Autor Tópico: D6 x D600 - comparativo de características  (Lida 5626 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2012, 23:48:49
O problema que todo tópico como esse acaba virando Nikon vs Canon no sentido mais fervoroso da palavra.
A questão é que o mais importante é o sistema na qual você está habituado e aquele que faz você se sentir mais confortável, confiante e feliz. Afinal boa parte dos familiares e clientes que olham as nossas fotos não ligam e não sabem se é Canon ou Nikon ou APS-C ou FF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 19 de Setembro de 2012, 00:27:25
Até o momento, a discussão está interessante, com a presença do Ferrari e do Daniel, que usam Nikon, do Pedro que usa Pentax e de outros que usam Canon, isso só falando dos que vi em uma passagem rápida de página. Seria uma pena se descambasse para outra guerra destas.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #17 Online: 19 de Setembro de 2012, 08:24:05
Até o momento, a discussão está interessante, com a presença do Ferrari e do Daniel, que usam Nikon, do Pedro que usa Pentax e de outros que usam Canon....
obrigado pela deferência...  :ok: :ok:


Um ponto bem negativo para quem faz estúdio, é o flash sync, que em ambas é ruim. Até a d7000 sincroniza 1/250.

Os megapixels a mais são bons para estúdio, mas com esse sincronismo prejudica. Imagine que tenho uma super-lente, mas em estúdio tenho que usa-lá em f/16. Abaixo do f/11, começo a perder definição pela própria ótica mesmo.

Então, apesar da super-lente (independente da abertura) terei que colocar um outro elemento ótico na frente (ND de 2 pontos, por exemplo) ou usar a lente fechada. Ou seja, ou perco definição por trabalhar com a lente fechada demais, ou perco definição pelo elemento ótico a mais.

Aí voltamos a um dos pontos iniciais: estes corpos agradarão poucos profissionais... Não por este ponto, mas por MAIS este ponto
« Última modificação: 19 de Setembro de 2012, 08:32:12 por dkfuji »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Setembro de 2012, 08:50:11
Aí voltamos a um dos pontos iniciais: estes corpos agradarão poucos profissionais... Não por este ponto, mas por MAIS este ponto

Pessoal....    :D

Ainda vejo essa confusão: esses corpos não são destinados a profissionais!
Segundo os fabricantes, são para o consumidor "avançado", ou o "entusiasta", como dizem os críticos.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 19 de Setembro de 2012, 09:59:52
Não sei não, mas quanto mais leio sobre essas câmeras, mais elas me agradam. Como tem muita gente que usa a D7000 e a 60D profissionalmente, não vejo porque a D600 e a 6D não possam ser usadas também. Claro que têm limitações, para esportes, por exemplo, não são as câmeras mais indicadas, mas acredito que para eventos sociais em geral (inclusive casamentos) elas devem se sair muito bem.

A D600 deve começar a ser vendida hoje, vamos ver os reviews, mas aposto que serão bastante positivos, inclusive sob o ponto de vista profissional. E aposto que os da 6D também serão.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Setembro de 2012, 10:06:29
Como tem muita gente que usa a D7000 e a 60D profissionalmente, não vejo porque a D600 e a 6D não possam ser usadas também. Claro que têm limitações, para esportes, por exemplo, não são as câmeras mais indicadas, mas acredito que para eventos sociais em geral (inclusive casamentos) elas devem se sair muito bem.

Exato, mas o que não vai funcionar é o profissional começar a exigir desses modelos muitas funcionalidades de uma flagship, entende?
No mais, o que você expôs faz sentido sim.

Também aguardando um review das duas...


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #21 Online: 19 de Setembro de 2012, 13:02:24
Eu não disse que não da pra trabalhar, eu disse que, por exemplo, quem tem uma D700 pensará duas vezes antes de trocá-la pela D600. Se a grana der, o caminho menos arriscado seria partir para a d800/E.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 19 de Setembro de 2012, 13:27:52
Eu não disse que não da pra trabalhar, eu disse que, por exemplo, quem tem uma D700 pensará duas vezes antes de trocá-la pela D600. Se a grana der, o caminho menos arriscado seria partir para a d800/E.
dkfuji, meu post não foi uma afronta ao seu, foi apenas um comentário sobre o assunto, desculpe se passei a impressão errada, ok?
Só para complementar, nesse caso eu concordo com você. Se eu tivesse uma 5D II, jamais estaria cogitando comprar uma 6D, estaria sim é juntando as moedas para futuramente comprar a 5D III.

Abraços


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #23 Online: 19 de Setembro de 2012, 15:39:56
dkfuji, meu post não foi uma afronta ao seu, foi apenas um comentário sobre o assunto, desculpe se passei a impressão errada, ok?
Só para complementar, nesse caso eu concordo com você. Se eu tivesse uma 5D II, jamais estaria cogitando comprar uma 6D, estaria sim é juntando as moedas para futuramente comprar a 5D III.

Abraços

Eu diria mais, até pq seu exemplo não deixaria duvidas, pois a5D2 é um ícone, massa D700 , que é excelente,  mas esta longe de ser uma FF top-top, contra sua irmã D600.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #24 Online: 19 de Setembro de 2012, 20:08:35
obrigado pela deferência...  :ok: :ok:


Um ponto bem negativo para quem faz estúdio, é o flash sync, que em ambas é ruim. Até a d7000 sincroniza 1/250.

Os megapixels a mais são bons para estúdio, mas com esse sincronismo prejudica. Imagine que tenho uma super-lente, mas em estúdio tenho que usa-lá em f/16. Abaixo do f/11, começo a perder definição pela própria ótica mesmo.

Então, apesar da super-lente (independente da abertura) terei que colocar um outro elemento ótico na frente (ND de 2 pontos, por exemplo) ou usar a lente fechada. Ou seja, ou perco definição por trabalhar com a lente fechada demais, ou perco definição pelo elemento ótico a mais.

Aí voltamos a um dos pontos iniciais: estes corpos agradarão poucos profissionais... Não por este ponto, mas por MAIS este ponto

já pensou em baixar a potência do flash? ahueaihueahuea. O problema de sincronismo é só em relação a congelar movimentos de objetos muito rapidos ou água por exemplo...

A maioria das tochas de estúdio não sincroniza acima de 1/160. Eu trabalho com os flashes top de linha da Mako, e o sincronismo deles é de 1/160


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #25 Online: 19 de Setembro de 2012, 22:28:58
No estúdio que alugo, não tem menos que meia potência. Ou é FULL ou meia. Em meia, sync em 1/200,  iso 200 da D90 (não usava lo100) era f/16. Perfeitamente nítida, apesar dos poucos megapixels da d90. Na d7000 o problema diminuiu por conta do sync 1/250 e iso base 100.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #26 Online: 19 de Setembro de 2012, 23:33:57
Mas Daniel, a velocidade de disparo do flash é muito maior que a velocidade de sincronismo da câmera. Velocidade de obturador não influencia na luz captada pelo flash, apenas na luz ambiente. A velocidade alta de sincronismo ajuda em estúdio porque faz com que a luz ambiente não interfira com a luz do flash, já que em estúdio a única luz que deve importar é a do próprio flash. Mas acho que 1/250 para 1/180 neste caso não vai fazer muita diferença. Salvo se as tochas que vc estava usando tenham uma velocidade de disparo lenta, ou seja, fiquem acesas durante o disparo por um tempo maior que a velocidade de sincronismo.

Falando em estúdio, o pessoal de estúdio está vibrando com as características wi-fi da 6D, que parece que vai transmitir RAW, JPG ou RAW+JPG. As especificações são de transmissão de um RAW+JPG em 3 segundos, o que é ótimo. Além disso a conexão wifi com aplicativos para Android ou IOS, transformando qualquer celular ou tablet em controle remoto com capacidade de live-view e touch screen, embora sem utilidade aparente para o pessoal dos eventos, também está agradando o pessoal de estúdio e still. Aliás, o wi-fi também pode ser útil para aquela situação de clicar e transmitir diretamente para o telão.

O Luminous Landscape fez um review bastante positivo também. Acho que temos dois lançamentos que se no início estavam desapontandol, agora está parecendo que são ótimas escolhas, talvez até nem para segunda câmera, mas como primeira de muita gente.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #27 Online: 20 de Setembro de 2012, 16:03:05
É verdade, quanto a velocidade do flash, porém, a imagem fica metade preta, pelo sincronismo errado.

Eu mesmo estou repensando minha posição acerca de adquirir a D600 ao invés da D800E. Muito por conta dos excelentes resultados que estou vendo, não somente no andar de cima, mas nesse mais acessível.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, 16:05:12 por dkfuji »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #28 Online: 20 de Setembro de 2012, 16:24:28
Pelos resultados que tem aparecido no YouTube a D600 tem se mostrado uma bela máquina! A Canon 6D  está um pouco restrita para avaliação - tem que esperar até os reviewers colocarem a mão nela e testar!
Mas a câmera que mais me impressionou pelos resultados foi a GH3... :worship:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 20 de Setembro de 2012, 16:30:21
Pessoal.. até o momento sou usuário Sony Alpha... mas a troca de cam está prevista... eu pensava numa D700 ou MKII, com forte viés para a MKII -exclusivamente por conta dos 21MP. Agora "parece" que essa D600 é uma baita cam a um preço não tão distante da MKII assim.
Minha pergunta é: qual um set de lentes "PRIME" (ou quase..rss) para esta cam... algo de cobertura até 200mm? Lentes zoom... pq não vai dar pra fazer esse upgrade + lentes prime fixas.
Abs.