Autor Tópico: D6 x D600 - comparativo de características  (Lida 5601 vezes)

fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Setembro de 2012, 13:49:51


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2012, 14:11:22
Para facilitar...



Faltaram características comerciais, como a lente do kit: 24-105 F/4 contra 24-85 F/3.5-4.5

Ponto para a Canon :  :aua: :aua:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2012, 16:36:57
Faltou o corpo, magnésio para a 6D, chassi de policarbonato com plates de magnésio como na D7000 para a D600.  :D :D Tô brincando, eu sou o primeiro a dizer que não entendo muito esta fissura que alguns fotógrafos de evento tem por corpo de magnésio. Para fotografia de esportes ou natureza, aí sim é um diferencial, mas não é o mercado destas câmeras.

Achei câmeras diferentes com a mesma proposta, proporcionar uma FF de baixo (baixo ??????) custo para quem quer ingressar no formato. E sinceramente, acho que a qualidade de imagem de qualquer uma das duas deve ser excepcional. Muito provavelmente a D600 tenha qualidade próxima ou até superior à D800 em ISO alto e a 6D deve, passados 4 anos, ser melhor que a D5Mk II que mesmo hoje não é desprezível. Ou seja, câmeras com alguns pontos fracos mas que na questão crucial, que é qualidade de imagem, acho que serão muito boas.

O ponto fraco das duas me parece realmente os sistemas de autofoco. O 6D diz que foca preciso em até -3EV (contra -1EV da D600), o que a tornaria a DSLR da dupla Canon-Nikon com maior capacidade de foco em ambiente de baixa luz, mais até mesmo que as 5D III e 1Dx (e D800 e D4). Mas um sensor assim tão evoluído com apenas um ponto de foco cruzado parece um contra-senso e um downgrade, já que até a T4i de entrada tem os 9 sensores cruzados e o central duplo cruzado com sensibilidade de f/2.8. Não dá para entender...

E a D600 tem dezenas de pontos de foco, com 9 cruzados, mas no mesmo layout da D7000. Ou seja, um sensorsão com todos os pontos de foco fora na área central, deixando as laterais totalmente descobertas, e também todos os 9 pontos de foco cruzados aninhados no miolo, um ao lado do outro. Aí também não resolve muito.

Enfim, pontos fracos e fortes, acho dois lançamentos bem interessantes para o mercado que pretendem atingir.





« Última modificação: 17 de Setembro de 2012, 16:38:05 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2012, 17:12:26
pontos fracos sim pra quem tá pensando em comprar pra trabalhar mas pro público alvo que são os hobbystas elas já são objetos de desejo e com um e$forço dá até pra comprar

pensando como hobbysta eu pegaria a que tivesse lentes mais baratas e que tivesse melhor desempenho em ISO alto e flash embutido pra quê ? com uma dessas eu nunca mais usaria flash rsrs

 :wub:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2012, 17:37:11
É difícil falar qual a melhor. Com certeza as duas devem ter qualidade muito boas Intermediárias entre 5DII e 5DIII e D700 e D800. Provavelmente deve fica na eterna briga Canon/Nikon mas somente olhando os reviews detalhados e fotos dos usuários para se ter certeza qual é ligeiramente "melhor".
Olhando as especificações parece que a D600 tem leve vantagem sobre a 6D. Quem ganha com isso é o usuário final que poderá comprar D700 e 5DII com preços mais atrativos e ainda continuam excelentes câmeras.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2012, 18:01:47
É, pelas especificações, a D600 parece ligeiramente superior à 6D. Tem que esperar os reviews para ver realmente. Mas o que eu acho que é que ambas estão muito caras para o que se propõem; piora mais se você pensar que os rumores de ambas prometiam uma FF abaixo de US$2.000. Eu esperava algo na faixa de US$1.700, seria mais adequado.

Sobre a tabela acima, eu acho que faltaram alguns "verdinhos" pra 6D: menos MPs, LCD com maior definição, menor peso. E para a D600, faltou "esverdear": flash speed sync e flash pop-up.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2012, 19:10:21
Impressiona -3EV. Particularmente duvido que seja realmente bom em -2 ou menos luz.

Mas se for verdade, será um avanço e tanto.

Aliás, apesar de avaliado para -1, a D700 e consequentemente a D800/D4/D3/D3?, também focam bem em -2EV.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2012, 19:12:00 por dkfuji »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2012, 20:39:44
bizarro essa 6D.

1 AF crosstype somente? até a t4i deve ter uns 5


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2012, 20:50:59
O ponto fraco das duas me parece realmente os sistemas de autofoco. O 6D diz que foca preciso em até -3EV (contra -1EV da D600), o que a tornaria a DSLR da dupla Canon-Nikon com maior capacidade de foco em ambiente de baixa luz, mais até mesmo que as 5D III e 1Dx (e D800 e D4). Mas um sensor assim tão evoluído com apenas um ponto de foco cruzado parece um contra-senso e um downgrade, já que até a T4i de entrada tem os 9 sensores cruzados e o central duplo cruzado com sensibilidade de f/2.8. Não dá para entender...

E a D600 tem dezenas de pontos de foco, com 9 cruzados, mas no mesmo layout da D7000. Ou seja, um sensorsão com todos os pontos de foco fora na área central, deixando as laterais totalmente descobertas, e também todos os 9 pontos de foco cruzados aninhados no miolo, um ao lado do outro. Aí também não resolve muito.

Enfim, pontos fracos e fortes, acho dois lançamentos bem interessantes para o mercado que pretendem atingir.






Foca melhor que a 1Dx ou a D4?!?
Aí eu acho que a Canon forcou a barra, ou o espirito do Steve Jobs baixou por lá?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2012, 20:59:56
Em tese sim. Na pratica a d4 foca bem até -2, apesar de escrever que é -1ev. Se a Cânon fizer bem até -2, será o melhor af, junto com o da 5Diii. Em testes, a 5Diii fez foco parecido com a D800. Com precisão pouco abaixo de -2, porém não alcançando -3.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2012, 21:38:00
Impressiona -3EV. Particularmente duvido que seja realmente bom em -2 ou menos luz.

A Pentax K5II/K5IIs que foi lançada essas semanas também promete focar em -3EV, acho que a partir de agora deve virar um padrão dos próximos lançamentos (veremos as sucessoras da D300s e da 7D)


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2012, 06:52:48
Apenas para ter uma idéia da penumbra que -3 significa, seria focar um retrato sob lua cheia numa chácara, ou noutro local distante das luzes urbanas.

-4 significaria sob lua quarto-crescente ou minguante.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2012, 10:38:00
Apenas para ter uma idéia da penumbra que -3 significa, seria focar um retrato sob lua cheia numa chácara, ou noutro local distante das luzes urbanas.

-4 significaria sob lua quarto-crescente ou minguante.
:ok:

Vamos torcer para ser verdade mesmo, e que isso se torne um padrão para as novas câmeras a serem lançadas daqui pra frente. De ambas as marcas!


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2012, 18:31:57
Para facilitar...



Faltaram características comerciais, como a lente do kit: 24-105 F/4 contra 24-85 F/3.5-4.5

Ponto para a Canon :  :aua: :aua:

só pelos fato dos caras escreverem que :
1. ter um GPS embutido e Wi-Fi é um item de destaque (sendo que as duas podem ter o item comprando o acessório para Nikon.)
2. e ignorarem como destaque que a D600 tem 20% a mais de megapixels...

a gente já vê o nível da comparação....
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2012, 21:36:32
a canon já vem com gps e wifi e ainda consegue ser mais barata. A pessoal que vai querer mais megapixels do que isso provavelmente é profissional, (tv de lcd maior que 50 pol quem tem ? rsrs) então esses modelos não serão indicados....