Autor Tópico: 2 questões sobre lentes (mudança de configuração e utilidade para fins diversos)  (Lida 1440 vezes)

progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Olá amigos :ok: :ok: tudo bem?

Tenho duas questões:

1) Alguém sabe se é possível quando "pinça" uma lente na câmera essa pode mudar algumas configurações na câmera?

2) Qual lente seria mais indicada para uso geral: 24-105L f/4 ou Sigma 24-70mm F2.8 If Ex Dg Hsm

Obs: Eu tenho uma 24-105L e outra que começa em 70mm. A dúvida seria se vale a pena trocar a Canon pela Sigma.

Obrigado a todos que participarem :clap: :clap:


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
1) Com certeza, lentes e câmeras "conversam", até para as correções que as câmeras fazem. Mas não sei se mudam configurações além dessas... (E é claro, das de limites de abertura do diafragma e comando de autofoco!)

2) Sou mais a Canon 24-70 F2.8! Mas entre essas, EU acho que não vale a troca não. A não se que tu exiga mais luz, mesmo perdendo um pouco de qualidade ótica...

Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
1) Com certeza, lentes e câmeras "conversam", até para as correções que as câmeras fazem. Mas não sei se mudam configurações além dessas... (E é claro, das de limites de abertura do diafragma e comando de autofoco!)

2) Sou mais a Canon 24-70 F2.8! Mas entre essas, EU acho que não vale a troca não. A não se que tu exiga mais luz, mesmo perdendo um pouco de qualidade ótica...

Abraço!

Obrigado pela resposta :ok: :ok:
Será que "nessa conversa" ela poderia modificar a configuração de foco, sabendo que as outras lentes são da mesma categoria e não acontece isso?
Eu também gostaria muito da 24-70 f/2.8 mas o cacife não permite!! :no: :no: :no:
Valeu :clap: :clap:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Que eu saiba, no sistema Canon, não muda nada.
Até porque todos os ajustes são feitos na cam. Depois de tudo ajustado e quanto é apertado o shutter até o meio é que o diafragma fecha.
Então se vc setar f/10 e trocar de lente, a lente que vem, vem toda aberta. Quando vc dispara é que ela fecha o diafragma.

Outras configurações são na própria cam, não afetando o funcionamento da lente, ou, alternativamente, na própria lente, como AF/MF, IS, IS mode, limitação do cursor de foco, soft focus...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Que eu saiba, no sistema Canon, não muda nada.
Até porque todos os ajustes são feitos na cam. Depois de tudo ajustado e quanto é apertado o shutter até o meio é que o diafragma fecha.
Então se vc setar f/10 e trocar de lente, a lente que vem, vem toda aberta. Quando vc dispara é que ela fecha o diafragma.

Outras configurações são na própria cam, não afetando o funcionamento da lente, ou, alternativamente, na própria lente, como AF/MF, IS, IS mode, limitação do cursor de foco, soft focus...

Valeu Mr Hyde :clap:

Engraçado...quando coloco a lente altera umas configurações.

Vou fazer mais alguns testes.

Obrigado


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Quais??  :ponder:
E qual modelo? 24-105L?????  :ponder:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Quais??  :ponder:
E qual modelo? 24-105L?????  :ponder:

Oi Hyde, é uma lente que comprei há pouco tempo. Uma 70-200mm f/4.

Abraços :ok: :ok: :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Ah, tá... Pq com a 24-105 não muda configuração.
Essa posso atestar. Mas pela 70-200 não.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Engraçado...quando coloco a lente altera umas configurações.

Vou fazer mais alguns testes.

Obrigado

Mas que tipo de configurações muda, Progrock? Qual o corpo que usas com essa objetiva? Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Mas que tipo de configurações muda, Progrock? Qual o corpo que usas com essa objetiva? Abraço!

Olá :ok: :ok:

Pelo que já percebi, estava em Expansão do ponto AF que não é uma configuração original (tem que selecionar e aplicar na 7D) quando troca a lente essa opção e a outra que também não tem originalmente, AF pontual desaparecem e tenho que configurar novamente. Também estava em RAW e quando colocava a lente passava para JPEG.

Ontem, li sobre um novo FIRMWARE para a 7D pois o 2.0 estava com alguns problemas. Fiz a atualização para o 2.0.3 e ainda não testei. Também poderia ser isso.

Obrigado e grande abraço :ok: :ok:


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Olá :ok: :ok:

Pelo que já percebi, estava em Expansão do ponto AF que não é uma configuração original (tem que selecionar e aplicar na 7D) quando troca a lente essa opção e a outra que também não tem originalmente, AF pontual desaparecem e tenho que configurar novamente. Também estava em RAW e quando colocava a lente passava para JPEG.

Ontem, li sobre um novo FIRMWARE para a 7D pois o 2.0 estava com alguns problemas. Fiz a atualização para o 2.0.3 e ainda não testei. Também poderia ser isso.

Obrigado e grande abraço :ok: :ok:

Estranho mesmo! Mas eu mesmo ia questionar se não estavas com a 7D com o firmware v. 2.0.0 (pois o problema poderia não ser a troca de objetiva, mas ele em si)! Testa lá e posta aí para sabermos! Abraço e boa sorte!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!