhecida, por isso que disse para dar uma pesquisada para conhecer os reais limites para o teu caso.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460